Thursday, March 16, 2006

Nostalgia

Obs: Ontem o provedor estava “down, entao tive que esperar ate hoje pra colocar essa mensagem no blog.

Sao cinco pra meia noite e estou caindo de sono. So que nao estou a fim de dormir, ja se viu isso? Se voce for parar pra pensar, a gente passa a maioria do dia no trabalho e so tem umas horinhas de noite pra tentar encaixar tudo que tem que fazer… Chega essa hora e voce ainda tem o restante das tarefas a riscar da sua lista. Por isso que nao consigo acordar no dia seguinte, ainda mais nao gostando de acordar cedo em primeiro lugar. Cheguei do trabalho as 17:15 mais ou menos (meu trabalho so fica 3 minutos de carro da minha casa) e eu e Al fomos jantar fora e jogar sinuca. Voltei, fiquei arrumando mais um pouco minhas infinitas fotos pra poder eventualmente comecar a escanea-las e depois fiquei no computador.

Passei essas ultimas 2 horas escutando musicas brasileiras na internet (obrigado Mi, pela indicacao do site), e nao fiz mais nada. Voltei no tempo com o RPM, Roupa Nova, Rosana, Kid Abelha, Lobao, Patricia e principalmente Rita Lee. Escutando certas musicas dela foi indescritivel, acho que tinha uns 4 ou 5 anos de idade, e meu cerebro provavelmente ainda estava desenvolvendo a parte da memoria. Me lembro exatamente da musica e da letra, mas nao sei exatamente o que acontecia naquela epoca, os eventos estao meio “embacados”. Uma chamada “Lanca perfume” me traz imagens de um cinema, quando o filme acaba e os creditos comecam a rolar na tela. Ou sera que foi “Final Feliz” ou algo assim? Sera que escutei essa musica num cinema?

Mesmo a gente nao sendo capaz de fisicamente voltar no tempo, e’ incrivel como nossos sentidos tem esse poder de nos levar a especificos lugares onde certas memorias foram criadas… uma musica, um determinado cheiro… sao tao ligados a memoria, que num segundo voce ja esta de volta. Basta um estimulo. Nunca ia me lembrar dessas musicas ou eventos sozinha.

E isso me faz tocar em outro assunto. Fazem 13 anos que estou morando nos USA. Vao fazer 8 anos que fui prai da ultima vez. Qualquer mudanca e’ dificil no comeco, mas e’ incrivel como a gente se adapta a vida nova. Sinceramente, bem la no fundo, voce realmente pertence aquele lugar onde nasceu e onde suas raizes foram criadas. Parece que o tempo para, que tudo tem que estar do mesmo jeito de quando sai dai… Acho que vou viver minha vida toda aqui, mas meu coracao pertence ao Brasil. Ate comentei isso com o Al mais ou menos um mes atras. E’meio dificil explicar pras pessoas que nunca passaram por isso, mas acho que ele me entendeu. Esta chegando ao ponto que eu NECESSITO ir pro Brasil, como se isso fosse renovar minhas energias; como se eu fosse um desses mamiferos marinhos que por mais que consigam viver debaixo d’agua, se nao vierem a superficie pra tomar ar de vez em quando, simplesmente morreriam.

Caso voces queiram saber o motivo pelo qual fiquei 8 anos sem ir prai: nos primeiros anos depois que voltei de ferias dai em 98, estava ocupada me formando da faculdade, casando e tentando arrumar um emprego. Depois de 2001/2002, nao fui porque minha mae estava muito doente com cancer e tinha medo de sair do pais e algo ruim acontecer. Ela infelizmente perdeu a batalha com essa maldita doenca em Janeiro desse ano. Mas esse e’ assunto pra uma outra vez.

Acho que tenho que ir dormir agora. Vou ficar igual uma zumbi amanha de manha…

2 comments:

Mila Viegas said...

Ai que legal... A musiquinha ficou direitinha. Que bom que eu consegui te explicar. Eu sempre tô trocando a minha, rs... às vezes entro lá e configuro pra mudar. Vai do meu astral.
Pois é amiga, mudanças são necessárias em nossa vida e que bom que o ser humano tem essa capacidade de se adaptar.
Beijos com amor!!!

Crica said...

As lembranças que carregamos são algo precioso pra essas horas em que parece que o peito vai explodir de saudade...
Seria tão bom se certas coisas na vida não mudassem nunca, mas sabemos que não é assim...Mas como Mila disse, a gente se adapta, né...
Beijinhos!