Monday, May 4, 2009

Disciplina

Aviso: Post longo

Eu sempre fui interessada em aprender sobre o poder da nossa mente, o poder do pensamento positivo e como visualizacoes repetidas conseguem fazer seu sonho se tornar realidade. Ja li muito a respeito e o melhor livro e website que ja achei ate hoje, foi o do John Kehoe. Sao ideias similares aquele livro e filme chamado "The Secret".

Apesar de eu achar que tenho a pior combinacao de personalidades pra se obter diciplina, e' algo que tenho praticado ultimamente. Digo isso, pois desde que me conheco por gente, sofro de procrastinacao e tb de ser uma pessoa perfeccionista. A procrastinacao ja fala por si... sempre adio as coisas por varios motivos, alguns deles sendo pura preguica mesmo e comodismo.

A perfeccionista em mim ja me fez freiar com certas coisas varias vezes. Eh simples: por eu querer tudo perfeito e certinho, se algo nao esta do meu agrado, eu nao termino. E mesmo tentando voltar a trabalhar em qq projeto, ou ate mesmo comecar um, como disse, nao consigo termina-lo, pois nunca esta bom o suficiente. Essas duas coisas me brecam. E sempre me brecaram. E dessa maneira, eu sempre fui o meu maior obstaculo.

Quanto a diciplina de arrumar somente uns minutinhos por dia, isso ja foi um esforco maior. Hora nenhuma era boa o suficiente, nunca estava preparada, tinha que fazer minha lista de afazeres pro dia (que nunca era feita), bla, bla, bla... Mil desculpas. E quando tentava meditar um pouquinho e visualizar diariamente as coisas que queria realizar, tentava fazer antes de dormir. E adivinham? Acabava dormindo sem fazer nada. rsrs

Entao, relendo uns textos do site desse autor, achei um em particular que falava sobre diciplina. Ja o tinha lido antes, mas dessa vez, realmente caiu a ficha! E nossa, como caiu! Foi como se uma lampada tivesse acendido na minha cabeca e vi claramente o que devia fazer dali em diante pra finalmente suceder em algo que me satisfaca nessa vida. O site eh em ingles, mas quem se interessar pelo assunto, sugiro visita-lo e ate mesmo comprar um dos seus livros que achei excelente. Abaixo, esta a versao resumida e traduzida desse tal texto sobre diciplina.

------------------------------------------
Se voce nao disciplinar tanto os seus pensamentos e ações, e’ muito improvavel que conseguira alcançar o sucesso, felicidade e realização pessoal. Muitas pessoas pensam que Mind Power é uma varinha mágica, uma maneira fácil de manifestar os seus objectivos e que "pensar" algo algumas vezes, logo acontece. Quem me dera que fosse assim, mas é preciso mais do que isso. Mind Power é uma ferramenta poderosa e eficaz na criação de sua realidade, mas isso só acontecerá se você tem a habilidade de fazer seus exercícios regularmente e consistentemente, cada semana, e acompanhar esses exercícios com ação. E isto só vai ocorrer se você tiver disciplina.

Disciplina em persistir com seus exercícios mentais para além da euforia inicial e a novidade de se trabalhar com sua mente, neste novo caminho, consneguir disciplina pra definir e atingir metas semanais. Como este site aconselha, "Mind Power é uma prática, e não uma filosofia." Disciplina não é uma palavra feia, e não é algo que você deve evitar ou abordar com apreensão. Se não gostam da palavra disciplina, mude sua atitude sobre isso imediatamente e a deixe ser sua amiga e sua professora.

Um time profissional esportivo, por exemplo, que negligencia disciplina em sua preparacao será sempre no final, derrotado pelo time/equipe que possui disciplina. Uma equipa indisciplinada não terá o condicionamento, a estratégia ou a execução necessários para ganhar algo. Eles podem ter momentos brilhantes, ainda dominantes, mas aqueles momentos irão eventualmente dar lugar a desorganização.

Assim também e’ a nossa vida. Uma vida disciplinada será sempre mais eficaz e agradável do que uma vida indisciplinada. Você é disciplinado? Será que você joga para ganhar em sua vida? Qual é a sua estratégia para alcançar seus objetivos? O que você esta fazendo pra executar essa estratégia?

É incrível como quantas pessoas querem ser felizes, bem sucedidas e satisfeitas em suas vidas, e ainda não têm disciplina ou estratégia para o alcançar. Eles pensam que e’ somente pensar numa coisa e a desejar muito, que a fara acontecer. Querendo que algo aconteça na sua vida sem disciplina ou sem uma estratégia é como se uma equipa de esporte entrar num jogo sem qualquer plano, só esperando que tudo de certo. Não espere que isso vai acontecer. Planeje e crie uma estratégia e logo em seguida, a coloque em acao.

Se você sabe o que quer da vida, mas falha em planejar e atingir metas semanais, você está perdendo uma das maneiras mais certas pra atingir sucesso. Por que metas semanais? Porque uma semana é um tempo longo suficiente para realizar uma série de tarefas, e um tempo curto suficiente para detectar o que faz e nao faz bem, o que funciona ou não. Uma avaliacao semanal permite que você reconheca procrastinação, inércia, maus hábitos e todas as distrações e detalhes que podem sabotar as suas melhores intenções.

Agora, um outro segredo revelado: Suas melhores intenções não contam. A única coisa que conta é a sua capacidade para definir metas e atingir esses objetivos. O resto é tudo ilusão. Sim, você pode ter momentos ou semanas ou ate mesmo meses de sucesso, mas é pouco provável que consiga atingir metas de sucesso, felicidade e realização pessoal pra vida inteira. Para atingir esses objectivos é necessário disciplina. Precisa de ação, tanto no mundo interior de seus pensamentos quanto no mundo exterior de suas acoes e atividades.

Então, a primeira disciplina do estabelecimento de metas: Faça a si próprio estas perguntas: O que eu quero conseguir nessa vida? Em seguida, pergunte o que quer alcalcar esse ano? O que eu posso começar a fazer imediatamente, esta semana, para atingir estes objetivos? Defina um objetivo semanal que você irá mover na direção da meta anual. Mas tenha um objetivo mensurável. Não o faca extremamente dificil, pois senao pode se rebelar contra o regime. Não o faca muito fácil ou você faltara motivação para insistir nisso. Escolha um meio termo entre os dois extremos e, em seguida, começe a semana com um conjunto de técnicas que você vai praticar, e uma série de atividades que irão realizar.

Após cada semana avalie o que foi feito e o que não foi feito. Quando perceber o que não foi feito ou obtido, tente pensar e avaliar as razões pelas quais seus objetivos nao foram cumpridos. Essa é uma valiosa informação que você precisara para a próxima semana. Planeje a sua próxima semana. Avalie tudo no final de cada uma e em seguida o plano de atividades da próxima. Ao seguir esse processo semanalmente, em breve ira descobrir suas areas fortes e seus pontos fracos, e o que te faz sempre evitar certas tarefas ou exercícios.

Descobrindo essas coisas e’ extremamente valioso. Todos nós temos pontos fortes e fracos. Todos temos as nossas próprias idiossincrasias que nos visitam. Até voce se monitorar semanalmente, talvez nao sera ciente delas. Você deve tornar-se consciente dos mesmos, para que você possa criar estratégias pra superar esses problemas. Se discipline para se conhecer em um nível mais íntimo, e que pra tenham a coragem de fazer as alterações necessarias que fará com que você seja mais eficaz na definição e realização das metas semanais. Quando você não conseguir seu objetivo semanal, crie uma nova estratégia para a semana seguinte e seja determinado para ter sucesso na proxima.

Não há necessidade de sentir remorso ou recriminação. Como o grande atleta Mohammed Ali disse, "Cada luta de heavyweight e’ feita em 15 rounds, mas você não precisa ganhar cada round para poder ganhar a luta." Cada semana é uma nova semana e uma nova oportunidade para ser bem sucedida. Quando você conseguir o seu objetivo semanal, tome consciencia disso, pois criara uma vibração de sucesso. Você construira uma vibração de sucesso semana por semana, por simplesmente realizar seus objetivos semanais. Gradualmente, à medida que você dominar esse sistema, você perceberá que você está realizando uma quantidade incrível.

O objetivo de estabelecer e alcançar metas semanais não é pra voce trabalhar duro e te dar mais trabalho - na verdade, se você praticar este sistema, você nao so sera capaz de trabalhar menos, mas tb tera o hábito de ser capaz de planejar e executar suas intenções. "Execute o básico; domine o básico", diz o meu bom amigo Jim Murphy, um treinador e mentor de esportes de muitos atletas profissionais. "Quando você executar e dominar o básico, o resto vem naturalmente."

Assim também na nossa vida, o mesmo princípio se aplica. Domine e execute o básico. Um dos princípios básicos, em ter uma vida feliz e bem sucedida, é simplesmente dominar a capacidade de definir e atingir metas semanais. Tendo uma vida de sucesso é simplesmente ter a capacidade de saber o que você deseja e, em seguida, com os métodos, realizá-lo. Quando você conseguir dominar esse habito de criar e atingir metas semanais, você podera dominar qualquer coisa que sua mente pode conceber. Esta simples prática irá revolucionar sua vida.

John Kehoe

11 comments:

Mile said...

É bom pensar sempre positivo, vc atrai boas energias. Na verdade eu cansei de livro de auto-ajuda, muita teoria que na prática a coisa muda. Mas eu tenho algo que eu visualizo todos os dias e espero que dê certo quando chegar a hora.
Bjoks

Luciana Håland said...

Oi Lucia, adorei o post, se você puder e quiser depois fazer mais post nesse sentido, será muito apreciado. Já corri pra ver sobre esse livro, mas não achei, vou ver se acho por aqui em inglês mesmo.
Tava lendo o comeco do post pro meu marido e ele perguntou se tinha sido eu que escrevi, kkk, porque sofro das mesmas coisas, procrastinacão e perfeccionismo, e as duas coisas juntas você sabe bem como funciona, aliás, não funciona.
Também estou querendo me livrar disso, colocar disciplina na minha vida, realizar algumas coisas. E tenho visto também sobre visualizacões, mas nem tinha me interessado tanto, após seu post vou comecar a me informar mais a respeito.
Vou colocar uma chamadinha no meu blog pra cá, assim esse post pode vir a ajudar muita gente.

Beijo

Beth/Lilás said...

Ah, bão! Pois eu sou o contrário da amiga Luciana aí em cima.
Nada de perfeccionismo comigo, para isso já basta meu marido que o é.
Não sou muito ligada em livros de auto-ajuda, mas esse resumo que vc fez deste livro gostei, pois vi que uma coisa que eu falo sedmpre pro meu filho é verdade, ou seja, colocar um 'foco' naquilo que quer e seguir naquela direção, nunca mudar o foco.
Bacana esse post, querida!
bjs cariocas

Ahhhhhhhhh, a Galeria Alasca ainda existe até hoje em Copacabana e é reduto das bichas deslumbradas do Rio e daqueles que sonham em se encontrarem por ali e acharem seu companheiro.
Não é lugar pra senhoritta, não! hahaha

Lúcia Soares said...

Ter disciplina é muito bom. Mas não é fácil. Eu sempre fui assim e a gente fica parecendo até chata. Hoje relaxei um pouco e vejo que as coisas não correm como gosto. Prefiro ser disciplinada, facilita a vida. Mas tem horas que cansa, viu? Fica no meio-termo. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
Nunca encontraremos respostas prontas. Cada um é um. E a gente é que imprime o ritmo em nossas vidas. Só lhe digo que não é fácil. Mas é possível e é gratificante.

Fernanda (Fer) said...

Lucia, td bem? Vim através do blog da Luciana, sou a Fer.
Mulheeer, ameeeei esse texto seu!!! Eu comento bastante isso com a Lu (daqui e de lá). Eu conheci essa "técnica" de visualizações recentemente e adorei!!! Como vc, sou fascinada pela mente humana e acho que temos muitas coisas a aprender, pq ela deve ser uma "arma" e tanto, viu! Talvéz se eu não fosse socióloga eu poderia ser uma psiquiatra...não sei (rs). Embora a sociologia também estude a "loucura e normalidade". mas, eu tenho feito uns exercícios de mentalizações semanalmente (não antes de dormir, pq aí...durmo!)e tenho gostado muito. Outra coisa que fiz foram painéis em power point mesmo (ou corel) com imagens de coisas que quero, por exemplo: estou pra fazer meu doutorado na Europa, então eu peguei imagens da universidade, da cidade, etc e montei um painel...olho sempre, me visualizando naquela situação! Se der certo, te conto!!!!
Parabéns pelo texto!
Bjão
Fer

Lucia Cintra said...

Fer, pois e' exatamente isso mesmo que ele fala. Gostei da sua ideia do power point. Eu mesma estava pensando em fazer uma colagem num caderno ou fixario e colecionar imagens das coisas que quero obter e realizar. Combinando isso com a diciplina de acao e visualizacao, a gente vai longe! Voce tem blog ou email? Adoraria trocar mais ideias com voce. bjos e bem vinda!

Liza Souza said...

ei lu!
tava pensando um dia desses sobre disciplina. como eh dificil te-la, ne? e como ela eh fundamental para alcancarmos o sucesso em qualquer area da nossa vida. uma frase que tenho sempre comigo:
"O maior estímulo para ter disciplina é o desejo de atingir um objetivo." Içami Tiba
beijos e parabens pelo texto!

Fernanda (Fer) said...

Oi, Lucia, tudo bem?
Então, tenho mail sim, vou passar a vc:
npamaral@yahoo.com.br

olha a Luciana me incentivou a fazer um fotolog, sabe? tá sendo interessante pq funciona como uma espécie de terapia...mas não é mto interessante aos outros,ms se vc quiser, eu coloco o link aqui pra vc:
http://www.fotolog.com.br/ferminista

Grande beijo.
Fer

Luciana Håland said...

Fui ler mais sobre procrastinacão, que eu resumia a preguica mesmo, e fiquei surpreendida que a palavra carrega muito mais do que só isso.
Continuo nas minhas pesquisas, me interessei pelo assunto.
Isabel passou lá no blog e indicou os livros de Louise Hay, encontrei alguns na net, vou ler depois. Parecem ser bem interessantes.

Beijo

Wilma said...

Lucia, eu também sou áquela que persigo a disciplina, já tomei consciencia que ela é poderosa e facilita a vida, mas é muiiiito difícil tê-la. Penso que há quem já a possua no DNA e consegue fazer tanta coisa e com muito sucesso (penso nesses atores brasileiros e jornalistas) mas no meu caso sinto que é a coisa mais difícil da minha vida. Então eu faço assim, aquilo que é essencial eu busco a disciplina e nas outras coisas deixo rolar. Um exemplo é o blog, não consigo ser disciplinada e postar diariamente como gostaria.

Mila Viegas said...

Perfeito! Não vou comentar mais nada porque acho que todo mundo aí já falou coisas bem relevantes.
O bacana é que o autor coloca de modo bem prático e didático. Muito bom!
beijoss