Ao ler
esse post no site da
Beth, ela comentou sobre a foto da filhinha do Obama dando boa sorte pra ele. Nessa foto, ela fazia um gesto com as maos fechadas e mostrava o polegar pra ele com um sorriso no rosto. Achei super interessante ela comentar isso, pois apesar desse gesto significar "boa sorte" no Brasil, aqui nos USA, significa "good job", ou "otimo, trabalho" ou "trabalho bem feito".
Fiquei aqui pensando nos gestos que temos e como muitos tem significados diferentes em paises diversos. E resolvi fazer uma pequena pesquisa e colocar os resultados aqui dessas diferencas culturais. Posso dizer com certeza que os dados que coloquei aqui do Brasil e USA sao corretos, pois ja morei nos dois paises. Conto com o resto de voces, espalhados pelo mundo afora pra verificarem e confirmarem os outros gestos nos seus respectivos paises adotados. Entao vamos a eles:
Tai o famoso "thumbs-up" (como e' chamado aqui):Como disse, aqui nos USA significa que voce fez algo bom, um bom trabalho, a "good job". E' um gesto de aprovacao tb na Alemanha e Grecia.
Na Australia - Significa ok ou tudo bem. Polegar pra cima com um pequeno movimento pode ser considerado um insulto grave dependendo do contexto.
No Canada, China, Egito, Franca, Italia, Inglaterra e' um gesto de "bom" ou "ok". Ja no Iran e Iraq e' um gesto muito obsceno.
Agora se modificarmos esse gesto so um pouquinho e o virar de lado... Apontar com o polegar para cima, com os quatro outros dedos fechados na palma:
No Japao significa o numero 5; na Alemanha o número 1. No Brasil significa que está tudo certo (e' mesmo? Essa eu nao sabia) e serve também para pedir carona.
Na Europa e EUA eh o pedido de carona; na Turquia significa uma cantada para sair com homossexual e na Nigéria e Austrália eh um gesto obsceno.
"A-ok" gesto:Esse gesto da foto, o qual encostamos a ponta do polegar na ponta do indicador, formando um círculo significa o mesmo no Brasil, Turquia e Russia. Aqui nos USA isso significa simplesmente um "OK". Agora ai no Brasil... voces sabem que e' algo ofensivo.
Me lembro bem da primeira vez que ensinei esse gesto ao meu cunhado quando nos conhecemos (pois como todo povo estrangeiro, vao logo pedindo pra serem ensinados besteiras em outra lingua). Na epoca ele so tinha uns 11 anos de idade e como ficou contente em aprender que esse gesto e' obceno no Brasil. E o bobo ria!
Parece que no Japao significa valor financeiro - moeda, dinheiro. Na França significa que é algo sem valor, zero. Ja na Turquia, significa que alguém é homossexual.
Venha ca ou "dog call" como e' chamado aqui.
O “Dog Call” e' conhecido como um gesto meio sedutor de chamar uma pessoa pra vir em sua direcao. Porem nas Philipinas e' um metodo de comunicacao considerado somente pra animais e pode ate te levar a cadeia. O pior e' que eles podem ate quebrar seu dedo indicador pra te prevenir a cometer o mesmo "crime" novamente.
CREDO! Atencao e cuidado turistas! rsrs
Apertar a ponta da orelha:Esse gesto nao existe aqui nos EUA e Al achou super engracado quando minha irma contou e mostrou como e' pra ele.
No Brasil e' um sinal de aprovação; na Índia e' uma forma de se desculpar, ou de mostrar arrependimento por uma falha ou erro cometido. Ja na Itália indica que a pessoa que está sendo apontada é homossexual.
Mão em forma de figa:No Brasil significa boa sorte, ja na Croácia, o significado é de algo sem valor ou de um não.
Na Turquia e Grécia tem significado obsceno.
Na Tunísia e Holanda significa o pênis.
Raspar o queixo com a ponta dos dedos (como se estivesse jogando algo grudado embaixo do queixo para fora):
Esse gesto tb nunca vi por aqui, mas no nosso pais Brasil, significa sei lá, não tenho essa informação. Na Itália (região Sudeste) significa sem chance. Na França significa sai daqui.
Mover a cabeça no sentido lateral, de uma lado para o outroEsse simbolo quase universal de dizer "nao", por incrivel que pareca, significa "sim" na Bulgária, Grécia, Irã e Turquia - alguem que mora nesses paises pode confirmar se isso e' verdade? E' muito estranho pra mim.
Movimentar o dedo indicador esticado em círculos na região da têmporaNo Brasil e EUA significa que alguém não está batendo bem da cabeça, que pirou, está doido. Na Argentina significa que uma pessoa está querendo falar com a outra. Ja na Alemanha significa que alguém fez barbeiragem no trânsito.
O sinal de "V":Pode ser dado de duas maneiras: Com a palma da mao pra dentro ou pra fora. Nos EUA significa a mesma coisa: vitoria ou o antigo simbolo de paz dos anos 60. Porem se a palma da sua mao esta virada pra voce (e as costas dela pra pessoa pra quem mostra esse gesto), significa um tremendo insulto na Inglaterra, Australia, Irlanda e Nova Zelandia (e' mesmo, pessoal?)
Esse gesto de "V" e' tb considerado grosseiro na Italia, especialmente se voce coloca seu nariz entre seus dedos.
O Chifre:Esse gesto chamado de "corna" aqui, significa "Rock on" e foi adotado pelos metaleiros de rock, inicialmente simbolizando chifres satanicos (devido ao tipo de musica).
Porem em budismo e hinduismo, e' conhecido como Karana Mudra e e' usado como um gesto positivo quando querem se livrar de energias negativas.
Historicamente, o simbolo significa que voce e' corno, que foi traido. Parece que ainda e' popular na Espanha, Portugal, Grecia, Colombia, Brasil, Albania e Slovakia.
E finalmente: “The Finger” - Nao vou colocar a imagem aqui, pois e' feio e tem um significado universal - incrivel! Entao todo mundo o conhece.
Provavelmente vindo da Grecia antiga, existem varias historias diferentes sobre a origem desse gesto (algumas de ate 2500 anos atras), mencionando tragedias gregas, representacoes genitais, emperadores perversos e obscenos e por ai vai. Mas infelizmente nao ha comprovante disso.
.......................................................................................Entao esses sao alguns gestos mais conhecidos e usados. Fiquem livres pra corrigir qualquer informacao aqui, mas tirei essas informacoes de varios sites diferentes, entao acho que seus significados estao corretos. E se tiverem qualquer outra informacao sobre qualquer gesto exibido aqui, nao esquecam de comentar a respeito.