Thursday, November 29, 2007

Erros

"Nessa vida, nao existem erros. Voce pode ficar nervoso, mas sempre acaba cantando." - do filme: Evening.

Essa e' uma frase que acabei de escutar e a qual nunca mais vou esquecer. Assisti um filme chamado "Evening" sobre esse tema que me tocou muito. Sobre como a vida e' simplesmente feita de escolhas. Algumas tomadas impulsivamentes, outras com um tempo consideravel, ponderando os lados bons e ruins. Mas nao deixam de ser NOSSAS escolhas.

Com isso dito, porque sera que chamamos certas dessas decisoes ou escolhas de erros? So' porque nao adquirimos o resultado esperado? Ou porque so conseguimos enxergar as consequencias de nossos atos depois do fato? Por outro lado, a gente nao aprende quando as coisas dao erradas? E se aprendemos, nao podemos considerar a tomada decisao como um erro?

Independente do nome que damos a isso, passamos por essa vida e moldamos cada minuto dela com nossos atos. Variando de coisas simples como deixar certas coisas importantes a voce pro proximo dia, a tomar grandes decisoes que podem afetar outros ao seu redor. E' dificil saber o resultado. Voce decide pensando no melhor, as vezes racionalmente calculando os resultados, mas nem sempre os consegue prever. E quando isso acontece, esperamos aprender a licao e tb a crescer. Eu sou grata de pelo menos conseguir enxergar meus erros, pois tem gente que nao.

E de alguma maneira, tentar viver com as decisoes, por mais que o caminho pelo qual segue seje unfamiliar. Pode ser que algumas dessas decisoes nos machuquem profundamente e ao lembrar do tal "tempo perdido" ou "ma' escolha", ate acabamos sendo gratos de que aconteceram naquele exato momento de nossas vidas, talvez por uma razao. Talvez ate pra nao cometermos o mesmo erro num momento mais sensivel ou com outra pessoa a partir dali em diante.

Nao adianta tentar ficar pensando no que passou, pois o tempo e' algo que nunca mais recuperamos. Conscientemente sabemos disso, mas sera que realmente entendemos o seu poder? Sera que conseguimos enxerga-lo e torna-lo nosso aliado? Aproveitar literalmente cada minuto? Talvez sim por uma hora, uma semana, um mes... dali entao voltamos ao nossos habitos, os quais sao dificies de mudar e acabamos esquecendo.

De uma boa olhada a onde esta nesse momento. Fisicamente olhe ao seu redor e ao mesmo tempo interiormente. Onde esta e como esta sao resultados de suas escolhas. Se somente conseguirmos enxergar tudo isso, ja e' um importante passo tomado que te levara a agradecer a vida que tem e ser a pessoa que e' ou entao tomar as decisoes necessarias pra chegar onde quer ir.

E lembre-se de que interiormente somos as mesmas pessoas, somos quem somos, cada um com sua personalidade e caracteristica. Mas sempre temos oportunidades de evoluir e crescer e nos tornarmos melhores do que eramos antes. Acho que as vezes e' uma jornada de uma vida inteira, mas que nao somente aceitemos ou deixemos de sempre seguir em frente...

4 comments:

Crica said...

Não podemos mudar o passado, mas o futuro quem sabe...
Achei muito oportuno seu post, fala realmente de muitas verdades...temos realmente que encarar os erros como oportunidades de aprendizado, mas não ficarmos presos à coisas que passaram...
Muito do estresse que eu tinha se foi depois de adotar essa e outras posturas,sobre as quais um dia ainda faço um post...

Mila Viegas said...

Concordo, Lu... na verdade ninguém escolhe errar (de forma consciente). A gente sempre quer o melhor, mas se não atinge as nossas expectativas classificamos como um erro. Acho que o grande "erro" é este!
Adorei o post!
bjs

Cristiane said...

Gostei muito da sua reflexão. Quando olha para trás, na minha vida, vejo que muitas coisas que considerei escolhas erradas serviram para me deixar mais madura e segura de si. Também fico pensando que se tivesse feito outras escolhas, ao contrário das que considero erradas, provavelmente não estaria onde estou nem vivenciaria coisa boas e alegras que vivencio hoje. O que me garante que algo "correto" lá atrás acarretaria em outra coisa "boa" neste momento?
Beijos

vivi said...

Lu, hj esse post foi escrito pra mim :) Nossa, obrigada!

Te passei um e-mail com a foto para o seu Gmail ;)
Bjokas