Monday, February 11, 2008

De barriga pra baixo

Estava fazendo uma pesquisa sobre o relacionamento de rugas e dormir de barriga pra baixo... Minha conclusao de tudo que li a respeito: Estou ferrada!

Desde que me conheco por gente, dormi de barriga pra baixo. Tenho ate fotos, filminhos e historias de minha mae dizendo que era um sacrificio trocar minha fralda quando bebe, pois ela me colocava deitada de costas e eu ja queria virar. E ficava chorando e forcando pra fazer isso, e so acalmava quando conseguia.

Hoje em dia eu so consigo dormir se estou com a cara plantada no travesseiro. Ate que consigo adormecer deitando de lado, mas sempre acabo virando pra ficar mais confortavel. Ja tinha lido sobre esse assunto e confesso que tentei varias vezes deitar de costas. Mas assim me dou de cara com dois problemas; Um: nao consigo adormecer, fico rolando na cama ate nao aguentar mais de nervoso e resolvo virar. Dois: se e' que consigo adormecer, acordo um pouquinho mais tarde com uma dor tao grande no pescoco que nao consigo nem me mecher (e sim, ja comprei travesseiros e mais travesseiros recomendados pra cada posicao e nao ajudam).

Uns 8 anos atras, fiz uma cirurgia de miomectomia (Myomectomy) pra remover umas fibroides do meu utero. Entao foi tipo uma mini-cesariana e nossa como sofri por ter que dormir de costas por semanas a fio!!! Acho que isso foi mais tortura do que ser cortada devido a operacao.

Entao e' encarar o fato de que estou ficando velha e que agora e' so esperar as ruguinhas aparecerem no meu rosto. Depois de 32 anos dormindo de barriga pra baixo e de cara amassada no travesseiro, acho que seria impossivel mudar esse habito. Vou continuar usando meus produtos de beleza, pois ate agora tenho certeza de que ja ajudaram meu rostinho nessa batalha, mas... um dia ou outro vou notar elas la.

Aqui embaixo estao pedacos de certos textos que li em relacao a isso. Traduzi algumas mas TODAS falam a mesma coisa.

"Fatores externos que causam envelhecimento:
Exposicao ao sol; Fumar; Gravidade; Expressoes faciais; Posicoes de dormir"

"Posicoes de dormir e rugas
Passamos um terco de nossas vidas dormindo. A posicao na qual dormimos, afeta a pele de nossos rostos. E com isso, desenvolvemos essas linhas, resultado de deitar ali por horas cada noite por anos e anos. Se dorme de lado, as rugas normalmente se formam no queixo e bochechas. Se dorme de barriga pra baixo e no seu rosto, se formarao na testa. Se dormir de costas evitara as rugas se formarem".

"Tente dormir de costas. Dormir de lado ou de barriga pra baixo causa rugas devido a voce enfiar o rosto no travesseiro e assim, ficarem marcadas ali enquanto dorme. Use fronha de seda ou cetim pra reduzir essa pressao."

"Train yourself to sleep on your back. Sleeping on your side or stomach can create a number of unnatural creases on the face. Bunching up your pillow and nestling your face in it can scrunch up facial tissue and create lines."

"Sleep on your back. "You can create wrinkles by sleeping on your side or belly, with your face on the pillow," says D'Anne Kleinsmith, M.D., a cosmetic dermatologist at William Beaumont Hospital near Detroit who is an expert on wrinkles. "You'll see this in people who have a diagonal crease on their forehead, running above their eyebrows. For some people, sleeping on their back eliminates this problem."

14 comments:

Mila Viegas said...

Deus me livreee!! Não sabia disso! Que coisa!
Mas meu ritual é assim: durmo primeiro de costas para relaxar e esticar minha coluna e depois eu me viro meio de lado meio de bruços... rsss... Totalmente de bruços eu não consigo!!!
Ai ai ai.. mais esta... rss

Zezé said...

Ih Lú, me inclua na lista!
Bjos.

Caco said...

Oie, meu amorzinho!!!
Engraçado esse assunto de dormir né?
Eu tbm sofro com esse mal de dormir de barriga pra baixo nunca consegui dormir de outro jeito e o pior que vc nao vai acreditar???
Se eu dormir de barriga pra cima eu acordo esgasgando com a minha propia saliva e eu acho que quando eu dormia em sua casa eu me lembro que isso de madrugada era motivo de risadas, né, nao sei se lembra?
Bom eu tbm sofro e ate nisso somos iguais, te amo linda!
beijos

Cila Bairral said...

felizmente eu durmo de lado!!!

Isabel Martins said...

Tô ferrada! Muito em breve fará 30 anos que durmo metade da noite de bruço e a outra metade de lado, na verdade parece mais posição de bb na barriga da mãe de tão encolhida que fico, qdo fiz RPG até consegui dormir um tempo de lado com todo aparato necessário, mas com o término das sessões voltei a grudar a barriga no colchão e o rosto no travesseiro.
Qto aos produtos de beleza, eu sou totalmente deslexada,vou na doida, preferência mesmo, nenhuma, uma vergonha isso, mas tô tentando me corrigir afinal de contas o tempo passa e elas as rugas chegam, os cabelos brancos tb e pele de tartaruga não dá né? kkk
Bjus e ótima semana pra ti.

Tata said...

Putz,
Eu sempre dormi de barriga pra baixo tb..desde bebê(eu tinha muita cólica quando era bebe então minha mãe, aconselhada pelo médico me deitava de bruço).O mais engraçado é que fico só imaginando como vai ser quando eu engravidar,rsrs,poi ai então vou ser obrigada a deitar com a barriga pra cima.

Bjos.
Tamara

Crica said...

Tb tô ferrada...durmo de lado direto...rs...já tô ficando com uma enorme ruga entre os "peitchos"
hahahaahahahahaha

Lucia Cintra said...

Caco, a gente ria de voce por engasgar? Crianca tem cada uma! Nao me lembro disso. Me lembro sim de ter me caido de rir, quando voce despencou da beliche uma vez. Foi voce ou o Marcelo? So sei que foi hilario! bjinhos.

Mila Viegas said...

Hahahahahaha..
Tive que rir agora! Ruga entre os peitos??? Cristina... rsss.. Não sabia que existia ruga entre os peitos.. ai ai ai... to quase fazendo xixi nas calças de tanto rir.

Celia said...

kkkkkkkkkkkkkkk coitada de mim. Eu tb só durmo assim. Vou ter que me reeducar agora. Gostei do assunto. Bj

Ingrid Mello said...

Ontem à noite eu li esse post, mas não comentei... resultado: na hora de dormir fiquei lembrando de vc e da história das rugas... tentei ao máximo ficar de barriga para cima!
hahahaha

nem sabia disso não... que coisa!
Adorei esse post...

Beijos!

Ingrid Mello said...

Só porque esqueci de falar que ontem fiz um bolo de chocolate com cobertura e lembrei de vc!
Ficou lindo, mas só vou provar hoje!
Beijos

Cristiane said...

Eu nao sabia dessa de rugas tambem estarem ligadas `a posicao de dormir... Bom, se for assim nao terei nenhum problema porque durmo de barriga para cima sem problemas nenhum. `As vezes, eu viro de lado, mas inconscientemente eu volto com a barriga para cima de novo!
Beijos

RABELO, Aline said...

eu conheço um travesseiro, um 'modo de dormir' que é absolutamente 'sem contra-indicações', espetacular, simplesmente tudo de bom: trata-se de dormir nos braços do meu amor, no peito daquele que é o meu homem.
mas ele não é apenas o 'meu homem'; ele é o meu macho. macho... com todas as letras, com todos os atributos; todos.