Friday, October 19, 2007

Reign over Me

Assisti um filme hoje com o Adam Sandler chamado "Reign over Me". E' sobre um viuvo que perdeu sua mulher e 3 filhas pequenas no ataque terrorista de 9/11. Ele ficou uma pessoa meio fora da realidade, com uma vida sem sentido, e uma agonia tao grande de nao ter mais ninguem ou familia por perto que estava o deixando meio fora de si.

Quantas familias nao passaram ou ainda estao passando por isso? Nao consigo nem imaginar. Quando um dos avioes cairam aqui em Pensilvania, eu so estava casada com o Al por 8 dias. E o aviao caiu somente a uns kilometros do colegio onde ele dava aula na epoca. Quando soube e nao consegui entrar em contato com ele (nenhum telefone estava funcionando na area) eu quase entrei em panico. Simplesmente por saber que o aviao tinha caido ali, mas ainda nao estavam divulgando o lugar exato.

Perder alguem assim e' inexplicavel. Tantas vidas perdidas por nada... Por terem odio, por nao aprovarem do jeito que a "America" conduz sua vida. Engracado isso... America... Foram atacar justamente um predio internacional onde tinha gente de varias nacionalidades trabalhando. Nao sei por que tanto odio no coracao. Temos nossos defeitos, mas no fundo somos todos iguais, somos todos seres humanos.

Ouvi falar que publicaram um livro (pena que nao lembro do nome) sobre "coincidencias" ou ate "interferencias divinas" de umas pessoas cujas vidas foram salvas devido a um incidente aqui ou la na manha da tragedia. Como um homem que tinha comprado um sapato novinho no dia anterior e no dia do ataque, o sapato machucava tanto seus pes, que teve que parar numa farmacia pra comprar uns band-aids. Em consequencia o fazendo atrasar a chegar no trabalho... depois dos avioes terem batido nos predios. Outra mulher que tirou o dia de folga, pois um dos seus filhos amanheceu mal com febre alta... e outro que a caminho de uma entrevista em um dos predios, esqueceu seu curriculo e cartas de recomendacoes em casa e teve que voltar pra busca-los. Esses meros minutos salvaram sua vida.

Aqueles que perderam familia ou amigos no aviao ou nos predios, meu coracao parte por eles. Sei como e' perder alguem, mas com uma doenca como o da minha mae, pelo menos infelizmente a gente sabia que ia acontecer. Nao deixa de fazer o coracao quase parar de dor com a perda; nao deixa de nos fazer quase nao conseguir respirar e sentir uma agonia quando pensamos nos momentos bons que nunca mais voltarao e nas coisas que fez de errado ou o que deixou de fazer que agora se arrepende. Engracado e' que no filme quando ele consegue falar no assunto, lembra de que estava irritado e foi grosso com a mulher no telefone... a ultima vez que falou com ela.

O personagem do filme nao conseguia nem falar a respeito e mentiu a si mesmo que nao lembrava e tentava ocupar sua mente com outras coisas meio banais. Ate entendo um pouco a agonia dele. Mas sinceramente nem sei o que eu faria se perdesse meu marido e minha familia toda. Nao sei mesmo. So o tempo ajuda e que Deus continue a dar forcas a todas essas pessoas que perderam aqueles que amavam de uma maneira tao brutal.

Muito bom o filme.

4 comments:

Tata said...

Eu li algo sobre este filme mais infelizmente ainda nao o assisti.
Concordo com vc..deve ser horrivel perder pessoas que amamos..deve ser uma dor imensa que vc vai ter que conviver com ela.
Será um prazer te dar umas dicas quando vc for visitar a Suica!
Eu fui embora da Suica porque com o tempo eu fui percebendo que ali nao era o meu lugar.É dificil explicar mas eu sentia que eu nunca iria fazer parte daquele país em todos os sentidos.Eu fui embora em 2004 mas desde eu tenho ido pra lá todo ano..e nessa ultima vez tive a confirmacao total que ter ido embora foi a melhor coisa que eu fiz.
Adoro a Dinamarca..mesmo morando na Suica eu nao gostava muito..os suicos(nao todos,claro)sao meio chatos.Já os dinamarquses sao muito amigaveis,simpaticos,etc..Só tenho coisas boas pra falar sobre o país e as pessoas.
Mas infelizmente tenho que ir embora em breve...mas eu volto!
Quero muito estudar aqui mas nao é assim tao simples..entao como ja nao tenho tanto tempo pra resolver isso tenho que sair por um ano..aí eu vou pra Noruega em meados de abril...
Life´s crazy sometimes!
Bjs!

Cila Bairral said...

vou procurar o titulo em portugues pra tentar assistir...

Acho mto complicado a morte acidental.
Tipo, vc perdeu sua mae, eh uma dor incalculavel, logico, mas acho q no nosso subconsciente crecemos crendo que "os pais vao antes dos filhos". Por maior q seja a dor de perder os pais, dizem, que nunca é maior do q a de perder um filho, simplesmente pelo fato d voce esperar morrer antes dele.

As pessoas q morreram nao so do 09/11, mas em todos os atentados terroristas que ja ocorreram, me sensibilizam mto pq suas mortes acontecem por "desejos" dos outros.

Geralmente quem morre nestas tragedias nao pactua das ideias as vezes nem sabe o q esta se passando e simplesmente tem a vida PLUF acabada.

Tracando um paralelo com o que acontece no brasil, nao temos terroristas mas temos uma violencia absurda que as pessoas que saem de casa nao sabem NUNCA se vao voltar.
Todo dia aqui, ao sair, temos que torcer pra que nada nos aconteca e nem com quem amamos, pq nossas ruas sao uma verdadeira guerrilkha civil.

Enfim, nao sei o q faria se perdesse Fred estupidamente como no filme. Acho, honestamente e sem exageros, que minha vida acabaria, perderia o sentido, a ponto de eu nao conseguir mais viver.

O que nos resta eh rezar para que nunca coisas desse tipo acontecam com quem amamos.

Bjokas lucinha

Cila Bairral said...

so para constar

o nome em portugues do filme é REINE SOBRE MIM

bjokas

Amara Ribeiro said...

Relamente é terrível. Perder pessoas que amamos por alguma doença já é uma dor sem fim, não consigo imaginar por alguém tirá-la apenas por ódio, por discordar de opiniões ou até mesmo por um bêbado que pega um carro/ moto e acha que é piloto!!! Realmente muito difícil...
No words for these feelings...
Bjx