Tuesday, March 14, 2006

Sinestesia

Durante minha vida toda, desde quando consigo me lembrar, eu relaciono cores a numeros e letras... literalmente. Quando vejo ou escuto alguem falar um numero (s) ou palavras, uma combinacao de cores me vem imediatamente na cabeca, como se as estivesse vendo na minha frente. Tipo, vejos as cores azul e vermelho pro meu nome, pois a vogal 'U' corresponde a cor azul e 'A' corresponde a vermelho. Ja o meu sobrenome e' amarelo... O engracado e' que so acontece com vogais mesmo. Com numeros e' a mesma coisa. O que mais predomina e' o numero 7 que pra mim e' amarelo e que tb e' a mesma cor da letra 'E'. Digo que predomina talvez por esse numero ser o meu favorito... :) Mas por exemplo, o numero 7 e a vogal E sao praticamente iguais pra mim simplesmente por serem da mesma cor e assim vai. Como se um fosse substituto do outro. Numeros, letras, palavras e ate frases tem cores associadas.

Cheguei a mencionar isso a algumas pessoas, mas ninguem tinha a minima ideia do que estava falando. Ate que uns anos atras, calhei de ler um artigo numa revista sobre sinestesia e nem acreditei!!! Sinestesia é uma condição neurológica na qual o estímulo em um dos sentidos provoca uma percepção automática em outro sentido. Existem varias modalidades de sinestesia. Tem gente que sente o sabor de palavras ou formas geometricas ou outras misturas de sensacoes. Fiquei tao interessada e fascinada com isso que comecei a pesquisar sobre o assunto. Tenho um monte de artigos printados e guardados... humm, agora me deu vontade de comprar um livro.

O que achei mais interessante foi um estudo que fizeram com um menino que dependendo da nota de musica tocada, ele a associava com uma pose do corpo. Foi testado quando pequeno e voltou a ser testado novamente ja rapaz, pra ver se a sinestesia era real. Uma decada depois, as mesmas notas de musicas foram tocadas e sem hesito, o rapaz fez as mesmas poses pra cada uma delas.

Ja perguntei a amigos, pais, irmas, membros da minha familia, e ninguem tinha a minima ideia do que estava falando. Mas gostei de saber que nao sou a unica. Muito fascinante, muito interessante!!! Nao consegui achar mts artigos em portugues, mas abaixo foram uns que achei:

http://www.mixsig.net/
http://psyche.cs.monash.edu.au/v2/psyche-2-10-cytowic.html
http://www.sinestesia.co.uk/blog/?cat=10 (em portugues, mas o texto esta no final da pagina, tem que scroll ate o fim pra ler).

E voce? Tambem e' sinesteta?

3 comments:

Mila Viegas said...

Ai Lu...
Sou muitas coisas, mas sinesteta eu acho que não. Pelo menos eu nunca identifiquei algo desse tipo em mim. Mas vou observar. Muito legal esse post.
Beijos
Mi

Patricia said...

Vi o link para o meu blog e resolvi comentar. Para mim a maioria das letras e números têm cores e personalidades. As vogais são predominantes. E para mim muitos sons, na maioria dos casos palavras quando são escutadas, têm cheiro e gosto. Em alguns casos é só ua associação, em outros eu realmente chego a sentir sabores e cheiros. Se eu estou comendo algo salgado e alguém fala uma palavra que tem um gosto doce, os dois se confundem, é a coisa mais estranha! Eu sinto os dois ao mesmo tempo, ficam misturados. Mas ser sinesteta é legal. Acho um barato as pessoas que vêem música. Deve ser demais isso... Mas estou bem feliz com o meu tipo de sinestesia, não trocaria por nada e não sei como seria não ter estas percepções. Valeu pelo link. Ah, pra quem quiser ler o artigo sobre sinestesia, o link direto é http://www.sinestesia.co.uk/blog/?p=13

@Cicerone said...

Que Legal encontrar a mesma sinestesia que eu! Apenas enxergamos cores diferentes pra vogais... Pra mim, A é branco, É é amarelo, Ê é tom de "cor de pele", I é vermelho, Ó é azul, Ô é azul acinzentado e U é preto. Eu procurei tanto alguém que conseguisse ver cores nas vogais! Que bom! :)