Friday, June 26, 2009

Como definir Amizade?

Acabei de responder um email de uma amiga agora e fiquei aqui pensando: O que faz uma pessoa ter afinidade uma com a outra? Qual e' essa imediata atracao que nos une quando conhecemos alguem (pois tem algumas pessoas que nao vamos com "a cara" logo de inicio)? O que nos faz ficar com vontade de estar do lado dela/dele novamente? Sei que pra manter um relacionamento de amizade, tem que haver alem de uma afinidade, um respeito, amor, carinho e confianca mutuos. Como em qualquer relacionamento, tb teremos momentos de tensao e brigas, algo normal, pois somos pessoas unicas e cada uma tem seu jeito de ser e opinioes proprias. Mas nada que uma boa conversa nao ajude, nunca esquecendo do respeito um pelo outro.

Eu me considero sortuda de ter bons amigos na minha vida. Nao os tenho em quantidade, mas sim qualidade. Sao pessoas que me fazem sentir querida e apreciada. Tenho os meus velhos amigos de colegio com os quais encontrei quando fui ao Brasil, os quais amo muito, cada um de uma maneira diferente. Tb fiz umas novas amizades de uns anos pra ca, cujas pessoas estou adorando conhecer mais e mais a medida do tempo e que a cada dia que passa, meu carinho, admiracao e respeito por elas so cresce.

Melhor amiga, amiga mesmo? Aquelas que posso falar tudo o que eu penso, tudo que estou sentindo, chorar, desabafar, fazer pirraca (rsrs) e as quais pra quem posso ate ligar de madrugada assim do nada? Tenho umas 3. Todos esses mencionados acima sao pessoas com quem sei que posso contar sempre e me peguei aqui pensando nesse laco tao forte que fiz, mesmo depois de muito tempo sem nos ver devido a distancia fisica.

Acho que qualquer relacionamento precisa de um certo "adubo" pra continuar crescendo, assim como uma flor precisa de agua. A dedicacao eh muito importante. Por mais corrida que minha vida seja, eu tento manter contato de uma certa maneira, responder meus emails prontamente e tento nao deixar mais de uma semana se passar, pois senao eu esqueco (e fico me sentindo super culpada depois, rs. PRIMOS: Se voces estao lendo isso, me refiro a alguns de voces, to devendo um email). De vez em quando, se nao tenho noticias da pessoa por um tempo, acho legal mandar uma mensagem carinhosa dizendo que estou com saudades e dizendo que pensei nela. Vejo algo que me lembra da pessoa e vou la contar pra ela... coisinhas pequenas assim que pelo menos pra mim, faz muita diferenca.

Sao coisas que me faz sentir especial e gosto de tratar os meus amigos da mesma maneira. Quando penso no pq minhas amizades serem tao duradouras acho que eh por eu estar sempre "presente" de uma maneira ou outra e do carinho legitimo e atencao que sempre fiz questao de dar. Teve alguns durante esse tempo, com os quais perdi contato por uns anos, mas ao contata-los novamente, resumimos a amizade do ponto de onde a deixamos. Vacilo nosso, pois hoje vejo que nem mesmo a vida sendo corrida eh uma desculpa pra nao ter tempo de mandar um email, nem que seja pra somente dizer um "alo". Viva a tecnologia!

Como ja disse antes, foi muito gostoso eu conseguir reunir a maioria dos meus amigos antigos quando estive no Brasil - fazia 11 anos ou mais que nao fisicamente via alguns deles, simplesmente por nao ter voltado ao Brasil durante esse tempo todo. E o engracado foi que muitos deles, mesmo morando na mesma cidade, tb nao se encontravam ha tempos! Ao sair pra almocar com uma amiga e outros dois amigos meus e suas esposas num desses dias la, esses ao se rever e depois de abracos e tal, ate deram bronca um no outro, rs. Me disseram que sao visinhos, moram na mesma rua e nao se viam ha meses. Um deles disse: "Poxa cara, a menina tem que vir do exterior pra gente conseguir nos reunir e nos ver? Assim nao da, ne?". Caimos todos na gargalhada.

Mas o que voces acham que mantem um longo e forte laco de amizade? E porque sera que somos compativeis com certas pessoas logo assim de inicio e outras so brevemente passam na nossa vida pra nao ficar?

9 comments:

Anonymous said...

Xará, uma vez me falaram que essas pessoas são (ou foram) nossos anjos da guarda.Talvez seja essa a única explicação.
Assim como nós somos de alguém.
Abraços para vc e Al,Lucia.

Anonymous said...

ai, ai, qdo li seu comment that you just answered an e-mail of a friend I ran to my mailbox but... snif, snif, it wasn't me... Maybe we will be good friends soon. You said something very true:os relacionamentos precisam de "adubo" sim. Isso é mto importante. Well, send me some news from time to time OK? bjsssssss..........judy

Eduardo said...

A amizade surge por haver compatibilidade de uma pessoa por outra. Se o processo continua e aumentam os itens compativeis, a amizade aumenta. O mais importante no processo e a compreensao ao invez de critica, e quando esta ocorre e construtiva. Por isso somos levados a confidencias e busca de conselhos. A vida precisa de amizades e para se conseguir amigos e preciso querer ser amigo, ser altruista e sincero.
Lucinha voce tem um bem precioso que sao as suas amizades e pela sua personalidade sei que as tera sempre.
Uma boa referencia e a amizade de um cachorro: e de graca, oferece amor e nao pede nada em troca. Amizade e assim, expontanea e desinteressada.
beijos
dad

Beth/Lilás said...

Querida Lucinha,
Fico feliz por fazer hoje parte deste tão seleto rol de amizades que você tem.
Realmente você é uma pessoa cativante e amorosa, impossível não querer ser sua amiga.
beijos cariocas

Liza Souza said...

Ei Lu!
Tbm tenho amizades duradouras e verdadeiras e gracas a Deus tenho muitos amigos daqueles que posso confiar cegamente, desabafar, rir, chorar. Tbm tenho feito amizades muito especiais através do blog, pessoas com quem tenho liberdade e afinidade para compartilhar coisas muito pessoais minhas. Sabe, me considero uma boa amiga e tbm procuro me dedicar sempre as pessoas que amo, mesmo que o tempo seja curto. Acredito que qualquer relacao só funciona com bastante dedicacao. Ter amigos eh uma delicia, né? Agora sabe que tive uma decepcao muito grande com uma amiga que encontrei aqui na Alemanha, e nao sei pq nao consigo me recuperar. Me entrego muito facilmente e confio muito nas pessoas, e isso eh um perigo no mundo de hoje. Vou contar essa historia la no blog um dia desses, quem sabe desabafar vai me fazer melhorar, tbm estou a tempos querendo fazer um post sobre amizade inspirado em algumas pessoas que conheci na blogosfera e vc eh uma delas, viu?
Beijos e tenha um lindo fim de semana!

Alcyone Coelho, said...

Adorei o texto, acho q amigos são a família q a gente escolhe!

Dani dutch said...

OI Lúcia, sabe que eu tenho a mesma opinião, a amizade ela precisa de adubo.. tenho uma amiga no Brasil que ela me escreve todos os dias e eu pra ela, conversamos ou melhor escrevemos como se estivessemos ali uma perto da outra falando pessoalmente, isso é tão bom ..
BJusss

Lúcia Soares said...

A amizade, como o amor, não se explica muito. Ou se gosta ou não se gosta, sem que saibamos o motivo principal. Claro que a afinidade, a identificação são importantes. Eu também estou querendo falar sobre isso num post.
Está me doendo muito uma situação atual com minha melhor amiga. Vamos ver se sai.

Amara Ribeiro said...

kkkkkkkk...e vc é minha AMIGA!!! Mesmo a milhas de distância é minha melhor amiga!
Te amooooooooooooo
soooooooooooooooo much!!!!