Thursday, February 28, 2008

Assim e' a vida

As coisas na vida estao todas interligadas umas com a outras. As consequencias de um ato ou uma decisao tomada, terao repercussoes assim como as de uma pedrinha jogada num lago placido... as ondinhas que causam vao bem longe, tocando ou afetando tudo ao seu redor.

E isso me fez parar pra pensar onde estou hoje em dia. As decisoes que tomei ao longo do caminho, como agi ou encarei as situacoes e licoes dadas pela vida, me fizeram ser a pessoa que sou hoje. Mas se tivesse oportunidade de voltar atras e talvez estar num lugar ou vivendo uma vida completamente diferente, sera que eu tomaria essa chance? Acho que sim. Mas e se existisse uma condicao de que se voce voltasse, teria que voltar sem o conhecimento que tem agora? Sera que ao chegar la, tomaria as mesmas decisoes ou os mesmos passos de antes? Tomaria esse risco de passar por tudo novamente? Uhmmm... com o conhecimento de agora sim... sem ele, nao sei.

Cada individuo tem uma experiencia de vida diferente. Mesmo crescendo com irmas ou irmaos num mesmo ambiente e passando pelas mesmas situacoes, cada um vai tirar sua propria licao de vida. Acho que essas diferencas tem a ver com temperamento de cada um e em como encaramos e lidamos com certas situacoes ou acontecimentos... tudo isso acaba definindo quem somos.

As vezes fico pensando em minha vida ate agora. Em como tive uma infancia maravilhosa e achava que tinha a familia perfeita e que ia ser assim pra sempre. Muita coisa mudou... e como mudou! Alem da perda da minha mae, houveram outros acontecimentos que praticamente abalaram e acabaram com a minha fe' nas pessoas. E isso infelizmente nao tem como voltar atras. Acontecimentos que nem vale a pena falar a respeito, mas que me fez sinceramente pensar a em escrever um livro um dia.

Entao ca estou... acho que a pessoa que voce e', seu nucleo, seu "eu" nunca muda, mas voce aprende com as experiencias... e como aprende!!! De uma certa maneira eu me alegro em pensar que sou um tipo de pessoa que nao so aprende rapido, mas tb nota bem as coisas. Presto atencao e consigo enxergar certas coisas e tento entender a maneira de um outro agir. Acho que tudo isso foi uma combinacao de acontecimentos na minha vida que foi devagarinho desenvolvendo esse meu lado. Acho que tb e' algo que faz parte da minha personalidade. Mas comecei a escrever sobre isso, pois mudanca e' inevitavel e hoje me considero uma pessoa segura, forte e independente.

So que sinceramente, preferia meu conto de fadas ou minha visao inocente de crianca, onde tudo era cor de rosa, e todo mundo feliz, sem nenhum problema no mundo. E pensando bem, por que sera que nao poderia continuar a ser assim? Acho que pq por mais que queremos, esse mundo nao depende so de voce, depende tb dos individuos que fazem seu mundo. Todos tem que querer isso e nao pode existir nada alem de um amor imenso, e a vontade de ver tudo com alegria e harmonia. Nada de mentiras, e enganos de anos e anos e anos...

Isso me intriga ate a ultima gota do meu ser... nao entendo pq as pessoas mentem. Podem ter suas razoes, mas nao ha justificativas. So tras desgosto e magoa aos outros ao redor, pois mentiras tem pernas curtas, e um dia ela SEMPRE aparece. E ai? Como fica tudo entao? Acaba o respeito e pior, a confianca - algo que e' tao precioso. E esse mundinho colorido nunca mais e' o mesmo, por mais que voce tente o fazer ser parecido.

Sei que quem eu sou hoje em dia foi devido a certas experiencias e acontecimentos de minha vida. E sao pouquissimas as coisas das quais me arrependo de ter feito ou deixado de fazer. Mas se eu tivesse oportunidade de voltar atras e reviver certos momentos ou tomar um caminho diferente, acho que eu tomaria essa chance. Pois com certeza, nao iria estar onde estou agora ou talvez ser a pessoa que sou hoje em dia se nao fossem pelos acontecimentos em minha vida e certas pessoas no meu caminho. Se voltasse no tempo com o meu conhecimento e maturidade de agora, com certeza teria experiencias diferentes e com isso, a vida de varias outras pessoas tb mudariam de acordo.

Entao pensando bem, isso seria mais do que um risco, pois se as minhas decisoes e acoes afetariam as vidas daqueles ao meu redor, minha vida nao seria a unica que teria um rumo diferente. Quais seriam as consequencias? E' ate meio perigoso, pois talvez certas pessoas poderiam ate nao existir no futuro se tivessemos a oportunidade de mudar o passado. E com isso, se essas pessoas nao existissem, certas coisas que talvez foram inventadas por elas ou algo com a qual contribuiram a sociedade, tambem nao existiriam. Seria um tremendo caos, seria mesmo como as ondinhas criadas por uma pedra jogada num lago placido, como mencionei acima. Essas ondinhas sempre se expandindo a todos os lados afetando tudo ao seu redor, simplesmente devido a decisao e ao ato de se jogar uma pedra ali.

Talvez seja por isso que nao temos essa possibilidade de voltar no tempo. E tb talvez seja por isso, que devemos viver intensamente cada dia de nossas vidas da melhor maneira possivel e tomar decisoes e agir de acordo pra que conseguirmos chegar onde queremos chegar. Aprender e levar as licoes ja tomadas ao coracao, pra nao cometermos os mesmo erros e continuarmos sempre seguindo em frente.

2 comments:

Anonymous said...

Concordo com os pontos e vc escreveu super bem Pirua. Faço minha as suas palavras.

Vc viu uma coisa não percebida por mim... e as outras pessoas?

Pois é, tem horas que eu gostaria de voltar mesmo baseada nas coisas que me desagradaram, mas provavelmente voltando, existiriam, também novas coisas desagradáveis. O melhor mesmo é seguirmos adiante com mais sabedoria.

Você é linda e AMOCE!!!!!!!!!!!!

Bjinho,Zezé.

Mila Viegas said...

Voltar no tempo não podemos, mas a cada dia, no momento em que acordamos temos a chance de mudar tudo... recomeçar!
Penso que a minha história já está escrita até aqui. Às vezes, quando faço alguma besteira, gostaria de voltar atrás e não fazê-la... mas sei que é possível consertá-la.
Apesar de todos os percalços, desafios, tudo mesmo... gosto de como minha vida está agora, pois estes desafios e todo o resto fazem parte do meu processo de evolução.. e eu acredito que um dia eu retorne e tenha novas chances de fazer algumas coisas diferentes.
beijo