Wednesday, January 27, 2010

Manias sonolentas

Tem gente que acha que dormir eh perda de tempo, mas eu AMO! Nao so por poder descansar meu corpo, mas tb por meus sonhos serem fantasticos e tao cheios de detalhes! E poder dormir as 9 horas completas que meu corpo sempre precisa, nao tem preco! Menos que isso e eu nao funciono a toda capacidade, mas as vezes nao tem jeito, ne?

Mas... vim escrever esse post sobre algumas manias que eu tenho antes de dormir, entao depois do ritual de lavar e passar meus cremes no rosto, escovar os dentes, tirar lentes de contato...

- Eu checo pra ver se minha garrafinha de agua esta cheia ali na minha mesinha de cabiceira. Nao consigo dormir sem agua.

- Nao consigo dormir sem passar chapstick nos labios pra ficarem hidratados durante a noite. E sempre tenho uns 3 por ali, inclusive pelo menos um debaixo do meu travesseiro.

- Ventilador tem que estar ligado, sempre virado pra parede 365 dias por ano, nao importando a estacao. Eu e Al nao conseguimos dormir sem o barulho. E se ele para no meio da noite devido a falta de luz, eu acordo imediatamente e tenho problema em voltar a dormir.

- Percianas e cortinas tem que estar abertas. Eu e Al tb gostamos de um quarto meio claro, principalmente se a lua esta cheia. Onde moramos nao tem muita luz artificial la fora, e nao gostamos de dormir num breu (mas de manhazinha tudo tem que estar escurinho).

- Nao consigo dormir de calca comprida ou meia. Posso ate raramente ir deitar com elas, mas sempre as arranco no meio da noite. A temperatura aqui dentro de casa eh sempre constante e confortavel nao importa a epoca do ano, entao uma blusa velha e confortavel do maridex eh minha escolha favorita de pijama.

- Nao consigo adormecer se nao estiver de brucos ou de lado. Ja li e pesquisei que dormir amassando o rosto assim constantemente no travesseiro acaba dando rugas, mas isso pra mim eh caso perdido. Tentei ao maximo e simplesmente nao consigo. Minha mae dizia que ate quando eu era bebe, eu fazia isso. Ela me colocava deitada de costas pra trocar minha fralda e eu ficava ali me esforcando pra virar de barriga pra baixo.

- E finalmente e principalmente: Nao sei quando comecei com isso, mas eu tenho que dormir com meu cabelo cobrindo meu ouvido. Simplesmente tenho nervoso de pensar que algum bicho ou inseto poderia entrar ali. E so consigo adormecer assim. Me lembro de uma vez que Al foi me dar um beijo antes de sair pra trabalhar e logo em seguida, cobriu minha orelha que estava de fora. Achei tao bonitinho, pois ele sabe que eu tenho nervoso delas expostas assim.

E pra ilustrar esse meu nervoso: La vou eu deitar ontem umas 2 da madrugada, entro no nosso quarto e com a luz do corredor acesa vejo esse bicho ai da foto nos pes da minha cama!!!! Ja fui logo o afogando na privada, mas que coisa!!! Como sera que entrou aqui em casa?

Raramente abrimos as janelas ou a porta da varanda, devido a sempre termos o aquecimento ou ar condicionado ligado (dependendo da estacao). E quando abrimos, todas tem telas pra nao deixar inseto entrar. O estranho eh que no inverno daqui, os insetos se evaporam. Voce nao ve nenhunzinho mesmo em lugar nenhum! Entao como esse ai apareceu e foi parar justamente no meu quarto e na minha cama???? Nao sei mesmo, mas nao gostei, nao!

Mas e ai? Qual sao os seus rituais ou manias sonolentas?

14 comments:

camilah said...

Eu ate que nao tenho tantos rituais nao. Mas sempre coloco Aquafor nos labios, e sempre tenho um copo d'agua cheinho na mesinha de cabeceira. Prefiro o quarto escuro, e qualquer barulhinho me desperta. Vez ou outra, eu cubro minha orelha com a coberta, mas isso o porque me ajuda a adormecer mais rapido :)

Bia Mendonça said...

Eu sempre durmo com um copo/garrafa de água perto da cama, senão é certo que acordo no meu da noite com sede!

Tb só dormia com barulho, mas aqui é o silêncio horrível. Acabei acostumando, pq não tinha jeito mesmo!

E eu consigo, mas não gosto de dormir com nenhuma luzinha no quarto. Se alguém acender a luz no corredor, ja me acorda!

E acho super engraçado isso de cobrir as orelhas! Eu tinha uma colega de faculdade que cobria com a coberta! Eu me lembro que deu muita risada quando vi a cena!

bjs

Eduardo said...

Lucinha, esse inseto chama-se percevejo e como voce sabe tem um cheiro horrivel. Sugiro afoga-lo na pia pois gasta menos agua...
Um detalhe: voce sabia que no Mexico tem gente que come isso? Assim: pegam uma tortilha, colocam mel ou syrup, despejam um punhado de percevejos vivos no mel e enrolam a tortilha. Eles ficam presos no mel e entao podem ser comidos sem fugir. Uma delicia! dizem os alucinados.
Segundo o dito popular: "gosto nao se discute, ja dizia uma velhinha comendo merda" (sorry for the profanity)

Voce esta dormindo muito, 8 horas sao mais do que suficientes, principalmente se voce dormir cedo e acordar cedo. Dormir tarde nao eh bom. Quem dorme muito assunta pouco (ditado do interior)

Beijos
Dad

camilah said...

Seu pai e fofo demais Lucia!!! Mas eu tambem preciso de 9 horas de sono.

Mile said...

Nao tenho tantas manias nao, aliás tá difícil pensar nas minhas manias. Let me see...dormir de bruços ou de lado, passar creme antirrugas, escuro total, silêncio idem(apesar de que no verao eu adoro o barulhinho do ventilador). Menina, vc deve pagar uma conta alta de luz, usar ventilador 365 dias!!!
Acho que só, nao me lembro de mais manias
Bjoks

Lucia Cintra said...

Pai, a gente nao paga por agua aqui, so tem conta eletrica, rs.

Mile, nossa conta de luz eh super barata. Pago menos de $60 dolares mesmo com o ar condicionado ligado o dia inteiro no verao, entao o ventilador nem faz diferenca. No inverno eh que vem um pc mais caro devido ao aquecimento ser eletrico, mas nao chega nem perto de ser uma conta alta.

bjos

Mila Viegas said...

Eu tb gosto demais de dormir... Nasci meio dia e quinze... kkkk, se é que isto pode ter a ver.

Bom, após a higiene, eu preciso beber água. Não preciso de água perto de mim a noite, mas tenho que fazer isso antes de deitar.

A primeira coisa que faço quando deito é ficar de barriga pra cima esticando todo o meu corpo e fazer um alongamento. Se eu, por ventura, me esquecer disso, eu levanto e faço tudinho antes de deitar.

Não gosto de dormir com a porta do quarto aberta ou janela aberta. Inclusive precisa ter algo para "cobrir" a janela (se for de vidro), pois sempre tenho a impressão de que alguém pode estar me observando.. rs.

Não consigo dormir sem os pés descobertos, pode estar o calor que for. E tb não gosto quando o edredom fica por debaixo de mim. Eu gosto de deitar totalmente no lençol e apenas me cobrir com o edredom. Não gosto de sentir nada entre mim e o lençol.

Não consigo dormir abraçada. Abraços só quando estou acordada. Esse negócio de dormir de conchinha não dá certo porque fico claustrofóbica.

Depois que deito, me estico e faço o alongamento, gosto de deitar no ombro do Fabio por alguns minutos. Em seguida eu viro para o outro lado.

Não gosto de tudo escuro nem muito claro.

Odeio dormir apertada por roupas ou o que quer que seja.

Não consigo dormir pelada... rsrs.

Acho que é isso!!! rs

Beth/Lilás said...

Lucinha,
Bem, eu estava concordando em tudo contigo até chegar no 4o.parágrafo.
Adoro passar meus cremes e fazer todo o ritual de limpeza e beleza antes de dormir; água também sempre me acompanha ao lado da cama e preciso dormir no mínimo 9 horas por dia, massssssss... dormir de ventilador ligado é o fim!
Nunquinha dormiria, nem no calor, porque odeio ventilador. Prefiro somente o ar condicionado, mas gosto muito de silêncio total e escuridão também, nada de claridade na minha cara de noite, nem de dia quando acordo.
Também gosto de cobrir as 'zoreias', sei lá, penso que pode entrar algum inseto também.

Quanto ao inseto, quem sabe ele ficou com frio do lado de fora e achou uma brechinha para se esconder na sua cama quentinha!
beijocas cariocas

Lucia Cintra said...

Web-mae, o ventilador fica ligado virado pra parede mesmo com o ar condicionado ligado. A gente simplesmente nao consegue dormir sem o barulhinho dele. bjos

Felina said...

eu odeio dormir com o ventilador ligado e o chatinho do marido só dorme com o maldito ligado, q ódio, gosto de dormir com a tv ligado, mas ai o chatinho reclama q a luz atrapalha ele, quem mandou ele ter as pálpebras finas que deixam passar luz?
minha mania é só passar protetor labial tb, mas por causa do maldito ventilador.

Glorinha L de Lion said...

Ai Lúcia eu ri muito com esse seu post!
Eu tenho várias manias iguais às suas:
Durmo de meia e arranco no meio da noite.Ultimamente, com o calor que está, mesmo de ar condicionado, durmo de top e calcinha...só, mas não sei dormir totalmente pelada.
Chova ou faça sol, tenho que dormir com o ar ou o ventilador, pra fazer barulho, pois tenho o sono leve e o barulhinho me embala.
Só sei dormir de lado. Antigamente dormia de bruços, mas hoje minha coluna não deixa mais.
Tb não sei quando passei a dormir com o travesseiro na cara e no ouvido, pra não ouvir o barulho dos meus cachorros andando pelo quarto.
E gosto do quarto bem escuro, um breu ...de manhã então nem se fala...detesto acordar com claridade...e sou dorminhoca como vc! no mínimo 9 horas de sono!
Beijos.

Sonho Meu said...

Lúcia,
O insentinho que vc achou na cama, chama-se Maria Fedida (lá no nordeste brasileiro). É bonitinho mas o cheiro é feio.
Manias antes de dormir tenho aos montes e se for relacionar vao pensar que sou pineu.
bjs e bons sonhos.

evipensieri said...

Oi Lucia.

Eu também preciso da minha garrafinha de água ao lado da cama e o hidratante labial é indispensável.

Já as meias, uso no inverno e no verão. Só tiro se estiver muito quente mas mesmo assim, as guardo debaixo do travesseiro para poder vestir se sentir frio a noite.

Bjs.
Elvira

Luciana Håland said...

Escovar os dentes, lavar o rosto, se tiver saído tomar um banho, fechar cortinas, não durmo com travesseiro, näo consigo usar meias ou calcas, nem nada com alcas, durmo coberta, e do vício do som do ventilador eu me livrei depois que vim morar aqui, mas vicia mesmo. Gosto de ler antes de dormir, mas se não leio também não tenho problema. Durmo super fácil.

Beijo