Thursday, March 11, 2010

Barquinho de papel

Nao me lembro quando ou quem me ensinou a fazer esses chapeizinhos e barquinhos de papel, mas aprendi e ficou comigo ate hoje. Se vasculho bem a memoria, me lembro de faze-los quando ainda moravamos num predio em Niteroi, antes da minha irma mais nova nascer, entao eu devia ter uns 5 anos de idade. Me lembro de faze-los com minha mae e minha avo materna. Sera que foram elas que me ensinaram? O que mais tem me incomodado de uns anos pra ca, alem da falta que sinto da minha mae, eh nao poder ter respostas pra essas minhas perguntas. Nunca vou saber.

Mas... hoje estava meio entediada no trabalho, pois ja acabei de ler meu livro, nao tinha outro pra comecar, meu blackberry estava com a bateria quase acabando e estava esperando um cliente instalar um programa no seu computador pra ajuda-lo com um problema. Peguei um pedaco de papel e comecei a dobra-lo. Antes de virar um barquinho, esse vira um chapeu primeiro e me lembro da gente (eu e minha irma) brincando de coloca-los na cabeca quando eramos pequenas. Pegavamos um papel grande e o chapeu cabia direitinho nas nossas cabecinhas.

Se nao pararmos por ali e continuarmos dobrando, esse vira um barco. E me lembro de fazer um monte de barquinhos tb e leva-los toda pra banheira comigo. Eta epoca boa! Me lembro direitinho disso!










E esse abaixo eu acabei de fazer com a pagina de uma revista. Eu faco esses barquinhos em meros segundos e me fizeram voltar no tempo. As fotos estao pessimas, pois foram tiradas com o celular (nao estava disposta a levantar daqui e ir procurar minha camera, rs. Ja eh tarde e estou com preguica, rs).










Mas e voces? Sabem fazer algum origami? Por acaso sabem me dizer se eh algo que nos ensinaram no jardim de infancia (ou sera que foi minha mae e avo mesmo)? Voces tem alguma memoria de crianca assim com algo que ficou entranhado no cerebro e sabem fazer ate hoje, depois desse tempo todo?

16 comments:

Nadja Saori said...

Eu adoro fazer barquinhos de papel hahahaha :D E também aquela brincadeirinha... como se chama... em que vc monta, poe os dedinhos , respostas dentro e fora a pessoa escolhe um quadradinho e um numero e vc abre e fecha abre e fecha ate dar o lugar certo e le a resposta :D:D:D
complicado,ficou ne???
beijoooos

Mila Viegas said...

Lu, embora algumas pessoas da minha família tenham me ensinado esses chapéus e barquinhos, tb aprendi no jardim de infância.
Me lembro de ser Dia do Soldado e confeccionarmos em jornal um chapeu grandão e tb algo parecido com uma espada. Daí a gente voltava pra casa vestidos desse chapéu e segurando a tal espada.. rsrs. Isso foi no Jardim!

beijocas

Lucia Cintra said...

Nadja, eu lembro desse joguinho! Eu sabia faze-lo, hoje em dia nao sei mais, nem como se joga. Voce lembra?

Mi, entao deve ter sido no jardim mesmo, pois tb me lembro dos chapeus de jornal! bjos

Wilma said...

Oi Lucia, nem li tudo pois estou aqui em Niteroi p/atravessar de barca p/Rio, vim tirar uma dúvida na lanhouse e aproveitando o tempo...q me resta aqui. Minha avó Constança me ensinou os barquinhos e chapéu, mas não sei fazer o barquinho, lembro-me também de uma secretária do dentista que fazia uma roda de cças de mãos dadas com papel recortado, mas não sou boa em dobraduras. Até qq hora.

J.F. said...

Lucia,
Esses chapeus e barquinhos estiveram na infância de todos nós. Não lembro quem me ensinou, pois deve ter sido lá pelas éras do Regente Feijó. Brincadeira! Não sou tão velho assim! Meus filhos também aprenderam e, agora, chegou a vez das netas. Foi a partir dos barquinhos que a mais velha se interessou e enveredou pelos origamis. Faz coisas muito bonitas.

Barbie Girl said...

Ihhh que legal você já morou em Niterói, rs!

Sabe que esses dias tentei fazer um com o Gui e não deu certo... nem chapéu ficou, putz.

beijos

Lucia Cintra said...

JF, obrigado por ser mais um ao confirmar que a gente aprende isso no jardim, pois eu nao lembrava mesmo!

Cintia, eu nasci no RJ, mas morei em Niteroi ate os meus 17 anos. Bjos ao dois.

Eduardo said...

Eu aprendi a fazer aviaozinho de papel quando tinha uns 4 para 5 anos. Eu morava no 5 andar de um apartamento na quadra da praia, porem na rua lateral que sai perpendicular a ela. Para quem conhece Santos, fica na rua Marcilio Dias, edificio Dias Marcelino de frente aos jardins de "ficus" (arvores bem grandes ja naquele tempo)do estacionamento do antigo Clube XV no Gonzaga (hoje eh a Caixa Economica). Quem me ensinou foi o padre que me batizou na igreja do Embare, tambem em Santos: Dom Beda Cruize, e ele quem teve a ideia de lanca-los do terraco do meu apartamento; a partir de entao as arvores passaram a ficar cheias de avioezinhos de papel espetados por entre as folhas (e a rua idem...)
Depois dizem que as criancas eh que inventam fazer o que nao deve!
Eu continuo "fazendo artes" ate hoje.
Dad

Lucia Cintra said...

Nossa pai, esqueci dos avioezinhos. Os meus nao voam. Assim que decolam they already take a nose dive, haha. Acho que nao sei fazer direito. Bjos

Eduardo said...

Lucinha, eu sei fazer esse joguindo que a Nadja mencionou; eu brincava com ele no primario. Se quiser eu te ajudo a se lembrar. Dobra-se uma folha de papel em 8 cuidando que a segunda serie de 4dobras saia invertida (melhor mostrar) Voce segura a dobradura de papel com as pontas do indicador e polegar de cada mao. Cada canto tem o formato de um coador de cafe que se encaixa na ponta do dedo e as quatro pontas se juntam formando um bico. Para fazer a contagem voce afasta a ponta das maos juntando os pulsos, volta e depois separa os indicadores dos polegares sem mexer as maos, alternadamente. A pessoa tem de pedir um numero que vai dar o numero de vezes que voce efetua o processo acima e quando para voce le a pergunta que esta escrita na parte de dentro dessa armacao de papel que ficou exposta. Tanto quem pede o numero quanto quem segura o papel tem que responder. Quem nao souber a resposta perde. Detalhe: quem fez a dobradura tem que jogar tambem com a dobradura dos outros, afinal quem fez sabe as respostas das perguntas que ele mesmo ecreveu; senao nao vale.
Dad

Lucia Cintra said...

Vixe pai, como eh que vc se lembra disso? Eu nao lembrava nem como fazia esse negocinho, mt menos como brincava com ele. Adivinha o que vc vai estar me ensinando no Sabado? Haha. Bjos

Eduardo said...

Quantas de voces sabem de cor cantigas de roda? Podem mencionar os nomes? Cai cai balao - atirei um pau no gato - ciranda cirandinha - terezinha de Jesus de uma queda foi ao chao - o cravo brigou com a rosa - sambalele esta doente - etc...
(esse eh um teste para a geracao pre-computador. Sera que ainda se ensinam essas musicas na escola?)
Dad

Eduardo said...

Outro brinquedo: quem sabe fazer cama de gato com barbante segurando com as duas maos e, muito importante, pegar das maos de outra pessoa e passar adiante. Eu aprendi com a minha avo Hilda mae de mamae e eu devia ter uns 6 anos.
dad

Delminha said...

Oi Lu

Eu sei quase todas as cantigas, pq a minha mãe sempre cantava pra mim e agora o meu sobrinho também as canta (que presente, né?)Quanto ao barquinho, se acredita que EU NÃO SEI FAZER (shame on me!!). A minha irmã fazia os chapéuzinhos e eu o colocava e fingia que era uma marinheira no mar. Lembranças muito boas e emocionante.
Beijinhos e um ótimo final de semana

Beatriz said...

Eu AMAVA esse joguinho aí do abre-fecha. hahahahaha Vou fazê-lo (copiando a resposta do seu pai! rs). Quanto ao barquinho, aprendi em casa e já nao lembro mais como se faz... =/

Fernando Valente said...

Até hoje não sei fazer isso. A natureza me agradece :)