Tuesday, October 2, 2007

Veiculos e transito

Uma das sugestoes sobre a vida aqui nos states de alguns de voces, foi a lei de transito e como comprar um veiculo.

Deixa eu comecar com as compras... entre eu e Al ja tivemos uns 9 carros desde que comecamos a namorar (entre eles 6 usados e 3 novos). E' muito comum voce comprar um carro, dirigi-lo por uns anos e dai, voltar numa concessionária e troca-lo por um outro melhor e mais novo. E foi o que fizemos.

Eles vendem dois tipos de carros: novos ou usados. Dependendo da concessionária, pelo menos as maiores, oferecem os usados com uma especie de garantia. Eles inspecionam o carro, fazem qualquer conserto que tem que ser feito e revendem o carro parecendo novinho em folha. E garantem seu trabalho, ou seja, se qq coisa acontecer com o carro, eles os consertam de graca durante o primeiro ano. Ja compramos varios carros assim e ate hoje nao tivemos nenhum problema.

E' tambem bem comum voce pegar um emprestimo pra compra do veiculo, que e' financiado por bancos. Se for desse jeito, voce acaba passando horas numa concessionária, pois tem que verificar seu credito (que ja expliquei como funciona aqui), e dai vem as varias ofertas de bancos, cada um oferecendo juros diferentes. O melhor e menor juros oferecidos e' o banco com o qual fechamos o negocio e depois de milhoes de papeis a assinar, saimos dirigindo o carro novo.

Outra coisa que leva tempo tb e' a negociacao do preco. Sempre tem jeito de abaixa-lo um pouco ou fazer com que a consensionaria inclua garantias extras ou servicos de graca durante o tempo que voce tem o carro. Se voce esta trocando seu carro antigo, eles levam em consideracao a condicao do carro e deduzem o valor desse do preco do novo. As vezes levamos horas negociando e se realmente queremos uma oferta muito boa, levamos dias (o que o Al fez com o Mustang) - e o vendedor fica louquinho querendo que voce volte pra comprar e ate acaba te ligando com mais ofertas.

Comprar carros no final do ano, comecando em Setembro tem tb suas vantagens. As maiores concessionárias querem esvaziar seu lot dos modelos do ano atual pra dar lugar aos modelos novos do ano seguinte que estao chegando. Entao os precos e ofertas sao melhores ainda, pois querem vender tudo rapidinho.

Ai vem as leis...
Cada estado e' diferente, mas aqui na Pensilvania, voce e' obrigado por lei a ter seguro de carro em caso de um acidente e tb a inspecionar seu carro todo santo ano. Se nao tiver seguro, nao pode comprar um carro, alem de se for pego dirigindo sem ele, voce risca perder sua licensa por um tempo.

A inspecao, como disse, e' anual. Se seu carro nao passar, voce e' obrigado a consertar o problema alem de ter que pagar de novo pro carro a ser inspecionado. Voce normalmente nao ve carros caindo aos pedacos por aqui. Cada ano, recebem um adesivo no vidro comprovando a inspecao e data de expiracao.

Agora em Maryland, onde minha amiga Sara mora, ela me disse que eles nao sao obrigados a inspecionar os carros. So tem um problema: se forem vender o carro, precisam tb por lei a inspecionarem. Se o carro estiver caindo aos pedacos, e' mais dificil e mais caro pagar pra um conserto ou ate mesmo vende-lo. Voce acaba pagando de uma maneira ou outra.

As leis de transito sao obedecidas direitinhas. Voce nao ve carros passando em sinais vermelhos ou cometendo algumas "barbarices" (pelo menos nessa cidade) e o interessante e' que os pedestres tem preferencia ao caminho. Voce tem que deixa-los atravessar, o que as vezes e' ate irritante, pois tem gente que nao esta nem ai e andam o mais devagar possivel. Me lembro da ultima vez que estive ai, se a gente nao atravessasse correndo, virava carne moida... Acho que uma coisa que varias pessoas desobedecem e' a velocidade (eu sou uma das culpadas). Muitas vezes a velocidade maxima e' ridiculamente baixa e nao da mesmo...

A idade minima pra ter uma carteira de motorista e' 16 anos aqui e a maioria dos carros sao automaticos. Os de marcha sao poucos, mas tb sao bem mais baratos por terem essa opcao. Posso dizer que a maioria vem com ar condicionado, aquecedor, vidros e portas automaticas e tocador de CDs - a nao ser que voce escolha diferente (o que tb e' mais barato), mas os modelos mais novos nem oferecem mais essa opcao - vem com tudo isso mesmo incluido no preco.

Espero poder ter dado uma ideia, agora so preciso saber como tudo isso funciona ai. Se bem que me lembro das leis de transito (se e' que nao mudaram). Me lembro das pessoas dirigindo como loucas em velocidades maxima (inclusive meus pais) e passando por sinais vermelhos e tal... coisa mesmo de cidade grande, pois quando fui pra New York no comeco do ano, me senti como se "estivesse em casa". Me fez lembrar bem das grosserias dos motoristas baseado nas buzinas e do jeito que dirigiam agressivamente. Me bateu um pc de saudade, por mais que isso pareca absurdo de se dizer. Rsrsrs.

2 comments:

Mila Viegas said...

Bom, aqui não é tão diferente. O jeito que arrumaram para controlar a velocidade dos motoristas a evitar que ultrapassem os sinais vermelhos são câmeras (chamadas de pardais) que fotografam a placa do seu carro caso vc ultrapasse a velocidade ou o sinal vermelho. Mas estas câmeras são colocadas somentes em alguns locais, ou seja, não são todos os sinais de trânsito que a possuem.
Comprar carros aqui é mais ou menos igual. Os juros são um pouco "salgados". Este carro que que eu comprei, em relação aos outros que tivemos, foi por uma financeira melhor. Pelo menos eu achei. Apesar de ser um carro usado ele veio praticamente novo porque o antigo dono mal andava com ele e foi ótimo.
Mas infelizmente o preço dos carros populares aqui ainda é bastante alto. Por outro lado evita que todos tenham carro como se tem telefones celulares, pois se fosse assim seria o caos.

Amara Ribeiro said...

Lú, aqui é basicamente a mesma coisa. Temos vistorias anuais e pagamos uma taxa tb anual chamada de IPVA (Imposto sobre Propriedade de veículos Automotores) e que equivale em média a 5% do valor do veículo o que para nossa realidade financeira e de estradas é um absurdo de caro! Para fazermos a vistoria o IPVA tem que estar pago. Se não passar, pagamos uma outra taxa bem menor pela nova vistoria (Chamada DUDA) e deve estar por volta de R$100,00. Para o Brasil, considero uma máquina de fazer dinheiro! As estradas são mal sinalizadas, o asfalto é péssimo e há vários carros muito velhos e em péssimo estado pelas ruas...Muito caro para o que temos, entende?
As leis de trânsito agora estão começando a ser obedecidas mas esses "pardais" que ficam em locais estratégicos de sinais de trânsito e estradas são bastante sinalizados (pela lei tem que ser bem sinalizados senão não pode multar!!!)então qdo chega perto o motorista diminui a velocidade e depois que passa, mete o pé no acelerador!!! As leis de trânsito aqui são iguais em todo o país... cada tipo de multa que tomamos acumulamos pontos em nossa carteira, qto mais grave a multa , maior os pontos...Qdo acumulamos 20 pontos temos a carteira suspensa por 1 ano eu acho e nesse ano, não podemos cometer faltas. Aqui, a maioria dos carros ainda é de cambio comum, os automáticos ainda são muito mais caros...
Ah, não é "barbarices" e sim "barbeiragens"...
Bjos amiga...
Saudades