Friday, May 22, 2009

Ciumes

Quando fui pro Brasil nessa minha ultima visita, eu revi dois ex-namorados. Ja mencionei varias vezes aqui, como meus amigos sao importantes na minha vida e esses dois estao incluidos. Sao duas pessoas que fizeram parte de uma epoca gostosa da minha adolescencia e que mesmo por um motivo ou outro nao ter dado certo entre nos, continuamos com uma amizade muito legal ate hoje. Me sinto completamente a vontade do lado deles, nao tem nada de estranho ou coisa parecida e sao simplesmente pessoas que trato como se sempre tivessem sido somente amigos. Sao pessoas pelas quais sempre vou ter um carinho enorme, assim como tenho pelo resto do pessoal.

E devido a isso, duas amigas me perguntaram se meu marido Al nao ficou com ciumes ao saber que os reencontrei e ao ver nossas fotos juntos. Ele disse que nao. Nao somos pessoas ciumentas. Nem um pouquinho. Na minha opiniao, ciumes e' sinal de inseguranca e sinal que voce nao confia na pessoa quem escolheu pra ser seu/sua parceiro(a). Ele disse que nao se incomodou, nem se incomodaria com isso, pois antes mesmo de ter ido pro Brasil, perguntei a ele, ja que sabia que iria os ver (sao pessoas que fazem parte do meu circulo de amizade). Ele disse que nao tinha nada haver, que sair de vez em quando juntos (o que nao e' o caso, pois moramos longe), ou entao com um grupo de amigos pra nos divertir, escrever emails vez ou outra pra saber como anda a vida, nao o incomoda nem um pouquinho.

Acho que tudo tem haver como voce se comporta. Tudo tem haver com respeito. Eu nunca fui inapropriada com nenhum dos meus amigos homens e sempre existiu um respeito entre nos. Sempre fui uma pessoa carinhosa, pois os abraco, fico do lado, danco junto, mas faco a mesma coisa com minhas amigas mulheres. Acho que se preferisse a companhia deles mais do que a do meu marido, ou entao se eu desse mais atencao a eles do que qualquer outra pessoa, se saisse com eles sozinha o tempo todo aqui (se isso fosse algo frequente), ou entao se fossem somente as pessoas com quem eu passasse todo meu tempo junto, seria algo questionavel. E tem gente que age assim. Se fosse o caso, ate eu acho que nao ia gostar e teria uma conversa seria com meu parceiro(a) a respeito.

Eu fico contente com essa atitude do Al, pois meus amigos sao pessoas importantissimas na minha vida, nao importa se sao ex-namorados ou nao e ele sabe disso. Uma das coisas que mais aprecio no Al e' a confianca e o respeito que ele tem por mim. Sou uma pessoa muito independente, e nao ia dar certo se eu tivesse um cara do meu lado que quisesse me controlar de qualquer maneira sequer - e ciumes e' uma forma de controle. Sempre tem o lance de voce nao pode usar isso, nao poder fazer aquilo ou nao poder falar/se encontrar com fulano; ou entao tem homens que sao tao inseguros, que simplesmente nem aceitam voce ter amigos do sexo oposto. Digo homens aqui no meu caso, mas tb tem muita mulher que se comporta da mesma maneira e acho isso muito triste. Voce acaba se anulando pro outro e deixa de ser quem e' de uma certa forma. E ciumes entre homem e mulher nao e' o unico tipo que nao e' saudavel, aquele tipo de ciumes obcessivo entre amigas mesmo tb pode causar um conflito grande. Nao e' algo bom.

Tive sorte de ter tido namorados super legais e com uma cabeca boa. Nunca nenhum deles agiu de uma maneira controladora assim, acho que nem teria durado muito se fosse o caso. Mas como mencionei, a amizade e carinho que ficaram e' algo que prezo muito e ter um parceiro como o Al do meu lado quem sempre respeitou meu jeito de ser e sempre me da asas pra voar, nao tem preco. Simplesmente me faz o amar mais ainda por isso.

6 comments:

Liza Souza said...

Ai Lu,
Que vergonha to sentindo agora. Sou extremamente ciumenta. Bebeto tambem tem ciumes, mas me considero um pouco exagerada. Acho que só com terapia vou conseguir superar isso. Admiro relacoes com a sua e a do Al, mas infelizmente no meu caso nao funciona. Nao posso nem imaginar o Bebeto amigo da ex dele. Mas, acho que pra cada tampa existe uma panela. Como o Bebeto tbm eh ciumento, ele nao se sente sufocado com o meu ciume entende? Acho que para vencer esses "defeito" o mais importante eh sempre respeitar o outro e com dialogo a gente consegue resolver quase tudo.
Beijos,
Liza

Nani said...

Que legal Lu!!! Eu admiro as pessoas que sao auto confiantes e que nao tem ciumes. O ciumes nao eh saoh ruim p pessoa que ta sendo "controlada" mas para aquela que sente. O Bryan nao tem ciumes nenhum, ja eu tenho, e muito. Melhorei bastante, mas jah teve uma epoca que eu sofria, e fiz ele pastar coitado. Estou melhorando... mas ex namorada dele, nao quero perto nem pintada de ouro, haha. Mas ela nao presta, entao tenho um motivo. hehe

Beijoss

Lúcia Soares said...

Eu fui muito ciumenta numa fase da vida. Uma fase grande...Ciúme é um horror, é uma praga que nos ataca. Se eu pudesse, arrancava do coração de todos esse monstrinho e o jogava num fogo que o consumisse para sempre! E o pior é que não adianta aconselhar a quem o tem. É muito complicado.

Sonho Meu said...

Com o marido é e sempre foi assim...nunca senti ciumes e ele tambem nunca sentiu de mim. Sorte minha que casei com americano, pois jamais conseguiria viver do lado de alguem ciumento e possessivo.
Quem ama confia e ciume é sinonimo de desconfiança, possessividade e insegurança. Deve ser muitissimo incofortavel viver com uma pessoa ciumenta.
bjs,
me

Mila Viegas said...

Ah! Eu concordo com você! Não existe relacionamento que seja saudável baseado em ciúmes e controle excessivos.
Com certeza meu casamento está durando tanto (e certamente até que a morte nos separe) porque a gente respeita o espaço um do outro. Temos a nossa individualidade em primeiro lugar... só assim damos valor ao que compartilhamos.
Eu creio que a gente tem que ser feliz por nós mesmos, e não depositarmos a responsabilidade da nossa felicidade no outro. A felicidade deve ser compartilhada.
Graças a deus, neste sentido, eu e o Fabio somos bem felizes, principalmente porque a gente se respeita.

beijos

Anônima said...

Lu, eu nao tive sorte de ter tido um namorado legal... nao posso nem ver pintado na minha frente... ahahaahhaahah