Wednesday, January 14, 2009

Tangerinas

Tenho muitas lembrancas maravilhosas da minha infancia, e' ate meio dificil escolher somente uma pra escrever a respeito aqui, mas as vezes elas me vem a cabeca e fico ate com um sorriso bobo no rosto, praticamente revivendo o momento.

Nao sei o que me fez pensar nisso hoje, mas lembrei de uma certa ocasiao que estava andando pelo Center IV com minha mae (quem e' de Niteroi deve saber exatamente onde e'). Na epoca, era um predio cheio de lojinhas por ali e andavamos por fora do predio, em frente as lojas que davam de frente a calcada. Me lembro de ter uns 7 ou 8 anos, mais ou menos. Era um dia agradavel de sol, e andava do lado da minha mamae tomando um suco fresquinho de tangerina que ela sempre fazia pra mim e minhas irmas. Nao me lembro direito se era uma mamadeira cheinha de suco ou um daqueles copos grandes com uma tampa com canudinho. E era algo que adorava quando minha mae fazia pra gente! Vivia entupida de suco de tangerina, era uma das minhas coisas favoritas!

Nao me lembro bem o que fizemos depois disso ou pra onde iamos. Me lembro da direcao que andavamos, do ambiente do dia, de andar preguicosamente ao seu lado tomando o suco sem parar e mais ou menos o que vestia. Lembro claramente desse determinado momento e so. E nao sei porque e' um desses que nunca saiu da minha memoria e me faz desesperadamente querer voltar no tempo e revive-lo novamente.

Agora aqui e' epoca de tangerina e eu sempre compro caixas cheinhas e nao consigo parar de come-las. E' uma atras da outra e se pudesse, comeria ate uma caixa inteira por dia e nada mais. E' um entupimento de tangerina no inverno e melancia no verao (como uma grande sozinha em somente 1 ou 2 dias) e as visitas pro banheiro sao de 5 em 5 minutos de tanta agua que vai pra dentro - rsrsrs.

Ha ha...e agora me lembrei de uma outra vez que minha mae fez uma sopa tao gostosa! Ja estavamos morando aqui e eu tomei tanta sopa e comi tanta melancia junto que fiquei ate passando mal de tao cheia e literalmente tinha que esvaziar a bexiga de minuto em minuto. Bem feito, ne? Mas que foi muito bom, foi!

17 comments:

Beth/Lilás said...

Como você mesma disse no início do seu post, são lembranças maravilhosas de sua vida. Lembrá-las assim é como um lenitivo para sua saudade.

Eu sei como é isso de forçar a memória para lembrar algo que foi muito bom no passado. Faço isso às vezes, para lembrar minha infância e a casa de meus pais e meus irmãos juntos. Acho bom demais! Parece que foi outra vida que tivemos e que esta agora não é tão feliz, mas a verdade é que a cada tempo vamos fazendo lembranças boas é más.

Que bom e feliz de você que tem uma história tão linda para lembrar!
bjs cariocas

Anathalia said...

Eu adooooro tangerinas! Elas também me lembram a minha infância, na casa da minha avó. Beijinhos!

Fernanda said...

Ah que delicia! Eu tenho uma memoria muito vivida da minha infancia, lembro de muita coisa, de detalhes e de qdo eu era bem pequena, tipo uns 3 anos. Sabe que melancia eh bem indigesta mesmo? Eu me sinto "intalada" se como melancia como sobremesa...tenho que comer como um lanche, longe das outras refeicoes. Achei uma gracinha seu poste e fiquei visualizando sua historia, assim como qdo lemos um livro. Beijinhos!

Luciana Håland said...

Menina, então encontrei outra pessoa que se acaba na melancia e come uma inteirinha de vez. Eu comeria até duas, aliás, deixaria até de comer outras coisas e ficaria comendo só melancia o dia todo.Sou louca por melancia. Mas também só aparece aqui no verão, paciência.
Nunca tomei suco de tangerina, mas coincidência que ontem também vi uma receita de suco de tangerina, hoje você coloca essa sua lembranca do suco aqui, tenho que provar suco de tangerina.
Também tenho essas lembrancas saudosas, na verdade minha memória remota é melhor do que a recente.
Acho que essa sua ida ao Brasil vai te trazer muitas recordacões, antes, durante e depois da viagem.
Recordar é viver de novo aquele momento.
Felicidades pra você.
Beijo

Renata said...

eu tambem adoro relembrar minha infancia... tempinho que era feliz e nao sabia... :)
tambem adoro tangerinas, Lu! sempro compro caixas aqui no mercado... bom demais!!
beijinhos.

Eduardo said...

Lucinha, nessa idade não era mamadeira, mas copo de plástico com canudinho. Você ia muito ao Campo São Bento no parquinho e depois andar a volta do lago. Você se lembra do espremedor de bar que a gente tinha?
Aqui a tangerina – que chamam de Valentines – custa caro e é pequenininha (é a mexerica), lá no Brasil era bem barato e a gente comprava uma caixa grande com muitas dúzias toda semana.
Beijos
Dad.

Lucia Cintra said...

Ah, pai, mas mesmo sendo caras eu nao fico sem. Eh uma das minhas frutas favoritas e nao posso deixar passar. Lembro sim do espremedor, mas vcs o usavam mais pra laranja. Mt bom!

Luciana, a minha receita (da minha mae) eh simples: pega a tangerina, expreme (vixe, essa palavra eh com x ou s?) o suco, coloca no copo e tome. So isso, rsrs. Suco totalmente puro e eh uma delicia. Bjos

Eduardo said...

Lucinha: ESPREME com S “VIGE” com G (de virgem)

Onde foi parar a alfabetização no Lobinho com a tia Tete?
Com X so o Lula pode falar porque é semi analfabeto e so fala besteira mesmo.

Pediram ao LULO para fazer uma frase com HOSPEDAR.
Ele escreveu: “ospedar da bissicreta são di prastico”

Detalhe do suco: coloque gelo no copo

Dad

Eduardo said...

Lucinha, outra coisa: você se lembra do Panzeroto? Ficava naquela rua que ia do nosso AP para o Campo São Bento e a esquerda, nos fundos do Campo, ficava o Center IV. Explica para as amigas o que é isso.
Dad

Lucia Cintra said...

Pai, meu 'vixe' eh com x mesmo, rsrs. O outro eh que nao lembrava como escrevia...bjos

Fernanda França said...

Ai que delícia essas lembranças de infância.... ai ai ai!!!!! :o)

Amara Ribeiro said...

Amigaaaaaaaaaaaaa, seu pai lembrou uma coisa ótima...da tia Tetê...hahahahaha...nossa alfabetização...e nossa lembro-me dela ser super carrasca mas devo tudo que sei à ela. Por isso tb faço questão que a Maria eduarda faça sua alfa numa boa escola. O Center IV ainda existe. É ali perto do Campo de São Bento...
Ai, que saudades....
Bjos

Amara Ribeiro said...

Ai, seu pai agora tem um blog...que legal... Me lembro bem dele apesar dele estar sempre viajando... Lembro-me do escritório dele com a coleção de trens... Amava ver aqueles trenzinhos naquelas prateleiras intermináveis...Nem sei se eram mesmo tão intermináveis mas na minha visão de criança eram...
Bjos...
Ah, mande um super beijão p Laura tb pelo aniversário dela...
Bjx

Beth/Lilás said...

Ai, que lindo! Agora, o paizão também está conosco!
Então, a coisa fica ainda melhor, pois as lembranças podem ser re-arrumadas e outros, como eu, dar pitacos.
Sabe, moro aqui há 2 anos, mas não conheço muito bem esta cidade ainda.
Moro, relativamente, perto do C.S.Bento, mas não conheço este Center IV. Será que é um shopping pequeno que tem uma lanchonete árabe que eu adoro?!

bjs a todos

Eduardo said...

Beth, obrigado pelo comentário; gosto de “dar uma força” a Lucia as coisas que ela faz.
O Center IV fica em frente ao Campo São Bento no extremo oposto ao da igreja. É um “shoppinho” em forma de L com lojinhas, que começa na rua que passa ao lado do Campo (rua Gavião Peixoto) e sai na transversal (rua Lopes Trovão).
Lucinha, a rua do Panzerotto é a Lemos Cunha.

Dad

Beth/Lilás said...

Nossa, Eduardo, você parece que saiu daqui ontem!
Impressionante como lembra com perfeição os nomes das ruas e visualiza ainda os ambientes!
Vou ter que passar neste locaal à pé para poder reparar direito.

Muito bacana sua participação conosco neste mundo virtual.
Eu tambbém tento através do meu blog, aproximar mais de meu filho, pois ele mora e estuda no sul, assim pode ler as coisas que descubro ou o que penso sobre alguns assuntos.
E depois, é sempre bom acompanhar os jovens nos seus pensamentos e anseios.
abraço carioca

Fernando Valente said...

Eu rí do comentário sobre o peixoso. :P