Friday, December 28, 2012

20 anos hoje

Hoje faz 20 anos que moro aqui em Pittsburgh. Como o tempo passa rapido! Engracado eh que o Brasil pra mim 'congelou' em 1992. Me lembro de musicas, novelas, acontecimentos, artistas e tudo mais so dessa epoca e anterior a ela e mais nada depois. Nao sou daquelas pessoas que assinam canal brasileiro (eu mal assisto televisao com programas daqui) e nem acompanho noticias de fora, ja que minha vida eh aqui.

No comecinho, ja que meu pai foi transferido a trabalho pra ca e foi o 'fim do mundo' pra mim em deixar minha vidinha de adolescente e amigos pra tras, nunca imaginei que um dia faria desse pais o meu e me sentiria em casa aqui e um peixe fora d'agua no Brasil que raramente vou visitar.

Mas eh tudo questao de adaptacao. No momento em que eu comecei a me integrar com as pessoas, fazer faculdade, fazer amigos, trabalhar e tudo mais, foi quando eu comecei a abrir a mente que estava fechada para experienciar algo novo. E nossa, como tudo mudou!

Eu tenho saudades da epoca que morei no Brasil. Da vidinha com a minha familia e as farras nos feriados quando reuniamos os primos, tios, tias e avos. Tenho maravilhosas lembrancas e muitas saudades. Mas fica so na saudade mesmo, pois mesmo se eu voltasse pro Brasil, nada seria igual.

Quando fui ao Brasil da ultima vez, ha quase 4 anos atras, um amigo me perguntou se eu tinha planos de voltar um dia - pra morar. Mas eu nao tenho para o que voltar e sinceramente nao me sentiria em 'casa'. Minha familia mora aqui. Meu marido eh daqui. Meu negocio eh aqui.

Eu vivi minha vida adulta toda ate agora aqui e nem saberia lidar com certas coisas no Brasil - nunca dirigi la, nunca trabalhei la e nao tenho a minima ideia em como 'ter uma vida adulta' la. Eu tenho queridos amigos no Rio, mas familia nenhuma la (todo mundo mora em SP ou arredores), me sentira totalmente um peixe fora d'agua mesmo.

Como as coisas mudam! Se voces tivessem conhecido a Lucia do comecinho da minha aventura aqui nesse pais, nao acreditariam que um dia eu diria que esse eh o meu lar e eh onde me sinto completamente a vontade e em casa. Realmente, como as coisas mudam!

PS: Engracado... eu nao me lembro do nosso ultimo Natal no Brasil. Nadinha de nada mesmo, pois foi so 2 dias antes da gente se mudar de pais. Que estranho... Agora isso vai me incomodar.

6 comments:

Bia said...

Bom Lu, 20 anos com certeza mudam qualquer pessoa! ;) mas o melhor é que independente de once for, vc esteja feliz!

A minha teoria pra vc não lembrar do Natal é que como vc não queria mudar de jeito nenhum, triste deve ter meio que reprimido a memória.

Happy holidays! Bjo

Monica said...

Oi Lu,
Faz 10 anos que estou fora do meu país e como você, sinto que a minha vida está mais aqui do que lá. O Brasil eu amo de paixão porque é onde nasci, é a minha raiz, é o lugar onde aconteceram os melhores momentos da minha vida. Mas também aprendi a amar o país que me acolheu, cheio de acertos e erros como qualquer outro. Como você, o meu marido está aqui e lá já não tenho familia, somente poucos mas grandes amigos. Voltar para o Brasil, seria entrar em um processo de readaptção... muita coisa mudou, eu mudei hahahaha.
Vamos á luta! Bjs e saudades

Nadja Kari said...

Oi Lu!!!! Feliz ano novo!!! Quanto tempo que eu não passo aqui... encontrei um comentário bem antigo seu no meu blog e resolvi ver se você ainda postava! Fico feliz que sim, não vou "te perder mais" ;)
Beijão... e nossa... 20 anos fora é muito tempo... sei que parece que tudo congela e que quando você retorna a passeio, nem conhece mais sua antiga casa, né?

Lucia said...

Bia, so pode ser isso, pois eu nao me lembro mesmo! E nossa como me mudar do Brasil naquela epoca foi o fim do mundo pra mim! Eu nao gosto nem de ler as minhas agendas da epoca de tao deprimentes que sao, rs. bjo

Monica, realmente seria mesmo um longo processo de adaptacao. Acho que seria uma vida completamente diferente. bjo

Nadja,
Nossa menina, quanto tempo mesmo!!! Eu nao tenho escrito muito no blog, mas vou atualiza-lo assim que puder, pois nao sei se tenho mais o seu blog lincado aqui. Vou la no seu pra saber das novidades. bjoes!!!

Anonymous said...

20 anos é realmente muito tempo. Os costumes mudam, a cabeça muda, tudo fica diferente.
Um feliz ano novo para você.

Bjs.
Elvira

vivi said...

Lu, 20 anos não são 20 dias, fico feliz em ver e saber que vc se permitiu vivenciar e experimentar esse novo país, que pra vc na época era tudo nova e estranho....Que ótimo que hj vc é feliz aí e isso é o que importa.
Muitos bjos!