Thursday, January 15, 2009

Teto sem luz

Estava pra escrever sobre isso faz tempo, mas sempre esquecia...

Sabiam que as casas aqui nao tem luz no teto? Ou melhor, algumas ate tem, mas a maioria nao tem eletrecidade no teto, precisam de umas lampadas ou abajures pra iluminar os quartos. Quando nos mudamos pra ca, achava e sempre achei isso muito ruim.

Eles tem um interruptor no quarto, onde voce deixa a lampada ou abajur ligado na tomada e ao entrar no comodo, e' so acende-la ali no interruptor. Mas tem que saber qual tomada usar, pois o interruptor so esta conectado com uma das tomadas. Se ligar o abajur na tomada errada, claro que nao acendera com o interruptor. Dai voce tem que andar ate o abajur pra acende-lo manualmente. E nao e' que a anta aqui, levou anos pra aprender isso? Quando morava com meus pais tinha que entrar no quarto escuro ate a minha mesinha de cabiceira pra poder ligar a luz no quarto. Se soubesse, poderia ter ligado outro abajur na tomada certa pra poder usar o bendito do interruptor logo ali do lado da porta.

Eu eu Al ja moramos em 4 lugares diferentes. Em somente um deles (nossa ultima casa), tinha luz "normal" no teto dos quartos do andar de cima. Ja na sala, tinhamos que usar umas lampadas - tinhamos umas 3 altas nos cantos da sala. E somente uma delas estava connectada com o interruptor. As outras duas, se quisessemos, tinhamos que ir ate elas pra liga-las. No nosso aptm de agora tb nao tem luz no teto. A proposito, os comodos podem nao ter, mas os banheiros e a cozinha sempre tem.

Entao e' a mesma coisa: lampadas altas (essas das fotos abaixo) no nosso quarto e no outro onde fica meu computador. A sala e' um saquinho!!!! Nao tem um interruptor dedicado so pra ela, entao temos que manualmente ir ate a lampada pra poder liga-la. O estranho e' que tem luz no teto do corredor da entrada e no corredor dando pro nosso quarto. Pq nao entao ja nao colocar um no teto da sala! Haja!

Nao gosto disso! Gosto de luz no teto dos comodos e salas. Ja falei pro Al que se calharmos de comprar uma casa sem eles, que vou contratar um eletricista (?) pra colocar fios ali em cima e instalar lampadas "normais". E' tao melhor assim!

9 comments:

Luz do Oriente said...

E a casa não fica escura não?!!
ixe dessa eu não sabia!!!

Lucia Cintra said...

Angeli, nao fica escura, pois voce coloca essas lamps grandes. Mas prefiro as de teto. Voce vai ver o que quero dizer, quando vier pra ca. bjos

Fernanda said...

Eu tbm gosto de luz no teto, alias nunca pensei numa casa sem luz no teto....nos tres lugares q ja morei aqui (TX, NM e AR), tinha luz no teto normal. Beijos.

Lucia Cintra said...

Fe, entao deve ser coisa de Pennsylvania, pois a maioria das casas sao assim por aqui. bjos

Luciana Håland said...

Meu marido também optou por não ter luz no teto das salas, e eu queria uma luminária com cristal, mas ele explicou que aí teríamos que fazer um buraco, teríamos que furar a parede e tal, ou colocar os fios por fora, o que acho feio, mas aqui em muitas casas é assim, o fio aparente, uma tomada no teto que liga a luminária. E tinha o lance do buraco, que daí eu não ia poder mudar a posicão dos móveis. Depois dos argumentos dele eu desisti. Então a gente usa essas luminárias de canto como vocês usam aí.
Mas no resto da casa a gente tem no teto.
Também gosto de tudo bem iluminado.
Beijos

Mile said...

Que coisa estranha, nunca tinha ouvido falar

Eduardo said...

Meninas, isso de luz de abajur ao invés de luz no teto (conhecido como iluminação indireta), no Brasil é considerado chique… Agora o comentário de arquiteto: a idéia é criar um ambiente mais “morno” com luz menos intensa que a do teto, com opções de vários pontos de luz de intensidades diferentes. Outra razão é quando o pé direito é baixo, o que inviabiliza lustres de teto. Em clima frio o pé direito baixo reduz o volume do cômodo a ser aquecido sendo, portanto, mais econômico.
Love
Dad

Beth/Lilás said...

Concordo com teu pai, Lucia!
Acredite se quiser, mas tem apartamento aqui, novinho em folha que vejo da varanda e que o pessoal coloca no teto lâmpadas fluorescentes, horrorosas, anti-decorativas e deixa o ambiente parecendo um freezer aberto. E tais imóveis beiram os 600 mil reais! Fala sério, é muito feio!

Gosto de casas com pontos de luz espalhados e luz indireta, aconchegante.
Mas, reconheço que, para uma festa ou uma limpeza das boas é necessário muita luz para enxergar tudinho.

Muito boa a presença de seu pai por aqui, viu!

bjs cariocas

Georgia said...

Nós nao temos na nossa sala luz no meio como´é o costume, mas temos em volta, mas sem nenhuma luz nao iria gostar nao.

Bjus