Monday, January 27, 2014

Por onde andei em 2013

2013 foi um ano maravilho para mim!

E por onde eu andei o ano todo? Ralando e suando para finalmente alcancar a trilha com a destinacao dos meus sonhos. Aquela meio escondida, meio desmarcada... aquela trilha unica para cada pessoa, a qual ninguem seguiu antes... a qual so eu poderia desmatar e descobrir suas maravilhas.

Voces que acompanharam esse blog desde comeco, sabem como foi essa jornada de la ate agora. Como eu tinha o maior desejo de ter uma vida e carreira diferentes, mas nao sabia por onde comecar.

Na verdade no comeco eu nem sabia que trilha seguir. Foram anos e anos tentando me achar, pulando de emprego a emprego que na verdade me afastavam mais e mais do que realmente nasci pra fazer. Sim, ia subindo de ramo em cada um deles, mas o vazio no peito so aumentava. Na verdade no fundo mesmo, eu sempre soube o que gostaria de fazer da vida. Mas era algo tao distante, tao sem realidade... talvez so um sonho mesmo. E com isso, ignorava meu coracao e deixava o medo tomar conta.

Ate que quando finalmente entrou na minha cabeca de uma vez por todas que era aquilo mesmo que tinha que fazer, que tinha que seguir meu coracao e meu desejo, foi como se eu tivesse jogado aquela criptonita toda fora e bem longe de mim! Me levantei do chao, dessa vez forte e com a cabeca erguida e com uma determinacao tao extraordinaria que ate hoje me surpreendo e nao sei da onde surgiu. Sem experiencia nenhuma, mas com extrema dedicacao, ambicao e entusiasmo, eu finalmente consegui chegar ate o topo dessa primeira montanha.

Faz um pouco mais de um ano que eu trabalho como fotografa profissional. Faz mais ou menos um ano e meio que passei de nao saber absolutamente nada sobre esse ramo, de nao saber muito sobre os aspectos tecnicos de fotografia, de nao saber nem como comecar um negocio, a ser requesitada por mais e mais clientes. E meu negocio esta crescendo cada vez mais!

Faz um tempinho que tb trabalho editando e retocando fotos de outros fotografos profissionais e fazendo designs personalizados numa outra loja que tenho online. Os dois estao crescendo tb e as vezes eu fico meio com receio de nao conseguir dar conta de tudo...

O engracado eh que no final do ano passado, caiu no meu colo, um emprego com uma agencia de viagens de luxo, cuja posicao era exatamente o que procurava antes de eu resolver me dedicar a fotografia.  E eu quase que nao aceito… levei quase 2 semanas pra dar a minha resposta a eles, pois era somente meio periodo no comeco e nao sabia se valeria a pena.

Agora eu me alegro de ter aceitado. Fica a menos de 15 minutos da minha casa e eu faco todos os designs para empresa (seja Facebook, blog, website, revistas, catalogos, etc), atualizo os sites com informacoes  novas, administro o catalogo digital de mais de 50 mil fotos que eles tem e alem disso tudo, ja que faco parte do departamento de marketing, estou aprendendo demais com o meu diretor sobre isso. Otimo pro meu negocio tb, pois ja comecei a implementar certas ideas que estao dando um certo retorno.

O legal eh que eles sabem que eu sou fotografa, sabem que eu tenho meu negocio de lado, e nao preciso ficar escondendo. Me deixaram encarregada de tirar fotos dos funcionarios e mais pro meio do ano, meu director ja ate mencionou que gostariam que eu desse uma apresentacao pros agentes de viagens, ensinando a eles como tirarem boas fotos.

Entao minha mensagem a todos fica sendo essa: Se voce sabe o que quer fazer, vale a pena arriscar tudo e pular de cabeca! Se o medo comecar a sussurar no seu ouvido, deixa a mensagem vazia dele entrar por um lado e sair imediatamente pelo outro; a ignore completamente. Cada minuto do seu dia eh precioso. Cada minuto que voce passa deixando de agir para realizar o seu sonho, mais ele continuara sendo somente isso: um sonho e nao realidade! 

Nao aguentar mais a rotina e dar o meu primeiro passo, mesmo morrendo de medo, foi a melhor coisa que ja fiz na vida, pois eu amo o que eu faco agora e nem chamo isso de trabalho. Estou me sentindo muito feliz, pela primeira vez em decadas! Uma felicidade que vem la de dentro, la do fundo... um sentimento super tranquilo, de paz, de zen, de uma conquista realizada e sabendo que tem muito mais por vir.

Tudo isso porque eu decidi que realmente queria viver a vida e nao so segui-la como um robo de um dia para o outro. Foi tipo uma realizacao de que a vida realmente eh curta demais pra nao se sentir feliz e agradecida todos os dias. 

O que enche meu coracao de alegria tambem eh o Al, o amor da minha vida, virar para mim e dizer que esta super orgulhoso de mim. Ele, mais do que qualquer pessoa, acompanhou bem essa minha caminhada cheio de impecilhos postos ali por mim mesma sem saber. Eh bem gostoso ouvir que ele se orgulha de mim, me traz um sorriso enorme no rosto, pois para falar a verdade, eu tambem estou super orgulhosa de mim mesma! Mas se nao fosse por ele, pelo constante apoio, pelo incentivo e pelos empurroes quando estava com medo de continuar, eu nao sei como iria ser.

E esse eh somente o comeco de uma gostosa aventura. Finalmente achei a minha trilha e estou super entusiasmada com o que mais vou encontrar pela frente, ao longo desse caminho.

Essa foto abaixo do filme "The Hobbit" resume a minha jornada ate agora... Foi quando ele 'acordou', resolveu deixar sua vida monotona para tras e disse: "I'm going on an adventure!"

7 comments:

Lúcia Soares said...

Lúcia, sempre procuro por novidades por aqui. Tanto tempo nos comunicamos virtualmente, acompanhei, sim, seu desejo, bem secreto, de mudar o rumo da sua vida.
Fico contente que você esteja bem e no caminho certo para a sua realização profissional.
Dizem que somos privilegiados quando fazemos o que amamos. Nem é trabalho, né?
Beijo!
(quando der, troque meu endereço de blog, que está aí ao lado com o antigo. O atual é: www.sem-medida-lucia.blogspot.com)

Beth/Lilás said...

Ahhh que legal Lucinha!
Mas, foi muito bom você ter dado um tempo por aqui e se empenhado em achar o caminho primeiro e agora trazer o resultado desta caminhada.
Fico feliz por você, eu sei que merece, que se esforça e que sempre foi empenhada na luta para fazer o que gosta.
Agora, é só arrumar tempo para sair de férias todos os anos e viajar por aí neste mundão bonito, porque o melhor da vida é isso, trabalhar e estar contente com o que faz e viajar.
super abraço carioca (quente pra caramba!)



Liza Souza said...

Lu, minha querida, fiquei muito feliz ao ler esse post! Sei o quanto vc batalhou para chegar onde está e sei o quanto você merece cada uma das bencaos que Deus tem te concedido. Que Ele continue te conduzindo em tudo e te levando a lugares ainda mais altos. Sempre na torcida por você!!!
Beijo grande
Liza

✿ chica said...

Oi,Lu! Que bom te ver e saber de ti, que tudo está andando bem e deu certo o teu desejo!! Que legal! bjs praianos,chica

Lu Souza Brito said...

Oi Luuuu,

Puxa, parabéns pela conquista. Por se encontrar, por lutar por seus sonhos. Lembro dos posts sobre fotografia, mas sempre VOCE mesma colocava como algo amador.
Feliz demais quando vejo um exemplo assim. A gente tem mesmo que buscar aquilo que nos faz ser o melhor de nós mesmos. Até eu (agente de viagens) queria participar de uma palestra dessa sobre como tirar boas fotos!:)
Um beijo e muito sucesso!

Mary said...

Parabéns Lu, a vc e a todos que te incentivaram: Valeu a pena mudar!
Que bom que vc é sua patroa e de quebra ainda concilia com o emprego da agencia de viagens. Bjs e tudo de bom e melhor em 2014.

Carlos Bomfim said...

Olá Lu, tudo bem? parabéns pelo blog. Antes de tudo, se esta mensagem for ofensiva para você, por favor, desconsidere-a. Meu nome é Cadu e gostaria de te convidar para conhecer um novo e bom lugar a mais para ter sua página(não é preciso fazer nada em termos de construção, é só se inscrever e começar a usar) e fazer seus comentários diários sobre o que quiser falar. Sinta-se à vontade para visitar o site weweh.com e ver se te interessa e é proveitoso ter sua página lá. É grátis e a visualização de suas publicações é excelente, por dois fatores: assim que sua publicação é feita, ela aparece para todos que veem o site numa página chamada “agora”, http://www.weweh.com/agora e você também você pode direcionar para o espaço que seja melhor pra você. Exs: cidadãos, estudantes, esportistas, mães, cinéfilos, leitores, entre mais de 20 opções, http://www.weweh.com/pesquisar. Publicar para todos, só para homens, só para mulheres. Você poderá ser achada exatamente pelo que publica de interessante, seja sobre qual assunto for já que a página frontal do site é de procura, ou seja, você é achada por qualquer um que visita o site, não só amigos ou conhecidos de amigos, tendo assinantes em seu canal. Veja uma página já sendo usada por um usuário para conhecer: http://www.weweh.com/carlos (aonde eu mesmo falo muito sobre fotografia) e como sua página após encher de posts: http://www.weweh.com¬/carlos/posts. É só clicar em assuntos para visualizar todas as publicações. É um site voltado para ideias, paixões e talentos. A convergência dos fóruns com os blogs. De novo, se esta mensagem for ofensiva para você, por favor, desconsidere-a e desculpe por qualquer inconveniente. Agradeço.
Cadu
PS: só para constar, não é um site para colocar links do seu blog. É um lugar a mais para escrever e ficar ainda mais conhecida