Friday, May 8, 2009

Amor: familia e amigos

Nao sei por que de uns anos pra ca e especialmente nesses ultimos meses, tenho andado meio preocupada em perder as pessoas que amo. Hoje fui levar meu pai e Izabel no aeroporto e ja fiquei pensando besteira, que algo poderia acontecer com o aviao. Voltei pra casa meio preocupada, mas ao mesmo tempo dizendo pra mim mesma nao pensar nisso. E fiquei do mesmo jeito quando minhas irmas estavam de viagem pra Jamaica e ao voltar de la.

Ao chegar em casa do aeroporto, me peguei pensando que desde que eu nasci, nunca me separei da minha familia. Claro que meu pai sempre viajou a negocios e eu estava acostumada dele ir e vir de aviao pra tudo quanto e' canto do mundo, mas isso nunca me preocupou. Quando tinha uns 17 anos, meu pai foi transferido pros USA e viemos todos juntos. E continuamos juntos ate hoje - somente sem minha querida mamae que faleceu ha 3 anos atras.

Minhas irmas falam em se mudar da Pensilvania. Meu pai tb tem uns projetos pessoais rolando que possivelmente pode leva-lo pra um outro estado por aqui. Eu e Al gostariamos muito de nos mudar mais pro Sul do pais um pouquinho pra finalmente curtir uma temperatura mais amena com praias ao redor. Recentemente tenho pensado muito nisso... ja tinha resolvido que iamos nos mudar e ainda quero muito. Mas confesso que nao queria ficar longe da minha familia. E' tao bom poder entrar no meu carro e seguir em direcao a casa do meu pai ou das minhas irmas quando quero! Dirigir somente uns 20 minutinhos e poder fazer programas com eles ou entao so curtir a companhia um do outro. Se eu me mudasse, seria a primeira vez na vida que nao os teria fisicamente do meu lado assim.

Ando filosofando muito sobre a vida. Sobre o que e' realmente importante nesse mundo. Sempre dei valor as pessoas do meu lado, sendo elas pessoas da minha familia ou amigos. Mas ultimamente, tenho prestado atencao dobrada a isso e elas tem sido muito mais especiais.

Nao sei se estou tendo esses sentimentos porque estou ficando mais velha, ou se e' o dia das maes se aproximando e eu estar sentindo falta da minha mae, por quem ate hoje sinto aquela imensa vontade de poder estar do lado e aprender mais com ela e sei que nao terei mais essa oportunidade.

So sei que tento expressar todos os dias, nao so com palavras, mas gestos e atitudes, o quanto essas pessoas sao especiais pra mim e o quanto as amo! A gente nunca sabe o dia de amanha; nunca sabe o que vai acontecer. As vezes ficamos tao ligados na correria do dia a dia, do trabalho, da casa, das contas a pagar, dos problemas, que nos desligamos um pouco do que realmente e' importante nessa vida: nossa familia e amigos.

Ante de sair de casa de manha, todo dia meu marido e eu trocamos um beijo, um abraco carinhoso e um "I love you". E e' a mesma coisa quando nos vemos no final do dia. Eu tento ligar e marcar programas, nem que seja somente um jantar ou um filminho com minhas irmas e meu pai pra curtir a companhia deles do meu lado... Meus amigos, mesmo longe fisicamente, recebem o mesmo carinho por emails, por msn, por telefone. Mesmo ocupada com minha vida aqui, sempre da pra achar uns 5 minutinhos pra responder um email. Nao existe desculpas de que nao temos tempo... quando algo e' importante, a gente arranja tempo.

Infelizmente, existem aqueles que acabam se afastando devido a um desentendimento, um erro que nao e' perdoado, uma magoa que so faz mal pro coracao. E o tempo vai passando... Perguntem a si mesmos, isso vale a pena? A vida e' muito curta pra isso. Muito mesmo! E quanto mais velhos ficamos, mais rapido ele passa. Ou melhor, nao passa, VOA (pelo menos pra mim)!

Nao sei se estou conseguindo expressar direito o quanto acho importante ter as pessoas que amamos sempre do nosso lado. Poder dizer a elas que as amamos e demostrar nosso carinho com nossos atos e atitudes. Dedicar um tempinho so pra elas, faz a vida ser mais colorida e mais saborosa. Amar e ser amada e' um conforto que enche meu coracao de alegria.

13 comments:

Georgia said...

Oi Lucia, tudo bem?
Que bom que vc agora consegue comentar na Saia Justa, o que me deixou bem feliz.

Eu tive uma série de exames com a Vivi e estive fora esta semana e outras antes destas tb. Nada grave mas eram coisas que eu precisava colocar em ordem com ela.

Acabei de chegar, mas quis vir aqui te deixar um alô.

Um beijo grande

Anônima said...

Lu, eu tb ando pensando demais na vida... e uma coisa que minha familia cobra de mim e pq eu esta tao longe e nao fazendo parte da vida deles e no dia a dia... por outro lado por ser tao aventureira eu nao sou daquela de ficar num lugar e ficar por la, entende?

Talvez seja a minha personalidade... quem sabe.

Eu estou ainda com muita dor de cabeca e e sinusite... estou tomando uns medicamentos forte e espero esta melhor amanha

bjs

Anonymous said...

Minha querida Xará, que lindo!
Isso é o reflexo de tudo que vc recebeu durante sua vida: MUITO AMOR.
E agindo assim vc sempre recebe mais amor.
Eu estou adorando te acompanhar.
Continue assim.
Muitos beijos para vc e AL, Lucia.

Liza Souza said...

Nossa Lu, voce me fez chorar. Penso muito nisso, em aproveitar ao maximo as pessoas que amo. Mesmo distante dos meus pais e irmaos, tento me dar o maximo a eles. Tbm penso que a vida eh muito curta, que passa rapido demais para perdermos tempo e que nao devemos deixar um "eu te amo", um gesto de carinho, um abraco para amanha. Ninguem tem certeza do amanha, nao eh? Esse medo de perder quem amamos eh um sentimento do ser humano mesmo, que as vezes parece ainda mais forte, sei la por que.
Apesar de nao conhece-la pessoalmente vejo o quanto voce eh uma irma, filha, esposa, amiga e ser humano dedicado, amoroso, especial. Voce esta no caminho certo, continue amando as pessoas e aproveitando cada dia. Nao pense no amanha, inevitavelmente ele batera na sua porta um dia. Saiba, tenho muito orgulho de ter alguem tao valiosa quanto voce na minha vida.
"Se eu tivesse mais alma pra dar, eu daria. Isso pra mim é VIVER!"
Beijos,
Liza

Mila Viegas said...

Eu te amo! Você sabe disso né? rsrsrs... eu te amo que chega "dói". ♥♥♥♥♥♥♥

Celia said...

Entendo perfeitamente o que vc falou. Concordo com vc, quando fala que devemos sempre reservar um tempinho com as pessoas que amamos. A vida é curta e nao sabemos o que acontecerá amanha. Devemos viver intensamente e mostrar nosso carinho com as pessoas queridas.
Tenha um bom fim de semana. Bj

Lúcia Soares said...

Entendo perfeitamente o que você disse. Eu também acho que a proximidade dos que amamos é fundamental. Minha filha mora longe de mim, com o marido e 3 filhos. Mil quilômetros de distância! Não posso "dar uma apssadinha" pela casa dela, quando me dá saudade! E isso dói demais! Temos que curtir mesmo aos que amamos. Feliz de quem tem uma família que se dá bem. Vejo a nossa distância como temporária e isso me dá forças pra seguir. Mas não é nada fácil!

Beth/Lilás said...

Querida web-filha!
Você é uma menina muito amorosa e quanto mais velha for ficando, essa sensação de medo da perda, aumentará.
É assim mesmo!
Também morro de medo de perder meus mais chegados, mas sei que é assim a vida, só peço para que seja bem longe este dia e sem dor para aqueles que amo.
beijinhos cariocas

Nani said...

Oi Lu, te entendo! Convido com esse medo todos os dias. Mas o meu medo eh exatamente pelo contrario... minha familia toda esta longe de mim, aih vem o sentimento de culpa de eu ter escolhido viver aqui com meu marido, e estar longe da minha familia. Morro de medo de algo acontecer com eles, ainda mais comig estando aqui tao longe.

Olha, pense, mesmo que eles mudarem, que pelo menos eles estarao no mesmo pais, voces ainda terao condicoes de se ver em finais de semana, em holidays... o dificil seria se eles mudassem dos EUA p outro pais...

Espero que se sinta melhor e mais tranquila logo.
Beijosss

Anonymous said...

Lu, vc têve mta sorte de ter saído do país c/ a família. Basta ler outros blogs e ver como os outros imigrantes sentem mtas saudades dos entes queridos. Mas pelo q entendi, seu pai e irmãs tb estão querendo sair daí não? Então juntem tudo e mudem p/ a Carolina do Norte, de preferência perto da praia q vcs amam. Pelo q entendi vc não irá sozinha. Bjs... judy kennedy

Andreia said...

Que bonito esse seu post! Eu tb sinto muita falta da minha família e amigos no Brasil, ainda mais pq sou filha única, entao já viu, meus pais sentem muito a minha falta. A gente tem mesmo que aproveitar cada minuto com as pessoas que amamos e sempre demonstrar o que sentimos por elas, pois como vc mesma disse, a vida passa rápida e a gente nunca sabe do dia de amanha.
Beijinhos!

Renata Nogueira said...

Família é tudo!
Lucia querida, você não pensa em ter filhos?
Você que já é muito ligada à família (acho lindo) verá o que é o amor mais incondicional do mundo!
Beijão

Eduardo said...

Lucinha querida, voce e suas irmas foram criadas com muito amor e fico feliz ao ver que ele cresceu e se multiplicou. Nao se inquiete com as coisas ruins que podem acontecer; tenha forca de enfrenta-los quando eles ocorrerem. Lembre-se de que o passado nao existe e so intressa lembrar dos bons momentos e do que aprendemos; o futuro ainda nao aconteceu e por isso e incerto; a unica realidade e o momento presente. Viva-o intensamente e o melhor que puder.
Eu, suas irmas e as pessoas que te amam estaremos sempre com voce de uma forma ou outra.
Love Dad