Tuesday, May 5, 2009

Lar doce lar

Eu sempre me sinto em casa quando visito ou fico nas minhas irmas ou no meu pai. Mas depois de uns dias, ja sinto falta do meu cantinho. Passei la em casa hoje depois do trabalho e confesso que nao queria sair mais - rs.

Eh engracado como depois que achamos um lugarzinho nesse mundo, colocamos nossa "estampa" na casa ou apartamento, fazendo desse local, um lar. E' uma extencao da nossa pessoa, refletindo nossa personalidade e jeitinho. Eu sempre falo pro Al que nosso ape e' o nosso "ninho". Ele sempre ri e fala que nao e' ninho, que e' uma casa, rs, mas e' o nosso cantinho juntos.

Ja estou aqui nas minhas irmas desde Quinta-feira passada. Eu amo babysitar e passar tempo com o Peanut, mas sinto falta da minha cama, das minhas coisinhas e do meu aconchego. Se Peanut nao fosse cego, ja estaria la na minha casa comigo, podendo ou nao ter cachorro no ape. Que mal iria fazer so por uns dias? E a bagunca que estou fazendo na casa das minhas irmas... rsrs. Tenho que arrumar tudo antes delas chegarem, dia 7.

Nao tenho muito o que escrever, so estava aqui pensando em como criamos nosso lar em lugares diferentes. Tem um ditado aqui que diz: "Home is where the heart is" (Seu lar e' onde seu coracao esta). Desde que me casei, ja nos mudamos 4 vezes, mas ainda nao achamos nosso lugar definitivo, apesar de termos feito nosso lar e criado muitas memorias em todas as casas nas quais ja moramos. Cada uma foi especial de uma maneira diferente.

Mas a casa do Brasil... aquela sim, na qual morava com minha familia, tinha um valor mais do que especial. Nos mudados pra essa casa quando eu tinha 7 anos de idade e praticamente cresci la. Ate choramos quando soubemos que ela acabou sendo demolida pra construcao de um predio. Acho que ate hoje, foi o melhor cantinho da minha vida, apesar de tb ter varias memorias muito gostosas de quando morava no predio anterior a essa casa.

Nesse predio, eramos somente eu e Alice - minha irma cacula Laura ainda nao tinha nascido. Me lembro dos passeios pelo Campo de Sao Bento com minha mae, pois moravamos somente um bloco de distancia dele; de assistir a copa do mundo com meu pai e da gente comendo uma laranja atras da outra, pois ele enchia uma bacia com elas e as devoravamos juntos. E tb da gente picando papel pra quando o Brasil fazia um gol, jogarmos tudo pela janela do nono andar em comemoracao, junto com todos os outros moradores dali... Nossa, tenho tantas memorias que nao da nem pra escrever tudo aqui, senao esse post vira um livro.

Mas e voces? Qual foi ou e' o melhor lar que ja fez ou tiveram ate hoje e por que?

14 comments:

Vivi said...

Amiga já mudei muito antes de casar, acho que umas 17 ou 18 vezes, mas acho que o apt que morei a maior parte da minha vida foi o inesquecível :)

Hj amo minha casinha e assim como vc sinto falat qdo fico longe.
Bjokas

Fernanda said...

Lu, eu nunca parei pra pensar nisso, mas a gente associa a casa com os momentos da vida neh? entao eu acho que a que moro hoje em dia eh a minha preferida, mesmo nao gostando da cidade, e querendo ir pra um lugar maior, mas quando chego na minha casinha e fecho a porta, usufruo de uma paz que eu nunca usufrui antes, nao que nunca tenha sido feliz antes, mas por diversas razoes, eu sou feliz hoje como nunca fui.
Beijos!!!

Cristiane A. Fetter said...

É verdade, onde somos felizes é que é nosso canto.
Minha mãe sempre fala, não importa, pode ser um barraquinho de papelão, mas se é lá que você se sente bem, então esta é sua casa.
bjks

Beth/Lilás said...

Ô Lucinha, adoro suas memórias!
E você começa nos dias atuais e acaba sempre no seu passado glorioso.
Pois eu, a casa que me lembro sempre é a da minha infância com meus irmãos. Lá passei dias lindos e maravilhosos com meus pais e irmãos.
Mas, a casa que fui completamente feliz e ainda sou quando vou prá lá, é a de Petrópolis. A paz, a integração com a natureza, as coisinhas que eu mais adoro, minhas coleções e minha cachorra estão lá, fora as lembranças dos dias frios com a lareira aquecendo, os churrascos, as pizzas no forno a lenha e a piscina que meu filho e amiguinhos curtiram muito em festas que dei para ele em aniversários.
Bom lembrar dessas coisas! Faz a gente ter certeza de que viveu e foi feliz.
beijinhos cariocas

Luciana Håland said...

A casa que moro hoje com meu marido, antes morava com meus pais, mudamos do interior para Natal, em Natal moramos em duas casas alugadas, um ano ou dois em cada, nem lembro, mas como era temporário nem registrei. Depois meus pais compraram um apartamento, não gosto de apartamentos, prefiro casas.
Agora moro em uma casa que decoro como gosto, compro coisinhas que me agradam pra decoracão, sempre nos preocupamos com nosso conforto, e muito importante, temos um jardim, adoro.
Beijo

Mile said...

A casa onde passei minha infância é muito especial pra mim, onde até hj moram meus pais, mas sem dúvida minha casinha onde eu moro agora é o meu xoxó.
Bjoks

Mila Viegas said...

Essa pergunta é meio complicadinha pra mim. Me mudei muitas vezes antes de me casar e depois também, mas ainda não encontramos o nosso lugar. Tenho certeza de que está bem próximo e aí eu vejo aqui contar.
beijos

Tata said...

Como eu ainda sou solteira,eu diria que o meu lar de verdade é em Sao Paulo junto com os meus pais e irma.É onde eu me sinto completa e alem do mais nunca nos mudamos,a casa é dos meu pais ha mais de 35 anos.

Bjos
Tata

Dri Viaro said...

Oi, passando pra conhecer seu blog, bjs boa semana

aguardo sua visita :)

Dri Viaro said...

Oi, passando pra conhecer seu blog, bjs boa semana

aguardo sua visita :)

perdidapelomundo said...

Minha casa d infância é a melhor de todas, e ainda lá moram os meus pais, e a minha irmã bem perto, então nunca saimos de lá. Bom agora tou aqui em Cabo Verde, mas quando lá estava, estavamos sempre lá e o mais engraçado? Minha mãe continuava a fazer compras como se estivessemos a morar lá, então abriamos frigorifico e lá estavam os iogurtes favoritos, a manteiga, os biscoitos no armário... e quando lá vou é meuu porto.
Mas sem duvida que adoro a minha casinha lá onde tem todos os meus traços... já aqui nao posso dizer mesmo... casa de emepresa!!!

Bjs
Raquel

Nani said...

Nossa Lu, I can't keep up with your writing!! haha. Passei tres dias sem vir acho e jah perdi um monte. Queria poder escrever assim todos os dias... mas nao tenho assunto haha. Adoro vir aqui e ta cheio de coisas p ler!
Bom, primeiro, o Al precisa ensinar o Bryan sobre "surpresas" viu, haha. Vou mandar ele aih p fazer um "curso intensivo" com o Al. haha

Sobre o "the secret", acredito muito no que o livro fala. Eu tenho um poder da mente incrivel. Digo nao apenas p coisas que eu quero na vida, mas coisas do dia a dia. Me assusto. Quando vou trabalhar eu penso "hoje preciso fazer 80 dolare". Dito e feito. No final do dia eu conto meu dinheirinho e nao eh que tem 80 certinho? As vezes, quando ta muito devagar o movimento no restaurante eu penso: "se eu conseguir fazer 50 dolares hoje ficarei feliz". Nao eh que faco os benditos 50??? Aih fico com raiva pois deveria ter "pedido mais". haha

Mas isso eh coisa pequena do dia a dia, mas eu muitas vezes foco naquilo que quero. O meu unico problema eh decidir o que quero. Quando decido, eu foco ateh o final. O pensamento eh o que leva a gente a trabalhar p conseguir.

Bom, apesar de eu gostar do que o livro fala eu nao conseguir ler o livro todo, parei na metade pois pra mim o livro fala da mesma coisa over and over again. Cansei, larguei de mao. Haha

Ah... eu tenho um problema com a definicao de onde eh minha HOME.

No Brasil morei minha vida inteira no mesmo apartamento com meus pais e irmao, mesma decoracao tudo (moveis antigos, caindo aos pedacos) mas era meu lar. Cresci lah. Aih vim p os EUA e durante o tempo que eu tava aqui como au pair meus pais mudaram p o apartamento no andar de baixo, mesmo formato tudo, eles reformaram, compraram moveis novos, ficou bonitinho. Mas eu nao estava lah quando eles fizeram isso. Fiquei 4 anos sem poder ir p Brasil na epoca entao quando voltei pela primeira vez cheguei num "apartamento diferente", mesmo sendo super parecido, igual, soh que no andar de cima, pra mim nao era minha casa. Era tao estranho, pois quando eu estava aqui como au pair eu sentia falta do meu antigo lar, do apartamento velho, moveis velhos, meu quartinho, meu cantinho. Foi muito estranho voltar p outro lar. Ainda nao sinto que eh meu lar quando volto p visitar meus pais. Eh muito estranho.

E aqui eu me sinto bem em casa, eh meu lar pois eh onde eu e o Bryan moramos, mas nao eh aquilo que queremos ainda... Nao sei explicar, nao tenho definicao p o que seja meu lar agora. haha.

Falei demais, tenho q ir fazer licao. Beijosss

Jackie said...

Oi, Lu,
Entendo bem isso? Já morei em duas casas no México e atualmente moro em um apartamento no Brasil. Sempre saio dos lugares com um aperto no coração... Mas o maior golpe foi há 15 dias, quando meus pais deixaram o apê em que moraram por 32 anos (desde que casaram). Eu adoro mudar, mas a casa dos pais é sempre uma referência. Chorei quando soube que o Natal de 2008 seria o último naquele apê, chorei no dia da mudança e estou chorando agora só de lembrar disso.
Beijos.

Wilma said...

Lucia estou aqui pensando, que vc além de gostar de cuidar de animais teria outra vocação, a escrita, você escreve bem e bastante!! Mas agora falando de casa, a que ficou pra sempre na minha memória, além da casa onde vivi até meus 19 anos, quando fui fazer vestibular morei numa república de estudantes. Era uma casa enorme, linda, com uma daquelas escadas típicas de filme e com vinte e cinco pessoas mais ou menos morando nela, ficava na rua mais linda da Tijuca, Rua dona Delfina,21 (hoje um prédio com dez apastamentos) até pensei em comprar um lá para viver pra sempre, mas voltei a sentir vontade de morar em casa e hoje, aqui é o meu cantinho preferido, o meu lugar no momento, mas que ainda precisa ser melhorado.