Sunday, October 4, 2009

Nemacolin Castle

Parte 2 do nosso Sabado:

Toda semana a gente recebe em casa um jornalzinho de graca sobre o que anda acontecendo no municipio e cidades alheias. Eu normalmente nao os leio, mas recebemos um semana passada que Al guardou pra me mostrar. Tinha uma pagina inteira so de atracoes e eventos de Halloween e claro que eu fiquei querendo ir e participar da maioria. Entao, depois do Apple Fest ontem, passamos rapidamente em casa e decidimos ir ate uma cidade que fica ha uma hora e meia da nossa casa chamada Brownsville pra visitar o Nemacolin Castle.

O que nos interessou por esse lugar, foi a historia. Eh uma mansao que pertenceu a tres geracoes de uma familia muito influente do lugar e cuja casa hoje em dia, dizem ser assombrada por espiritos de alguns membros dessa familia. Quem se interessar em ler sobre eles, podem ler aqui (em ingles). E esse aqui eh um video que fizeram sobre essa mesma mansao, mostrando um pouco dentro dela e tb da cidadezinha (tb em ingles).

Chegamos la e fiquei encantada com a casa. Brownsville na epoca tinha toda potencia de se tornar uma cidade grande e prospera como Pittsburgh, mas foi deteriorando aos poucos e hoje em dia eh uma daquelas cidadezinhas so “de passagem”, sabe? Fica somente a uns 15 minutos de onde fiz faculdade e me lembro de termos passado por elas varias vezes em direcao a outros lugares quando estudava. Mas nunca soube da existencia dessa casa.

A atracao dela foi a seguinte: Os guias que sabem da estoria da mansao e da familia nos mostra a casa e os comodos nos contando eventos que ja aconterecam ali ou experiencias que esses mesmos e outras pessoas ja tiveram com fenomenos paranormais. Assim que entramos, os guias, vestidos com roupa da epoca (de uns 3 seculos atras), nos informa sobra a familia e sobre essas aparencias logo de incio. Uma delas nos diz que as estorias nao sao pra assustar os visitantes, mas foram coisas que realmente aconteceram ali e essa mulher (que voluntariamente faz parte da preservacao da mansao ha mais de 10 anos), nos contou varias coisas que ela mesma ja experienciou – disse que antes dessas experiencias, era alguem que tb nao acreditava nessas coisas.

Deixa eu dizer que eu eu Al somos dois ceticos. Nao acreditamos em nada e somos daqueles que precisam de prova pra mudarmos de ideia. Confesso que mesmo assim e que mesmo adorando e me interessando em escutar estorias paranormais, ver filmes ou documentarios a respeito, eu fico morrendo de medo depois (pois eh, se nao acredito, pq fico com medo, ne? Nao da pra entender, mas... Ja experienciei algo parecido uma so vez na vida e juro que nunca mais quero, porem ainda ate hoje fico duvidando se nao foi imaginacao ou coisa da minha cabeca mesmo).

Menciono isso, pois nessa casa, apesar de ja estar de noite e os guias nos levarem a cada comodo contando estorias de e em cada um deles, com todas as luzes apagadas e somente com um lampiao na mao (tinham que criar um clima amedrontador, nao eh?), nao fiquei com um pingo de medo. Nadinha mesmo, nem sequer um arrepio ou cabelo de pe. Acho que estava tao facinada pela mansao, tentando absorver cada detalhe de cada comodo, pois todos ainda tinham os moveis da epoca (que acho lindissimos), que nem senti medo.

So ficava olhando pra cada peca, cada decoracao, cada detalhe, cada tapete e ate mesmo arranhao e me imaginando ali naquela epoca. Encarava as guias tb com aqueles vestidos do seculo 18/19 pra tentar me fazer voltar no tempo (quem me conhece, sabe que tenho facinacao com o passado e com essa epoca). Tocava levemente em alguns moveis ou parede, corredor, sabendo que essas pessoas tb ja o fizeram. Ja andaram por onde eu estava andando, tocaram naquela macaneta, sentaram naquela cama...

A casa eh lindissima e eu e Al vamos marcar um passeio mais particular pra explora-la durante o dia, pra podermos ver melhor os detalhes. Mas... o interessante foi que aconteceu em um dos comodos. Era um quarto na torre da casa, meio pequeno (alias, pequeno comparado com os outros) e com uma escadaria super estreita subindo dentro desse quarto pra um igual ali em cima (os dois na mesma torre da mansao). A guia nos contava que o quarto pertencia a um dos filhos do morador que ja foi visto ali dentro como espirito por certas pessoas e mencionou tb que algumas outras ja experienciaram ou viram uma crianca pequena chorando ali dentro. Isso porque parece que essa crianca, experienciou ou viu a morte de alguem caindo daquelas escadarias, do quarto de cima pro de baixo.

Ao acabar de explorar a casa inteira, e ja la fora, Al vira pra mim e disse que nesse quarto, sentiu alguma coisa pegar na mao dele... Huh? Como assim? Conta direito isso...

Deixa eu lembrar voces que a gente nao acredita nessas coisas. Fiquei tentando achar explicacao. Perguntei se tinha alguem do lado dele – Nao tinha – estavamos todos afastados e eu olhando e explorando o quarto meio longe dele enquanto escutava as estorias da guia. Perguntei se poderia ter sido um musculo pulando (sabe quando da aqueles tics que faz nosso musculo ficar pulando sozinho?). Tb nao foi. Ele disse que sentiu como se fosse uma crianca tentando chamar sua atencao, o cutucando na mao. Pensou que fosse ate um inseto ou bicho posando ali, mas nao era, pois quando olhou nao viu nenhum, nem nada ao redor. Como assim algo tocou sua mao? Ele disse que foi algo bem distinto!

E o mais interessante eh que eu nao fiquei com um pingo de medo!!! Fiquei mais curiosa e entusiasmada do que qualquer outra coisa! Sabe por que? Eu nao acredito muito nas pessoas quando me contam essas experiencias. Tipo, ate acredito, mas eu tenho que experiencia-las tb pra acreditar 100%, pois pode ser qualquer outra coisa. E vindo dele, sabendo que ele nao estava inventando nada, nem mentindo e acredita no mesmo que eu, ou melhor, nao acredita, me deixou curiossima e nao parava de perguntar como tinha sido, o que ele sentiu na hora, como se sentiu depois e pedi pra “reproduzir” o toque na minha mao pra eu ver como tinha sido.

Perguntei pq nao tinha dito pra gente na mesma hora que sentiu algo. Tinha um casal com duas filhas adolescentes ali conosco visitando a casa e uma das meninas estava morrendo de medo das estorias e estava ali agarrada com o pai. Al disse que nao queria assustar a menina mais do que ja estava branca de medo.

Mas gente, que coisa curiosa! Por que tocou ele e nao eu? Por que sera que nao fiquei com medo daquele lugar, quando qualquer outra historia deixam meus pelos de pe? Estou doida pra voltar la, talvez leve minhas irmas comigo, mas quero voltar com ele durante o dia pra explorar a casa melhor. Esse lugar eh muito facinante. Como gostaria de poder voltar no tempo somente como uma observadora pra ver como realmente viviam ou passavam seus dia a dia. Qualquer coisa do passado me facina de uma tal maneira que nao sei nem explicar.









Um dos poços da casa. Eles tem um outro no basement.


8 comments:

Beth/Lilás said...

Uiuiuiu! A casa é bem maneira mesmo, ampliei a foto para ver melhor, mas fala sério, não gostiu disso não! Tenho maior medão! hahaha
Já viu um negócio desses, mulher velha e com medo de fantasmas?!
Não vejo filme de terror nem que tenham monte de gente perto vendo, depois não consigo parar de pensar e achar que tô vendo coisas.

E sobre essa mãozinha boba encostando no Al, vê lá heim, pode ser alguma fantasminha carente que gostou delezinho. Eu se fosse vc não voltava mais com ele lá! hahahha
beijos cariocas

Felina said...

nosso q medo, q história, eu fico com medo sim, adorei as fotos e tb sou apaixoanda por esses locais históricos, sempre fico pensando nas pessoas que viveram ali, as histórias, acho tudo incrível.

Fernando Valente said...

Quais foram as esperiencias que a mulher contou? Qual foi a esperiencia que voc^e viveu?

Essa de sentir pegar, ver pessoas tem explicação cientifica. 'E como se o plasma da pessoa ficasse depois de ela viver muito tempo no lugar. Tem algo a ver com fisica quantica, não significa espiritos ou coisa do tipo. Espero poder ir nessa casa algum dia. :D

Fê França said...

Eu mooooooorro de medo de algumas coisas, rsrsrs, mas eu acredito em muitas delas. Só que a casa parece mesmo bem bonita. Eu não voltaria lá à noite, rsrsrsrsrs. beijos, querida.

Anônima said...

eu tenho vontade de participar de eventos assim. Acho o maximo

Dani dutch said...

Lúcia, se eu assisto um filme de terror fico meses com aquilo na minha cabeça, e fico enxergando toda hora o tal ser do filme..
Por isso até evito de assistir.
Bjuss

Mila Viegas said...

Já te mandei email a respeito... rs

Anonymous said...

Lu, amei seu post. Um dos filmes q mais gostei foi "Em algum lugar do passado". Quero mto visitar essa casa um dia e quem sabe, com vc! Estou retornando ao mundo digital depois de tanto tempo com problemas no computer. Perdi de novo minha agenda e seu endereço. snif snif...mil beijocas, judy k