Thursday, February 14, 2008

Historia do Valentine's Day

Todo mes de Fevereiro aqui nos EUA, as pessoas trocam doces, flores, cartoes e presentes entre aqueles que ama, no nome do Santo Valentine. E' mais ou menos como o dia dos namorados, mas essa troca nao existe so entre os apaixonados, mas sim entre amigos, e familia tb.

Fiquei curiosa em saber como esse dia surgiu, quem e’ esse Valentine e por que celebramos esse dia. E achei um artigo super interessante no site do History.com falando sobre isso, o qual traduzi abaixo:

"A historia desse dia dia e do Santo Valentine e’ coberto de misterios, so sabemos que o mes de Fevereiro e’ o mes do romance. Esse dia contem vestigios de tradicoes Cristas e Romanas e hoje em dia, a igreja Catolica reconhece pelo menos tres santos chamados Valetine ou Valentinus, os quais foram todos martirizados.

Uma lenda diz que Valentine foi um padre que viveu durante o terceiro seculo em Roma. Quando o Emperador Claudius II decidiu que homens solteiros se tornavam soldados melhores do que os casados e com familia, ele passou uma lei proibindo casamento pra homens jovens. Valentine, vendo que isso era absurdo e injustica, desafiou Claudius e continuou a casar escondidos, todos os casais jovens que os pedia. Quando seus metodos foram descobertos, Claudius deu ordem dele ser assassinado.

Outras historias sugerem que Valentine foi morto por ter tentado ajudar pessoas Cristas escapar das duras prisoes de Roma, onde sofriam torturas horrorosas. De acordo com uma outra lenda, Valentine foi o primeiro a mandar um cartao de “Valentine”. Encarcerado, dizem que Valentine se apaixonou por uma linda jovem – que talvez fosse filha de um dos guardas da prisao – e quem o visitava frequentemente. Antes de sua morte, dizem que ele escreveu uma carta, a qual assinou “Do seu Valentine” (From your Valentine – como eles fazem aqui) – uma expressao que ainda e’ usada hoje em dia. Apesar de nao sabermos se essa historia e’ veridica, ela certamente o faz aparentar ser uma pessoa heroica, solidaria e romantica. Nao e’ surpresa que nos anos medievais, Valentine era um dos santos mais populares da Inglaterra e Franca.

Enquanto certas pessoas acreditam que o dia do Valentine e’ celebrado no meio de Fevereiro pra comemorar o aniversario de falecimento ou enterro do Valentine – o que provavelmente ocorreu em mais ou menos 270 DC – outros dizem que a igreja catolica decidiu comemorar nessa epoca por motivos de querer “cristianizar” as celebracoes pagas. Na Roma antiga, o mes de Fevereiro era quando a primavera comecava oficialmente e era considerado uma epoca de purificacao.

O Papa Gelasius, declarou dia 14 de Fevereiro, dia dos Valentines mais ou menos em 498 DC. Mais tarde nos anos medievais, era comum na Franca e Inglaterra acreditar que o meio do mes de Fevereiro era o comeco da temporada de acasalacao dos passaros, o que adicionou a ideia desse dia ser dedicado ao romance. O Valentine mais velho que existe hoje em dia, e’ um poema escrito por Charles, o duque de Orleans, pra sua mulher, enquanto estava preso na torre de Londres. O bilhete que foi escrito em 1415, e’ parte de uma colecao de manuscritos da biblioteca de Londres. Anos mais tarde, acredita-se tb que o rei Henry V contratou um escritor chamado John Lydgate pra compor um bilhetinho de Valentine a Catherine de Valois.

Na inglaterra, esse dia de Valentine comecou a ganhar popularidade no seculo 17. Ja no meio do seculo 18, era comum os amigos e amantes de qualquer classe social, trocar pequenas lembrancinhas de amor ou carinho ou tb bilhetinhos entre eles. Ate o final do seculo, cartoes ja printados e comercializados comecaram a surgir, substituindo cartas ou bilhetinhos escritos a mao. Esses cartoes se tornaram a maneira mais facil de expressar seus sentimentos numa epoca que desaprovava tal comportamento tao livre. Nos EUA, os americanos provavelmente comecaram a trocar cartinhas e bilhetinhos no comeco de 1700. Em 1840, Esther Howland comecou a vender os primeiros cartoes na America.

De acordo com a Associacao de Cartoes, estima-se que um bilhao de cartoes de Valentine sao mandados todo ano, fazendo desse dia, o maior feriado do ano em termos de se mandar e receber cartoes (Natal e’ numero um com 2.6 bilhoes).

Aproximadamente 85% desses cartoes sao comprados por mulheres. Alem dos EUA, esse dia tb e’ comemorado no Canada, Mexico, Inglaterra, Franca e Australia.

Esses “comprimentos” eram populares desde a epoca medieval (os bilhetinhos e cartas nao comecaram a aparecer ate depois dos 1400), e o cartao de Valentine mais velho, esta sendo exposto no museu da Inglaterra."

6 comments:

Mila Viegas said...

Nossa! Eu não sabia que nesta data tb se dava presentes e mimos para amigos e familiares. Para mim, era só entre namorados.
Muito interessante a história da origem.
bjs

Liz / Falando de tudo! said...

Estou participando da coletiva contra a Pedofilia, por isso passei por aqui, pra dizer que esse tipo de gente pode estar em qualquer lugar, fica entao este alerta para fazermos atenção a nossos filhos, sobrinhos, netos...não importa quem!
Temos que esta sempre alertas, e não pensar duas vezes em denunciar qualquer abuso que possa ocorrer ao nosso redor!
Venha me visitar, gostei do teu cantinho!!

Tata said...

Muito interessante...
Eu adoro o Valentine´s day!
O Valentine´s day é muito falado e celebrado na maioria dos paises Europeus.Acho legal o fato de ser na verdade o dia do amor..seja no parceiro,amigos,familiares...
Não dá aquela frustração que nem dá no Brasil por exemplo...eu falo por mim mesma...nunca passei um dia dos namorados namorando,rsrsrs.
Bjo.

zzaguiar said...

Lú, muito tocante, não conhecia a história. Sendo verídica ou não, a idéia é merecedora de todo respeito e carinho... mas um aprendizado... bela postagem!

Carinho,zz.

Sonho Meu said...

é realmente, a gente so sabe que o dia é lindo, mas eu pelo menos nao sabia a origem.
Obrigada por nos manter informados.
bjos and Happy Valentine's Day
me

Alice e Laura: said...

Nossa! A-do-re-i seu blog !
parabéns, bjsss.