Sunday, September 16, 2007

Comprando Casas

Ate hoje, ainda nao compramos casas aqui, mas ja cheguei a pesquisar como e' esse mercado uns anos atras pra saber como fazer pra quando tivermos prontos a comprar.

Normalmente, você precisa de um agente ou corretor, que te ajuda a procurar as casas disponíveis, de acordo com o que você especificar. Você também pode procurar em sites (como o www.realtor.com), ir ver o local ou dirigir em frente as casas de seu interesse e dali entao, marcar com seu agente pra ir ver a casa por dentro.

Com a lista de casas nas quais esteja interessada, o agente vai ligar e marcar todas as visitas no dia e hora que você estipular. A maioria das casas à venda ainda estão ocupadas, nesse caso, o agente consulta com o morador pra marcar o melhor horario pra todo mundo.

Se o dono não esta em casa na hora da visita, acaba sendo melhor, pois da liberdade as pessoas que estão indo ver a casa de comentarem livremente, sem ofender ninguém. Uma outra maneira de se visitar uma casa a venda e' a "Open House" que normalmente acontece nos domingos. O agente que está vendendo a casa fica lá o dia inteiro e mostra a casa a qualquer pessoa que tiver interessada e não se precisa de hora marcada, e' so ir.

Se você gostar de uma casa e quiser fazer uma oferta, a primeira coisa é arrumar uma carta de pre-approval, que basicamente é uma carta de um banco dizendo que você tem crédito para compra-la por aquele preço. Normalmente as pessoas sao "pre-approved" antes de comecar a procurar uma casa, pois assim vao visitar somente as que cabem no seu orçamento ou limite.

O seu agente contacta o agente que está vendendo e pede informaçao especifica como quando a casa foi construída, tamanho, medidas do lote, se está tudo funcionando com o sistema elétrico, os valores dos impostos e etc. Então ele escreve um documento de oferta, com o valor que você está oferecendo. A oferta é assinada, cada um ganha uma cópia e é enviada para o dono da casa.

Aí vem a negociação entre os dois agentes, você raramente negocia direto com os donos. Se todo mundo concordar com os preços, os compradores e vendedores assinam o contrato de venda, que é um termo dizendo que ambas as partes se comprometem a vender e comprar a casa, e que não vão mais negociar com ninguém. O único jeito de sair do contrato é se ambas as partes concordarem em desistir ou então se o comprador achar um defeito grave com a casa, na inspeção. A partir daí a casa não pode mais ser negociada, está fora do mercado.

Depois de assinar o contrato, um inspetor é chamado para fazer a inspeção da casa. Ele olha tudo nos mínimos detalhes, tanto dentro da casa quanto fora. Ele faz um relatório com tudo o que encontra, e o comprador analisa e decide se vai negociar um preço menor (caso algo grave tenha sido encontrado, como um vazamento no porão por exemplo) ou se vai seguir em frente.

O próximo passo é fechar então o empréstimo. O representante do banco vai então pedir seus documentos e fazer uma análise do seu crédito. Se pagou tudo direitinho em dia, e não tem débitos no seu nome, você consegue juros baixos. Mas se você tem montes de cartões de crédito, vive empurrando os pagamentos fazendo apenas o pagamento mínimo e tem vários débitos no seu nome, seus juros serao mais altos.

Com o empréstimo aprovado, inspeção feita, marca-se a data do fechamento o que acontece depois de um mês da data da proposta aceita. Na data do fechamento, os compradores, vendedores e os agentes dos dois lados se encontram pra assinar os varios papéis. E dali podem ja se mudar pra casa nova.

Com o imenso presente que meu sogro esta nos dando, vamos poder comprar uma casa decente ano que vem sem precisar ter que fazer emprestimo algum, o que e' um alivio. Ainda vamos precisar de um agente pra nos ajudar a decidir em que area vamos comecar a procurar, ajudar com a negociacao e tudo mais. Nao vejo a hora, so espero nao levar meses e meses a conseguir achar uma casa que gostamos. Se bem que agora, o mercado e' favoravel a quem esta comprando. Tem MUITA casa a venda e temos bastante disponiveis a ser escolhidas.

No proximo posting, vou escrever sobre os tipos de arquiteturas de casas americanas e tb os precos de pelo menos as daqui na nossa cidade.

4 comments:

Crica said...

Muito interessante o sistema de crédito pra compra de casas aí...
Particularmente acho a arquitetura das casas americanas bem legal.
bjsssssssssssssssssssssss

Cila Bairral said...

Nós usamos a expressao "open house" aqui para qndo alguem se muda pra uma casa/apto novo e convida os amigos pra uma festinha pra inaugurar a residencia...

Aqui tb precisamos de um corretor de imoveis com registro no CRECI - conselho regional de corretores de imoveis - para comprar imoveis, sem a assinatura de alguem com registro no CRECI a compra/venda nao pode se realizar (pelo menos foi o q eu soube, nunca comprei casa, sempre morei no mesmo lugar).

Os corretores agendam com os proprietarios a visitacao, alguns ainda ocupam o imovel outros nao, e o promitente comprador visita e faz criticas.

algumas corretoras disponibilizam sites para vc ja ter uma previa do imovel, com fotos e tal, joga no google corretoras de imovel que voce acha algumas pra vc entender melhor.

O que voce chama de documento de oferta o nome real aki é "promessa de compra e venda", ela é assinada e registrada em cartorio, mas nao significa necessariamente que voce vai comprar, é uma promessa, dai o nome promitente comprador, o comprador que promete. (termos juridicos)

Dessa promessa, se vc quiser mesmo o bem, voce transforma numa Escritura de compra e venda, ou certidao de RGI - registro geral de imoveis, tambem realizado no cartorio da circunscricao do imovel. Não pode ser em qualquer cartorio. Tem que ser em Cartorio de Registro de Imoveis e SEMPRE no cartorio que seja responsável pela regiao onde fica situado o bem.

O meu apto, por exemplo, moro em santa rosa, perto da sua antiga casa, mas o meu cartorio fica no centro de niteroi, nao posso vender o meu apto sem registrar nesse cartorio.

Os cartorio tb sao chamados popularmente de oficios, mas nao sei porque motivo chamam assim.

Não sei como funcionam os tramites bancarios para financiamento de imoveis pois nunca financiei, mas baseando na burocracia do brasil, deve ser um inferno conseguir a liberacao do credito, mil documentos, mil idas ao banco, enfim, tipico do brasil.

Aqui em niteroi especificamente o mercado imobiliario esta crescendo ABSURDAMENTE. ali proximo onde voces moravam ja subiram uns 3 ou 4 predios, sem falar o que foi construido no lugar da sua casa, porem apesar do boom imobiliario, os imoveis estao caros DEMAIS.

Eu e Fred estamos pensando em casar e procuramos uma apto para morarmos, mas gostariamos de comprar pois aluguel é uma coisa mto ingrata, vc paga paga paga e nunca sera seu, mas comprar ta dificil demais. A minha "amada", pra nao dizer o contrario, sogra prometeu a ele de presente um dinheiro pra comprarmos um imovel, mas a bruxa ainda nao deu, nao confio mto... por isso tb que o casorio ainda nao saiu.

enfim, aqui geralmente demoramos mto para comprar uma casa/apto porque a opcao é mta e o preco alto, entao fica dificil escolher.

ah, so pra constar, atualmente qse nao encontramos mais casas na regiao santa rosa/vital brasil/icarai, tudo ta virando predio.

Pra conseguir uma casa boa tem que ser em pendotiba ou na regiao oceanica, que atualmente cresceram MTO, voces nem vao reconhecer mais.

Bjokas

Daniela said...

Num próximo post vc podia explicar o credit score, que é uma coisa que não existe no Brasil (e aqui no UK eu nem sei se tem), mas que é bem interessante.
Beijão!

Amara Ribeiro said...

Bom Lu... a coisa aqui é bem mais difícil!!! Depois que aluguei meus imóveis em Santa Rosa, fui em busca de uma nova casa aqui em Pendotiba pq casa em Sta Rosa ou Icaraí praticamente não exite mais e as que tem querem uma fortuna pq a maioria quer vender para construtora... Bom, como recebo aluguel de um banco, resolvi pedir o financiamento por ele. Dei 20% de entrada e financiaria o resto. A analista de crédito disse que aprovaria minha ficha desde que eu apresentasse algumas documentações sobre o meu omóvel em Santa Rosa e meu contrato de aluguel. Acabou que o banco não liberou o dinheiro todo, e eu acabei perdendo a grana que dei de entrada...quase 30 mil...acredita!!! A dona da casa disse que me devolveria parte do dinheiro quando conseguisse vender a casa. Isso já faz quase 1 ano e nada!!! Assim...a lei permite tal absurdo no caso de desistencia de quem quer comprar como uma multa sendo que eu não desisti e sim não pude comprar por um problema com o banco...Agora só me resta esperar e torcer para que ela realmente me devolva o dinheiro!!!