Saturday, March 29, 2008

Earth Hour

A cidade Sidney na Australia foi a primeira a ter as luzes da cidade inteira apagadas hoje, numa campanha universal pra conservar a energia do mundo e chamar atencao a mudanca de clima do planeta. Varias casas em Christchurch, Nova Zelandia e o famoso templo budista Wat Arun em Bangkok, Tailandia tb apagaram suas luzes ao participarem dessa campanha.

Essas tres cidades grandes entre as 23 do mundo inteiro, alem de 300 outras cidades pequenas, fizeram parte da "Hora da Terra" - uma campanha do grupo ambiental WWF (Wolrd Wildlife Fund) pra dar enfase a importancia de conservar energia e lutar contra o efeito estufa. E’ uma extraordianaria maneira ou simbolo que nos da conciencia de que todos nos fazemos parte da solucao. Mesmo certas pessoas nao acreditando que o planeta esta passando por uma crise ambiental devido ao efeito estufa, pelo menos essa campanha nos ajuda a economizar e utilizar energia eficientemente, o que em consequencia, reduz emissao de gases que causam o efeito estufa.

O que achei legal e’ que a maioria das pessoas participaram, aproveitando o escurinho da noite pra fazer fogueiras nas praias, jantarem a luz de velas, e admirar uma tempestade de relampagos durante essa hora de escuridao na Australia.

Essa campanha foi lancada pelo grupo ambiental WWF ano passado e 2.2 milhoes de pessoas e mais de 2000 lugares de comercio, apagaram as luzes e eletrodomesticos, resultando em uma reducao de 10.2% de emissao de dioxio de carbono durante essa hora (o equivalente a uma retirada de 48 mil carros da rua). Esse ano, apesar de ainda nao terem um numero definido, esperam que umas 100 milhoes de pessoas tenham participado. Em Tailandia, WWF estima que 73.34 megawats de eletrecidade foram economizadas, o que normalmente produziria 45.8 toneladas de dioxio de carbono.

Alem desses lugares mencionados acima, nos USA, Chicago, Atlanta, Phoenix, Sao Francisco e outras pequenas cidades se reuniram pra participar, alem de pessoas na Albania , Zimbabwe, Bosnia, Uzbekistan, Canada e Uruguay. Queria ter podido participar, mas nem ouvimos falar nisso por aqui hoje... so fiquei sabendo por ler no site da http://www.cnn.com/.

Apesar de ja ter lido bastante a respeito, inclusive ter visto aquele filme sobre o destino do nosso planeta do Al Gore (An Inconvenient Truth), ainda devo fazer mais da minha parte. Sempre apago as luzes quando nao as preciso acesas, desligo certas coisas da parede, pois mesmo apagadas, quando estao ligadas na tomada, ainda continuam usando energia, e procuro nao gastar agua a toa ao usar qualquer pia la em casa. So que ainda tenho que aprender a reciclar direito, desligar o computador envez de coloca-lo em estado “dormente” (e’ habito, pois fica mais facil “acorda-lo pra poder usa-lo quando preciso) e outras coisinhas aqui e ali.

Sugiro muito esse filme do Al Gore, as estatisticas sao ate meio assustadoras e o que me deu mais pena, foram os animais polares morrendo ou perdendo parte de seus lares que acabam se derretendo devido ao aumento de temperatura no nosso planeta. Coisas assim que nao temos consciencia ate podermos ver de uma certa maneira de perto, como estamos destruindo esse planeta maravilhoso.

Mas qual e’ a opiniao de voces? Acreditam que precisamos fazer nossa parte pra salvar o planeta ou acham que o efeito estufa e' exagero dos grupos ambientais? Na minha opiniao, as estatisticas e as mudancas globais falam mais alto do que qualquer outra coisa e acho que devemos fazer nossa parte, por menor que seja, pra manter esse planeta sadio pros nossos decendentes. Cada pessoa tem o poder de fazer uma diferenca enorme.

No comments: