Tuesday, October 17, 2006

Mzee e Owen

Era uma vez um hipopotamo chamado Owen e uma tartaruga chamada Mzee...

Quando tivemos aquele tsunami na Asia uns dias depois do Natal em 2004, aconteceu tb de uma familia de hipopotamos serem levados pelas aguas da regiao leste do Kenya ate o Oceano Indico. Um bebe hipopotamo de somente 1 ano foi achado sozinho nas aguas salgadas e mais de 1000 pessoas foram resgata-lo. Seu nome ficou sendo Owen - tb por ser o nome de um homen que mais ajudou no resgate. Owen acabou sendo levado pra um santuario de animais selvagens chamado Haller Park, na cidade de Mombasa, Africa.

O mais interessante dessa historia e' que la ja morava uma tartaruga imensa de mais de 130 anos chamado Mzee. No comeco Mzee nao gostou mt de ter Owen por perto, afinal era seu territorio, mas no dia seguinte ja pareciam ser bons amigos. Owen seguia Mzee pra cima e pra baixo, comiam, dormiam e nadavam juntos. Acabaram ficando inseparaveis. E ninguem sabe como essas criaturas tao diferentes acabaram ficando amigos desse jeito.
Achei essa historia tao lindinha! Vou ate comprar o livro a respeito com bastante fotos desses bichinhos tao fofos. Um dia tb quero ir visita-los na Africa e ve-los de perto - claro que o bebe hipopotamo ja vai estar grande, mas foi uma historia que me tocou muito.

Aqui estao mais uns artigos sobre os dois e tb o site oficial do parque onde estao:
http://www.lafargeecosystems.com/main/blog.php?m=1&y=2005
http://news.nationalgeographic.com/kids/2005/03/owen.html
http://www.magicalkenya.com/default.nsf/features1/D65E08ADC51D88284325716A004B3794?opendocument&l=1

Achei um artigo em portugues: http://www.tribuna.inf.br/anteriores/2005/dezembro/29/noticia.asp?noticia=ciencia02

Ps: Owen foi relocado pra um outro lugar com outros hipopotamos onde tinha a hipopotamo femea chamada Cleo da qual o artigo estava falado. Mzee foi relocado junto com ele tambem.

2 comments:

Mila Viegas said...

Amor é tudo nessa vida. E afinidade não escolhe raça, nem credo, nem cultura. Entre os animais podemos ver realmente como certos sentimentos são incondicionais. "Não importa se sou uma tartaruga e você um hipopótamo, fazemos parte de uma origem divina e temos muito a aprender um com o outro!" Isso é o mínimo que eu imagino se esses animais pudessem realmente pensar como nós. Às vezes pensar atrapalha tudo... Outras vezes, verbalizar atrapalha mais ainda. Não creio que os animais possuam uma inteligência limitada nem sejam tão dominados pelo instinto selvagem que nos parece tão agressivo. Nós mesmos nos julgamos tão superiores e temos comportamentos tão desprezíveis... ferimos com palavras, tripudiamos sobre sentimentos, banalizamos o amor e deixamos (muitas vezes) de viver intensamente. Nós mesmos, temos dificuldades em nos doar para as coisas simples da vida e cada vez mais, estamos perdendo a sutileza, a simplicidade e, com isso, nos afastando das formas originais de amar os outros. Nós mesmos, que tanto esbravejamos sentimentos, esquecemos de nos amar e nos (re)encontrar em raros momentos de solitude. Nós, que nos entitulamos capazes de compreender, estamos perdendo a sensibilidade e nos afastando cada vez mais do nosso verdadeiro Eu. Quando o mundo realmente compreender que palavras são meras palavras e que existem outras formas bastantes válidas de expressão... Nesse momento, a vida (provavelmente) adquirirá um outro brilho, uma outra tonalidade e, passaremos a entender o porquê de certas coisas acontecerem. Eu acredito que um dia possamos amar sem precisar da dor.

Crica said...

Pois é...isso mostra como Deus não se sente bem vendo ninguém só ou desamparado...e nos mostra como podemos achar amor de onde não esperamos...
Linda a história!
Fiquei impressionada!
Bjs