Wednesday, June 3, 2009

Em paz com as medeixas

Faz tempo que nao tenho implicado com meu cabelo. Pra ser mais precisa, fazem uns 7 anos. Isso por que aprendi a usar aqueles aparelhinhos de enrolar, alisar e etc... alem dos produtos que o faz ficar super legal. E desde entao, posso ter implicado com um certo corte, pois estou sempre querendo mudar de cara, mas eu gosto do meu cabelo.

E fiquei pensando se e' devido ao clima do lugar onde eu moro. Digo isso, pois quando morava no Brasil, vivia reclamando do meu cabelo ser ressecado e ter aqueles fiozinhos "voando". Se bem que naquela epoca, nao entendia nada sobre como cuidar devidamente dele; nao conhecia produto nenhum e a unica coisa que usava de vez em nunca era um secador de cabelo, nada mais.

Quando fui pro Brasil uns meses atras, apesar de arruma-lo exatamente do jeito que o arrumo aqui, notei que devido ao calor e umidade, no fim do dia, nunca estava igual - ficava terrivel! E notei aqueles fiozinhos voadores novamente - o que me deixavam doidinha da vida!! Deve ser o clima mesmo. Aqui, mesmo fazendo um calor abafado no verao, quando arrumo meu cabelo, ele fica bom durante dias! Eu o lavo, seco (naturalmente ou nao), e o arrumo com ferrinhos diferentes que tenho depois de protege-lo com uns produtos. E uma vez que isso e' feito, posso ficar 4 dias sem lavar o cabelo que continua arrumadinho (se bem que fica bem mais bonito no segundo ou terceiro dia, depois de eu ter dormido em cima). Lavar todo dia resseca as medeixas, e o deixa com aparencia de sem vida (pelo menos o meu).

Tem gente que e' tao paranoica com os cabelos que chega ate ser engracado. Quando era pequena, minha tia tinha uma implicancia imensa com seu cabelo. Seu cabelo natural era grosso e ondulado. E me lembro dela fazendo atrocidades, como usar uma daquelas chapinhas de se esquentar no fogo do fogao e nao usava nenhum produto antes pra protege-lo! So de pensar em como ela estragava seu cabelo, hoje em dia me da ate nervoso. Tudo bem que nao tinhamos as ferramentas de ceramica ou coisa parecida naquela epoca, mas com o produto certo, poderia ter tido um cabelo lindo! E outra, quando estava pronto, nao podia chegar perto de agua. Me lembro da gente indo na praia e ela nem chegando perto do mar (pra mim, a melhor parte da praia e' ficar dentro d'agua).

E tb tem uma mulher la no trabalho que parece que nao saiu dos anos 80. Tem um cabelo longo, mas completamente engomado e super alto - parece ate cabelo de rockeiro daquela epoca (e nem vou comentar a respeito da sua maquiagem pesaderrima). Seu cabelo e' super ressecado e cheio de spray. Teve um dia que tive ate que rir, pois toda vez que ia no banheiro, calhava de a ver ali com uma garrafinha de hair spray imensa sufocando o cabelo inteiro. Era um tal de spray em cima, do lado, em baixo e por varios minutos. Quando voltei ali mais tarde, la estava ela de novo, envolvida numa fumaca fina de spray. Acho que nao ha shampoo clarificante o suficiente pra tirar aquilo tudo dali no fim do dia.

Dizem que mulheres nunca estao satisfeitas com seus cabelos. Eu posso dizer que nesses ultimos anos, eu tenho estado. Quando o arrumo depois de lava-los, tem dias que e' so levantar, pentea-lo rapidinho, passar um produto de leve e pronto! Em menos de 2 minutos ja esta arrumado. E isso se aplica a qualquer corte que ja tive ate agora, nesses 7 anos (longo ou curto).

E acho que finalmente tb estou satisfeita com meu corte atual. Estou gostando dos meus cabelos curtos. Ontem fui no salao de novo pra pinta-lo, pois ja tinha dois dedos e meio de raiz escura aparecendo e minha cabeleleira o cortou um pouquinho mais curto. A Lucia de 15 anos atras ja teria tido um treco, pois adorava um cabelao comprido. Hoje me sinto mais leve, mais sofisticada e arrumada com meu corte recente. Posso dizer que nem ligo quando vejo minha cabeleleira picotando ele inteiro e continuo prestando atencao somente na nossa conversa envez dos pedacos caindo pelo chao.

12 comments:

Mile said...

Eu acho que nunca vou estar satisfeita com o meu cabelo, mas parte disso é culpa minha, nao cuido deles o suficiente. Posso até gostar do corte, mas meu cabelo só fica legal com chapinha. Nao tenho muita paciência pra arrumar meu cabelo diariamente.
Bjoks

Coisas de Ta said...

Antes eu morria de cortar o cabelo, agora ñ to nem ai tb.

Quando me da a louca eu mesmo meto a tesoura. :)

E quando fui pro Brasil acontecia a mesma coisa, ficava todo arrepiado.
É o clima.

Bjin

Sonho Meu said...

Ué cadê a foto do cabelo novo???? cortou?
E por falar em cabelos, vc sabia que o cabelereiro da Jessica Simpsom falou pra ela lavar o cabelo so uma vez por mes (eca...imagina o cheirinho(.
Eu lavo o meu de dois em dois dias e brilha mais que a lua dourada. Vou botar uma foto do meu cabelo que tirei o ano passado. Se eu achar vou colocar no blog.
A minha irma quando era jovem, tinha o cabelo enrroladinho e cachado, sabe o que ela fazia? Armava a tabua de passar ferro, ligava o ferro na tomada e passava ferro na medeixas pra ele ficar estiradinho igual os meus. Louca varrida. Eu nunca fiz e sempre gostei dos meus do jeitinho que ele era e é...até agora com os fios prateando a cada dia tambem gosto.
bjs,

Beatriz said...

Só fico satisfeita com o meu depois de sair do cabelereiro. Não adianta, em casa não faço igual. Cuido bem dos meus cabelos até, gasto um bom dinheiro em shampoos, condicionadores, máscaras, cremes pra banho de creme etc, mas a genética sempre me atrapalha, sem falar na umidade HORRÍVEL que tem aqui no Sul. =/ Com o que vc escreveu sobre o clima, eu fico na esperança de que o clima seco de Utah tbm ajude meu cabelo! |o| Tomara!

dani mariane said...

Lucia, muito comédia esse post seu. Sabe que eu tbm conheço uma mulherada assim. Tipo, onde eu trabalho tbm tem umas que usam esse penteado anos 80. Como posso explicar... Lembra do cabelo do chitaozinho e xororó?? Uma franja estranha, meio que arrepiado e com volume em cima, repicado, sei lá, tipo um mulett, ahaha.

Só de pensar na meia hora ou mais que elas passam todas as manhas engomando esses cabelos antes de sair de casa me dá até agonia.

bjinhos

Renata Nogueira said...

Lucia, por incrível que pareça sou tranquila com meus cabelos, mesmo sendo eles encaracolados(desespero da mulherada). Não tenho paciência para ficar fazendo escovas, etc...
Minha irmã, nunca, jamais, sai de casa com os cabelos naturais(que acho lindo)...ela é escrava da escova...não dou conta disso!
Tá certo que o clima úmido as vezes é cruel(em Natal tive q me render a uma escovinha pq fiquei parecedo uma louca de tão arrepiados que ficaram meus cabelos), mas tudo bem...
Beijão

Lúcia Soares said...

Cabelos! Acho que há poucas mulheres no mundo que vivem satisfeitas com os seus ou que não têm que fazer nada neles. Lavou, penteou, secou, ficou com os fios TODOS no lugar, com brilho, maciez, volume e tudo ok? Ah, que delícia ter um assim!

Liza Souza said...

Ei Lu!
Acho seu cabelo lindo e acho que voce optou pelo corte certo, apesar que eh facil pra quem tem um rosto bonito. Eu nunca estou feliz com o meu cabelo. Ele eh muito oleoso e tenho que lavar a cada dois dias, senao da pra fritar ovo em cima dele. Tbm sou viciada em secado e chapinha, pq meu cabelo nao eh anelado mas tem muito volume pq eh fino demais. Se eu pudesse cortava curto, morro de vontade mas tenho que ouvir minha mae falando na minha cabeca e o Bebeto tbm enche um pouco o saco. De vez em quando consigo despistar os dois e corto mais curto. Tbm acho mais sofisticado e facil para tratar. Agora cor... vivo saindo e voltando para o vermelho intenso, tenho loucuro por cabelos ruivos mas demanda muito cuidado.
Um beijo,
Liza

Eduardo said...

Gente, voces mulheres tem uma preocupacao obsessiva com os cabelos. Pois vai aqui uma dica de homem: sabe qual o tipo de cabelo que os homens mais gostam? Solto, natural, despenteado, comprido (mas sem exageros)e qualquer cor desde que sem pintura. Fica lindo, sexy e jovem. O processo e o seguinte: lavar, secar, pentear com os dedos e pronto. Prefiro que lave todos os dias com sabao ou xampoo neutro sem soda e sem aditivos pois nao agride o cabelo, e depois nada de penteados. O penteado so traz problemas: nao pode encostar, nao pode abrir o vidro do carro, nao pode lavar e custa um dinheirao para depois reclamar do cabeleireiro.
Como diz o diabo: vanity, my favorite sin...
beijos (daqueles que desmancham o penteado)
Dad

Lucia Cintra said...

Pai, nem vem com essa de natural ser mais bonito, pq voce nao entende! Humpf!

Vou achar uma foto minha do antes e depois (antes da epoca que nao sabia cuidar dele), pra voce ver a diferenca. Nao tem nem comparacao.

Antes era long, frizzy e com uma cor blah! Agora, mesmo antes de eu ter cortado curto, alem da cor combinar mais comigo e dar mais dimensao pro cabelo, eu sabendo arrumar e usar produtos bons (que nem parece que estou usando nada), fica mil vezes mais bonito.

E eu nao sou fresca de nao querer molhar, fresca com vento, etc... to nem ai, voce sabe.

bjos

Cristiane A. Fetter said...

A única coisa que me incomoda no cabelo são os fios brancos.
Sou morena e meu cabelo é castanho escuro, então qualquer fio "Salta" da cabeça.
E para piorar a situacao eu tenho uma mecha bem na frente, arf!
Mas nada que uma boa tintura nao resolva, rs.
bjks

Anônima said...

eu e minhas medeixas vivemos em pe de guerra e amor tb... mas vivemos felizes quando conseguimos concordar que meu cabelo precisa ficar baixo, sem fios voando.. ahaha