Tuesday, June 30, 2009

Eu amo dormir

Eu tenho andado tao cansada com o que tenho que fazer por aqui, que ontem eu deitei no sofa e em meros minutos adormeci. Isso nunca acontece. Primeiro que nao sou de dormir em sofa - esse tem que ser extremamente confortavel, nao sou o tipo de pessoa que consegue cair dura de sono em qualquer lugar. Segundo que nao consigo dormir de costas. Pra pegar no sono, tenho que deitar de lado ou de brucos - e isso em si mostra o quanto estava cansada pro meu corpo se render a essa posicao.

Ultimamente tenho ido dormir mais ou menos um pouco depois da meia noite a acordado as 5:30 da matina pra trabalhar. Juro que precisava mais de 24 horas num dia so, mas... pelo menos tenho tido disciplina pra colocar meus planos em acao. Confesso que odeio mais do que qualquer coisa acordar cedo! Sou uma pessoa noturna a qual atinge o alge da produtividade mais pro final da tarde e de noite. Eh quando estou mais acordada, mais criativa e cheias de ideias e disposicao. Quando tenho que "funcionar" de manha, vou que nem um robo ou zumbi. Posso estar semi-acordada, mas ninguem consegue obter o melhor de mim nessas horas.

E como eu gosto de dormir!!! Nada melhor do que deitar na sua cama confortavel, se enrolar no cobertor e deixar o corpo relaxar. Quando estou muito cansada ou exausta me vem ate um sorriso automatico no rosto como se meu corpo estivesse dizendo: "Ahhh, finalmente!" Eu amo dormir! E sou uma dessas pessoas que precisa de no minimo 8 horas de sono. Nove ou dez sao ideais! Menos que isso ja comeco a nao me sentir no pico da minha capacidade.

O engracado eh que quanto mais velha eu fico, tenho notado que quando nao durmo horas o suficiente ou entao vou dormir de madrugada, mesmo acordando tarde no dia seguinte, meu corpo tb nao gosta disso. Acordo com sintomas de um resfriado, com direito a um espirro atras do outro, porem isso passa quando meu horario eh normalizado. Bem estranho.

Minha irma trabalha com um chefe medico principal do hospital que diz que so precisa de umas 4 horas de sono por dia. Diz que foi assim desde crianca, o que fazia a vida dos pais (coitados) serem um inferno, pois esses, em consequencia, nao conseguiam dormir tb. Esse cara sempre fala pra eles brincando/seriamente que vai morrer cedo, pois seu corpo realmente nao consegue passar mais de 5 horas dormindo por noite. Ele sabe que isso nao eh saudavel, mas eh o que seu organismo pede e diz tb que pelo menos isso se encaixou bem com a profissao de medico que escolheu.

Estava lendo sobre os beneficios do sono e das consequencias de nao descansarmos o suficiente. Dizem que quando isso acontece, comecamos a sofrer os efeitos dessa falta de sono imediatamente. Afeta nossa abilidade de tomar uma decisao, comecamos a perder as coisas, a ganhar peso, ter diabetes, pressao alta, problemas de coracao, depressao, etc... Os hormonios que processam o apetite comecam a ficar desorganizados. Poucas horas de sono diminui a quantidade de leptin, um hormonio que supressa o apetite, e aumenta o hormonio que o estimula, tanto ai o ganho de peso.

O corpo acaba ficando mais vulneravel a infeccoes. O sistema imunologico produz menos anticorpos. Depois de 20 horas sem dormir, nossa reacao eh semelhante a alguem com um nivel de intoxicacao alcoolica de 0.08%, o que eh o suficiente pra voce tomar uma multa por aqui por dirigir intoxicado. Outros efeitos negativos incluem: Deterioracao de seu humor, concentracao e estado de alerta reduzidos, problemas com memoria e baixa criatividade.

Os efeitos positivos de uma noite bem dormida:
Nosso corpo e mente tem condicoes de se restruturar, o que ajuda com a sua memoria (nossa mente cria memorias reinforcando as coneccoes entre as celulas do cerebro); ajuda em detoxicar o corpo; muitos dos "free-radicals" que causam danos ao corpo sao destruidos enquanto dormimos. Aqueles momentos de "Eureka" sao fortalecidos, pois muitos dos nossos problemas sao resolvidos enquanto dormimos e quando acordamos temos sempre ideias novas e fresquinhas.

Achei um site super interessante a respeito (em ingles) que fala sobre tudo quanto e' coisa relacionada ao sono. Vale a pena checar, alem dos desenhos fofinhos de ovelhinas que tem pulando cerca por la. rs.

E eu aqui, estou tentanto o maximo do possivel ter pelo menos umas 7 horas de sono por dia. O ideal seria nao ter que trabalhar fora (hahaha) e me concentrar somente no meu negocio. Mas... estou chegando la, rs.

13 comments:

Mi said...

tô contigo e não abro _ I'm NOT a morning person e ** AMO *** dormir :-)

Alcyone Coelho, said...

AFF eu sem dormir sou a pessoa mais isuportavel q existe!!! primeiro pq eu fico irritada, segundo pq eu nao consigo pensar...
Vamos dormir? ta chovendo aqui e um friozinho gostoso...

Mile said...

Engraçado que ia justamente fazer um post sobre cansaço e sono quando entrei no teu blog primeiro pra ver se tinha post novo.

Nao me incomodo de acordar cedo nao, até gosto, dessa forma aproveito melhor o dia, parece que as horas rendem e me dá tempo fazer um monte de coisas. Eu sou mais do dia que da noite. Adoraria trabalhar de manha sempre. Eu preciso de no máximo 7 horas de sono pra estar bem.
Bjoks

Flávia e Anderson said...

Lucia, sempre vi você comentado sobre seu negócio, não sei se já falou o que é ou se prefere não falar... se for a primeira opção, qual é o negócio... pergunto porque estou tomando coragem para começar o meu...

e sobre dormir, 5 horas tá de bom tamanho pra mim, mais que isso, fico cansado o dia todo!!!

Eduardo said...

Lucinha, essa e muito boa: se voce esta com sono como e que fica ate tarde escrevendo? Deite cedo criatura e acorde cedo!
Estou brincando, mas e muito bom acordar cedo, o dia rende mais. Deitar muito tarde causa cansaco se repetido com frequencia. O numero de horas para se descansar bem, varia para cada pessoa. Napoleao tambem so precisava de 4 horas de sono. O importante e chegar a sequencia de sono chamada REM, ou sono profundo. Dormir 12 horas com interrupcoes nao descanca. O ideal e dormir profundamente. Infelizmente devido ao trabalho so podemos dormir uma vez por dia; o ideal e dormir varias vezes e menos horas cada vez. As vezes um cochilo no sofa e bom. Durma sem culpa. Eu, se nao estiver fazendo nada, como viajar de aviao, durmo mesmo sentado. Basta fechar os olhos; nao enxergo nada e entao durmo.
Para quem tem dificuldade em pegar no sono, evite pensar em problemas; concentre-se em ver uma pedra crescer. Se o problema e grande pense um minuto nele e deixe para o cerebro como licao de casa e va pensar noutra coisa. Enquanto voce dorme o cerebro se ocupa do problema.
E agora: "ta na hora de dormir, nao espere mamae mandar, um bom sono pra voce e um alegre despertar" plim plim (quem se lembra?)
Durma bem
dad

Lucia Cintra said...

Pai, eu nao fico acordada ate tarde escrevendo aqui nao. Eh desenvolvendo meu negocio que me deixa de olho aberto ate altas horas. Alias, a maioria dos meus posts sao escritos nos intervalos do meu trabalho, pois quando chego em casa, quase nao tenho tempo pra mais nada.

E me lembro mais ou menos desse plim, plim, haha. bjos

Anderson, nao falei ainda o que eh, pois quero montar tudo primeiro. Se quiser algumas dicas me passa seu email que posso responder suas perguntas. bjos

Eduardo said...

O refrao e um anuncio antigo dos Cobertores Parahyba. "ta na hora de dormir..."
Voce quer o video? alguem quer?
beijos
dad

Lucia Cintra said...

Se conseguir achar o video eu quero, pois tenho uma vaga lembranca da musica. bjos

Mila Viegas said...

Cara, eu tb amo dormir!!! Passei um sufoco na época que estava com insônia!

Sou igual a você... é durante a tarde e a noite que minha criatividade está a mil por hora. Mas sabe o que eu faço? Quando surgem algumas idéias que ficam me atentando para serem postas em prática, eu escrevo num caderninho que fica do lado da minha cama (praticamente bem perto do travesseiro) e sei que fazendo isso não esquecerei no dia seguinte. Daí posso relaxar porque já fica tudo anotado e eu não perco. Fazendo isso consegui controlar minha ansiedade em realizar os projetos que surgem "do nada" no meio da noite.

Dificilmente eu penso em problemas no momento que vou deitar. Pra isso eu evito entrar em discussões que exijam certa paciência e/ou que sejam delicadas momentos antes de dormir. Antigamente não conseguia fazer assim... Mas quando finalmente percebi que não adianta ficar remoendo assuntos que aparentemente não têm solução naquele momento, eu comecei a relaxar. Afinal, se eu estou me preparando para ir dormir não vou poder resolver nada nessa hora mesmo, pra que ficar batendo na mesma tecla?

Para dormir bem eu preciso de umas 8 a 9 horas de sono. Andei uma época dormindo mal, com o sono agitado... Mas faz um bom tempo que tenho dormindo profundamente !Thanks God! rs

Sempre antes de dormir eu começo a programar minha mente para os bons pensamentos. Aliás, isso é algo que eu tenho praticado durante o dia mesmo. Quando percebo que estou irritada com alguma coisa, logo mudo o foco e passo automaticamente da irritação para um estágio de bem-estar, focando em coisas prazerosas ou relembrando momentos bons da vida.

No início é difícil porque a gente se condiciona ao estresse e a pensamentos chatos. Mas com a observação e a prática, conseguimos mudar a frequencia do que estamos sentindo num piscar de olhos.

Não adianta só pensar positivo, é preciso sentir o positivo. Só quando o corpo manifesta realmente a sensação do bem-estar, o objetivo é alcançado.

Beijossssssss ♥

Luciana Håland said...

Adoro dormir e preciso de umas boas horas, e durmo facinho facinho.
Já o médico que precisa de poucas horas, acredito que tem organismos que pedem menos tempo de sono e isso é suficiente pra eles, então não deve fazer mal.
Beijo

Renata said...

Dormir tambem eh comigo...
eu vou pra cama super cedo. Tem dia que as 9 jah estou "eninhada" na minha cama.
se eu nao durmo pelo menos umas horas, nao sou ninguem no dia seguinte....
beijinhos.

Dani dutch said...

Lu, eu amo dormir, quando morava no Brasil, na época da Faculdade dormia 4 horas ou 5 horas por dia, acordava as 4:45 todos os dias e iria dormir as 11:45 +/-... e minha mãe conversava comigo de manhã, e nem eu mesma sabia o que estava falando e fazendo, era tudo automático.
E com essa vida 4 anos, eu dormia dentro do ônibus ( a caminho da aula), um dia tive que voltar do consultório médico, porque estav demorando tanto e era em forma de circulo a sala, e eu caindo de sono e todo mundo me olhando.
BJusss

Anônima said...

eu tb adoro dormirrrrrrrrrrrrrrrrrrrr