Friday, October 5, 2007

Padrões de Beleza

Esse e' um assunto meio longo que abrange topicos diferentes. Comecarei a falar um pouco sobre o padrao de beleza aqui nesse pais. Devido a Hollywood, artistas, modelos e principalmente atrizes acabam emagrecendo a um tal ponto que chega ate prejudicar a saude. E o pior e' que sao modelos pras criancas e adolescentes que querem as imitar. Imitar o jeito de falar, personalidade e principalmente aparencia. Em consequencia vem a bulimia, anorexia e cirurgias atras de cirurgias plasticas.

Deixa eu comecar com isso. Alguns anos atras, o Brasil foi classificado como o pais numero um pra cirurgia plastica. Hoje em dia, esse ato e' tao famoso aqui que qualquer um faz. Tem aqueles obcecados que nao pesquisam pra ver se o medico e' qualificado ou a cirurgia em si mesma antes de ir e acabam com historias de horror. Outras que sao literalmente viciadas e quanto mais fazem, mais querem. A Jenny Lee e' um exemplo. Essa mulher ja teve 37 cirurgias antes dos seus 30 e continua a querer mais. Na minha opiniao ela nem tem mais uma aparencia natural e ate um dos famosos cirurgioes plasticos daqui ja recusou a opera-la novamente e aconselhou a ela ir ver um terapeuta. (veja essa entrevista aqui com ela). Ja fez botox, implante no rosto, nos labios, tres cirurgias no nariz, duas pra aumentar o tamanho dos seios, tres pra levanta-los, um inteiro "body lift" (o que puxa e estica a pele do corpo inteiro) e lipo nos bracos, quadril, coxas, barriga e joelhos. Ela ja usou todo o credito que tinha em cartoes de credito pra pagar por esse vicio. Loucura. Nem parece mais com quem era (fotos do antes/depois aqui). E essa e' so uma delas. Ja vi documentarios com aquelas que deu tudo errado com as cirurgias e tb com as familias de outras que morreram devido a isso.

Outro problema aqui e' anorexia e bulimia, principalmente entre as modelos. Depois da morte de umas modelos da America do Sul devido a essa doenca (uma delas teve um ataque de coracao por pesar somente uns 32 kilos), parece que essa industria tem dado uma manerada.

Me faz pensar... o que as mulheres nao fazem pra atingir esse modelo de beleza? Ou ate outro qualquer devido a sociedade ou cultura do lugar ou da epoca? Seculos atras na China, as mulheres comecavam a amarrar seus pes com somente 5 anos de idade pra mante-los pequenos (tem um artigo mt interessante, inclusive com fotos desse ato aqui). Com isso, os pes alem de serem quebrados ficavam completamente deformados e as mulheres mal conseguiam se locomover. Parece que era costume da sociedade alta, pois so assim conseguiam casar com canditados ricos.

E tem tambem os espartilhos que eram tao apertados, que chegavam a quebrar algumas costelas do corpo. Foi documentado que varias ate desmaiavam por falta de ar. Em meados do seculo XIV, a visao de beleza europeia de corte era ter uma pele branca. Entao, cobriam seus rostos com uma mistura de vinagre e chumbo, uma pasta que comia o rosto tao rapidamente que acababa eventualmente as matando. Chegavam tb ao extremo de usar sangue-sugas ou ate mesmo cortarem veias pra sangrar, acreditando que ficariam com uma cor mais branca. E tb existe a circuncisao feminina em paises pobres da Africa... Pra que tudo isso? Algumas por beleza ou somente pra agradar a sociedade ou exclusivamente o sexo oposto?

Hoje em dia escolhemos usar saltos altos (eu sou uma que nao vivo sem) - o que tb nao faz muito bem a curvatura do pe ou coluna... alguns escolhem furar e tatuar o corpo inteiro... Mas hoje em dia, isso tudo e' escolha de cada um, e nao imposto nas mulheres como as de antigamente, inclusive criancas, como os sapatos chineses ou espartilhos, entre outros.

A obcessao com ter um corpo e rosto perfeitos as vezes chega ao extremo. Quando assisto noticiarios e documentarios com isso, da ate arrepio. Sou a primeira a dizer que me cuido sim fisicamente, pois alem de ter conciencia que esse e' o unico corpo que tenho e minha saude e' extremamente importante, tb quero olhar no espelho e gostar do que vejo. E nao condeno nem um pouquinho cirurgia plastica. Acho que quando feito em moderacao e com cuidado, se for algo que vai te fazer sentir melhor, nao ha nada de errado. Talvez um dia eu mesma faca... So acho que tudo em excesso acaba virando obcessao e doenca...

Acho que as pessoas tb tem que aprender a olhar um pouquinho mais pra beleza interior do que somente focalizar na exterior e nao se preocuparem completamente com o que um outro qualquer tenha a dizer sobre sua aparencia.

6 comments:

zzaguiar said...

Concordo com vc! tem pessoas que valorizam tanto a aparencia, que esquecem doque é se cuidar de verdade. Tornam-se emocionalmente vazias, pq a obsessão consome a própria vida. Ultrapassa a vaidade e acaba tornando-se patológico. Como vc mensionou a luta desenfreada em buscar algo, e, nem se prestar atenção como conseguir. Acabam na mão de profissionais não qualificados e o resultado deixa a desejar... isso qdo não mata!

Too acho lamentável atitudes extremas para se atingir uma perfeição criada pela "mídia"...

Equilíbrio e bom senso sempre é uma boa medida. QQ coisa que não traga prejuízos é positivamente agregador de valores. Mas imagine uma plástica mal sucedida? se a pessoa já tem uma auto-estima baixa, deve surtar! Contrário de quem faz um acirúrgia reparadora e algo é melhorado! ou até mesmo quem programa algo que deseja melhorar e sai a contento... cada um com seu cada qual, mas se o resultado é ruim, ops, teve falhas no percurso! Qdo o resultado não agride e traz benefícios, tudo é válido!

zzaguiar said...

Em relação aos costumes de outras culturas, ainda bem que práticas agressivas estão com menos força. Sem o propósito de ser etnocentrista, A mutilação genital feminina, é algo inconcebível! e não adianta dizer que não se importavam, pq dor não se disfarça! que se aceitava pacificamente... só externamente. Para manter a boa aparencia e bons costumes... mas uma ova que tudo que mais se queria fazer era gritar a insatisfação! Dor é universal, independente da cultura!

Sobre o godem Lotus, vc já viu em meu blog... sem comentários!!!!!!!!!!!! principalmente por ser uma prática para atender aos desejos sexuais de "HOMENS"... dose dupla!!!!!!!!!!

Pela intereferencia significativa do pé em nossa postura corporal, o goldem lotus, além de todos os outros prejuízos, acaba com qq possiblidade de um bom desempenho sexual da parceira na idade mais avançada. Claro, Prejudica uma série de articulações, oque leva a instalçao precoce de processos patológicos como artroses... todas as oses e ites! A postura repercurte em tudo, respiração, e outras funções. Mas só a genitália basta para medíocres satisfações! Dane-se os nossos desejos e necessidades... pior, que importa se uma mulher fica inválida e doente?!!!!!! Tem outras por aí!

Cila Bairral said...

O culto a beleza eh dificil de julgar sabe...
Sobre essa mulher das mil plasticas.. honestamente EU FARIA O MESMO, mas nao tenho $$ pra isso. no brasil plastica ainda eh caro, entao nao da pra sair fazendo a qq hr... Mas mesmo assim existem mulheres aki totalmente transformadas, INCLUSIVE EM NITEROI! Atualmente uma "nova moradora" casada com um cirurgiao plastico e viuva de outro cirurgiao é totalmente modificada. o que eu nao gosto nela eh que ganhou feicoes masculinas... Por email te mando foto e o nome da dita-cuja.

Juro que ja procurei espartilhos pra comprar, mas nao acho...

tenho 3 tatoos, tinha piercing ate que rasgou, vivo de salto, make, cabelo penteado, unhas feitas, me considero neurotica, louca, obcecada com a beleza.

enfim, qnto mais eu ganho mais gasto em artificios de beleza

bjoaks

Celia said...

Muito bom seu post de hoje. A obcessao das pessoas por uma aparencia bonita, jovem, tem causado muitos danos e algumas pessoas. Isso é muito triste. Bj.

Carlos Cherem said...

Esse assunto é tão sério que tem sido motivo de vários debates e livros, uma amiga minha ganhou um livro chamado "A ditadura da beleza", que conta uma história de uma mãe que tinha uma filha com sérios problemas de depressão por não estar nunca satisfeita com sua aparência.

Eu fiquei assustado com o caso das mulheres que encolhem os pés... Mais uma vez eu repito uma frase: "Muito prazer, esse é o ser humano do planeta Terra, veja do que ele é capaz." Acho que o maior problema que enfrentamos em nosso dia-a-dia é estarmos sempre caindo em armadilhas e ilusões. Quando conseguimos enchergar além dessas ilusões e desviar das armadilhas, começamos a crescer e ter uma vida mais positiva e feliz.

Amara Ribeiro said...

Na verdade, tudo em exagero se torna doença até mesmo o simples desejo de comer chocolate...kkkk
Acho que tudo tem sua medida certa. Hj em dia estou acima do peso e me sinto realmente muito mal com isso. Depois que entrei na adolescência cheguei até mesmo a pesar 46kg e na verdade não me aceito com meus atuais 67 mas, procuro fazer uma alimentação mais saudável ao invés de ficar sem comer ou de tomar remédios. Amo tatuagens e tenho 4. Ainda quero fazer mais uma mas estou esperando a oportunidade certa para que seja a última senão vou ficar parecendo album de figurunhas...kkkk
É como eu disse...nada de exageros...
Ah, Lu...o Henrique encontrou com um amigo que chegou da Califórnia e eles entraram num assunto sobre a saúde daí, atendimento hospitalar, etc. Ele disse que todos os hospitais são pagos e que mandam a conta para casa. Ele disse que como não tinha dinheiro mesmo deu o endereço errado. Achei a história dele muito estranha e fiquei com muitas dúvidas sobre isso...Escreve um post sobre como funciona o sistema de saúde dai? Bjos