Sunday, December 14, 2008

Nunca mais como antigamente

O porque de eu nao gostar muito de Natal:

Quando eu era pequena, era aquela festa - a familia grande sempre reunida e era bem mais legal quando era la em casa. A gente revezava todo ano: passavamos o Natal com a familia da minha mae e o ano novo com a do meu pai em um ano e no ano seguinte, passavamos o Natal com a familia do meu pai e o ano novo com a da minha mae. Digo que era mais legal quando iam todos la em casa, pois eramos os unicos que moravam em Niteroi, RJ e nossa casa era bem grande, podendo acomodar todo mundo. A maioria dos tios e primos se reuniam todos la e as vezes passavam semanas conosco, era a coisa mais gostosa do mundo! Alem de aproveitarmos a praia e piscina tb. O resto dos meus parentes sao todos de Minas e SP, entao quando nos viamos, era aquela festa!

E' o que sinto mais falta hoje em dia... da familia toda reunida e da farra que faziamos juntos. Quando nos mudamos de pais (quando eu tinha somente 17 anos), passavamos as festas do fim de ano somente nos 5 (meus pais e minhas irmas, e as vezes uns amigos e nossos namorados), e um frio danado, nunca mais foi a mesma coisa. Sabiamos que pelo menos tinhamos um ao outro, mas depois que minha mae faleceu entao... Acho que ate mesmo antes disso, Natal nunca mais foi o mesmo pra mim ou minhas irmas. A gente sente muito a diferenca e pra mim e' relacionado ate mesmo com uma epoca meio triste. Se eu pudesse pular esse dia, nao pensaria duas vezes. O coitado do Al ate tenta me animar e eu juro que tento entrar no clima so por ele, mas no fundo, ainda me traz um pouco de tristeza.

Alem disso, notei que ha anos e anos, Natal nao passa de uma data de comercio. Pelo menos aqui, as pessoas ficam mais grossas, sem educacao e consideracao uma com a outra. E' sempre aquela pressa e afobacao de ir conseguir comprar presentes em promocao e se nao chegarem logo nas lojas, parece que sao capazes de assassinar quem os fizer um minuto sequer atrasados. E fica aquela muvuca nos shoppings e outras lojas.

Porem... nao sei se e' porque tenho hibernado em casa, ja que estou tao desanimada com o Natal esse ano, que nem cartoes eu mandei ainda, ontem eu e Al fomos numa livraria juntos. E depois passamos no shopping. Deve ter sido a terceira ou quarta vez que saimos pra fazer compras juntos esse mes (coisa que nao e' normal pra mim, pois adoro sair pra fazer compras), mas virei pra ele ontem e disse: "Nao sei se e' impressao minha, mas estou notando que as pessoas esse ano nao estao sendo grossas ou indelicadas umas com as outras, pelas lojas e lugares afora". Ele imediatamente respondeu que percebeu a mesma coisa e conversamos um pouco a respeito.

E fiquei pensando: Sera que e' devido ao fato de eu nao estar saindo muito de casa ou sera que realmente se tocaram do verdadeiro significado do Natal? Sera que nao tem muita gente gastando devido a essa crise economica ou sera que essa crise economica acordou as pessoas pra conseguirem enxergar o que e' realmente importante?

Hummm... nao sei. So sei que esta tudo muito tranquilo por aqui. Mesmo um lugar estando cheio, as pessoas pedem licensa, e se te esbarram, pedem desculpas com um sorriso no rosto e por ai vai. Desse jeito, talvez ate me anime um pouco pra essa epoca do ano, que ate hoje ainda nao consegui recuperar a alegria que sentia quando crianca.

9 comments:

Sem nome said...

Sei bem como é isso.
Esse mes me sinto tao triste, uma sensaçao de abandono. :(

Boa semana

Beth/Lilás said...

Querida! Cheguei!
Nossa que blog mais bonito!
Você ao invés de envelhecer está ficando cada dia mais novinha!!!
Ah, eu acho que deve ser isso mesmo, o povo está se conscientizando, encaixando as idéias e isso até que é bom, viu!
Espero, sinceramente, que você fique mais felizinha este final de ano.
beijinhos cariocas

Luciana Håland said...

Será a crise?
Não sei, acho que o real espírito natalino anda meio perdido mesmo, isso no mundo a fora, e é como você disse, tranformaram a data em algo comercial, tanto que os shoppings em Natal estão abrindo até às 2 hs da madrugada, pra mim um absurdo.
Aqui as lojas estão cheias, uma correria em busca de presentes, as pessoas escolhem os presentes, vejo com um interesse, porque pra mim presente de Natal devia ser uma lembrancinha, independente de valor, e não um momento para "faturarmos".
Bom, mas o mais importante é que cada um de nós possamos fazer nossa parte e tentarmos valorizar a data, a família, a união, o amor pelo próximo.
Infelizmente sua mãe näo estará presente de corpo, mas acredito que espiritualmente e na memória de vocês ela vai estar sempre presente.
Beijos e felicidades.

Renata said...

Gostei do cabelo novo!!!
Este natal pra mim vai sero mais fraquinho... eh pessimo estar so nessas datas... por isso mesmo, vou pra senzala ganhar dobrado nesse dia....
kkkkkkkkkk
beijos!

Tata said...

Eu sempre gostei mais do ano novo do que do natal.Mas adoro a sensacao do final do ano,de ter concluido mais um ano!Esse ano o natal na minha familia vai ser muitoooo diferente.

Bom,tb acho que natal virou feriado do comercio,e tb concordo,as pessoas ficam loucas!

Bjos e animo!!!

Tata

Beth/Lilás said...

E acrescentando...
Sinto que algo se quebrou, se rachou como um cristal em sua vida, mas sinto também que com o amadurecimento você está se ajeitando para uma nova vida, um novo desafio e um final de ano que um dia será harmonioso como você merece e vai ter.
bjs no coração

Liza Souza said...

seu post me inspirou. vou fazer um inspirado no seu, ok
beijos

Georgia said...

Lucia, o Edu, do blog Varal de Idéias que estava passando uns dias nos EUA, também falou que as lojas estavam muito vazias por conta do problema da economia no país. Coisa que ele nunca tinha visto.

Tenho que confessar que os alemaes nessa parte eles sao ótimos. Natal é uma festa mágica e que atinge os coracoes deles. As casas com suas chaminés saem cheiros de baunilhas pois, toda a mae está assando biscoitos de natal junto com as crs.

Imagino o qto vc sinta saudades dessa época de cr. Todos nós. Popis, víamos e tinhamos um mundo mágico. Só que esse período tb passa e ele só fica vivo nas nossas lembrancas e que bom que temos essas lembrancas boas para recordar nao é mesmo?

Nao fique triste. Brinde a vida! Sua mae com certeza queria que vcs todas estivessem felizes nessa época. Foi isso o que ela ensinou e passou para todas vocês e se vc nao faz assim, ela pensará que nao ensinou pra vc o suficiente. Me entenedeu? Sua mae, que adorava a casa cheia e festiva, queria que vcs continuassem a fazer o mesmo.

Beijos querida. Deus abencoe o seu coracao e que ele possa se alegrar.

Reflexos said...

Como te compreendo!
Se dscobrir alguma máquina para saltar a noite e o dia de natal, avisa-me, tá?
eu bem tento entrar no espiríto, mas é cá um turbilhão de sentimentos de rejeição...enfim.
BJocas