Monday, August 6, 2007

E-ZPass

Eu pego o pedagio pra ir e voltar do trabalho todo dia, pois alem de ter menos trafego, evito uma construcao que estao fazendo num caminho alternativo pelo tunel. Anos atras, quando o E-ZPass ainda nao existia, eu achava extremamente inconveniente ter que parar pra pagar pedagio... ainda mais que nunca carrego dinheiro na carteira ja que uso meu cartao do banco pra absolutamente tudinho. Ter que retirar e carregar dinheiro pra isso era um saco. Ate que uns 5 anos atras, mais ou menos, descobri o E-ZPass.

E-ZPass e' um aparelhinho que montamos perto do espelho retrovisor que transmite a informacao sobre o veiculo ao passar pelo pedagio. Quando compramos o aparelho (que eles chamam de transponder), registramos nosso veiculo e informacoes pessoais ao abrir uma conta de E-ZPass. E ao passar pelo pedagio, o determinado valor e' retirado da sua conta pre-paga todo mes. Quando a conta chega no minimo valor permitido, a quantia requirida e' automaticamente retirada da sua conta do banco e depositada na conta do ezpass.

Conclusao, eu nao preciso carregar dinheiro, nao preciso parar pra pagar e nem me preocupar de ficar depositando dinheiro na propria conta do E-ZPass. Tenho acesso a ela pela internet e posso mudar qualquer informacao (como o carro novo do Al) a qualquer hora. E' a melhor coisa que eles podiam inventar! Temos um em cada carro e e' super conveniente!

Tentei tirar fotos de umas saidas de pedagio ao passar por elas, mas nao sairam mt boas ja que estava dirigindo ao mesmo tempo. Pelo menos da pra ter uma ideia. Ah! E a melhor coisa e' que a saida/entrada do pedagio perto do meu trabalho, eles tem uma pista so pra isso onde voce nem precisa diminuir a velocidade. Outras pelas quais de vez em quando uso, tenho que pelo menos diminuir, mas mesmo assim... nao tem coisa melhor pra mim.

Entrada e saida do pedagio









Pista unica do E-ZPass perto do trabalho e o transponder no carro










Saida do pedagio perto da minha casa

5 comments:

Crica said...

Muito prático mesmo...aqui temos um sistema parecido na ponte rio-niterói que se chama "onda livre", pra quem tem que fazer o trajeto todo dia é muito bom mesmo
bjsssssssssssssssssssss

francisco said...

Essas fotos foram um presente!!!Tô ficando velho...dizem q isso acontece qdo olhamos p/fotos e elas nos remetem a lembranças tão boas q passamos o resto do dia c/ um sorriso s/ explicação nos lábios...Tô assim!!!

Tudo de melhor p/ vc e toda a sua família!!bjs!!!

Amara Ribeiro said...

Oi Lú! Aqui em Niterói tb é assim já há algum tempo! Tem a pista exclusiva para carros com esse sistema e realmente é bem melhor do que enfrentar a fila do pedágio que geralmente é enorme... Mas vc é exatamente como eu! Uso cartão para tuuuuuuuuuudo e muitas vezes caio no erro de não ter realmente um centavo e ter que ficar catando as moedinhas dentro da bolsa para pagar algo que no local não aceite cartão...mas nem ligo...é a melhor coisa!!!!
Bjos

Lucia Cintra said...

Pois e'... adoro coisas convenientes assim. Amo meu ezpass. Francisco, obrigada por visitar meu blog. Voce ja morou pelos estados onde temos a Turnpike?

Carlos Cherem said...

Como disseram, aqui na ponte tem esse sistema, e se não me engano, ele já está integrado à Linha Amarela e Via-Lagos, além de outros pedágios.

Eu uso o onda-livre há muito tempo, só que uma vez eu fui pro trabalho de carona com meu amigo, mas na volta vim com o carro da empresa que não tinha o aparelho e eu tb estava sem dinheiro ... conclusão, acabei pagando R$2,00 em cheque.