Tuesday, March 10, 2009

Antes e depois

Comentei num dos posts anteriores que falaria sobre os meus gostos que mudaram nessas ultimas 2 decadas. Fico pensando se a Lucia de hoje encontrasse com a Lucia adolescente, essa adolescente iria ficar chocada, rsrs.

Deixa eu me descrever quando tinha mais ou menos uns 16 anos: Cabelao comprido ate a cintura com permanente. Meu cabelo e' naturalmente ondulado, mas eu queria cachos e nao sabia na epoca que com um corte melhor e uns produtos, poderia atingir esse "look" sem precisar de permanente. Se bem que meu cabelao ficou bem bonito. Meu cabelo tb era virgem, rs. Nao foi ate 2002, por ai, que o pintei pela primeira vez na vida.

Minhas sombrancelhas nunca foram feitas na epoca, e ate me lembro de comentar com minha melhor amiga que nunca iria faze-las. Me lembro exatamente disso, de estar sentada nas escadas da biblioteca do nosso colegio na hora do recreio e falando pra Zeze que achava besteira. Falava isso, pois via minha tia fazendo as dela e espirrando que nem uma condenada toda vez que puxava um cabelinho da sombrancelha. Hoje em dia eu mesmo faco a minha propria.

Vestia umas roupas super curtinhas, justas e que hoje considero despudoradas. Nunca fui de me mostrar ou vestir essas coisas de proposito, mas sempre achei que por ser baixinha, precisava usar coisas curtas. Voces nunca iriam me achar vestindo algo abaixo do joelho, muito menos vestidos ou shorts/bermudas longos. As blusas entao! Nossa Senhora, nao sei como tinha coragem de usar aquilo. Algumas delas pareciam sutia esporte ou espartilho, cada coisa! Mas nao pensem que eram so assim nao, tinha muitas pecas de roupas bonitinhas, gracas a minha mae. Mas devido ao calor escaldante do Rio, sempre me vestia com o minimo de roupa possivel.

Anos atras, achei um monte dessas roupas em caixas no sotao da casa dos meus pais e nem acreditei que usava essas coisas. Hoje em dia ninguem me pegaria nem morta usando trajes iguais.

Sapatos... isso e' interessante. Minha avo paterna sempre se vestiu muito bem pra sua idade. E usava aqueles tipos de sapatos "peep toe", fechados, mas com aquele buraquinho na frente, mostrando um pc do dedao e o dedo do lado. Sempre achei aqueles sapatos horrorosos, coisa de velho, e hoje em dia... taram!!!! Tenho varios de tudo quanto e' cor e estilo. Os acho lindo de morrer. Na epoca de adolescente usava mais tenis, chinelos e sandalias de saltinho bem baixo. E se tinha uns 10 pares de sapatos, era muito. Simplesmente nao ligava pra isso. Hoje em dia eu tenho uns 70 pares de sapatos (sandalias casuais e sociais, sapatos fechados e abertos, botas e mais botas, etc...) A Lucia adolescente ia cair dura e chamar a Lucia mais velha de louca.

E como sabem, so recentemente comecei a olhar pras sapatilhas. Ainda as acho feias com qq outra roupa que nao seja calca jeans... Vamos ver se o gosto vai continuar mudando.

As bolsas... Na epoca, so lembro de ter uma, que nem sei de onde surgiu. Era uma bolsa de pelo dourado falso, e adorava ela ser toda peluda. Claro que nem a usava muito, mas e' a unica que me vem na memoria agora. Hoje em dia, tb tenho umas quinhentas bolsas.

A Lucia antiga nao estava nem ai pra nudez. Deixa eu explicar. Nao ligava que as mulheres desfilavam nuas nas escolas de samba, achava que nao tinha nada de mais mostrarem nudez na televisao... tanto que lembram daquela novela (sera' que era a "Perigosas Peruas"?) que tinha como tema a musica do Ultraje a Rigor "Pelado, pelado"... nu com a mao no bolso, nu, nu, nu, nu, nu... hahahaha. No fim da musica o modelo virava de costas e quando a novela foi ao ar, nas primeiras semanas, a gente via sua bundinha. Depois, comecaram a colocar uma folhinha de arvore digital nele, hahaha, e na epoca me lembro de ter pensando que foi ridiculo fazerem isso.

Hoje em dia, eu sou bem diferente. Acho que arte nao e' ter mulher completamente nua se exibindo e desfilando nas escolas de samba. Se tem uma pintura bonita desenhada no corpo todo, isso sim e' bem diferente, mas pra que completamente nuas? Acho meio desnecessario. Sexo na televisao e' outra coisa. Tem horario e lugar pra isso. Se tivesse filhos pequenos, nao ia querer que eles ficassem assistindo essas coisas. Alem de achar que seria uma mae chaterrima, pois nao suporto crianca sem educacao e birrenta.

Meu gosto em homens tb mudou. Antigamente eu achava atraente homens com cabelao grande. Tanto que meu primeiro namorado serio tinha um cabelo longo e se vestia bem a vontade, sem se arrumar muito. Tb, naquela epoca e na nossa idade, quem e' que se vestia nos trinques no dia a dia do Rio? Hoje em dia, prefiro homens de cabelos curtos, e aqueles que se vestem bem e sofisticados. Nao me importo de um look casual, mas tem que ser casual arrumado, detesto roupa desleixada. Pra sair entao, acho legal e sexy se vestir bem. Se fosse solteira, acho que nao sairia com qualquer outro tipo hoje em dia.

Maquiagem.... por estar sempre queimada de praia, a unica coisa que usava era um batom e lapis de olho. Batom era mandatorio pra mim, o resto era o resto. Hoje em dia nao saio de casa sem pelo menos uma makeup basica. Isso inclue uma base leve que tonea minha pele perfeitamente, um blush pra dar uma corzinha, lapis de olho, sombra bem clarinha, rimel e batom. Parece muito, mas no meu dia a dia, nem parece que estou usando maquiagem, so da um toque mais arrumado pro meu rosto e nao levo mais de 5 minutos aplicando tudo.

Personalidade: Acho que com a idade, amadureci (voce so espera isso em 20 anos, ne? rsrs), e sou uma pessoa mais decidida, mais forte e que tem mais confianca em mim mesma. Aprendi a ser mais dura quando preciso, "stand my ground", e a apreciar e realmente me abrir pra entender mais os outros ao meu redor (pois sempre fui meio egoista).

Algumas coisas que permaneceram as mesmas: as amizades que fui fazendo ao longo do caminho; meus principios e caracteristicas especificas so minha. Meu amor por animais. Minha integridade. E se for falar em algo material: uso o mesmissimo creme de corpo que usava quando crianca. Era o creme que minha mae tb usava e apesar de ja tentar experimentar outros ao longo dos anos, sempre volto ao mesmo: o creme Nivea.

Minha mae me fez acostumar a usa-lo todo santo dia e hoje nao consigo sair de um banho sem me lambusar inteira com ele (talvez por isso que eu nao tenho nenhuma estria sequer no meu corpo. Agora as malditas celulitinhas estao comecando a aparecer. Mais uma razao pra perder as gordurinhas localizadas urgentemente pra nao ficar pior. Mas vou deixar pra fazer isso qdo voltar do Brasil, pois vou comer que nem uma condenada la, rsrs). Na minha opiniao esse creme de corpo e' o melhor que existe, alem do preco ser excelente.

Vixe, escrevi um post testamento... rsrs. Mas e vcs? Quais foram os gostos que mudaram radicalmente ao longo de suas vidas?

9 comments:

Beth/Lilás said...

Vixi, como mudamos com o tempo!
Você mudou muito mesmo, talvez por morar num país tão diferente do nosso em costumes e maneiras de se vestir.
Concordo contigo na maioria das coisas que falou e muito daquilo que usava não sei se usaria hoje em dia.
Você consegue me imaginar usando uma calça saint tropez?!
Pois usei demais e com uma faxinha no quadril, estilo cocota, meio hippie.
bjs cariocas

Fernanda said...

Nossa Lu, se eu voltasse pra ter um encontro com meu "eu" adolescente, nao sei quem se assustaria mais...a old me ou a new me hehehe...adorei seu poste!
Beijos!

Mile said...

Nossa, que postao! hahaha
Bom, acho que eu nao mudei muito na forma de vestir, sempre fui basiquinha, a calça jeans sempre reinou no meu guarda-roupa. Nunca gostei de nada muito curto ou pegado ao corpo, mesmo porque era muito magrela quando era pequena e tinha complexo disso. Nao sabia eu que nos 30 eu ia adorar ser magra.
Agora no calçado sim, quando morava no Brasil sempre usei sapato alto, plataforma e hoje só pra ocasioes especiais mesmo, gosto mesmo é de um sapatinho baixo e confortável, além do mais meu corpo já nao suporta salto, tenho um pé bastante problemático.
Bolsa. Sempre fui fiel a uma, mesmo tendo várias. Nao é algo que me fascina.
A minha maior mudança mesmo foi na parte material, hoje sou bem menos materialista que antes, nao vejo muito sentido no comprar por comprar sem precisar e vivo me policiando com isso.
Homens. Nunca gostei de homem de cabelo grande nem estilo largadao, adoro um look casual arrumadinho, entende?
Maquiagem. Nao sou de usar no dia-a-dia, a nao ser lápis de olho, o resto só pra ocasioes especiais. Mesmo sendo a melhor maquiagem do mundo nao acho legal usar diariamente porque tapa os poros da pele, sei lá, coisas da minha cabeça que ainda acha que maquiagem estraga a pele.
Acho que só, escrevi muito.
Bjoks

Cristiane A. Fetter said...

Tanta coisa Lucia, paladar, estilo, mas muita coisa também está igual, eu diria até mais, hoje está melhorada.

bjks

Cila Bairral said...

eu sou uma metamorfose ambulante.

fisica e emocionalmente.

principalmente dps q conheci fred, tudo mudou, meu jeito, minhas roupas, meu cabelo, minha cara... e meu maldito genio anda tentando melhorar!

So tem 4 anos, vou tentar qndo tiver 10 fazer uma balanca. hehehe

eu lembro do seu cabelon cacheadao, mas nao sabia q era permanente, ate pq com 9 anos de idade nem sabia q isso existia.

Minha mae nunca me habituou a usar cremes e eu nao tenho esse habito ate hoje... e sou sitiada por estrias, bleh. Sempre tento mudar isso, mas nao consigo me lambuzar. Aqui eh mt quente entao muitos cresmes dxam a gente escorreguenta... nao da!

To ansiosa por noticias da sua viagem. me envie por favor!? meu email mudou, agora eh tarcila.bairral@globo.com, ok?

bjokas

Wilma said...

Gostei do post. Mudamos muito com o pasar do tempo, mas morando em outra cultura, deve ser mais acelerado o processo. Qualquer hora farei um post falando também das mudanças. Ihhh vc deve está chegando...neste terra quente!!! Seja benvinda e aproveite bem.

Mila Viegas said...

rsrs... as coisas mudam mesmo! Vou ver se escrevo algo no meu blog pra te "responder" as perguntas. Mas enquanto isso me indicaram um selinho que meio que tem a ver com este post. Tá lá no meu blog e indiquei vc.
beijos

Nani said...

Lucky you!!!! No strech marks??? Lu, eu tenho essas malditas desde os 3 anos, me lambuzava tanto de creme hidratante e nada. E nuncae estive muito acima do peso, e nunca tive filhos. Agora se jah tenho meu corpo marcado feito uma zebra, imagina quando eu tiver filhos entao??? Nao quero nem pensar. haha

Adorei o post falando sbre as mudancas!

Eu nem lembro como eu era... haha. P mim nao envelheci nada... hehe

Fer said...

Nossa, é difícil escrever o que eu mudei, mudei fisicamente praticamente 100% porque cabelo mudando ficanms muito diferentes, mas a essência é a mesma. Bjs