Tuesday, March 9, 2010

Perda de tempo

Hoje fui voluntariar no Animal Friends depois de mais de um mes sem ir la (shame on me!). Fiquei contente de ler no fixario diario deles que a maioria dos cachorrinhos que estavam la desde o ano passado ja foram adotados nesse meio tempo, inclusive aquele que minha irma estava considerando adotar antes de decidir na Sophia. Ele foi adotado meros dias depois dela ter ido visita-lo. So entao fui ate o canil e conheci caezinhos novos e brinquei com varios deles. E pude ir passear com alguns sem precisar usar meu casaco de inverno, nem deu pra acreditar que estava tao gostoso la fora!

Hoje foi um dia muito produtivo pra mim. E ainda continuo firme e forte com minha ginastica. Resolvi tb sair pra comprar um mini-trampolin, pois me lembro de otimos exercicios que minha antiga trainer me ensinou nele e que quase morria depois de somente 5 minutos. Vale a pena e ja que nao era caro, porque nao, ne?

No final da tarde, sai com o Al pra dar uma caminhada a volta do lago. Fazia tempo que nao caminhavamos juntos ali devido ao inverno e tb devido aos nossos horarios de trabalho diferentes. E ao caminhar ali junto com um monte de outras pessoas que tb tiveram a mesma ideia, vi um casal de adolescentes andando de maos dadas vindo em nossa direcao. Virei pro Al e depois que eles passaram por nos, disse que nao sei porque pessoas tao jovens assim perdem seu tempo namorando.

Eu comecei a namorar com 13 anos de idade. Meu primeiro beijo foi na minha festinha de aniversario de 13 anos que dei la em casa. Conclusao: Tinha acabado de fazer 13 anos. Depois desse, comecei a namorar serio aos 14 anos (se eh que existe namoro serio nessa idade) com um outro que durou anos. E pra que? Tudo bem que tenho boas memorias, esses dois "meninos" (ou homens, rs) sao meus amigos ate hoje, mas sabe? Pra que? Quando somos adolescentes, mal nos conhecemos o suficiente pra poder investir num relacionamento assim, entao eu acho perda de tempo mesmo. A probabilidade de nao dar certo e continuar com aquela mesma pessoa eh alta demais.

Voce cresce, voce acaba se descobrindo e se conhecendo melhor, aprende mais com a vida e dali ve que muitas vezes aquele amor de adolescente nao eh a mesma coisa. Vc ve que nao tem absolutamente nada haver com a outra pessoa.

Se eu pudesse voltar atras, talvez investiria esse tempo mais em mim. Curtiria mais cada momento com minha familia, me ocuparia mais com meus hobbies, minhas aulas de jazz, sapateado e ballet que fazia, talvez tivesse feito um curso pra aprender melhor a atuar, aprendido computacao (coisa nova na epoca que somente dois dos meus amigos tomavam aula), etc... Sei la, qualquer outra coisa que desenvolvesse melhor meus talentos do que namorar e so pensar no namorado.

Uma amiga minha de adolescencia uma vez me chamou a atencao por pensar assim, quando contei pra ela o que penso disso. Ela disse: "Ah, Lucia! Nao pensa assim! Voce era tao feliz com fulano de tal na epoca, nao pensa que perdeu tempo, nao". Tudo bem que era feliz sim. Mas hoje em dia nao consigo deixar de olhar pra traz com os meus olhos e experiencia de hoje e achar que foi perda dos meus anos tao preciosos que nao voltam mais. Pq sera que a maioria dos adolescentes sao tao burros e nao enxergam as coisas? E pior! Pq sera que NAO escutam o conselho dos mais sabios?

13 comments:

Mary said...

Querida, não condene seu passado. Suas experiências interferem nas suas escolhas. Ih, tô parecendo meu amigo budista!Bjo

lucia said...

Querida Xará,
Sábias palavras, mas como tudo tem dois lados, se vc não tivesse passado por isso talvez não valorizasse tanto as coisas que viveu depois e como vc tem idade pra ser minha filha escute isso: Tudo vale a pena, estamos sempre aprendendo e as vezes aprendemos "errando".
Beijos.

Barbie Girl said...

Uau!! Passeio no lago de mãos dadas, que delícia de passeio romântico!!

Eu também fico boba em ver adolescentes assim, "namorando sérioo", até converso muito com minha prima e minha enteada, para tentar orientá-las e até mesmo dando meu exemplo de gravidez cedo, namoro cedo que só me trouxeram dores de cabeças, a única coisa boa, foi o Gui, mas eu tenho consiencia que não era a hora, explico que namorar não é proibido, mas tudo tem seu tempo e hora certa. Adolescentes precisam estudar, ler e amadurecer, para depois sim pensar nessas coisas, que muita vezes os prendem, por ciúmes bobos, não tem cabeças experiêntes, né?
E o que mais me choca é ver na Televisão, programas incentivando namoro, filho, bebidas, como assim??
E é triste ver essas "crianças" não escutando os mais velhos e se deixando levar por outras pessoas sem noção de nada.
Mas eu não vou desistir de ajudá-las, de mostrar o caminho para meu filho, como minha mãe nunca desistiu de mim!

beijos

Liza Souza said...

Lu,
antes de conhecer meu marido namorei por 6 anos. As vezes sinto que tbm perdi um tempo precioso, mas qdo paro para pensar vejo que tudo o que já passei serviu para me deixar pronta para o meu marido e que por causa dessas experiencias eh que somos tao felizes e certos de que eh nessa relacao que queremos estar sempre.
Beijos

Beatriz said...

Ainda bem que quando era adolescente eu já tinha essa visão. Concordo plenamente com vc! A minha escolha de hoje, com 24, não seria DE JEITO ALGUM a escolha com 15, 16 anos.

Mila Viegas said...

Vou responder às suas perguntas:
Porque é preciso passar por certas experiências para alcançarmos a maturidade. Sempre seguir o conselho dos mais velhos é deixar de experimentar a vida, mesmo que se quebre a cara... é viver em função das orientações de pessoas que já viveram suas vidas e só possuem sábios conselhos porque já passaram por esta fase.
Os adolescentes devem ouvir os conselhos dos mais velhos e, a partir daí direcionar estes ensinamentos para viverem da melhor maneira, com responsabilidade, prudência, mas nem por isso deixarem de construir seus caminhos de acordo com seus sentimentos.

Não me arrependo de nada que eu fiz no passado. Não acho que nada tenha sido perda de tempo, porque eu sei que sou o que sou hoje devido ao fato de ter me permitido viver intensamente e experimentar o amor em diversas formas.

A adolescência é o período de descobertas, é onde começamos a construir as bases para o nosso EU maduro. Apenas fazer o que os mais experientes ensinam não é viver suas próprias experiências e sim seguir o caminho dos outros.

Beijocasss!

P.S.: Atualizei o video das meninas, passa lá pra ver!

Lucia Cintra said...

Mi, concordo com tudo o que disse, mas ainda acho que namorar serio assim tao cedo nao eh uma boa coisa. Eu nao aprendi nada pra ser sincera. E eh por isso que continuo com a mesma opiniao de que pelo menos pra mim, apesar dos meninos terem sido minha vida na epoca, hoje acho que deveria ter concentrado mais em mim mesma. bjos

Mila Viegas said...

Lu, sinceramente não vou incentivar o meu filho a namorar sério quando ele estiver adolescente, mas isso vai depender dele. Diálogo e confiança são fatores importantes.
Mesmo vc tendo namorado "sério" por muito tempo, por uma escolha sua, não significa que não tenha aprendido nada. Ninguém sai de uma experiência sem levar consigo algum aprendizado por mais que não se consiga ainda ver qual é.
No meu caso o unico cara que eu namorei sério, que frequentou a minha casa e participou do meu ambiente familiar foi o Fabio. Antes dele, eu "ficava" com alguns meninos por oportunidade, para experimentar e se eu tivesse sentido na época que algum deles valia a pena levar a sério talvez eu teria feito.
Meu primeiro namorado eu namorei seis meses, eu tinha 12 anos. No início era bacana, eu gostava dele, foi meu primeiro beijo, minha primeira descoberta. Mas quando fiz 13 anos eu disse a ele abertamente que eu não queria namorar sério e sim viver outras experiências, minha vida em si. Talvez eu tivesse esse pensamento mais "maduro" mesmo aos 13 e recusei diversas ofertas de namoro desse tipo, principalmente porque eu sabia que ficar muito tempo com a mesma pessoa me levaria a primeira transa e eu não queria que essa experiência fosse de qualquer jeito nem com qualquer um.

De todo modo, o fato de eu ter me casado aos 19 anos alarmou muita gente devido a minha idade. Mas foi uma escolha muito acertada já que eu tinha encontrado alguém que eu sabia que queria viver junto pro resto da minha vida. Então, tudo isso é muito relativo, vai de cada um, de cada história, enfim...

Veja algo que você aprendeu e é muito valioso: se concentrar mais em você mesma. Mesmo que o tempo não volte atrás, sempre existe a oportunidade de fazermos o que achamos que deve ser feito. E, para descontrair.. se vc não tivesse namorado o Fabio tanto tempo a gente hoje não seria amiga e talvez nem nos conheceríamos... rsrsrs. E, se eu não tivesse sentido ciúmes de vc naquela época, não teria tomado a iniciativa de me aproximar de você. Viu só? rsrsrs.. claro que não foi apenas isso. Mas quando eu olho pra trás eu tb sinto o quanto perdi meu tempo com ciúmes de algo ridículo (a situação!) pois eu era tb uma adolescente. De toda forma, entendi que este ciúme ou insegurança (talvez) me fez uma pessoa tão melhor e ao invés de me deixar amarga ou algo do tipo, aprendi que é preciso dar oportunidades para que as crises se resolvam da melhor maneira. E foi a melhor coisa que eu fiz neste sentido.

beijos

Lucia Cintra said...

Mi, nao estou me referindo ao Fabio especificamente (tadinho). Ele foi meu primeiro amor e tenho muito carinho por ele, mas namorar serio assim com 14 anos de idade?

Tudo bem que eu aprendi HOJE e consegui enxergar HOJE que perdi tempo. E nao digo isso no mal sentido. Parece que quero dizer que nao valorizo o que passamos juntos, nao eh isso mesmo, ele era minha vida. Talvez deva mudar o nome do post pra "Pra que tanta pressa?" envez de "Perda de tempo", pois esta passando uma impressao negativa.

Quero dizer que cada coisa tem seu tempo. Pra que apressar, pra que essa afobacao de querer namorar serio e ja apontar aquela pessoa como seu parceiro pro resto da vida? Como conhecer essa outra pessoa se voce mesma nao se conhece? Entende?

Marcus foi meu primeiro namorado, meu primeiro beijo. Sempre vou ter um carinho especial por ele (nem lembro se voces se conheceram quando fui prai ano passado). Tive uns outros 2 ou 3 entre ele e Fabio, mas depois do Fabio, ja foi o Al.

Eu sempre fui o tipo de pessoa que nunca traiu e sempre quis ficar com uma pessoa so. Devia ter tido mais cabeca de somente curtir os meninos sem nada mais serio, somente ficar. Devia mesmo, mas nao posso fazer nada a respeito, pois nao posso voltar atras.

Sei que uma coisa leva a outra e voce esta certa de que se nao tivesse namorado o Fabio, nao teriamos nos conhecido. E apesar de sentir um carinho por ele e saber que terei um amigo nele pro resto da vida, minha amizade com voce, vai alem disso!

Voce eh como se fosse uma irma pra mim, alguem que precisava na minha vida e uma amizade sem igual! Sera que teriamos nos conhecido, sera que seria destino a gente se encontrar de alguma maneira? Nao sei, pois nao acredito em destino, mas posso dizer que voce faz parte da minha vida e sempre fara!

Bjos

Fernanda said...

Lu, achei muito interessante essa sua frase aqui: "Voce cresce, voce acaba se descobrindo e se conhecendo melhor, aprende mais com a vida e dali ve que muitas vezes aquele amor de adolescente nao eh a mesma coisa. Vc ve que nao tem absolutamente nada haver com a outra pessoa"

Mas na minha opiniao, foram essas experiencias que me levaram a me conhecer melhor, entende? Nao tem como pular a fase.

Aprender musica, artes, e tal, eh otimo, mas a gente precisa "aprender" a viver, aprender a ser adulto, e o adolescente esta justamente numa fase de aprender a se relacionar, tanto que eh nessa fase que fica mais com amiguinhos e namorados do que com a familia, o que eh normal, o que eh objeto de estudos, e o que eh justamente o que o vai treinando pra se conhecer melhor e ser um adulto com relacionamento saudavel.

Eu entendo o que voce quis dizer, mas pra mim, eu nao me arrependo de absolutamente nada, foi uma fase, foi bom, foi tao bom! Eh tudo tao magico na adolescencia, e eu nao gostaria de ter pulado ou ter aprendido na teoria, faz parte aprender na pratica. Claro que nao dizendo que engravidar, beber, fumar, etc na adolescencia eh saudavel. Estou falando de relacionamentos saudaveis, acho muito valido sim.

Beijocas!

Mila Viegas said...

Ihhh... rsrsrs.. eu tb não quis apontar apenas pro Fabio, apenas citei um exemplo "conhecido".. rs. Mas eu concordo com o fato de tomar decisões sérias na adolescencia pode causar transtornos. Enfim...

No sentido de namorico ("ficar") posso dizer que me permiti dar beijos na boca antes de me decidir por algo mais sério. Não quer dizer que eu saía por aí ficando com todo mundo, mas eu curti muito este período da minha vida neste sentido. Acho que "ficar" é algo muito importante apesar de parecer o contrário. Mas é muito melhor do que se engajar num namoro sério antes do tempo.

Quanto a nós, pode ser que nossos caminhos se cruzariam de outras maneiras, mas foi desta forma que a vida estabeleceu, fazer o que?? rsrsrs... E eu achei ótimo, porque assim como você, tb sinto que nossa amizade vai muito além de todos os sentidos que a amizade verdadeira pode ter. Vc tb é a irmã que a vida me deu e me emociono só de dizer isso porque amo muito vc.

Beijos

Glorinha L de Lion said...

Meu filho namorava uma menina que eu adorava há 6 anos, terminou tem 6 mese...por mais que eu gostasse dela, achava tão cedo...os dois já pensavam em casar! Nem emprego tinham...agora, que está livre, meu filho está aproveitando, saindo todo fim de semana, viajando...pegando geral...acho que tem que ser assim mesmo...tem que se aproveitar a vida enquanto se é jovem...pois depois, passa rápido demais.
Beijnhos.

Fernando Valente said...

OK OK, sou completamente suspeito pra falar. Mas vamos lá, o que eu acho que é: se a pessoa é feliz assim, não vejo nada errado. Tem gente que se torna mais produtiva enquanto está tendo um relacionamento, tem gente que é mais feliz assim. Um amigo do meu pai é veterinário. Ele passou a vida inteira trabalhando e quando chegou naquela faze em que já tinha uma certa estabilidade financeira, entrou em depressão porque gastou tempo demais em coisas produtivas e não se divertiu o bastante na juventude. Não escutar conselhos é burrice, mas escutar não é o mesmo que seguir. Já recebi conselhos de pessoas mais velhas e com mais experiencia de vida. Escutei, mas não segui e hoje dou graças a deus por isso. Teria me fudido bonito se tivesse seguido. Nem sempre o que você pensa ou vale pra você é o que vale pro resto. Bom, acho que as pessoas devem escutar, mas raciocinar antes de seguir para ver se aquilo é válido para sí. O bom pra mim é programar, mas tem gente que é boa em medicina, advogacia e etc. Já pensou se eu desse o conselho falando pra todo mundo programar e falar que as pessoas são burras porque não seguiram? Não faz sentido, né. Enfim, não concordo com obsesão por algo como algumas pessoas tem com várias coisas(não só relacionamento).