Saturday, October 13, 2007

Viajando sem sair do lugar

Ontem sem ter muito o que fazer, deitada nos bracos do Al no fim da tarde, comecamos a conversar sobre algo que estava pensando.

Disse que gostaria de poder deitar ali e podermos juntos viajar pra qualquer epoca ou lugar do mundo. Seria como se fossemos dois fantasmas, com a abilidade de ver, escutar, sentir e cheirar as coisas ao nosso redor, mas nao teriamos jeito de mudar nenhum evento. Comecamos a conversar sobre onde iriamos e o que fariamos. Ele disse que queria voltar no tempo e poder visitar a epoca dos dinossauros. Ver como tudo era e disse que queria montar um tiranossauro. E ficou brincando dizendo que ja que eles tinham bracos curtinhos, mesmo ficando bravos, nao iam poder fazer nada pra tira-lo de seus ombros. Ai eu disse que eles nem iam saber que Al estava nas suas costas, pois seriamos fantasmas.

Depois ele disse que seria uma boa ideia voltar no tempo e aprender a quais stocks poder investir, quais deram os maiores retornos... disse que gostaria de descobrir numeros de jogos de loterias que foram sorteados pra voltarmos pra um futuro rico. Ai tive que informa-lo novamente que nao ia dar certo, pois alem de nao podermos alterar o passado, mesmo obtendo essas informacoes, nao iriamos poder fazer nada com elas, pois seriam informacoes da epoca... Ai ele falou pra eu nao estragar o que ele queria fazer com minhas teorias logicas. Comecamos a rir. Que chata eu sou, heim?

Uma coisa que comentou que achei interessante - disse que gostaria de estar presente no exato momento em que religiao foi "inventada". Esse foi um topico longo, pois dependendo da epoca e lugar, religiao era usada pela igreja somente pra controlar as pessoas e obterem poder. Assunto pra um outro posting talvez.

Falando serio, como eu queria poder fazer isso! Voltar no passado e experenciar de pertinho eventos historicos, estar do lado ou poder passar um tempo com certas pessoas de epocas diferentes, ver o comeco do mundo se formando... talvez ate voltar a minha tao gostosa infancia... Se bem que isso iria me deixar com tanta saudade que seria ate meio deprimente voltar. Ja pensou tb conhecer nossos ancestrais da epoca medieval ou ate de antes? Nossa! Acompanhar a linha materna desde o comeco dos tempos e descobrir nossas origens, os lugares e paises diferentes por onde nossos ancenstrais passaram e viveram.

Mas conversando em detalhe sobre lugares diferentes, sobre as historias de certas epocas do mundo, sobre nossas origens, quando levantamos pra ir jantar, parece ate mesmo que tinhamos ido visitar esses lugares e pessoas! Foi tao gostoso! Parecia que num estalar dos dedos, estava novamente no meu quarto e cheguei ate a dar um suspiro baixinho de decepcao. Mesmo nao tendo fisicamente experienciado tudo isso, nossa mente realmente deu uma bela viajada!

E Voces? Pra onde iriam se existisse essa possibilidade?

6 comments:

zzaguiar said...

Período medieval: Gostaria de ter um dia de princesa importante e participar de danças nos Luxuosos Castelos em memoráveis bailes da época!!!!!!

Too gostaria de dar um pulo nos anos 60... eu amava os vestidos, as músicas, os bailes da época!
Bem, Na adolescencia pude experimentar um pouco disso , pq vivia indo em festas temáticas do Club Naval... dançava a noite toda... eram ótimas!

Gostaria de ter sido too uma índia aqui no Brasil antes de 1500... imagina o deslumbre das paisagens!!! amo mato, rios, cachoeiras... água! Bem descendente de índio eu sou, né!!!!

Lú lembra de um bilhetinho entre mim, vc e a Kinha? Foi depois da aula do Retameiro... nos zoamos tanto falando de raças, lembra? eu tenho ele ainda!!!!!!!!!!!

Ai, acho bom ficar só nesses tres exemplos...

Falando em Período Medieval, Olha que interessante sobre costumes gastronomicos:

"O Cristianismo começou a mudar os hábitos. Os conventos incentivavam o uso de frutas e legumes em refeições muito simples. Nos séculos VII e IX, a comida se sofisticou, passando a incluir massas, ovos recheados, carne e peixe. As Cruzadas, entre os séculos XI e XIII, permitiram aos europeus entrar em contato com produtos do Oriente, logo incorporados na culinária: trigo-sarraceno, açúcar, anis, cominho, canela, gengibre, noz-moscada, açafrão, cebolinha e ameixa. Esses novos ingredientes possibilitaram o desenvolvimento da salsicharia e das técnicas de preparação de vinagre, mostarda e molhos especiais."

Crica said...

Já cheguei à conclusão de que somos todos meio doidos mesmo...rsrsrs
De vez em quando tb faço isso,mas nunca fiz com meu marido, que é muito cético e tem mania de achar tudo uma chatice...rsr
Eu adoraria ir à Grã-Bretanha no tempo do Rei Arthur, apesar de que sei que é uma lenda, amaria ver "as brumas de avalon"...rsrsrs
Infância não, a minha foi ruim, mas a adolescência, talvez...
Papo doido esse, hein? rrsrssrs
bjssssssssssssss

Amara Ribeiro said...

Ai... Anos 60 e 70...voltar aos anos 80... Época dos Faraós tb acho bastante interessante e é claro a Grécia antiga, na época dos Deuses...
Bjx

Cila Bairral said...

gostei da ideia do Al dos bilhetes de loteria, pela logica, se posso ir pro passado, posso tb ir pro futuro, entao vo la, vejo os numeros dos bilhetes, volto, jogo, fico rica!

otima ideia.

Acho que mais que conhecer o passado, gostaria de poder me ver no futuro. Independente dos bilhetes, claro!
Gostaria de ver como estarei daki a 10/15/20 anos... ver se meu trabalho valeu a pena ou se posso xutar o balde, ver se tenho filhos, se ainda estarei com Fred.Enfim, ver tudo;


Bjokas

Mila Viegas said...

Acontece muito comigo quando ouço certas músicas. Eu amo música e posso dizer que minha vida tem trilha sonora constante. Quando não está tocando em algum lugar físico, está tocando dentro da minha cabeça mesmo... rsss.. coisa de gente doida.
Se lembra de um livro que comecei a escrever que falava sobre uma mulher que encontrava um diário em um castelo de uma mulher nobre da corte? Quando vc falou em época medieval me lembrei disso...
Um dia vamos viajar saindo do lugar, vc vai ver!
Beijos

Carlos Cherem said...

Gostei desse post porque eu também penso essas coisas.

Uma coisa interessante em nossas vidas é que temos uma fantástica memória, de capacidade infinita e acesso extremamente rápido. Com isso é possível relembrarmos momentos bem distantes da nossa vida como se fossem filmes. Eu consigo vivenviar o passado muito bem, com riquiza de detalhes, incluse som.

Lu, acabei de me lembrar...

"Numa tarde fui na sua casa fazer um trabalho em grupo com Alice, Adriane e André. Naquele dia a empregada estava em casa e fez um bolo para o lanche (estava ótimo)! Perto da cozinha havia um quarto ou dispensa onde, na parede, havia prateleiras com uma coleção de trens do seu pai." Ele ainda tem esses trens? (rsrsr)

Infelizmente não podemos acessar um passado onde não estávamos presentes, mas felizmente temos muito da história registrada em documentos. Quanto à origem da religião, esse é um problema, pois nunca teremos a certeza se o que dizem não foi adulterado.

A idéia de criarmos locais virtuais é bem conhecida, há inclusive uma técnica mística onde vc cria um local virtual, tipo um templo particular. Assim, quando vc for meditar, vc se projeta indo em direção ao seu templo e uma vez lá, vc medita sobre os problemas da sua vida.

Beijos