Tuesday, October 27, 2009

Cade o lago?

Umas semanas atras, comecaram a fazer algo interessante no lago daqui perto de casa. Eu passo em frente dele todo dia pra ir pro trabalho e ja tinha notado que estava meio vazio, mas nao pude parar pra observar melhor. Nesse mesmo dia, Al foi dar uma volta ali e me passa um text message com uma foto de varios gansos perto do lago vazio e escreve: "100 gansos confusos". Se referia a eles nao terem mais um lago imenso onde nadar.

Parece que nosso lago, uma vez medindo uns 8 metros de profundidade, hoje em dia so tem 3 e nem acreditei quando realmente pude ver com meus proprios olhos o quanto estava raso. Nao tinha a minima ideia que ao longo dos anos, sedimentos foram se acumulando ali, ameacando a vida ecologica do lago e a propria existencia desse.

Esse projeto de remover quase 4 metros de profundidade de sedimentos do lago inteiro, vai custar 8 milhoes de dolares e nem imagino como isso vai dar trabalho! Com ajuda de voluntarios, conseguiram transferir a maioria dos peixes desse lago pra um outro e quando Al me contou como fizeram isso, fiquei fascinada.

Parece que passaram uma corrente eletrica na agua pra paralizar temporariamente os peixes sem machuca-los e assim coloca-los em tanques acima de caminhoes e transporta-los a um lago vizinho. O negocio eh mais complexo ou simples que isso, mas resumindo foi o que eu entendi. Nem sei como drenaram a agua e nem pra onde foi, rs.

O projeto esta estimado a ser completo em Maio de 2011 - quando esperamos ja estar comprando uma casa, rs. Mas olha, nesse tempo todo que estou morando aqui, nunca vi esse lago sem agua, eh tao estranho!!! Estou doida pra ver os caminhoes ali trabalhando nele e vou tirar fotos ao longo do projeto. Por enquanto ficam essas agora dele ai vazio e feinho, snif, snif. rs

Fotos: Esse lago eh imenso e nao da pra ve-lo todo numa foto so. Comecei da esquerda pra direita. Aproximem as fotos pra ver os detalhes.

Nessa ponta ai da esquerda, foi onde eu andei no lago congelado no inicio do ano. Se soubesse que o lago nao era tao fundo assim, teria ido ate la no meio, rs. Nessas fotos da pra ver os sedimentos/lama e somente um pouquinho de agua em alguns pedacos.









Antes e depois









Essa foto do "antes" foi tirada do outro lado do lago olhando essa casinha.









Antes e depois









Bem no meio dali do lago. Vistas e angulos diferentes do antes - reparem que a agua ia ate ali em cima dessa represinha:









O depois. Esse pedaco do lago sempre imaginei ser super fundo.









Na outra parte do lago - antes e depois

14 comments:

Sonho Meu said...

Tá parecendo mais a seca do Ceará.
engraçado como é que pode secar assim ne mesmo? com certeza eles vao conseguir trazer o lago de volta. O que gosto daqui é que quando americano tem um problema, eles agem rápido. Por isso que confio nesse pais !
bjs,
me

Mila Viegas said...

Nossa, Lu! Que diferença né mesmo? Como você não notou? Pois não é algo que acontece da noite para o dia.

Lucia Cintra said...

Mi, nao notei assim de inicio, pois passo de carro ali e nao da pra ficar encarando o lago enquanto dirigo, rs. E foi mais ou menos de um dia pro outro sim. Tipo uns 2 ou 3 dias o lago ja estava vazio assim, muito estranho! bjos

Lucia Cintra said...

Mi, foi mal, eu quis dizer semanas, nao dias, haha. Se bem que Al acha que levou mais ou menos um mes pra esvaziar. bjos

Anônima said...

Caracas Lu, ta raso hein?

Mas as fotos sao lindas

Alcyone Coelho, said...

Lú, sabe o que eu AMO nesse país? Q qd vemos um projeto assim, a gente não pensa QUEM aprovou o projeto, com QUAL intenção sinistra por trás... >??? Qual a empreiteira está fazendo a obra e tal, como no Brasil, onde a robalheira tira a beleza de qualquer coisa que façam. O pensamento é: UAU, q legal um projeto como esse...
beijos

Luciana Håland said...

É, estranho mesmo, e como disse Alcyone, vai saber pra que o projeto, que intencão tem por trás disso, ... Eu ainda prefiro os lagos, vai ver daqui a pouco surge mais um prédio bem ai onde era um lago, derrubam as árvores ao redor e constroem mais, acumulam lixo, ...
Nao sei qual vai ser o futuro desse planeta, tenho medo.

Beijo

Mila Viegas said...

Nossa, mas mesmo assim é pouco tempo! Por exemplo, quando eu era mais nova, lembro que a lagoa de Maricá (atrás da casa da minha mãe) era super cheia e tals... E passado alguns anos, ela foi ficando assim: assoreada. Obviamente que existem causas e são diversas dependendo do local, do clima e tudo o mais.
Isso ocorre devido à erosão. Mas esse processo pode ser acelerado quando ocorre retirada de cobertura vegetal, por exemplo. O que é preciso saber é se ocorreu de forma natural ou foi acelerado por algum fator externo. A gente consegue observar melhor a região que está sofrendo erosão quando as águas das enxurradas e dos rios após as chuvas estiver barrenta. Se estiver barrenta é porque a região está sendo muito erodida. Quando um terreno é erodido a água da chuva leva a argila em suspensão, dando uma cor amarelo ocre às águas.
Tanto a chuva quanto o vento podem acelerar o processo de assoreamento. Quando isso ocorre, é a cobertura vegetal que serve de "filtro" para que esse material (areia, solo desprendido, e outros materiais) não seja depositado sob a água.
Sendo assim, se essas matas forem indevidamente removidas, os rios e lagos acabam perdendo a sua proteção natural e ficam sujeitos ao assoreamento, podendo inclusive haver queda das suas margens, que vai acelerar ainda mais.
O assoreamento reduz o volume de água e a deixa turva. Quando isso acontece, a entrada de luz solar é bloqueada dificultando a fotossintese e impedindo que o oxigênio se renove para as algas e os peixes. Se algo não for feito, o local pode desaparecer.
O fato é que trata-se de um processo natural, climático e nem sempre tem a ação do homem envolvida nisso. Geralmente tem, mas não necessariamente. O importante, é preservar as matas ao redor e a cobertura vegetal nessas regiões. A água precisa estar limpa para que a vida seja mantida ali.
Enfim... medidas precisam ser tomadas agora, como estão fazendo.
E é bom lembrar que politicagem existe em qualquer país do mundo e apenas esperar que as autoridades tomem providências depois do fato consumado é muito cômodo. Cabe a cada um de nós fazer a sua parte em relação à preservação ambiental e não colocar a culpa no governo pela omissão ou algo desse tipo.
O que falta no ser humano é respeito e educação, e vamos falar sério? Respeito e educação é responsabilidade de cada um de nós, não deve ser estimulado por fatores externos.

Afff... desculpa! Desabafei... rs

Lucia Cintra said...

Lu, a Alcy quis dizer que aqui eles cuidam das coisas. Esse projeto eh pra resgatar o lago, pois se fosse deixar, sumiria daqui a umas decadas devido aos sedimentos se acumulando no fundo. Eles nunca fariam isso que mencionou, alem do fato de ser proibido construir predios em certas areas aqui e os parques serem rigorosamente protegidos e cuidados pela sociedades ambientais do estado/cidade. Bjos

Beth/Lilás said...

Nossa, que ação bacana!
Claro que vão trabalhar no lago e restituí-lo novinho em folha para os cisnes e outros seres que nele habitam.
Estas iniciativas de governos como os daí e de outros países com visão holística é que nos surpreende, nos enche de vontade e esperança de que um dia seja copiado por aqui.
Claro que tudo precisa também da mentalidade e educação do ser humano que vive nestes lugares e nós aqui estamos trabalhando duro para incentivar filhos, jovens e pessoas carentes a não jogarem seus lixos e esgotos em áreas assim.
Vejam vocês que a linda área de restinga que temos aqui na Barra da Tijuca, vem sempre sendo atacada pelos esgotos dos grandes condomínios feitos naquele local e tanto eles, construtores quanto governo, fingem que não veem o crescimento disso.
Uma pena!
Não poderão desfrutar como você, Lucinha, do privilégio de olhar um lindo lugar como esse no futuro.
bjs cariocas

Fê França said...

Que lago lindo!!! Tomara que fique pronto logo. Se tem uma coisa bacana aí é que eles cuidam muito bem de parques e lagos, né? Eu me lembro e disso gostava bastante :o) Beijos.

Ellie said...

Que cores lindas do Outono. Amei!

Cristiane A. Fetter said...

Lucia, sempre que posso assisto a um canal americano chamado HGTV. Este canal tem programas destinados a pessoas que irão comprar sua primeira casa. Tem o Property Virgins e My first place, e sempre que vejo penso em você.
Lá tem dicas bem interessantes do que procurar em uma casa, o que dita o preço (localização ou estilo de vida, se você tem ou não filhos, por aí), não sei se você já o conhece.
Que máximo este trabalho de recuperação do lago. 8 milhões não é nada perto do que já gastamos para estragar o lago.
bjks

Lucia Cintra said...

Cris, esse eh um dos unicos canais que assisto e um dos meus favoritos, inclusive esses dois shows. Amo e ja aprendi bastante com eles! rs

bjos