Monday, August 13, 2007

Penitenciaria de Moundsville

Sabado, depois de assistir uns shows de Blues, fomos visitar a famosa penitenciaria de Moundsville em West Virginia. Foi aberta em 1876 e em 1929, comecaram uma construcao pra dobra-la de tamanho. Acabou ocupando 10 acres e a reforma foi concluida somente em 1959 devido a falta de material causada pela Segunda Guerra Mundial. A reforma foi necessaria devido a populacao de prisioneiros crescer, causando ter que serem encarcerados 3 por cela - cada cela media 1,52m x 2,14m.










Fui trancada em uma delas (voluntariamente) e mal consigo imaginar 3 pessoas ali dentro. Nao fiquei com medo, quis experenciar nem que por um minuto, viver ali dentro e tb estar onde varios criminosos viveram durante anos.

E' estranho ver a grade fechando automaticamente... umas 3 ou 4 pessoas do nosso grupo tb quiseram entrar - cada um em uma - e na hora de abrir, a minha foi a unica que nao abriu (sabia que o guia estava de brincadeira - Al disse que ele estava rindo - mas tb quis nos informar que os guardas tinham escolha de abrir todas ao mesmo tempo ou individualmente).













A ala Sul (tem 4 andarem de celas), o guia disse que no inverno, a temperatura do andar de baixo nao era mais de 15 graus celcius, mesmo com aquecedor e no verao, o andar de cima chegava a uns 45 graus.

Vista de onde eu entrei em uma das celas e esse lugar de ajulejo eram ondem eles tomavam banho.

Mais algumas celas da ala do sul onde entramos e fomos trancados - Al nao quis entrar

Na cela na qual entrei foi a da ala Sul, onde tinham criminosos menos perigosos - a ala Norte era onde os criminosos mais violentos da nossa historia permaneciam e pra onde ate o famoso Charles Manson - preso ainda na California - pediu transferencia, ja que ele era de West Virginia (ele foi negado) - O nosso guia disse que teve uma epoca que eles aceitavam mulheres ali (claro que separadas do resto da populacao) e uma delas - Kathleen Maddox - mae do Charles Manson, vendeu seu filho por uma garrafa de cerveja pra uma garconete... Dias depois seu tio foi procura-lo e ao encontra-lo, o levou pra casa.

No total, 94 homens foram executados nessa penitenciaria... De 1899 a 1949, oitenta e cinco homens foram enforcados. O nosso guia nos levou ao predio - Wagon Gate - onde era costume enforcar os prisioneiros condenados como se fosse um show, com varias pessoas assistindo como uma forma de diversao. Eles subiam uma escada longa e nosso guia demostrou uma execucao com um boneco... Ele disse que a pessoa levava uns 12-15 minutos a morrer enforcado.












O boneco caindo de cima - local de verdade onde prisioneiros foram enforcados









E por falar no guia, o nosso trabalhou durante 7 anos como diretor da ala mais pesada e violenta dessa prisao. Amei te-lo como guia, pois nos contou fatos muito interessantes que aconteceram ali em cada parte que visitamos. Quando nos mostrou a ala do Norte, disse que esses prisioneiros - os mais violentos - passavam 22 horas dentro das minusculas celas. So saiam uma hora pra recreacao e uma hora pra tomar banho. Nos contou que certos individuos tinham tanta falta de consideracao e respeito por outro ser humano que quando um deles atacou outro prisioneiro, esse foi faqueado 37 vezes. Disse que ja tinha o matado com a primeira facada, pois atingiu a jugular, mas que quando viu o sangue, ele ficou todo maniaco e entusiasmado e foi assim que continuou com as outras 36 facadas.

Em frente a ala do Norte e cercado onde os criminosos dessa ala exercitavam.












As da ala do Norte; reparam no pedaco de metal faltando na porta da direita... O guia disse que essa era uma das maneiras que os prisioneiros criavam armas.












A cela dessa foto da direita tem uma historia interessante. Reparam que a parede e' um pc maior em baixo... era pra passar a cadeira de rodas desse prisioneiro que passou 15 anos la. O guia disse que assim que ele foi liberado, alguem o ajudou com a cadeira de roda ate o carro e que quando chegou perto, simplesmente levantou sem problema nenhum e andou ate ele... Ele fingiu que tinha problema durante esses anos todos.

Disse tb que esses prisioneiros viviam jogando coisas nos guardas, inclusive liquidos quentes, urina, feces... e que quando iam tomar banho, tomavam praticamente dentro de uma gaiola dentro da outra - no refeitorio mesmo. E tinham guardas todos ao redor por fora dessa gaiola com armas da pesadas os vigiando o tempo todo. Gostaria de ter podido entrevistar esse guia sozinha, pois gostaria de saber a razao dele trabalhar ali, ainda mais nessa ala perigosa, pois nao sei como alguem consegue aguentar um stress desses.

Dentro da gaiola/refeitorio e a foto da direita, a outra gaiola onde eles tomavam banho.









Bom, continuando... em 1951, o estado de West Virginia comecou a usar a cadeira eletrica. Nosso guia disse que foi construida por um prisioneiro e que quando acabou, teve que ser separado do resto da populacao por receber ameacas de morte. Nove homens foram eletrecutados ate a pena de morte ser abolida 1959.

Fotos da cadeira usada em execucoes e a lista de criminosos enforcados na prisao.












Em 1986, a corte judicial julgou as celas da penitenciaria muito pequenas e cruel e um castigo sem necessidade (brincadeira, esses juizes deviam estar loucos por tomar uma decisao dessas. Essa penitenciaria era lugar pra um dos criminosos mais violentos do pais e eles achavam o tamanho das celas crueldade? Nao da pra entender). Mas, por causa disso, a prisao foi fechada em 1995.

Fotos do patio de recreacao pros menos perigosos.









Essa da direita era de um banheiro cujas paredes tiveram que ser demolidas, deixando-os sem privacidade, pois dois criminosos levaram um outro ali pra dentro e arrebentaram seu rosto a ponto desse outro ter que ter cirurgia reconstrutiva... O guia disse que assim que esse "vitima" se recuperou, comecou a provocar nao so os mesmos, mas outros prisioneiros novamente... Disse que esse homem nao batia muito bem.

A foto da esquerda e' onde leva pro porao da penitenciaria... nao foi parte dessa "tour" e e' onde dizem ter atividades paranormais.












Nossa guia tb nos falou que a penitenciaria foi classificada como o segundo maior lugar de atividades paranormais, pois muitos dos criminosos que viveram ali, tambem morreram ali e varios documentarios a respeito ja foram feitos estreando em canais como o Travel Channel, Discovery e History Channel. Durante todo mes de Outubro eles abrem as portas pra visitantes (uns 12 mil em um mes so) pra explorarem o porao (onde eu nao fui visitar) e outros lugares por ali, de noite... e tem ate uma "tour" que as pessoas podem passar a noite ali, com guias paranormais a procura de fastasmas mesmo... Pensei em ir, mas tenho certeza de que vou morrer de medo e nao vou conseguir andar pelo escuro ou dormir direito durante um mes depois disso. Entao acho melhor eu nao ir...

No geral, amei a visita. Pra mim foi a melhor parte de ter vindo visitar West Virginia. Mais do que isso, foi muito interessante conhecer certas partes da prisao e aprender sobre o que aconteceu ali e como era quando a penitenciaria ainda estava aberta. Apesar de ter sido fechada a uns 12 anos atras, eles tentam conservar o maximo tudo como foi deixado pra tras. Nosso guia nos mostrou tb um display de armas feitas pelos prisioneiros e nos explicou como conseguiam fazer certas coisas, ate mesmo raspando pedacos da porta durante anos... Ele disse que ate hoje, ainda acham facas ou outros tipos de ferramentas usados pelos prisioneiros pelo lugar. Disse que algumas dessas armas mesmo foram achadas uns 5 anos atras.












Fotos adicionais da cafeteria da ala Sul (menos perigosa) e de onde os prisioneiros recebiam visitantes - a conversa era por telefone e monitorado por guardas - prisioneiros nao tinham contato fisico nenhum com os visitantes.









Essa e' a entrada pra residencia do diretor da penitenciaria que por lei, e' obrigado a viver com sua familia no terreno. O guia nos mostrava essa porta circular, nao tendo jeito nenhum de algum criminoso tentar entrar ali junto com outra pessoa. Alem de tb ser completamente vigiado por guardas com armas pesadas. Mas ja pensou ter que morar dentro da penitenciaria?

Aqueles interessados, visitem o site oficial da penitenciaria... alem de fotos, tem estorias das pessoas que visitaram o local quando a prisao ainda estava aberta, estorias de encontros paranormais, historia da penitenciaria em si, e etc... Esta em ingles, mas e' extremamente interessante.

6 comments:

zzaguiar said...

Ai, é claro que não poderia deixar de prestigiar seu empenho nesse livro de terror!

Saiba que li cada linha e observei cada detalhe nas fotos... credo Lú, que lugar arrepiante! só gostei das primeiras fotos, uma que mostra a fachada ser semelhante a um castelo. Ai, eu acredito mesmo que o clima lá deva ser mesmo macabro, pois imagino a péssima energia que deve ter. Ai, acho que eu iria sair de lá me sentindo mal! credo mesmo. Lugar horrível! Iria sair correndo. Nossa senhora nem de dia e nem de noite! imagine dormir... melhor nem dá mesmo para imaginar!

Sua narração, fez-me sentir assistindo um filme de suspense... lembra daquele da psicóloga do presídeo... ai, só vc mesmo!!!!!!!!!!!!

Gostei da cidade! parece bem pacata. Amei um dos predios que tirou foto, um antigo de esquina. Too gostei do seu hotel, seu qto parecia ser gostosinho. Nossa, aquele de 8 dolares deve ser um pulgueiro... se vc soubesse de um lugar horrível que uma vez me levaram, de chorar!

Saiba que vc ficou muito bem nas fotos. Adorei sua bolsa e qdo vi vc com aquele vestidinho Lilás, lembrei de um ablusa que tenho super parecida. Too adoro vestidos parecidos com aquele florido... temos gostos muito parecidos para roupas!!!!!!!!!

Too estou aqui esclusivamente em consideração a vc! gostei muito de sua viagem e não a faria ter trabalho dobrado por uma dificuldade egoista... obrigada por ter pensado em mim, neste momento isso é muito importante! desculpa tá?

Amor, carinho e saudades,zz.

Amara Ribeiro said...

Nossa...tô impressionada!!! Foi uma viagem e tanto!!! Taí um lugar que gostaria de ter ido! Conhecer esses lugares que de alguma forma fizeram história realmente vale a pena...Ainda mais depois de um show de blues!!! Tb amo de paixão!!Qto a minha viagem à Europa podemos marcar algo mas estava querindo ir aos EUA no ano q vem, no invrno...o q acha?
Bjos

Lucia Cintra said...

Amara, ja que voce gosta de Blues, vai gostar de ir ver o Al tocar. Bom, se voce quiser vir pra ca no ano que vem, seria no final do ano que vem, certo? Estamos querendo comprar uma casa ate o meio do ano que vem, entao seria numa epoca otima! Voce poderia vir pro Halloween - com a nossa casa nova, estou com planos de dar uma festa imensa de Halloween. Seria divertido. So que nessa epoca ainda nao e' bem inverno. Depois me passa um email e me diz direito quais sao seus planos.

Mila Viegas said...

Muito interessante! Aqui no Brasil os presos dividem celas tão pequenas quanto, porém, são 20, 30 presos na mesma cela, sem ter espaço para dormir, sentar... eles se revesam. É uma imundice. Neste caso aí, 3 presos em uma única cela é mordomia.
Certamente eu não me sentiria bem visitando locais como este... enfim... mas mesmo assim gostaria de ir.
Quanto a parte paranormal.. eu tb me manteria fora. Seria impressionante este tipo de "tour" e eu não ia querer trazer nenhum fantasma pra casa... rsss

Lucia Cintra said...

Mi, engracado, pois foi exatamente o que eu falei pro Al (que nao queria trazer nenhum fantasma pra casa). Me conhecendo, sei que apesar de ser interessante e da minha curiosidade, vou morrer de medo. Nao vou mesmo nessa tour nao.

Fernando Valente said...

Parece ser bem interessante mesmo. Sinceramente, 3 numa cela dessa não é nada comparado as celas aqui do Brasil. Aqui quando não tem mais lugar nas celas, eles colocam os caras dentro de containers debaixo do sol, tem um micro-buraquinho pra entrar ar. Pra ter uma ideia não dá pra ninguém ficar sentado dentro do container.

Vou ver o site agora, inclusive as histórias paranormais. Parece ser bem interessante. :D