Sunday, December 14, 2008

Reflecting...

O fim de 2008 vem chegando e e' epoca de refletir. Refletir em como foi o ano, nos passos que tomou pra alcancar os seus objetivos e os que ainda faltam tomar, nas diversas experiencias que nos fez aprender e crescer e nos planos pro proximo ano a vir. Posso dizer que muito o que tinha planejado pra esse ano nao se realizou, pois estava dependendo em uma coisa pra realizar outra. Encontrei um obstaculo imenso no meu caminho que me fez mudar de rumo, me obrigou a contorna-lo, mas nunca voltar pra tras. E continando em frente, eu sigo.

Mas achei interessante escrever aqui algumas coisas que ja aprendi com a vida, nao necessariamente so esse ano, mas ate hoje, nesses 33 anos de viver. Coisas que gostaria muito que alguem tivesse me ensinado mais cedo, talvez um conselho dado que pudesse ter realmente escutado e levado ao coracao. Talvez estivesse num lugar diferente na vida nesse momento, talvez seria uma outra pessoa, mas ao mesmo tempo, talvez fosse necessario pra eu crescer. Entao ficam aqui uns conselhos que nao so devem ser lidos, mas sim, levados ao coracao, pois os considero de essencial importancia.

1. Valorize cada pessoa que tem ao seu lado.
Sei que e' tabu e todo mundo fala isso, mas as vezes com o convivio, a gente se deixa levar pelas coisinhas bobas e agitacoes do dia a dia, inclusive irritacao e acaba nao enxergandoo real valor que aquela pessoa especial tem na sua vida. Falo de qualquer um - mae, pai, irmao, irma, marido, mulher, amigos, etc.. Realmente pare pra pensar no valor que aquela pessoa que ama tem na sua vida.

Foque no positivo, no carinho, na bondade e luz interior de cada um, pois todos nos temos defeitos. E sempre vamos ter. Se nao mora junto, se e' algum membro de sua familia ou um amigo querido, mantenha sempre contato, mantenha a amizade, demonstre carinho, atencao e amor, independente se a pessoa esta tendo um dia bom ou ruim. E naqueles dias ruins, se prontifique pra estar ao seu lado e mesmo se nao ha palavras pra ajudar, somente a presenca ou um ombro amigo podem fazer toda diferenca do mundo.

2. Valorize cada dia de sua vida.
Quando somos jovens queremos crescer rapido. E agora percebo que quanto mais velha eu fico, mais o tempo VOA! E se nao crescemos juntos, nao aproveitamos cada dia de nossas vidas, o tempo pode nos atropelar e quando percebermos, certas coisas ou oportunidades ja terao ficado pra tras. Acredito que nunca e' tarde ou impossivel fazer ou chegar onde queremos, mas o tempo e' algo precioso e nao devemos o deixar passar em branco.

O melhor presente que podemos nos dar e' agir; e' fazer algo produtivo pra nos mesmos. E' tao gostoso ter aquele sentimento de realizacao quando completamos algo que planejamos ou entao chegamos num determinado lugar que sonhamos! Crie um itinerario e trabalhe duro pra chegar la (minha gincana tem me ajudado muito). De um prazo a si mesmo. Pode ate encontrar obstaculos pelo caminho que possam mudar, atrasar seus planos ou desvia-lo de sua trajetoria, mas continue em frente ate chegar onde planejou. Dali, comece tudo novamente, dessa vez com mais entusiasmo ainda, pois mais aventuras e oportunidades virao pela frente, depois de ter completado a primeira etapa. Ou segunda... ou terceira... ou quarta... e assim vai.

Gostaria muito de ouvir algum conselho de voces que consideram importante. Algo que talvez aprenderam com a vida ou com alguem ao seu redor, algo que tenha acontecido que mudaram suas vidas pro melhor ou que te fizeram crescer. Alguma atitude que tomaram ou ideais que tenham que seja legal e beneficial pra dividir com outras pessoas.

Mesmo a gente talvez passando por certas experiencias parecidas, a licao que tiramos e' unica de cada individuo. Sera que voce aprendeu ou conseguiu ver algo que outra pessoa nao? Todos nos temos experiencias que sao interpretadas e aprendidas diferentemente e que vale muito a pena, ou ate mesmo faz toda diferenca do mundo, poder dividi-las um com o outro. Algo que pode calhar de ajudar muito outras pessoas. Qual sao as suas?

7 comments:

Luciana Håland said...

Oi Lucia, muito bonito o seu post, gostei bastante, me faz refletir ainda mais. Estou pensando mais ou menos como você, metas que não foram inteiramente concretizadas, balanco de fim de ano e projetos a serem realizados.
Também foram essas duas coisas que aprendi ao longo da vida, esse ano mais ainda sobre o tempo, o tempo voa e não volta jamais.
Valorizar muito as pessoas que nos cercam, dar atencão, acho que quando moramos longe de pessoas que são importante, isso fica mais amplificado.
Aprendi também que devemos cuidar muito de nós mesmos, cuidar do que temos, do nosso cérebro e corpo, da nossa saúde, da nossa auto-estima, da nossa aparência. Só nós podemos fazer isso por nós mesmos.

Beijos

Beth/Lilás said...

Oi minha queridinha!
Você é linda, tanto por fora quanto por dentro.
bjs cariocas

Ludi Botelho! said...

menina adorei o novo visual do blog ficou lindo dmais...
bjooo
e final de ano é otimo né...
bjoo

Lúcia Soares said...

Lucia, o melhor que posso lhe dizer, é que devemos viver sempre o momento presente.Um dia de cada vez. E repararmos nas pessoas,amar muito e dizer a elas, ter carinho, compreensão, amizade. O tempo corre mesmo, não pára nunca. Não adianta "chorar pelo leite derramado". Você é muito jovem mas tem um amadurecimento perfeito, apesar de todas as suas dúvidas. Mas não pense muito, deixa a vida fluir naturalmente, senão você vai levar junto com você, sempre, uma angústia grande, porque nem sempre as coisas são como queremos. Digo aos mais jovens, que andam meio esquecidos, que acreditar em ALGUÉM, seja lá que nome tiver, é fundamental. A gente não precisa ter religião,mas tem que ter religiosidade. Não desejar para o outro o que não queremos pra nós, talvez seja a maior lição que se possa passar.Você é uma pessoa de muitas qualidades.Saberá, sempre, o melhor caminho. Abraços.

Tata said...

Bom,nem sempre as coisas são como nós gostariamos que fosse,então,o melhor que temos que fazer é continuar em frente,nao desanimar,batalhar,e assim por diante.Facil dizer ne?,rsrs.

Bjo

Tata said...

Bom,nem sempre as coisas são como nós gostariamos que fosse,então,o melhor que temos que fazer é continuar em frente,nao desanimar,batalhar,e assim por diante.Facil dizer ne?,rsrs.

Bjo

Georgia said...

Lucinha, que palavras lindas e conselhos sábios.

Eu tb gostaria muito que alguém na vida tivesse me abertos os olhos para determinadas coisas, mas nao tive e tive que ir descobrindo mesmo tudo sozinho. Ah, quanto tempo se perde por nao saber porque temos que viver, nao é? Mas vc ainda está jovem, eu com 47 ainda tenho muito tempo, rs, espero.

Beijo grande