Thursday, May 14, 2009

Onde esta minha cabeca?

Ja e' o terceiro dia que noto que minha memoria esta indo pro beleleu e ontem de noite ate cheguei a me preocupar com isso. Penso numa coisa a fazer, levanto pra ir faze-la e quando chego la, esqueco o que era.

Tinha umas coisas importantes a resolver no computador ontem, mas foi so sentar e ligar meu laptop que fiquei encarando minha tela com o maior ponto de interrogacao na minha cabeca. O que estava querendo resolver? Qual website queria ir visitar pra isso? Sera que era email?

Depois de um tempo, lembrei. Dali resolvi ir na cozinha pegar algo. Dou simplesmente 5 passos, chego na cozinha, vou direto pra geladeira, a abro e pronto! O que estava fazendo ali? Quando consegui lembrar, o que realmente queria pegar nem estava dentro da geladeira! Isso aconteceu esporadicamente o dia todo de Terca e Quarta-feira.

Hoje de manha, foi a mesma coisa... nao sabia o que queria fazer a cada passo que dava (bem que eu poderia ter esquecido que tinha que trabalhar, ne? Ou entao me perder pelo caminho - kkkk).

Cheguei no trabalho, pensava nos programas que tinha que abrir pra resolver uns problemas, mas quando sentei ali, abri a pagina principal e... pra onde estava querendo navegar mesmo?

Nossa, isso e' muito ruim e esta me deixando preocupada. Quando chegar em casa, vou comecar a procurar uns sites, joguinhos e instrucoes pra melhorar a cuca, pois a coisa e' seria (talvez um quebra-cabecas, Suduko - meu jogo favorito ou algo que estimula mais a mente). Alem disso, quero ver se tem alguma vitamina, fruta ou coisa parecida pra eu poder tomar que tb ajude com esse problema. Bom... isso se eu me lembrar de pesquisar a respeito quando chegar em casa, rsrs.

Alguem tem alguma sugestao?

14 comments:

Mila Viegas said...

Bom, acho que você pode estar precisando de exercícios para desenvolver novas habilidades. Mas não se esqueça que estresse, o dia a dia tumultuado pode causar isso (vide meu blog... rs).

Acho que você tem que procurar algo, um hobby que estimule a sua criatividade, de preferência algo craft. Não to dizendo isso só pra puxar brasa pra minha sardinha, mas o trabalho handmade ajuda muito a estimular os circuitos neurais. Faça algo, aprenda a desenhar, a pintar ou jogar algum jogo.

Outra coisa é não se forçar a guardar tantas coisas na cabeça. Não perca o foco nas prioridades, ou seja, nas coisas que você acha mais importante e o que for relevante você deixa para pensar depois. Você pode exercitar isso com um papel e uma caneta. Escolha um objeto qualquer e anote tudo o que você sabe ou pensa a respeito dele, descrição, características, cheiro, sensação ao tocar, etc. E quando estiver fazendo isso pense só na sua tarefa e nada mais.

Outro exercício bom é visualizar imagens, tipo: comida! Feche os olhos e pense em alguma comida qualquer, pense nela com todos os detalhes, e sinta o cheiro, suas caraterísticas. Imagine-se comendo esta comida, com calma, saboreando-a. Se você, ao final, conseguir até mesmo sentir o gosto dessa comida a ponto de te dar água na boca, você conseguiu o objetivo da tarefa. Também pode usar esse mesmo exercício para outros objetos.

Coma alimentos que tenham vitamina B12, ácido fólico. Isso a gente encontra nos pães, cereais, vegetais e frutas. E beba muita agua.

Espero ter ajudado.

Sonho Meu said...

Voce so tem 30 anos ne mesmo? Ta cedo pra se preocupar em esquecer coisas. Nao pode ser Alzheimer. Talves vc ta trabalhando demais e precisa descansar a cabeça, dormir cedo.
Olha ...eu tenho quase 64 e no momento minha cabeça ta boa o problema agora é osteoporose. E dai me pergunto do que adianta ter o cerebro a todo vapor se meus ossos estao tao tao fraquinhos??hehehehehe Ainda bem que foi descoberto a tempo e to em tratamento serio.
bjs,
me

Nani said...

hahahah, Lu, nao esquenta nao!! Eu sou assim todos os dias, nao eh problema com a memoria nao viu. Eu sempre esqueco o que vou fazer (TODOS OS DIAS, VARIAS VEZES), principalmente no restaurante que tenho que fazer mil coisas ao mesmo tempo, tem hora que da branco. Sabe a melhor tatica p esses momentos? Voltar p o cenario em que vce estava (ou algo que estava fazendo) quando pensou que tinha algo p fazer, aih quando voce volta a memoria vem a sua cabeca logo. Eh assim que funciona comigo.

E olha, sei que nao eh problema de memoria, pois este semestre descobri que eu tenho uma memoria incrivel. Eu memorizei tanta coisa p meus teste, principalmente os praticos, olha, me surpreendi comigo mesma.

Nao esquenta que nao eh nada serio, eh apenas consequencia das mil coisas que fazemos no dia a dia, as vezes temos que parar e voltar p relembrar, funciona.
Beijosss

Fernanda said...

Sera que nao eh estresse hein Lu? Anda dormindo o suficiente? Como eu vivo em sleep deprivation, eu vivo assim, perdida rs. Tvz too much is going on na sua vida no momento, mas mesmo assim, exercicios sao sempre bem vindos, aprender uma lingua nova, e com respeito a alimentacao, nada melhor que uma alimentacao balanceada, quem sabe omega 3.
Beijinhos!!!!!!

Cristiane A. Fetter said...

Depois me diga o que achou do e-mail que te enviei sobre este post, he he he.
bjks

Luciana Håland said...

Ai, passo por isso também, muito, chamo de cabeca de vento. Mas acho que é devido a excesso de informacão, excesso de coisas pra fazer, excesso de distracões, etc, daí perdemos um pouco da concentracão, não acredito que seja memória mesmo, nesse caso da gente ir fazer uma coisa e esquecer, acredito que seja mais de atencão.
Minha memória era ótima, mas anda meio ruim também, além da atencão, e juntando as duas coisas o bicho pega.
Tem uns sites que dão dicas de exercícios para a memória, joguinhos, eu tinha um link mas tiraram o site do ar, se você encontrar algo, poderia postar a dica no blog?
Beijo

Mile said...

Eu acho que isso é falta de concentraçao. Mas esses joguinhos pra ativar a memória e a concentraçao sao ótimos. Tenta pensar numa coisa de cada vez e nao em mil ao mesmo tempo, assim nao há cabeça que resista a tanta informaçao armazenada hehe
Bjoks

Depois dos 25, mas antes do 40! said...

Sabe que ando assim também! Acho que é porque cada dia mais prestamos menos atenção às tarefas, fazemos tudo ao mesmo tempo e acabamos não fazendo nada com foco. Ontem mesmo fui a uma loja e quando dei de cara com a vendedora simplesmente ESQUECI o qeu tinha ido comprar lá. Olhava ao redor e um banco total. Foi horrível! Por isso, acho que é mais falta de concentração.Pensar em uma coisa por vez.

Enfim, minha opinião, rs.

Beijocas e ótimo final de semana!!!

Anonymous said...

Lu, não há de se preocupar. Com certeza, muito trabalho.
Alterações da glândula tireióide também ocorrem isto, seguida de pele seca, principais questões quando se consulta um endocrinologista.
Beijão ...
Eliana.
Mogi Guaçu/SP.

Fê França said...

Querida, uma vez fiz um curso de comunicação (dããã, minha área, né) e uma psicóloga me sugeriu anotar tudo o que eu queria fazer. Anotar, inclusive, os nomes de pessoas com quem falava ao telefone, para não esquecer no final da conversa. Ajuda bastante. Tenho a memória muito ruim, então anotar é um jeito de estimular também... além de ser uma mão na roda. ;o) Ah todos os emails que vc me mandou, eu respondi. Se eu não respondi, é porque não veio... então acho que teve algum que não veio, rs... de qualquer forma, te agradeço muuuuito. Uma amiga e um amigo estão cuidando do novo site pra mim, bem mais simples pra eu colocar meus vídeos, rs... beijos!!! Fê.

Monica said...

Acho que isso é sinal de cansaço e estresse, e acontece comigo também. O que me ajuda é anotar tudo! Vivo com a minha Filofax pra cima e pra baixo e anoto o que tenho pra fazer. Não dá pra confiar só na memória não.

Beijos!

Liza Souza said...

Lu,
acho que isso pode ter a ver com cansaco. Observe o seu dia e veja se voce nao está precisando se dar um descanso, ok? Acho que todo mundo passa por esses esquecimentos, mas se continuar de uma olhada sim. O meu marido eh desse jeito mas no caso dele eh genetico. Ele esquece tudo em menos de 5 minutos. Já falei que ele precisa exercitar mais a mente dele, mas eh preguicoso.

Lúcia Soares said...

Concentre-se. Uma coisa de cada vez.

Renata Nogueira said...

Lúcia
Venha para o Brasil passear de novo! rs
Experimente fazer palavras cruzadas...vc é muito nova ainda, mas lá na frente vc verá os benefícios desse simples hábito.
Beijão