Sunday, August 5, 2012

Dia 6 em NM

Dia 6 - Sexta

Acordamos cedo e dessa vez fomos ate Santa Fe, uma cidade que fica ha uns 40 minutos dali. E eu sempre fui meio fascinada em conhece-la... Lembram daquele filme "Young Guns II" (nao sei o titulo em Portugues) sobre a estoria do Billy the Kid?
 Quando eu era adolescente e o assisti pela primeira vez, eu gamei na historia, no lugar, nos personagens e tudo mais. Juro que desde entao, eu devo ter assistido aquele filme umas 30 vezes de tanto que gostei e sempre tive vontade de conhecer essa cidade da Santa Fe.

O calor seco, a paz e quietude de desertos me atrai muito e eu adoro essa regiao!

Bom, la nessa cidade, eles tinham muita coisa pra ver e fazer, mas devido ao nosso tempo restrito, escolhemos visitar o Rancho de las Golondrinas. Eh um 'live museum', onde eles tem casas coloniais, escolas e tudo mais, alguns deles construidos no comeco de 1700s e outros famosos e historicos do norte de New Mexico tb reconstruidos ali. Os voluntarios de vestem no estilo e mostram como era a vida naquela epoca, impersonando as pessoas desse seculo.


Muito interessante, eu amo historia e fico fascinada de tocar, pisar ou estar em lugares assim onde pessoas de uns 200+ atras viveram.

Teve uma coisa que me atraiu mais do que qq outra: eu sempre fui super curiosa em saber COMO as mulheres medievais conseguiam transformar la de ovelha em linha e eu finalmente aprendi e vi de perto!!! As mulheres voluntarias que faziam aquilo ali, me explicaram tintim por timtim e tanto viram meu interesse que uma delas ate perguntou se eu nao gostaria de voluntariar fazendo isso la (juro que se morasse em NM, eu ia considerar se tivesse tempo). Interessantissimo demais! Fiquei tao contente de finalmente ter aprendido e visto aquilo de perto que so lembrei de tirar uma foto mais tarde quando voltei ali e so tirei umazinha, rs.


A la pronta pra ser 'spinned'
Essa voluntaria falou que o que ela fazia ali era tipicamente
trabalho para os homens da epoca e nao mulheres.
 

Me explicaram que quando voce pega a la, voce tem que penteada antes de
poder 'spin' (nao com essa maquina, mas spin na mao), pois so assim as
fibras ficam numa direcao so.
 
 Esse lugar abaixo foi construido como um fort pra proteger dos indios e tinham uma pequena cidadezinha ali dentro (segue as fotos abaixo e essas de cima tb). O forno ali fora funciona ate hoje e nos disseram que todo Sabado eles fazem pao fresquinho ali. Super legal.
Forno onde ate hoje continuam a fazer pao todo Sabado


 Outras fotos por ali:
 
Eu adoro portas e janelas antigas... Nao resisti a tirar uma foto.
 
Essa entrada nao eh original do lugar, mas foi levada
ate la e reconstuida... A voluntaria falou que tem uns
250 anos (a porta e as escadas).
Dentro de uma das casas: a cozinha
Do lado de fora da lojinha/mercado do vilarejo
 

 Fotos abaixo eh dentro da unica lojinha do vilarejo - com muitas coisas originais da epoca:
 
Meio dificil de ler, mas a voluntaria disse que essa era uma lista de precos
original da epoca, mas nao era dessa loja em particular ou desse vilarejo.

Esses vidros sao todos elixir ou remedios. Ela explicou que os rotulos sao
originais da epoca - foram doados pelos decendentes da familia que fabricava
esses remedios e rotulos na epoca - super, hiper interessante.
 
 
Essas carrocas tb sao originais da epoca e mais de 200 anos de idade.

 
 Mais tarde fizemos uma tour numa carrossa e aprendemos mais algumas coisas sobre as casas, uma escola que tinham no vilarejo, igreja e outros lugares ao redor. O 'museu' se espalha por 200 acres inteiros (e haja estamina para andar por ali naquele calorzao, rs) e ficamos sabendo que eles tem umas 600 pessoas que fazem trabalho voluntario ali (se vestindo e agindo como pessoas da epoca) e tudo mais.
Nao resisti, adoro burrinhos!
Dentro da escola, aprendendo sobre sua historia

O 'professor' explicando como era a educao na epoca
Do lado da sala de aula, ficava o quarto da professora - que morava na escola

Passeio de carruagem/carroca?
A escolinha por fora
 
  
Abaixo: Pecas originais da epoca
 
 
 
 
 
 
 
Voluntarios vestidos como na epoca


Pena que eu e Laura tinhamos que ir embora no Sabado, pois eles iam ter um show internacional - um dos maiores do ano - com artezanato, joias e tudo quanto eh coisa legitima feita por indios das regioes dali e outros paises  naquele final de semana. Fiquei com o coracao partido, pois queria demais poder ter ido!!!!

De la fomos ate um restaurante na beira de um lago matar a fome e sede e depois seguimos pra casa.
Chegando la, nos arrumamos novamente e fomos outra vez ate a montanha Sandia pra subir de bondinho. Nossa como eh alto la no pico!

Tinhamos feito reservation no restaurante la no topo e depois ficamos tirando umas fotos. Acabou ficando super frio la em cima ao escurecer e ja estavamos congelando, rs. Vou colocar fotos num outro post para esse nao ficar imenso.

No caminho de volta pra casa, recebi um telefonema da Nani e a gente marcou de se ver no dia seguinte, yea!!!! Coloco fotos nossa tb num proximo post.

No comments: