Monday, November 2, 2009

Celular nao eh pra criancas

No meu trabalho, eu normalmente nao lido com clientes ligando com perguntas ou problemas basicos sobre contas, telefones, planos e etc, e sim lido com a parte tecnica dos celulares. Porem hoje, atendi um cliente querendo saber como limitar o filho a usar text message - que acho que no Brasil se chama torpedo.

Ele tinha um plano que dava acesso ilimitado pra todos os celulares na sua conta, poderiam mandar e receber essas mensagens o quanto quisessem, mas ele queria limita-las mesmo assim. E pediu pra eu ir ver o quanto seu filho usou nesse ultimo mes.

Olha, juro que quando abri a conta dele quase cai dura pra tras. Nesse mes, o menino mandou e recebeu quase 41.000 mensagens. Isso mesmo, MIL! Mes passado foi quase 45 mil e no mes anterior, 40mil. Fora as picture messages (fotos e nao texto). Que absurdo! Ele mesmo disse, "Viu? Isso tem que acabar". E tive o maior prazer de guia-lo como colocar limites de horarios pro seu filho nao ter acesso a isso 24 horas por dia. Agora ja pensou se ele nao tivesse esse plano ilimitado? Calculam ai, 15 centavos por cada mensagem...

Quando trabalhava com atendimento ao cliente, ja vi muitas contas altissimas devido a criancas abusando do acesso ao celular e nao so usando txt msgs ate nao acabar mais, mas tb comprando musicas, temas, indo na internet sem ter um plano pra cobrir o uso e tudo mais. E os coitados dos pais desesperados, arcando com a conta que no fim eh uma fortuna. Me lembro de um cara me ligando e brigando comigo, dizendo que seu filho nao faria isso, que a compania estava roubando ele, que isso e aquilo... Ta, tudo bom... Eu simplesmente o fiz entrar na conta dele pela internet e mostrei o arquivo inteiro relacionado ao celular do filho em questao, mostrando cada detalhe de uso. Ele calou-se na hora!

Acho ridiculo dar um celular pra uma crianca, nao entra mesmo na minha cabeca. Se algum de voces eh mae ou pai e fazem isso, me desculpem, mas que aguentem as consequencias do uso e abuso do celular e da conta alta. E nao adianta falar que "Meu filho nao faz isso, que entende que nao eh pra acessar", pois eles fazem! Nesse caso de hoje, nao foi nem questao desse homem ter uma conta alta, foi questao do seu filho passar literalmente o dia inteiro grudado no telefone passando e recebendo text messages. Isso nao eh saudavel!

Ja vi outros que pagam uma fortuna pra dar pra uma crianca de 10 anos, o ultimo modelo do blackberry ou qualquer outro celular avancado parecido. E com esses tipos de celulares, voce tem que ter nao so um plano pros minutos, mas tb um plano pra internet e email. Nem morta eu compraria um desses pra uma crianca! Se fosse imperativo ele(a) ter um, seria um mais basico possivel e cheio de bloqueios na conta.

Umas semanas atras, tive uma senhora transferida pra mim pra ver se eu descobria por que ela estava sendo cobrada "megabytes". Quando disse que o celular em questao era do seu filho, eu ja fiquei alerta. Pesquisei, falei com o rapaz (que mentiu pra mim que nao tinha acessado a internet e ainda disse que o celular conectava sozinho de vez em quando por ser uma touch screen - me poupe!!!), mas essas pessoas mal tem ideia que posso acessar exatamente TUDO o que fizeram no telefone. Posso ver onde foram, no qual site entraram e sairam, que horas e quanto tempo estiveram ali, se a coneccao foi acidental, disconectada manualmente ou "timed out"...

Nem preciso dizer que a conta de nada mais, nada menos de uns $1,200 dolares era valida. Fiquei com tanta pena dessa senhora, que acabei colocando ela num plano mais caro por 3 meses que cobria o uso da internet, so pra poder creditar a maioria desse valor de volta a ela. So sei que se fosse eu, esse menino ja estaria sem o telefone!!!!

Ate entendo que hoje em dia eh bom ter um celular em caso de emergencias, mas eu cresci super bem sem isso. Ia e vinha dos lugares e das casas dos amigos sem problemas e sem ficar grudada num celular. Ligava pra minha mae dizendo que tinha chegado onde estava indo e ligava pedindo pra ir me buscar, ou entao combinava um horario na maioria das vezes.

Me desculpem, ainda acho um absurdo crianca ter um celular. E mais absurdo ter um celular avancado. E muito mais ainda passar 24 horas grudado em um, perdendo ter uma vida ativa e uma vida social nessa fase tao importante de suas vidas. Esse homem fez super certo de restringir o uso do celular do seu filho a somente algumas horas por dia.

18 comments:

Mile said...

Realmente criança nao precisa de celular, mas hj em dia é muito difícil ver uma sem. Agora...41 mil sms??? Meu Deus, fiquei passada!
Bjoks

Fernando Valente said...

Discordo de você. Celular salva vidas as vezes. Se você cai num buraco ou coisa assim(isso acontece com criança também), tem pra quem ligar(isso acontece aqui de vez enquando e passa no jornal). É verdade que muita gente usa de maneira descontrolada, isso tem que controlar mesmo. 41.000 mensagens é realmente demais, ai eu concordo com você. Mas um celular é útil pra qualquer um, se for smartphone principalmente. Mas sinceramente, esses exageiros ai que você listou são uns absurdos mesmo.


Perguntinha boba. Você tem como ver aonde seus clientes andaram por causa do GPS deles?

Nanci said...

Com certeza. Criança tem que brincar, queimar as energias e calorias e nao ficar grudada a um telefone (e jogo de computador tb entra nessa). Sei que as crianças de hoje em dia querem so fazer isso, mas cabem aos pais terem tempo de brincar com filhos e incentivar a fazer outras coisas de outras formas. Muitos pais hoje nao tem paciencia e nao gostam de ficar com os filhos e entao dao tudo o que eles querem que é para compensar a ausencia deles, e fica ai esse monte de crianças sem objetivo e motivaçao (agora saí um pouco do assunto).
Nunca é tarde para mudar e dar mais atençao as nossas crianças e quem quer ter filho tem que ter em mente que eles vao sim consumir uma boa parte da sua vida.
Bjs

Bia Mendonça said...

Nossa que absurdo Lu! Se fosse eu não tiraria o celula, pq emergências acontecem e ninguém quer deixar os filhos a ver navios, mas o celular seria um pre-pago e dependendo da idade do filho, ele mesmo pagaria pelos créditos!

Eu acho legal ter um celular que faz varias coisas, mas se a pessoa for compulsiva, nao vai dar certo essa combinação. Tem gente que não tem limite!

bjs

Anathalia said...

Lúcia, isso é uma loucura mesmo. Outro dia li uma reportagem que mostrava problemas de saúde que as crianças estão tendo por causa do abuso de text messaging. Doenças como tendinite, ataques de ansiedade, insônia e outras. Uma coisa incrível, fiquei perplexa.

Liza Souza said...

Lu,
aqui vejo os meninos de 6, 7 anos desfilando por ai de celular. Tbm acho demais uma crianca com celular, mas penso que se for dar que tenha limites e que seja um de cartao limitando o valor por mês. Nao sei se vou mudar de ideia ao decorrer do tempo, mas nao pretendo dar um para o Miguel tao cedo.
Beijos

Beth/Lilás said...

Falou web-filha!
A partir de uma determinada idade precisa-se hoje em dia dar um celular para uma criança, estimo que lá pelos 10 anos, mas que seja algo simples, somente para se comunicar com os pais ou amiguinhos quando necessário. De resto, já teem o computer em casa e o próprio telefone fixo, pra quê mais?

E você está certa, afinal discutir o quê com uma especialista nisso!

Ah, se meu filho me aparecesse com 41 mil ligações!!!!
bjs cariocas

Mi said...

Lucia - concordo totalmente contigo! qto ao comment "Se você cai num buraco ou coisa assim(isso acontece com criança também), tem pra quem ligar"- por favor!!!!!!!!!!

Luciana Håland said...

Lucia, concordo totalmente, acho um absurdo, e acho mais absurdo ainda dar um celular mega caro para um pirralhinho(a), e já ouvi mãe toda orgulhosa contando que o filho (a) tem que ter celular tal porque tá na moda, ou seja, além da mãe querer aparecer contando grandeza que tem grana (muitas vezes nem tem mas faz das tripas coracão para comprar o aparelho pra crianca) ainda já vai passando esses valores do 'você vale pelo que aparenta' para uma crianca. Não que precise, isso do valer pela aparência, pelo menos no Brasil, já comeca a valer bem cedo nas escolas, mas acredito que os pais poderiam ensinar diferente, passar outros valores pros filhos, até porque nem sempre podem dar tudo o que eles venham a querer ou precisem para estar na crista da onda da sociedade.
Meu celular é a cartão, coloquei crédito em janeiro, cerca de 50 dólares, e até agora continuo com esses créditos, então não vejo mesmo porque uma crianca com celular de conta, se os pais querem dar, deviam pelo menos dar um de cartäo e assim ensinar o filho a ter um equilíbrio financeiro, comecando pela conta telefônica.
Eu quase não uso celular, detesto mandar mensagem de texto, ligo muito pouco (pelo uso dos créditos já dá para perceber).
E claro, o uso do celular, não só pelas criancas, está se mostrando abusivo e prejudicial, agora todo mundo quer usar o celular pra registrar alguma coisa e enviar, invadindo a privacidade dos outros, desrespeitando, colando na escola, na faculdade, nos vestibulares, cometendo crimes, etc
Acho que a tecnologia evoluiu muito rápido e muita gente não conseguiu entender como usar bem a coisa.

Beijo

Fê França said...

41 MIL????? AFEEEE!!!!!!
Olha, até sou a favor da criança ter um celular para receber chamadas e fazer no esquema pré-pago ou ligar a cobrar mesmo. Bem simplão, sabe? Nesse esquema. Só. beijo, linda.

Carmem Tristão said...

você fez as contas? 41.000 mensagens no mês são 1.366 por dia. considerando que essa criança ficou acordada durante 18 horas no dia, são 75 mensagens por hora. que ainda resulta em 1,2 mensagens por minuto, sem considerar horário do banho, alimentação, pausa para o xixi, calçar um tênis, vestir uma roupa etc etc etc. considerando essas variáveis, será que ele conseguiu mandar 5 mensagens por minuto? que loucura... em qual momento do dia ele estuda? como deve ser o boletim dessa criatura?

Fernanda said...

Nossa, 41 mil mensagens num mes? To passada! Eu tbm cresci sem celular, mas as coisas mudam neh? Eu ateh consigo entender os beneficios de uma crianca ter celular, quem eh pai e mae e trabalha e vai levar filho na casa do colega, em esportes, aulas disso e daquilo, sim ajuda demais, vejo pela minha colega que eh mae de uma menina de dez anos . Mas tem que ter limite neh? Puxa, esse menino que enviou 41000 mensagens ficou o dia inteiro soh fazendo isso, nao eh saudavel.
Beijocas!

Fernando Valente said...

Isso acontece sim. Olha:

http://www.meiobit.com/meio-bit/internet/ca-no-bueiro-e-agora-quem-poder-me-ajudar

Ok, vamos considerar que uma criança não costuma ter QI de Lula, então ela vai fazer a coisa certa.

Lucia Cintra said...

Gente, essas 41 mil mensagens foram enviadas E rebecidas por ele. Mesmo assim, tem um outro ou "outros" viciados do outro lado da linha tb. Nao eh saudavel mesmo.

Nando, os celulares podem ser localizados sim com o sistema do GPS, mas a gente nao tem acesso a isso. Pelo o que eu saiba, somente a "law enforcement" ou sistema de emergencia como 911 daqui tem acesso a localizar o cel da pessoa se essa esta em perigo.

bjos a todos e obrigado pelos comentarios.

Sonho Meu said...

Tambem se fosse uma mae jovem com filhos, eu jamais daria um celular pra eles. Eita coisinha cara desgraçada. Eu tenho um e procuro usar o minimo possivel(so eu, meu marido e minha filha) e esse mes a conta veio em 130 doletas. To so contando o dia em que eu possa cancelar, esse cell...menos uma despesa na minha vida...Argh !!! Nao gosto e é mesmo que jogar dinheiro pela janela !. Omeu cell é o mais simples e careta que existe. Nao quero um blackberry nem de graça.

Mary said...

É bom dar limites a essa criançada!Custa mto dim-dim,faz mal pra saúde. Ih, eh mesmo, podem me achar pelo cel., a seguradora do meu carro tbm sabe por onde ando, a qto ando...só faltam controlar minhas células!?

Anônima said...

what? to de boca aberta. eu uso torpedo e no maximo 200 mensagens por mes

Dani dutch said...

OI Lúcia,
nossa 41 mil... que isso ???
Tudo tem que ter limite, imagina uma criança que já começa gastando esse absurdo com o celular, e quando crescer, as contas, o saldo bancário, tudo isso vai acarretando danos ao futuro. Tem que ter limite.
Tenho uma conhecida que a 3 anos atrás gastou em um Mes 1.500 reais de celular..
bjuss