Friday, January 23, 2009

Gestos mundiais

Ao ler esse post no site da Beth, ela comentou sobre a foto da filhinha do Obama dando boa sorte pra ele. Nessa foto, ela fazia um gesto com as maos fechadas e mostrava o polegar pra ele com um sorriso no rosto. Achei super interessante ela comentar isso, pois apesar desse gesto significar "boa sorte" no Brasil, aqui nos USA, significa "good job", ou "otimo, trabalho" ou "trabalho bem feito".

Fiquei aqui pensando nos gestos que temos e como muitos tem significados diferentes em paises diversos. E resolvi fazer uma pequena pesquisa e colocar os resultados aqui dessas diferencas culturais. Posso dizer com certeza que os dados que coloquei aqui do Brasil e USA sao corretos, pois ja morei nos dois paises. Conto com o resto de voces, espalhados pelo mundo afora pra verificarem e confirmarem os outros gestos nos seus respectivos paises adotados. Entao vamos a eles:

Tai o famoso "thumbs-up" (como e' chamado aqui):
Como disse, aqui nos USA significa que voce fez algo bom, um bom trabalho, a "good job". E' um gesto de aprovacao tb na Alemanha e Grecia.

Na Australia - Significa ok ou tudo bem. Polegar pra cima com um pequeno movimento pode ser considerado um insulto grave dependendo do contexto.

No Canada, China, Egito, Franca, Italia, Inglaterra e' um gesto de "bom" ou "ok". Ja no Iran e Iraq e' um gesto muito obsceno.

Agora se modificarmos esse gesto so um pouquinho e o virar de lado... Apontar com o polegar para cima, com os quatro outros dedos fechados na palma:

No Japao significa o numero 5; na Alemanha o número 1. No Brasil significa que está tudo certo (e' mesmo? Essa eu nao sabia) e serve também para pedir carona.

Na Europa e EUA eh o pedido de carona; na Turquia significa uma cantada para sair com homossexual e na Nigéria e Austrália eh um gesto obsceno.

"A-ok" gesto:
Esse gesto da foto, o qual encostamos a ponta do polegar na ponta do indicador, formando um círculo significa o mesmo no Brasil, Turquia e Russia. Aqui nos USA isso significa simplesmente um "OK". Agora ai no Brasil... voces sabem que e' algo ofensivo.

Me lembro bem da primeira vez que ensinei esse gesto ao meu cunhado quando nos conhecemos (pois como todo povo estrangeiro, vao logo pedindo pra serem ensinados besteiras em outra lingua). Na epoca ele so tinha uns 11 anos de idade e como ficou contente em aprender que esse gesto e' obceno no Brasil. E o bobo ria!

Parece que no Japao significa valor financeiro - moeda, dinheiro. Na França significa que é algo sem valor, zero. Ja na Turquia, significa que alguém é homossexual.

Venha ca ou "dog call" como e' chamado aqui.
O “Dog Call” e' conhecido como um gesto meio sedutor de chamar uma pessoa pra vir em sua direcao. Porem nas Philipinas e' um metodo de comunicacao considerado somente pra animais e pode ate te levar a cadeia. O pior e' que eles podem ate quebrar seu dedo indicador pra te prevenir a cometer o mesmo "crime" novamente.

CREDO! Atencao e cuidado turistas! rsrs

Apertar a ponta da orelha:

Esse gesto nao existe aqui nos EUA e Al achou super engracado quando minha irma contou e mostrou como e' pra ele.

No Brasil e' um sinal de aprovação; na Índia e' uma forma de se desculpar, ou de mostrar arrependimento por uma falha ou erro cometido. Ja na Itália indica que a pessoa que está sendo apontada é homossexual.

Mão em forma de figa:
No Brasil significa boa sorte, ja na Croácia, o significado é de algo sem valor ou de um não.

Na Turquia e Grécia tem significado obsceno.

Na Tunísia e Holanda significa o pênis.


Raspar o queixo com a ponta dos dedos (como se estivesse jogando algo grudado embaixo do queixo para fora):
Esse gesto tb nunca vi por aqui, mas no nosso pais Brasil, significa sei lá, não tenho essa informação. Na Itália (região Sudeste) significa sem chance. Na França significa sai daqui.

Mover a cabeça no sentido lateral, de uma lado para o outro
Esse simbolo quase universal de dizer "nao", por incrivel que pareca, significa "sim" na Bulgária, Grécia, Irã e Turquia - alguem que mora nesses paises pode confirmar se isso e' verdade? E' muito estranho pra mim.

Movimentar o dedo indicador esticado em círculos na região da têmpora
No Brasil e EUA significa que alguém não está batendo bem da cabeça, que pirou, está doido. Na Argentina significa que uma pessoa está querendo falar com a outra. Ja na Alemanha significa que alguém fez barbeiragem no trânsito.

O sinal de "V":
Pode ser dado de duas maneiras: Com a palma da mao pra dentro ou pra fora. Nos EUA significa a mesma coisa: vitoria ou o antigo simbolo de paz dos anos 60. Porem se a palma da sua mao esta virada pra voce (e as costas dela pra pessoa pra quem mostra esse gesto), significa um tremendo insulto na Inglaterra, Australia, Irlanda e Nova Zelandia (e' mesmo, pessoal?)

Esse gesto de "V" e' tb considerado grosseiro na Italia, especialmente se voce coloca seu nariz entre seus dedos.

O Chifre:
Esse gesto chamado de "corna" aqui, significa "Rock on" e foi adotado pelos metaleiros de rock, inicialmente simbolizando chifres satanicos (devido ao tipo de musica).

Porem em budismo e hinduismo, e' conhecido como Karana Mudra e e' usado como um gesto positivo quando querem se livrar de energias negativas.

Historicamente, o simbolo significa que voce e' corno, que foi traido. Parece que ainda e' popular na Espanha, Portugal, Grecia, Colombia, Brasil, Albania e Slovakia.

E finalmente: “The Finger” -
Nao vou colocar a imagem aqui, pois e' feio e tem um significado universal - incrivel! Entao todo mundo o conhece.

Provavelmente vindo da Grecia antiga, existem varias historias diferentes sobre a origem desse gesto (algumas de ate 2500 anos atras), mencionando tragedias gregas, representacoes genitais, emperadores perversos e obscenos e por ai vai. Mas infelizmente nao ha comprovante disso.
.......................................................................................
Entao esses sao alguns gestos mais conhecidos e usados. Fiquem livres pra corrigir qualquer informacao aqui, mas tirei essas informacoes de varios sites diferentes, entao acho que seus significados estao corretos. E se tiverem qualquer outra informacao sobre qualquer gesto exibido aqui, nao esquecam de comentar a respeito.

13 comments:

Beth/Lilás said...

Ora vejam só! Gostei mesmo de saber de toda essa história dos sinais!
Eesse OK, raramente usamos aqui, senão podem interpretar de outro modo.
Legal seu post!
bjs cariocas

Nani said...

Legal essa diferanca neh? Eu jah tinha visto algo sobre isso um tempo atras. Cada lugar tem uma interpretacao diferente de certos gestos. Eu nao sou de fazer muitos gestos nao. Por isso acho q wouldn' be in trouble anywhere. Mas em todo caso eh bom saber e ficar preparado neh, haha.

Ai Lu, minhas aulas comecaram, ou melhor, apenas uma, a outra comeca semana q vem, mas a q jah comecou eh muito dificil. Eh tanta coisa p fazer e estudar que me da medo!!! haha
Mas pelo menos eh muito melhor e mais interessante q a anterior, ah, e o professor eh americano, hahaha, amem!

Beijosss

Sonho Meu said...

Quando vim morar nos states pela primeira vez...uns 30 anos atras, fiquei horrorizada quando o marido da minha cunhada americana, fez este gesto de ok, depois que jantou la em casa(pra dizer que a comida estava uma delicia).Comecei a rir pensando que ele tava me xingando. Nunca vou esquecer !
bjs,
me

entrealtosebaixos said...

Olá Lucia,

Parabens pelo blog... muito divertido... varias dicas legais... adorei também este ultimo post, dos significados... bem interessante!!!

Vou aparecer mais vezes ok!??
Tenha um otimo final de semana...
Abraços,
Johnny

Fernanda said...

Eu estudei um pouco sobre isso em Sociology. Inclusive nao me lembro o nome do pais, mas me lembro que tem um lugar que sorrir (mostrar os dentes) eh extremamente agressivo e pode gerar uma briga, muito interessante neh? Esse gesto de thumbs up que eu conheco por "joia" , na regiao em que eu morava no Brasil, nao significava boa sorte nao, significava apenas um ok mesmo, ou uma afirmacao, tipo: Vc ta bem? Responde com thumbs up...ou quer esse modelo aqui? A mesma resposta, ou mesmo um agradecimento, mas nao boa sorte.
Eu acho esses assuntos super interessantes, adorei seu poste.
Ahhh, detalhe: O Leon achou muito engracado que o A Ok deles era obsceno no Brasil,e me disse:
Ja pensou se eu tivesse feito esse gesto quando te visitei? rsrs

Thais said...

Adorei esse post.

Lu tem um gesto que no Brasil significa "banana pra vc". Sabe qual é né?

E aqui tem um significado horrivel... me da um pouquinho de vergonha de escrever aqui. :)

Bjin

Luciana Håland said...

Nossa, são tantos símbolos e significados que fiquei meio confusa. Ótima pesquisa.
Bom, esse primeiro, lá na minha terrinha significa "muito bem", "valeu", "vai dar certo", "deu certo", "vá em frente", ..."bom trabalho".
Já o segundo pelo que eu conheco é pra pedir carona.
O de Ok é OK também, mas pode ser feito de forma a ter conotacão sexual.
O "V" é a mesma coisa.
Uns que você colocou eu desconheco, esses que eu mencionei também encontramos aqui na Noruega com o mesmo significado do Brasil. Figa por aqui eu nunca vi.
Não sabia que esse primeiro significava boa sorte.
A gente aprende muito nessa blogosfera.
beijo

Mile said...

Bom estar por dentro disso pra nao dar vexame quando viajo.
Legal esse post.
Bjoks

Beth/Lilás said...

Lucinhaaaaaaa,
Você quer uma caricatura sua?
Então, vai lá no blog e veja o selinho que está lá pra você.
bjs criocas

Sonho Meu said...

Tem um meme pra ti la no Sonho Meu.
bjs,
me

Tata said...

Bem interessante!

Bjo
Tata

Fernanda França said...

Uau, que post bacana!!!! Adorei :o)

Bruno said...

Hahaha! Vou para a autrália ano que vem, e não sei o que me deu, resolvi pesquisar este assunto, já tinha ouvido falar isto antes. Muuuito obrigado, vai me evitar uns bons vexames.