Wednesday, October 3, 2007

Ate a primavera que vem

Essa e' uma epoca do ano que voce começa a ver os passaros migrando em grupos enormes! Quando posso ou não estou dirigindo, ate paro o que estou fazendo pra os observar, pois alem de bonito, eu adoro a natureza. Hoje mesmo quando sai do trabalho, vi um grupo de centenas de passaros voando logo ali na minha frente. Estava dirigindo, mas tentei tirar uma foto mesmo assim. Não saiu mt boa (esses pontinhos pretos no horizonte, nessa foto da esquerda eram todos passaros voando). Por curiosidade, resolvi pesquisar a respeito e achei uns artigos interessantes sobre migração.

Porque certos passaros migram?

As razoes são complexas e variadas, mas uma explicação simples e' pra terem reservas de comida e um lugar onde possam procriar. Em lugares mais quentes, eles dispoe de uma abundancia de alimentos, seja plantas ou insetos que permanecem disponiveis durante as longas horas do dia.

Como se preparam pra viagem?

Passaros migratorios, dependendo da especie, as vezes voam 90 horas seguidas ou varios dias sem parar antes de descancar. Preparando-se pra longas viagens como essas, precisam obter reservas de gorduras suficientes, ao mesmo tempo comendo bastante pra se abastecerem e tb regularmente deixando cair algumas penas. Essas tem que estar em condiçoes e forma perfeita pra aguentarem longas viagens. Certos passaros conseguem voar uma distancia de 20.000 km e descansam em lugares especializados ao longo do caminho onde varios outros grupos se encontram.

Como sabem pra onde ir?

Varios estudos sugerem que os passaros se orientam usando a posição do sol durante o dia e as estrelas durante a noite. Eles tb, por instinto, conseguem perceber o campo magnetico da Terra. Alem disso, usam como um layout visual o formato dos terrenos abaixo, usam o oufato quando voam por lagos ou oceanos e tb a audição (ondas do mar ou ventos passando por certas montanhas). O mais interessante aspecto de migração, e' que os locais, o caminho e talvez ate suas maneiras de voar são parte de sua natureza, como se ja nascessem sabendo exatamente o que e como o fazer. A maioria desses passaros abandonam seus filhotes quando começam a migrar e um pouco tempo mais tarde, esses mesmos filhotes comecam tb a seguir os passos dos pais.

O que mais achei interessante foi o jeito que alguns passaros voam em "formação delta", ou seja, em forma de "V". Vejo muito desses aqui, principalmente gansos. E o legal e' que ate mesmo antes de ve-los, voce os escuta parecendo uma orquestra de buzinas no ceu acima. Eu amo esse som e fico toda entusiasmada, pois la vem dezenas de gansos voando por perto.

Eles formam essa figura de "V" para melhor cortar o ar. Assim o vôo demanda menos energia do grupo, apesar de o primeiro passaro se cansar mais. Com a menor resistência do ar, as aves conseguem uma velocidade maior e uma autonomia de vôo maior devido a ter que fazer menos paradas para reabastecimento (comer e descansar). Existe um sincronismo perfeito no revesamento da ave batedora (a primeira na ponta da flecha). Quando esse primerio passaro se cansa, ele passa para o final da formação e assume a ponta intercaladamente, um passaro da esquerda e depois um da direita e assim por diante. O incrível observado é que eles não erram neste revesamento e a sincronia é perfeita. E durante o tempo todo, eles grasnam pra incentivar e motivar o passaro que está na frente, ja que pode desanimar enquanto voa na posição mais desconfortável e cansativa.

3 comments:

zzaguiar said...

Ai, deve ser gostoso sim! too paro para ouví-los. Sempre no final do dia um grupo de passarinhos sobrevoam aqui em casa em direção a mata da frente daqui de casa... é boinito ver! Too tem um grupo de maritacas que pousam na Árvore e dão o maior show!

É, a sabedoria instintiva do seres ditos irracionais, muitas vezes supera as de muitos racionais!!!!!!!!!! Lembra daquele porta jóias que vc me deu? aquele marreco é um perfeito exemplo! ele existe na china e tem um tradicional simbolismo super precioso: Representa a fidelidade, o respeito.

Fico admirada com a natureza too!
Ah, esqueci de comentar uma foto do spa: aquela que vc está com uma cabra eu acho! ai Lú, eu morro de medo!!!!!
Aqui perto tem um cara que cria para venda de leite. Os filhotinhos acho a coisa mais linda, já até passei a mão, mas dos grandes, saio correndo, principálmente dos bodes... morro de medo!

Mila Viegas said...

É tudo muito lindo! A natureza é muito perfeita e ter o prazer de admirar tais coisas é uma sensação única que nem muita gente dá importância.

Crica said...

Adorei o post!
Nossa, fiquei boba com a capacidade e resistência desses bichinhos!