Tuesday, December 9, 2008

Os dois lados da moeda

Existem lados bons e ruins de qualquer situacao. O lado bom da recessao economica de hoje em dia e' o preco da gasolina estar baixando de 4 em 4 dias, mais ou menos. Posso dizer que uns 5 meses atras, estava pagando uns $50 dolares pra encher o tanque. Uns dias atras, gastei somente $17.

O lado ruim e' que muita gente esta sendo despedida devido a essa crise. O que me faz pensar na minha propria situacao. Tenho que agradecer por ter um emprego fixo, com uma compania boa, mas entao pq sera que meu coracao continua tao inquieto? Acho que e' simplesmente porque eu nao consigo, mas nao consigo mesmo, fazer algo que nao me complete. Algo que nao me traz uma certa satisfacao no meu dia a dia. Fiquei ate meio doente com enxaqueca e depre nesses ultimos dias, acho que devido ao estresse. E tb devido a saber que no momento estou completamente "presa" e nao posso procurar outro emprego, muito menos comecar o meu proprio.

Digo estar presa, pois como disse, as pessoas nao estao sendo contratadas, estao sim e' sendo despedidas. Ouvi hoje na CNN que 67% das companias nao tem intencao de contratar ninguem nesse momento. O pior e' que mesmo se conseguisse algo diferente, estaria no fundo do barril, ou seja, se acontecer de mandarem alguem embora, eu seria uma das primeiras, por ter acabado de comecar ou ser nova na compania.

Ja tentei de tudo, mas tudo mesmo, focar no lado positivo, porem meu "EU", meu coracao, esta falando mais alto. Meu emprego nao e' ruim, mas nao e' o que gosto ou quero fazer. Nao quero trabalhar so pra ganhar dinheiro, preciso fazer algo significante com minha vida, algo que me traga satisfacao e alegria, que me de aquele entusiasmo ao acordar de manha, sabe? Se pensarmos bem, passamos a maioria da nossa vida trabalhando. Pelo menos aqui, sao 8 horas por dia, 40 por semana se voce trabalha tempo integral. E passar esse tempo todo fazendo algo so por fazer, so pra ganhar dinheiro, nao e' satisfatorio. Na minha opiniao, e' algo que acaba com sua vida, pois cade a alegria? E sem esse entusiasmo, sem essa alegria ou paixao pelo que faz, voce nao vive! E nao vale a pena.

Quantas vezes minha supervisora ja me encheu o saco falando pra eu postar pra gerencia? Vive falando a respeito, chegando ate a dizer uma vez que iria ficar super desapontada se eu nao mandasse meu curriculo. Iria gerenciar meu proprio time de assistencia ao consumidor, um grupo de umas 12 pessoas. Mas ja cansei de falar, que odiava trabalhar naquele departamento (comecei na compania por la), que se voltasse pra la, mesmo como gerente, ia odiar da mesma maneira. Ai uma colega falou que seria um aumento bem legal. Mas sabe? Dane-se o dinheiro, ou aumento. Pra que? Pra eu ficar mais deprimida ainda fazendo e trabalhando com algo que eu detesto? Aumento algum vale a pena esse tipo de estresse.

Entao esse e' meu dilema. Esperar (coisa que mais detesto fazer nesse mundo)! Vou tentar novamente focar nos meus estudos, deixar a compania pagar por eles, receber meu bonus em Fevereiro (se tivermos um dessa vez, devido a crise), viajar pra fora do pais em Marco ou Abril (pois estou precisando sumir do mapa pelo menos durante uns 10 dias) e dali em diante, levar um dia de cada vez. Dependendo da economia, provavelmente ja estarei procurando algo, pois nao aguento mais nao trabalhar com algo que nao me satifaz.

12 comments:

dani mariane said...

Oi Lucia, achei seu blog assim passeando pelos blogs da vida. Esse seu post realmente hit home. Eu tbm moro aqui nos EUA e trabalho há vários anos para uma mesma companhia, comecei em um departamento que eu odiava (!!) mas como eu precisava do emprego eu fui ficando. Mas eu sempre dava um jeitinho de entrevistar pra outros depts até conseguir ser tranferida. Recentemente me foi oferecida a oportunidade de voltar pra àquele dept numa outra posição pra ganhar muito mais $, vê se eu quero... de jeito nenhum, dinheiro não é tudo. O stress que eu passava lá estava eating my soul. Faz você muito bem. Aproveita mesmo estudar por conta deles, pense em voce e no seu futuro, e que esse emprego que não te satisfaz seja só temporário.

Beth/Lilás said...

Lucinha,
Acalme seu coração!
Não tenha pressa, você vai chegar lá, porque sabe que não quer esta vida prá você. Então, isso já é meio caminho andado para as coisas.
O momento atual é complicadíssimo para se tomar alguma atitude, devemos agir com cautela e moderação.

O que importa mesmo é qu vc sabe o que não quer e aí, minha querida o que você precisa está sendo feito e virá em breve. Estude, complete o que está fazendo e siga em frente com sua decisão e procura.
Tenho certeza que você vai encontrar o que precisa para se realizar.
Lembra do texto sobre o entusiamo?
Então, não o perca!

bjs cariocas e um bom dia!

Anathalia said...

Lucia, esperar é realmente díficil... Ainda mais quando não estamos satisfeitos com a situação em que nos encontramos. Só posso te desejar paciência e torcer para que você consiga logo achar o que te realize.
Um beijo!

Liza Souza said...

Lucia,
Sei que as vezes eh complicado estar num lugar e nao se sentir completa. Mas nao deixe isso te desanimar, nao desista, nao se entregue. Tenho certeza que logo vc tera a oportunidade de estar onde vc quer, pq Deus sempre abencoa as pessoas bondosas e de coracao puro. Se vc quiser pode vir pra Alemanha no ano que vem. Teria um prazer imenso em recebe-la aqui. Moro na Floresta Negra, numa cidade pequena perto da fronteira com a Franca e com a Suica. Um lugar romantico, tranquilo, lindo. Convite feito de coracao, viu? Volte mesmo para o Blog, vc mesmo diz que blogar faz bem pra saude, lembra?
Ah, sou de Belo Horizonte/MG. Depois vou te mandar um email falando mais sobre mim. E a frase em alemao vc traduziu certinho. E o resto significa Gracas a Deus. Muitas coisas do ingles e alemao sao parecidos.
Beijinhos

Mile said...

Nossa, como eu te entendo Lu, passo exatamente pela mesma situaçao e por agora nao vejo nenhuma saída. O índice de desemprego aqui está altíssimo e crescendo cada dia que passa. Por isso estou movendo os pauzinhos pra estudar algo e assim poder escolher no que trabalhar e fazer algo que eu goste. Nao ter satisfaçao no que a gente faz é deprimente, nao há salário que pague isso.
Bjoks

Wilma said...

Oi Lucia, entendedo bem esse seu momento. Também passei várias vezes por isso e até pedi demissão voluntária na época do Presidente Fernando Henrique. Porém creio que este é o problema da metade da humanidade, trabalhar naquilo que nada tem de criativo, estimulante.Penso ainda que é o nosso sistema organizacional que nos empurra a precisar trabalhar para ganhar o pão de cada dia e daí nos precipitamos e nem descobrimos o nosso talento. Como admiro os artistas que vivem do seu puro dom graciosamente recebido e com afinco fazem sucesso!! mas não são todos, há quem tenha talento mas não conseguem avançar e sobreviver como gostariam.O mais difícil é identificar o que gostamos de fazer, o que nos faz acordar com muita vontade de ir a luta, acordar cedo, dormir tarde e receber pelo menos para sobrevivência digna, não é fácil.
Dizem que nesses tempos de crises muitas talentos são revelados, então, quem sabe, você descubra um caminho e faça muito sucesso...eu estarei aqui pra ler a respeito. Boa Sorte!!

Amara Ribeiro said...

Oi amiga, não fique assim...
Sei como vc está se sentindo pq tb já passei por isso. Tenha calma e cautela. Vc sabe que vc pode muito mais e que é só uma questão de tempo... Eu mesma estou desempregada aqui há 2 anos acredita? Só pq eu não quero fazer qq coisa, tipo voltar a trabalhar em comércio, entretanto, meu tempo está se esgotando...se não conseguir nada até janeiro/fevereiro, vou tre que voltar...Uffa!!!
Estou aqui torcendo p vc!!!!!
Te amoooooooooo!!!!
Bjos

Lúcia Soares said...

Lucia, realmente, você sabendo o que NÃO QUER pra sua vida, vai chegar ao que quer. É uma questão de tempo. O importante é buscar os objetivos. Com determinação tudo se consegue.Muitas vezes é preciso ousar. Não há momento certo pra nada...Há o SEU momento.

Alcyone Coelho, said...

Exercite a paciencia! Eu tb estou na mesma situacao, mas sair do trabalho p ganhar menos e ter outros problemas? enfim, estude, estude, estude, nunca eh em vao, especialmente se eles estao pagando. arrume uma valvula de escape. Estou escrevendo um livro, de cronicas, sobre a vida de imigrantes brasileiros aqui. Essa foi a minha. Esse eh o meu projeto 'profissional' para 2009.
beijos

Fernanda said...

Lu, nao eh facil nao! Eu to "empurrando" tbm, ateh terminar os estudos, e no meu caso muito mais que o emprego, o que me tortura eh morar nessa cidade (como vc sabe). Haja doses cavalares de paciencia; tem dias q me da um nervoso, penso assim tbm: a vida passa tao rapido e eu aqui aiai...em outros dias to mais tranquila e digo a mim mesma que eh temporario. Espero que vc arrume logo algo que goste, mesmo com a crise vai tentando e distribuindo applicantions, quem sabe neh... Beijos!

Tata said...

Sei muito bem como é isso...
Mas tente pensar que isso não será pra sempre,éo que eu falo pra mim mesma.
Bjos e bola pra frente!

Tata

Georgia said...

Lucia, muita gente amiga aqui viu. Te aconselhando da melhor maneira. Ouca essas vozes. Acalme seu coracao, vc e o Al precisam dessa calma, da graninha que entra todo mês. Nem sempre fazemos aquilo que gostamos e olha, trabalhar tb em algo que gostamos e se nao formos bem pagos, se nao nos pagam aquilo que achamos que devemos receber, a insatisfacao é a mesma ou até pior, porque se vê injusticada. Os EUA está passando uma crise de horror, tenha cuidado.

Um beijo grande