Thursday, September 13, 2007

Correios e bancos

Tai outro post com informacoes sobre como funcionam os correios e bancos americanos - baseado num email que a Ze me mandou hoje dizendo que tinha que sair somente pra ir pagar uma conta.

Eu trabalhei num banco por uns 2 anos como caixa e depois nos "bastidores" como operadora de sistemas, lidando com os computadores que controlam o banco inteiro. E' bem interessante, mas voce e' responsavel praticamente pelo banco poder funcionar, pois se algum programa "crash" ou da errado, afeta a produtividade do banco todo. Ja tive que vezes ficar ate umas 3 ou 4 da madrugada trabalhando, pois tivemos certos problemas. Mas voltando ao assunto:

As pessoas aqui quase nunca tem necessidade de ir ao banco. Quando trabalhei de caixa, eram mais donos de negocio indo pra depositar altas quantias de dinheiro, gente levando seus cheques pra trocar por dinheiro, abrir ou fechar contas ou emprestimos e coisas assim. Aqui a gente nunca vai no banco pra pagar conta nenhuma, pois nao e' necessario. Entao, nao se ve filas enormes como tem ai no Brasil. Disso eu lembro muito bem... lembro da minha mae tendo que sair o dia inteiro as vezes pra ter que pagar contas, ir em bancos tb pra isso e ficar horas e horas. Quem tem tempo pra isso?

Pagamos contas de duas maneiras aqui: pela internet, telefone ou pelo correio. Eu faco absolutamente tudinho pela internet. Pago contas, transfiro dinheiro, deposito na minha caderneta de poupanca, e checo meus saldos de todas minhas contas. Acho completamente inconveniente ter que ir ao banco pra qq coisa. Gosto mais ainda que minha compania e a do Al tb depositam nossos cheques logo na nossa conta e podemos contar com esse dinheiro estando la em certos dias do mes sem precisar ficar esperando os cheques chegarem pelo correio e dali perder tempo indo ate um banco.

Os que ainda preferem pagar contas com cheques pelo correio, acho meio bobagem, pois voce gasta com selos (viu pai?) e tb cheques. Eu ainda tenho cheques de 2001 que uso com meu endereco super antigo, pois so os uso pra coisas miscelaneas como pizza (as vezes quando vem entregar), taxas que temos que pagar por semestre, e as vezes o aluguel.

Mas o correio daqui e' extremamente eficiente e e' crime federal roubar ou extraviar qualquer carta, envelope ou pacote sequer. Me lembro de quando morava ai, o correio era triste. As cartas enviadas as vezes eram perdidas, roubadas ou sei la o que. Me lembro que nao conseguia trocar figurinhas pelo correio com minha tia de Santos, pois a maioria de nossas cartas "nao chegavam".

Seria tao mais facil pra todo mundo poder usar esse metodo pra pagar contas ou trocar informacoes importantes, mas pelo menos quando morava ai, nao se dava pra confiar. Nao sei se melhorou ou se o governo oferece qualquer protecao, mas ate hoje quando mando algo pros meus amigos, nao confio... tenho que mandar registrado so pra ter certeza.

Os bancos normalmente ficam abertos de Segunda a Sexta das 9:30 as 17:00 ou 18:00 e umas 6 horas nos Sabados. Temos uns tb dentro de supermercados ou WalMarts que ficam abertos 7 dias por semana e tb ate mais tarde, tipo umas 20:00 pra conveniencia do cliente. Os correios tb tem mais ou menos o mesmo horario, mas tb se pode comprar selos e outras coisas parecidas dentro de supermercados e outros locais.

Outra coisa legal do correio que comecou recentemente foi um servico do carteiro vir buscar na sua casa, qualquer pacote que voce queira enviar. E' um servico que voce paga somente um pouquinho extra, mas eles vem ate voce. Tambem podemos enviar qualquer carta (contanto que ja esteja selada) ou ate meus filmes do Netflix de volta, somente os deixando ali fora na minha caixinha de correio. Quando o carteiro vem com minhas correspondencias, ele ja leva o que eu quero que va... Os selos aqui custam 37 centavos pra carta com peso normal, entao ja compro varios pra ter guardado em caso de precisar.

Pra pessoa mais preguicosa do mundo, esse sistema e' maravilhoso, pois tb quem tem tempo de ficar zonzando por ai pra fazer tudo isso?

6 comments:

Crica said...

primeiro mundo, né,amiga...rs
isso aqui ainda é uma selvaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
rsrssrsrsrsrssrsrs

Cila Bairral said...

eu nao vou ao banco nunca, salvo para depositar dinheiro/cheque.

Pago absolutamente tudo pela internet, celular, luz, telefone, cartao, etc etc etc...

Odeio banco com todas as forcas.

So vou ao caixa automatico pra depositar/sacar $$$

E olhe la!

zzaguiar said...

Bem LÚ, aqui too pode se pagar pela internet, mas é preciso ter conta corrente. Ou usar o cartão de crédito, mas ocorre um acrescimo. Too existe opção de débito em conta.
Minha situação é mais delicada no momento! Ah, pelo cartão pode ser até pelo tel.
Bem ontem fui com espírito prepara, mas ce sabe que nãolevou nem dez minutos de espera? isso é raro mesmo. Too odesto filas de banco, mas não tnho outra forma agora!

Amara Ribeiro said...

Aqui tb faço absolutamente tudo pela internet a não ser os famosos depósitos apesar de raramente fazer isso tb já que recebo em conta! Sacar tb é difícil e muitas vezes passo vergonha pq quero pagar um "flanelinha" (pessoa qualquer que cobra para vc parar o carro em uma vaga na rua...se vc não der pelo menos 1 real ainda é capaz dele arranhar seu carro e ficar por isso mesmo)e não tenho dinheiro. sempre digo que se me assaltarem é capaz do cara ainda querer me dar um dinheiro pq ele vai achar no máximo 10 reais!!! rsrsrs Em compensação, se vc esquecer de pagar alguma conta em dia vai sofrer!!! Enqto está no prazo para pagamento podemos pagar em qq banco e aí vem a facilidade da internet. No entanto, cada boleta é gerada por um banco então se passar da data do vencimento, vc só poderá pagar no banco de origem do boleto e que se não for o mesmo seu, já era...fila do banco lá vamos nós. Esse mês me aconteceu isso! Por exemplo: meu plano de saúde emite boleto gerado pelo Banco Itaú, então mesmo se passar da data eu consigo pagar pela internet pq é o mesmo banco que tenho conta mas a tv a cabo o boleto é gerado pelo Bradesco eu eu esqueci de pagar!!!! Venceu e eu lembrei no dia seguinte! Não teve jeito...Só pude pagar no tal banco emissor que no caso era o Bradesco e eu não tenho conta lá!!! Saco!!! Aqui tb temos horario para pagar pela internet! Funciona de 6:00 am às 9:00 pm para boletos de outros bancos e até 12:00am para boletos do mesmo banco de sua conta!!!
É a prevenção contra os roubos e sequestros.... É mole!!!

Lucia Cintra said...

Amara, o que e' boletos? Podemos pagar de duas maneiras pela internet: entrando no site do remissor da conta ou no site do nosso banco.

Eu prefiro pagar tudo pelo site do meu banco. Quando chegam as contas pelo correio, eu entro no site do meu banco e digo quanto a pagar, pra quem e quando. Ai quando chega o dia, a quantia e' diretamente retirada da minha conta e enviada eletronicamente pra compania a quem devo.

Posso pagar a qualquer hora do dia ou noite, mas ja deixo tudo preparado assim pra nao esquecer. E se tiver que mudar a quantia, posso modificar qq coisa pelo menos cinco dias antes de ser retirada da minha conta. Bem pratico.

Amara Ribeiro said...

Boletos são tipo cartas que recebemos mensalmente com uma numeração de código de barras.Qdo digitamos essa numeração em um campo específico no site do banco para pagamentos aparece o valor, a data de vencimento e o emissor que vai receber... Então, todo mês recebemos boletos por exemplo da luz, telefone, celular, tv a cabo, assistencia médica...cada um com seu código de barras...
Sobre correios, eles não fazem qualquer pagamento. O correio na verdade é conveniado com um certo banco e então acaba no mesmo esquema de que se pagar fora da data do vencimento, só pode ser pago no banco em que emitiu o boleto bancario! Um saco! Ah, os selos tb só são vendidos nos correios que funcionam de 9 às 17:00hs e os bancos de 10 às 16:00hs, ambos de segunda à sexta!!!
Bjos