Monday, March 15, 2010

Ouse a sonhar - vol 2

Continuando as licoes daquele livrinho que baixei "Dare to Dream":

Onde encontrar tudo que você sempre quis
Anthony Fernando

Imagine por um momento que você está prestes a se levantar diante de duas mil pessoas e fazer uma apresentação .... Como você se sentiria? Todos nos sabemos como nos sentimos ao sair das nossas "zonas de conforto". Pode ser uma apresentação, pedindo pra sair com alguém ou começar um novo negócio, o sentimento em cada um desses casos é muito semelhante.

Se você é como a maioria das pessoas, você se sente desconfortável, um friozinho no estômago, a boca fica seca, os seus joelhos tremem e seu coração começa a bater rapidamente. Geralmente a maioria das pessoas fazem de tudo para evitar esse sentimento, porque ele nos faz sentir desconfortável. Mas, evitar este sentimento é um erro ... e por esse motivo aqui:

"Tudo o que você quer na vida está esperando por você fora de sua zona de conforto " - António Fernando.

Quando permanecemos seguros dentro de nossas zonas de conforto, nos limitamos a experimentar o coisas que já fazem parte da nossa vida. A única maneira de mudar sua situação é se aventurar fora da sua zona de conforto e ir para a Zona da possibilidade, porque é aqui que você vai encontrar tudo o que você sempre quis.

Pode ser melhorar a saúde, amor, dinheiro, ou um objetivo pessoal que é importante para você, a vida que você quer está esperando por você fora de sua zona de conforto. A única forma de expandir sua zona de conforto é encarar o que te amedronta e partir para a zona de possibilidade.

Inicialmente isto pode ser desconfortável, mas com o esforço repetido, a sua zona de conforto lentamente vai se expandir para incluir as coisas que você realmente quer da vida. Então da próxima vez que você experienciar essa sensação desconfortável de sair da sua zona de conforto, não fique inibido, ao contrário, abraçe a sensação do que ela realmente é: Indicação que você está tomando um passo no sentido de criar a vida dos seus sonhos.

Na verdade, quanto mais voce se aventurar fora de sua zona de conforto e experimentar essa sensação, mais rápido você vai fazer seus sonhos se tornarem realidade.

Passos:
1- Revisar seus objetivos e identificar uma ação que irá levá-lo para fora do seu zona de conforto.

2- Faca planos em tomar essas acoes o mais rapido possível.

3- Ao agir, perceba como se sente ao sair da sua zona de conforto.

4- Pratique se abrindo a essa sensação de pisar devagarinho em sua zona de possibilidade como uma indicação positiva, de que você está se movendo cada vez mais para tornar seus sonhos em realidade.

8 comments:

Eduardo said...

Muito bom. Sair da zona de conforto precisa de coragem para enfrentar o mundo; coragem para vencer o medo, assim o primeiro passo, a meu ver, eh entender o porque desse medo. O grande fator inibidor eh o medo do ridiculo (no caso de falar em publico) e de dar errado e ficar pior (no caso de uma nova empreitada). No primeiro caso impede os adultos de aprender rapidamente uma lingua estrangeira (as criancas nao tem nenhuma "vergonha" de falar errado, assim de tanto insistir sem preocupacao acabam falando certo). Falar em publico, dar uma aula ou falar sobre um tema significa expor algo que voce sabe mas a maioria nao, assim nao se deve ter medo se surgir uma pergunta que voce nao sabe. Isso nao significa uma vergonha. Ao falar em publico todos esperam que voce saiba mais que eles (eles estao la para aprender com voce, ou ao menos saber a sua opiniao sobre um assunto) porem voce nao tem que saber tudo e se alguem souber mais que voce, aproveite para aprender e revisar seus conceitos sem ter que se sentir mal com isso. Relaxe: os outros sao seres humanos como voce.
No caso de uma empreitada, minimize os riscos estudando o projeto sob todos os angulos e tenha sempre de reserva um plano de contingencia no caso de dar errado. Para se conseguir algo melhor eh preciso correr riscos e sair fora da zona de conforto. Se tudo der errado, sempre existem outras possibilidades (melhores ou piores do que voce estava antes de assumir essa nova empreitada), afinal voce ainda esta vivo. Correr risco significa aceitar a perda, portanto essa perda precisa ser aceita a priori antes de comecar. Para jogar na loteria voce precisa aceitar a perda do dinheiro que voce esta jogando, logo nao jogue mais do que voce pode perder.
Finalmente, a vida exige que se corram riscos. Todos os animais tem que sair de sua zona de seguranca (toca, abrigo, caverna) para buscar comida, senao nao sobreviverao. Podem ate morrer no processo. Nos tambem somos animais (embora muitos se esquecam disso) e precisamos sair da toca e correr riscos para sobreviver.
Corram riscos conscientes; somos animais racionais e devemos utilizar dessa vantagem ao sairmos de nossa zona de conforto.
Dad

Glorinha L de Lion said...

Eu morria de medo de avião...mas encarei várias vezes, primeiro dentro do Brasil...depois pra Europa...me senti vitoriosa!
Li uma vez que pra se ter coragem é preciso que se sinta medo...acho que é isso...o corajoso é um medroso que mete a cara e enfrenta seus medos...
Beijos.

Mila Viegas said...

Eu precisava ler isto! rs
beijocasss

Barbie Girl said...

Saindo das nossas zonas de conforto, encontramos um mundo real, cheio de possibilidades que estavam às nossas vistas e não eram encaradas por medos e inseguranças!

É bom nos lembrar disso!

beijos

Luciana Håland said...

Vou colecionar essas dicas, estou precisando demais.
Aguardando o próximo post.
Obrigada por dividir.
Beijo

Vivi said...

OBRIGADA!!!!
Amiga este texto caiu como uma luva, eu muitas vezes por medo de sair da minha zona de conforto perco chances. Hj perco bem menos, até pq ando encarando os novos desafios de frente, mas confesso que tem dias que bate aquele friozinho na barriga, mesmo sabendo que eu possso e sou capaz de fazer determinada coisa.
Amei o texto :)

Vivi said...

OBRIGADA!!!!
Amiga este texto caiu como uma luva, eu muitas vezes por medo de sair da minha zona de conforto perco chances. Hj perco bem menos, até pq ando encarando os novos desafios de frente, mas confesso que tem dias que bate aquele friozinho na barriga, mesmo sabendo que eu possso e sou capaz de fazer determinada coisa.
Amei o texto :)

Lu Souza Brito said...

Todo mundo tem seus medos né? Eu estou a tempos tomando coragem para começar a pegar a rodovia de moto (eu dirijo só nas proximidades de casa / bairro, enfim, onde sei que nao encontrarei motoristas furiosos e desatentos.
O difícil de sair desta zona de conforto sao os dados no que se refere a acidentes com motociclistas na Rodovia Castelo Branco e os assaltos a motos na Grande São Paulo. Mas eu decidi, este ano ainda eu venço isso. E de quebra tiro a minha habilitação de carro (moto foi bem mais fácil).
Adorei o seu blog!!