Sunday, March 14, 2010

Gosto daqui por causa disso

Sabado de chuva e frio! Mas tudo bem, pelo menos nao esta nevando.

Saimos de tarde pra nossa livraria favorita e comprei uns tres livros e de la fomos no meu pai. Assim que chegamos la, sentei na mesa da cozinha, peguei minha bolsa pra consultar o meu blackberry e cade meu blackberry? Chequei tudo quanto eh bolso da bolsa, bolso do casaco e falei: "Esqueci meu blackberry no sofa da livraria!!!!!!"

Eu e Al saimos correndo de volta pra la e depois de uns 10 minutos de afobacao durante o caminho, chegamos na loja, entrei correndo e fui direto pra onde tinha sentado. Deixei pra perguntar pra um dos funcionarios se alguem tinha achado e devolvido meu blackberry pra eles guardarem ali, so depois que checasse o sofa onde tinha estado e assim que cheguei la, nao eh que o dito cujo estava ali ainda?

ALI, bem na vista de todo mundo, no meio do sofa, piscando cheio de mensagens pra eu ler. Peguei ele, enfiei no meu bolso e sai da loja, indo ate o carro onde Al estava me esperando. Assim que entrei no carro, falei pro Al: "Se fosse no Brasil, ja teria perdido o celular". Nao estava muito preocupada em comprar outro, pois esse blackberry me foi dado pela compania (eh minha business line) e tenho seguro (que nem isso eu pago). Entao, eles me dariam outro em meros dias.

Poderia tb ter ligado imediatamente pra compania nao so bloquear a linha, mas colocar o serial number desse especifico celular numa database de celulares perdidos/roubados, a qual o previne de ser ativado novamente. Conclusao: o blackberry ficaria imprestavel pra quem o roubasse, mas o problema era toda minha informacao pessoal guardada ali no celular, inclusive fotos e tal.

Apesar de ter ficado preocupada em perde-lo, no fundo sabia que se alguem tivesse o pego, essa pessoa o levaria pra um dos funcionarios guarda-lo pra mim. A maioria das pessoas respeitam as coisas dos outros. Claro que ainda tem aquelas "macas podres" em tudo quanto eh lugar do mundo, mas sao a minoria aqui.

Eu trabalho num predio com umas 900 pessoas. E nesses mais de 3 anos la, sempre cheguei, larguei a bolsa ali em cima da minha mesa o dia todo, e fica la inclusive se tenho que ir a alguma reuniao, banheiro ou qq outro lugar. Ninguem mexe!!!!

Meu pai mesmo ontem nos contava que estava trabalhando no jardim da sua casa uma vez e que tirou o seu relogio o esqueceu ali na calcada em frente a sua casa. O relogio passou a noite e o dia seguinte inteiro ali no mesmo lugar, sem ninguem encostar nele. So no final do dia seguinte, quando ele saiu novamente pra trabalhar no jardim, foi que notou que tinha deixado o relogio ali.

Outra vez teve um incidente de eu abrir minha porta da casa e esquecer minhas chaves penduradas ali fora a noite toda e tb uma amiga deixar seu cartao do banco bem ali a vista no assento do meu carro, durante o dia todo enquanto trabalhamos. Ninguem fez nada.

Claro que se morassemos no centro da cidade ou em cidades como New York, o risco seria mil vezes maior, alias, com certeza teria perdido o blackberry, mas olha... Pittsburgh pode nao ser tao grande como NY, mas se nao fosse pela falta de praia, seria perfeito! Minhas irmas mesmo discordam de mim, pois preferem cidades imensas, barulho, poluicao, transito... sao doidas, nem morta! Com isso vem a violencia e coisas de cidade imensa, nao eh pra mim. Temos tudo que precisamos aqui, moramos num lugar calmo e tranquilo (com a Natureza ao redor), mas eh so entrar no carro e dirigir uns 20 minutos que ja estamos na cidade com sua vida agitada e noturna.

O preco das coisas sao excelentes (comparadas com cidades de turismo, onde nao so os precos sao mais altos, mas os impostos tb); A maioria das pessoas sao simpaticas e respeitam uma a outra (a nao ser em epoca de Natal - se bem que acho que nessa epoca sou eu mesma quem fico irritada com muvuca); Nao temos desastres naturais como terremotos, ciclones ou tornados; Temos 4 estacoes definidas, etc... Eu poderia citar mil vantagens de morar em Pittsburgh, mas deixo essas aqui. Como disse, so faltava uma praia, ai sim seria perfeito!

Anyway... jantamos com meu pai, Izabel e um casal amigo deles e depois ficamos assistindo meu show favorito de comedia ate uma hora da manha. Eu rio de chorar com esses comediantes (quem mora aqui ja deve ter ouvido falar do Blue Collar Comedy) e olha que eh dificil qualquer um deles me fazer rir - tem que ser MUITO bons (sou super chata com isso e nao vejo graca na maioria deles). Esses sao um grupo de 4, sendo que tres deles me fazem chorar de rir. Estarei com certeza comprando tickets pra um show de qualquer um desses 3 quando vierem a Pittsburgh da proxima vez.

10 comments:

Beatriz said...

"Se fosse no Brasil, ja teria perdido o celular". Olha, tudo bem que a violência aqui tá grande e as pessoas não são as mais educadas, mas acho que a visão foi um pouco extremista. Eu já esqueci chave do lado de fora da casa, já perdi meu celular, pasta, carteira, livro, sombrinha e SEMPRE me devolveram. Uma vez, inclusive, perdi meu cartão cheio de passagens de ônibus e JUREI que nunca mais iria vê-lo, pois ele não tem foto nem nada, mas uma senhora encontrou-o na rua e ligou aqui para casa, catando o meu número no guia telefônico e eu fui até a casa dela buscá-lo. Isso que eu moro numa capital. Acho que depende muito da pessoa e há pessoas de todos os tipos em todos os lugares. Então, acho bem relativo...
Quanto à cidade, sempre me chamou a atenção pelo nome (acho linda a pronúncia! haha), espero um dia poder visitá-la... =D Beijos!

Fernando Valente said...

Bom, a única vez que fui roubado(foi um furto) bloqueei o celular na hora. O cara que roubou ficou puto e tacou no chão. Uma pessoa achou e devolveu. Tenho que reconhecer que a grande maioria chamaria essa pessoa de burra e etc e não devolveria. A chance de você ter perdido pra sempre o celular se fosse no Brasil era de, digamos, 99,7%. Realmente, as pessoas ai respeitam muito mais as coisas. Quando lí aquele seu post do incidente, eu pensei "Ah se morasse aqui". E é verdade.

Sobre comediantes, sabe que também sou assim? Acho poucos engraçados. O ultimo que me fez rir foi o Weird Al Yankovic. Rí muito em algumas partes dum filme dele(UHF). :)

Lucia Cintra said...

Pois eh, Beatriz, talvez tenha sido ate meio extremista, mas falei isso baseado na experiencia que tive quando morei no Brasil e tb por tudo que ja ouvi falar dai.

Tudo bem que nao moro mais no Brasil ha 17 anos, mas tudo quanto eh lugar que leio e todas as pessoas com que falo, eh so o que escuto e so o que sei.

Talvez nao seja bem assim como voce disse, e eh bom saber que tem certos lugares ai tb onde as pessoas tem respeito e consideracao pelas coisas dos outros.

Voce esta certa, todo lugar do mundo tem pessoas e coisas boas e ruins, nao devo generalizar. E minhas portas estarao sempre abertas se um dia quiser me visitar. bjos

Sonho Meu said...

Se fosse no Brasil, voce nem precisaria esquece-lo, que alguem o robaria de sua bolsa. Visitando o Brasil, nao saio com celular, nao uso camera fotografica exposta na mao, nao saio com meus cartoes, so tenho o dinheiro que vou usar no momento, me visto de homeless pra nao despertar suspeita que moro no exterior.
Nao me sinto segura na minha propria terra, infelizmente. Paranoia ou o que ? Gostaria que fosse diferente, mas nao é.
Aqui tambem já esqueçi oculos de marca no balcao do supermercado, chaves do lado de fora da porta a noite toda, carro aberto e nunca... nunquinha tive problemas com o amigo do alheio.
Nao estamos achinqualhando a nossa terra, estamos apenas falando um fato real e gostaria de viver o suficiente pra ver um Brasil que sempre sonhei. Nao vou perder as esperanças.
Bjs pra ti.

Mi said...

Ah eu concordo 100% com a Beatriz, tbém não é assim! E q horror a Sonho meu, cruz credo, não sei nem pra que ir pro Brasil se for pra ter tanto medo... tive até q rir com essa de se vestir de homeless! Enfim... Tudo bem q o país está violento, e a gente tem q estar de olho, mas por favor, muito exagero minha gente!!!

Bjos Lucia :-)

Eduardo said...

As pessoas e lugares sao, para as outras pessoas, o que essas pessoas pensam, o que nao tem que ser necessariamente 100% verdade. Por outro lado sempre existe algo que causou essa impressao que pode ter ficado exagerada com o tempo. Infelizmente o Brasil esta muito violento comparado com os USA, mas novamente estamos falando de lugares que sao mais conhecidos como Rio, Sao Paulo, New York, Miami, etc. Nos USA a lei eh cumprida (inclusive para politicos)e como os crimes sao poucos e a policia eh muita a chance do bandido ser preso eh muito grande, o que desencoraja o crime, enquanto no Brasil vemos o contrario. Outra coisa eh que ja existe aqui uma cultura de nao mexer nas coisas dos outros e de devolver o que for encontrado, alem de que a demanda por produtos roubados eh muito pouca e nao compensa o risco do roubo. Nossas grandes cidades comparadas com as grandes cidades americanas ainda sao mais violentas. Pittsburgh ficaria melhor comparado com Curitiba e outras cidades semelhantes, mas mesmo para os padroes americanos, aqui ainda eh um dos melhores lugares para se morar.
Nosso povo precisa de educacao e melhor orientacao, principalmente em casa, seguida da na escola e sociedade.
Dad

Lucia Cintra said...

Meninas, eh isso mesmo que meu pai escreveu acima.

Ia mencionar tb que a experiencia diferente de cada pessoa eh o que na maioria das vezes determina as opinioes que temos.

Eu sinceramente nunca tive nada devolvido a mim (se perdia), quando morava no Brasil. Se ja fui assaltada com 15 anos, ao caminho do colegio as 7 da manha e levaram um relogio merrequinha que tinha, entao imagino se saisse com um blackberry pela rua hoje em dia.

Tenho memorias ate de quando era crianca e esqueci uns cachorrinhos de pelucia que minha tia tinha acabado de me dar de presente, numa mesa de um parque onde estavamos sentadas.

Nesses cinco minutos depois de termos saido de la e eu me lembrado do brinquedo, quando voltamos, esses ja tinham desaparecidos. Pra que roubar coisinhas assim que nao significam nada pros outros, e tudo pra uma crianca?

Eu ainda continuo com a certeza absoluta que se tivesse deixado meu blackberry numa livraria ou qq outro lugar do Rio, ja o teria perdido pra sempre.

Gente decente existe sim, e como mencionei antes, nao devo generalizar, mas eh uma raridade onde morei e acho que voce tem que ter muita sorte pra calhar de uma pessoa dessas cruzar seu caminho.

bjos

Glorinha L de Lion said...

Lucia, acho que o problema do Brasil, não é só de pobreza não...é a certeza de que mesmo que for preso, não será punido, logo logo sairá pois as leis são frouxas...aí nos States há outra cultura, a lei é pra ser cumprida,e é.
Sinceramente, acho que daqui há pouco tempo teremos que sair todos vestidos de sem teto pra não sermos mortos pelos traficantes e bandidos soltos nas ruas...Niterói está virando uma filial do Rio pra onde os bandidos estão fugindo por causa da pacificação das favelas...e como aqui não há policiamento, vai ser uma catástrofe...espero estar enganada.
Beijos.

Mila Viegas said...

Que bom que não estava no Brasil uma hora dessas, não é? Imagino que nos USA deve ser infinitamente melhor, não é a toa que muitas pessoas têm vontade de deixar o próprio país e tentar viver em outro que julguem mais "seguro" ou que possua melhores oportunidades.
Porém, acho muito relativo e pensando assim parece (muitas vezes através da mídia) que os brasileiros são desonestos, desleais, trambiqueiros e adjetivos afins. Mas assim como aqui e em outras partes do mundo existe gente do bem. Neste caso específico se tivesse perdido algo em alguma livraria daqui haveria muitas chances de recuperar pois talvez não seja local onde as pessoas estão para tirar vantagens de alguém ou algo do tipo.

Mas de qualquer forma, gosto tanto do meu país "torto", nunca fui assaltada e não considero isso sorte, que bem dentro do meu coração não cogito sair daqui e, por mais problemas que tenhamos, sempre procuro olhar o lado bom da vida que eu levo e do lugar onde vivo, pois para as notícias negativas do nosso país já tem os jornalistas e demais profissionais que ganham a vida para exaltar o lado feio. Sem falar que muitas vezes esse lado feio é supervalorizado para se vender a notícia.

beijos (to correndo.. rs)

Mary said...

Deponho a favor da honestidade do brasileiro: minha carteira caiu num posto de gasolina e só fui perceber qdo cheguei em casa. Voltei voando e o gerente do posto tinha guardado-a. Ufa!Tudo estava lá: dinheiro e cartões.