Monday, September 10, 2007

Pergunta a voces

Esse post foi inspirado nas perguntas da Cila num email que me mandou. Ja que moro nos EUA faz uns 15 anos, estou acostumada com as coisas daqui e nao percebo muito certas diferencas entre os dois paises.

Acho que o unico post que escrevi sobre isso foi sobre as concessionarias americanas, mas gostaria de fazer uma pergunta a voces que frequentam meu blog: O que gostariam de saber sobre a vida daqui? Economia, financas, colegio ou faculdade, lazer, estilo de vida, cultura e educacao das pessoas, casamentos, trabalho, leis de transito, animais, companias... etc? Se tiverem curiosidade de saber sobre qualquer coisa, gostaria de escrever um posting a respeito.

Pra falar a verdade, quando vim morar aqui, so tinha 17 anos. Nunca cheguei a trabalhar ou ter uma vida adulta ai no Brasil e tb tenho curiosidade em saber como certas coisas funcionam. So pra dar um exemplo: uns anos atras, nao tinha a minima ideia o que era decimo terceiro. Minha mae me explicou, mas e' algo que nao existe aqui.

Entao se puderem me dar ideias, tentarei escrever sobre minhas experiencias e tb pesquisar a respeito pra poder fornecer fatos concretos. Ou entao tentarei fazer uma lista de assuntos pra aos pouquinhos escrever a respeito cada um. Mas vou deixar aberto a sugestoes de voces e podem mandar varias. Bjos!

8 comments:

Carlos Cherem said...

Esse iniciativa vai desencadear um grande intercâmbio de informações!

Quanto ao regime de trabalho, aqui no Brasil existem vários, mas basicamente prevalecem dois tipos: Carteira Assinada ou regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), e o Estatutário.

A CLT é o regime no qual a maioria das pessoas estão submetidas, principalmente quando vc trabalha para empresas particulares.

A CLT é uma lei que dispõe sobre todos os direitos, deveres e garantias dos trabalhadores.

Aqui no Brasil normalmente se trabalha por 44 horas semanais, isto é, 8 horas de segunda à sexta e mais 4 aos sábados. Durante a semana temos direito à 1 hora de almoço.

Aqui tb recebemos um ticket transporte e um ticket refeição.

Temos direito à férias anuais, num período não inferior a 30 dias e com um bônus de 1/3 do salário.

O Décimo terceiro salário é um salário extra que todo mundo recebe, normalmente em dezembro. É muito útil para as compras de Natal.

Um outro regime de trabalho é o estatutário, que tb é uma lei, e é o regime dos servidores públicos em geral. Em termos gerais é bem parecido com a CLT, mas acho que a principal diferença é em relação á estabilidade no cargo, visto que uma vez estável, vc só pode ser demitido através de um processo administrativo disciplinar ou decisão judicial, resumindo, não podem te demitir de bobeira ...

Bom, daria para falar horas sobre esse assunto ... mas se quiser, me pergunte!

me fale do sistema de contratação aí de vcs!

Beijos!

Mila Viegas said...

Ah Lu,
Um assunto que me interessa (apesar de não ser propriamente sobre outros costumes) é o artesanato daí, principalmente as Annies, bonecas primitivas, acho que chama Ragged Annie. Um dia ainda quero ir praí fazer um curso de bonecas americanas. Às vezes utilizo moldes americanos mas tenho dificuldades com as medidas que são diferentes, e tal.

Lucia Cintra said...

Nossa Carlos, amei a informacao. Vou colocar um post sobre como e' o trabalho aqui assim que puder. Tem muita coisa que nao sei como funciona ai no Brasil.

Mi, vou tratar de procurar informacao sobre o artezanato dessas bonecas. Esse assunto e' algo que nao sei mt a respeito, mas depois de pesquisar, colocarei um posting sobre isso dedicado especialmente a voce.

Mila Viegas said...

Thanks.. ;)

Cila Bairral said...

eu quero saber qual o meio mais facil de eu arrumar um marido americano rico e lindo pra morar ai e nao precisar nunca mais trabalhar...

Lucia Cintra said...

Cila... se eu soubesse a resposta tb nao estaria trabalhando agora. Ja falei pro Al que quando pagarmos nossa divida, quero somente trabalhar meio periodo em casa mesmo com meu proprio negocio.

Amara Ribeiro said...

Nossa Lu...seu amigo resumiu bem como é o sistema trabalhista aqui. Faltou vc resumir como se torna funcionário público...rsrsrs
Bom, eu por exemplo tenho a maior vontade de ir morar fora então, queria saber como foi o seu início aí, as escolas e faculdades. Queria saber sobre as casas que aqui são de alvenaria - tijolos e cimento e sobe que aí a maioria são de drywall... Qual a diferença entre uma highway e uma freeway? Ou são a mesma coisa? Sistema de saúde... Aqui a saúde oferecida pelo governo é péssima...(lembra do Hospital Antonio Pedro?) Temos que pagar do próprio bolso plano de saúde pq aqui somente grandes empresas oferecem plano... Eu por exemplo pago U$160 dolares para mim e Maria Eduarda com todos os exames e internação em qto particular... Para nós aqui esse valo é uma fortuna mas não sei se para vcs seria... Bom...tb queria saber sobre o custo de vida... Aqui o salário mínimo de R$380 reais mal dá p comer bem, pior ainda se tiver que pagar aluguel etc... O valor de um carro zero popular custa em torno de U$15000 dolares, um apartamento em Icaraí (praticamente não existe mais casas lá) custa em torno de U$100 ou 150 mil dolares - perto de onde eu morava... Bom... o mais vc lembrar ou eu lembrar te mando por email...
Seus postings vão ser bastante interessantes...
Bjos

Daniela said...

Bom, como vc sabe, eu não tenho muitas dúvidas sobre a vida aí, mas tendo vivido dos dois lados, eu posso responder várias dúvidas que vc possa ter. É só perguntar!
Beijo