Tuesday, June 16, 2009

Guardando as licoes da vida

Eu sou uma das pessoas mais skeptical (nao sei essa palavra em Portugues) que existe, que nao acredita em destino, que precisa de prova de algo concreto pra me convencer que realmente algo existe e que acredita que voce mesma e' a unica responsavel pelo seu destino, com suas acoes, decisoes e escolhas.

Nao pensava assim antigamente. E na epoca, ate acreditei que encontrei um anjo no meu caminho em forma de uma pessoa quando mais precisava, como voces vao ler abaixo. Hoje acredito que foi somente coincidencia e nossas energias atraindo um ao outro pra nos encontramos naquele exato momento de minha vida. E ele foi uma pessoa marcante, apesar de so ter estado nela durante algumas horas de minha vida.

A historia e' a seguinte: Meu pai foi transferido a trabalho pros USA no final de 1992. Euzinha aqui, adolescente de 17 anos, nao queria me mudar de pais de jeito nenhum, pois ia deixar minha vidinha pra tras, amigos e namorado de 2 anos. Mas... tive que vir. Fiquei tao deprimida que nos primeiros anos acabei voltando pro Brasil pra morar com minha avo materna por 6 meses. Na epoca estava estudando e tentando pro vestibular (pois quando nos mudamos nem tive chance de fazer isso ja que foi assim que terminei o segundo grau).

Numa das minhas idas pra uma faculdade pra fazer vestibular - numa cidadezinha do interior de SP (acho, nem me lembro direito qual era e onde um tio meu morava), peguei um onibus meio vazio e sentei do lado de um senhor. Na epoca ainda estava em duvida se voltaria pros USA ou se tentaria ficar por la e mesmo nao querendo papo com ninguem, esse senhor comecou a conversar comigo. No comeco so pensava: "Por que esse homem teve que sentar justo aqui do meu lado?", queria ficar sozinha curtindo meu mal humor. Mas, seu tom de voz e presenca tao carinhosos e simpaticos comecaram a quebrar o gelo e me fizeram sentir muito a vontade com ele. Tanto que conversa vai, conversa vem, acabei contando que meus pais tinham sido transferidos de pais, que nao sabia o que fazer, etc e etc...

Ele me deu um conselho que nunca mais esqueci: Disse pra eu seguir meu coracao, que achava que era uma oportunidade boa pra mim e que deveria apenas tentar pra ver no que dava. Se nao desse certo, sempre teria as portas do Brasil abertas e poderia voltar qq hora que quisesse. O importante era tentar. Nao me lembro das exatas palavras, mas ele tinha uma presenca, uma paz e uma maneira de falar e sabedoria que me tocaram muito. E falou mais: disse que as coisas na vida nao acontecem por acaso e me pediu pra dar uma olhada pelo interior do onibus. Pra eu reparar como ele estava quase vazio, e mesmo assim calhamos de comprar tickets com assentos marcados um do lado do outro. Disse que nao achava isso coincidencia (talvez eu precisasse mesmo conhecer alguem como ele naquele momento).

Outra coisa que me peguei pensando a respeito, e' que ele era um homem super baixinho. E eu, na epoca com um pouco de complexo de ter somente 1, 52cm de altura, notei que ele era feliz assim mesmo. Parece bobeira, mas tudo isso realmente me tocou e me fez enxergar certas coisas. Conversamos durante a viagem toda e fiquei sabendo um pc da vida dele, que era veterinario (algo que desde crianca eu quis ser) de uma cidade pequena tb e que tinha 3 filhas (como eu e minhas irmas). Ele me deu seu cartao de negocios e o tenho guardadinho com muito carinho ate hoje - uns 15 anos mais tarde!!! Lembro bem do seu nome e da cidade da onde era (mesmo sem pegar esse seu cartao durante todos esses anos).

Um dia ainda tenho vontade de procura-lo pra contar o quanto suas palavras me tocaram e o quanto sua presenca na minha vida por somente meras horas, me fez enxergar as coisas de uma maneira diferente, pois essa conversa que teve comigo influenciou minha decisao de voltar pros States. E durante um tempao eu cismei que esse homem era um anjo posto na minha vida, no exato momento que precisava, me oferecendo palavras e conselhos que realmente precisava escutar.

Engracado isso, mas acho que todos nos nesse mundo estamos interligados de alguma maneira. As decisoes que ele tomou, por exemplo, durante sua vida toda, o ensinou e o fez ser a pessoa que era ate aquele certo ponto de sua vida. Aprendeu e cresceu com seus erros e escolhas e estava ali prontinho naquele exato momento da minha vida, pra me extender conselhos que fizeram muita diferenca nela. Se ele nao tivesse passado por certas coisas ou tomado certas decisoes, talvez de uma certa maneira, estaria num outro lugar em sua vida e nunca teria entrado naquele onibus e sentado do meu lado. Ou entao se tivesse, nao teria a experiencia ou sabedoria de ter me ajudado do jeito que fez.

Sei que as coisas que acontecem em nossas vidas sao consequencias das decisoes e o caminho que escolhemos a seguir. Pode ate ser que nao tenha sido a escolha certa ou ate que o resultado seja algo inexperado ou algo que nao queriamos que acontecesse, mas com tudo se aprende. O importante e' prestar atencao e levar e guardar tudo isso ao coracao, pois um dia, podemos compartilhar as coisas boas e ruins com alguem que esteja precisando muito saber a respeito - como aquela adolescente toda confusa sobre o que fazer da vida, viajando sozinha num onibus pro interior de uma cidade onde nunca tinha ido antes e precisando de alguem pra lhe mostrar qual caminho seguir, pois tinha acabado de chegar numa encruzilhada.

Nenhuma experiencia ja vivida e' desperdicio nessa vida se voce aprende com ela e sabe usa-la de uma maneira positiva pra crescer e ate mesmo ajudar outras pessoas.

26 comments:

Karol Borges said...

È sua historia, me deixou pensativa, eu também a 2 anos a trás tive que voltar para minha cidade, morava em SP e tive que voltar para o interior. Sei que tive que ir embora e voltar para ser reconhecida na minha profissão e hoje estou muito bem e já recebendo propostas para voltar para SP, mas não sei se é isso que quero para minha vida.

Parabéns pelo blog

Menina Dedê said...

Não espere pra tentar falar com esse senhor! Talvez ele não vá se lembrar de você, mas se você contar a história pra ele, tenho mais que certeza de que ele vai ficar muito feliz de saber que fez diferença na sua vida. Às vezes, as pessoas distribuem bondade por aí, sem saber e sem esperar retribuição e agradecer é sempre gostoso.

Mile said...

Eu sou das que nao acredita que tudo está escrito, somos nós que traçamos o nosso destino com nossas açoes.
Mas essa história me tocou, e depois de tanto tempo vc ainda lembra de tudo isso e ainda guarda o cartaozinho dele. As palavras dele te serviram para vc traçar o seu destino.
Bjoks

Vivi said...

Eu acredito em destino, mas acredito amis ainda no livre árbitrio das nossas atitudes :)

Essa sua história foi linda e ele realmente foi a pessoa certa no lugar e hora certa para vc naquele momento.

Bjokas

Virgínia said...

Se eu fosse você não demoraria para tentar encontrá-lo, a vida é tão rápida e inesperada... mas é legal quando pessoas assim cruzam nosso caminho e ajudam a clarear as coisas! bj

Beth/Lilás said...

É o tal "anjo" que nos aparece assim de repente!
O fechamento do seu texto foi preciso e não torna-se necessário colocar mais nada.
beijinhos cariocas

Nani said...

Lu, que post lindo. Olha, eu sou daquelas pessoas que acreiditam com o peh atras... haha. Melhor explicando, eu acredito que tudo acontece por uma razao, que tudo ta "escrito" mas que os caminhos para chegar no resultado somos nos que fazemos. Podem haver varias estradas, e cada uma tem uma consequencia. Nos eh que escolhemos a direcao, mas no fim, o que tiver de ser sera, entende?
Talvez seja apenas um sentimento de "fe"... nao sei, mas acredito que as coisas e as pessoas certas acontecem nas horas certas p fazer-nos enxergar melhor as nossas duvidas. Eh como uma "ajudinha", nao digo divina, mas do destino.
Minha humilde opiniao, haha.

Amei o post.

Sonho Meu said...

Eu acredito em anjos da guarda. Eles existem sim senhora. Eu tenho dois que estao sempre do meu lado.
bjs,

me

Cristiane A. Fetter said...

Coincidência eu não sei, mas que seus anjos da guarda estavam trabalhando, ah estavam.
bjks

Wilma said...

Ah Lucia, fui ver a palavra e significa cético de ceticismo, que duvida de tudo, mais ou menos isso. Eu sou como a Nani, acredito no destino e creio que tudo lhe está reservado, apenas podemos escolher um caminho fácil ou não, porém chegaremos ao ponto final determinado por alguma coisa(??). Sabe porque penso assim? Se fosse por escolhas, e etc, já teriam inventado uma receita infalível para todas as pessoas chegarem a um ponto de sucesso absoluto. E não existe receita, só em livro de auto-ajuda. Penso que temos que ter vários caminhos, opções, e escolher sem dor, sem muitos sacrifícios. Lá nos meus 20 anos dividi apto com duas amigas e uma delas era inteligentíssima, esforçadíssima, bonita, tinha tudo para está hoje muito bem, mas bateu na mesma tecla a vida inteira: jornalismo, até eu mesma acreditava e dizia que ela ainda seria primeiro time da Globo, mas nada, nadica...está fora da área, pelo que sei e voltou pra terrinha nas Minas Gerais e atualmente nem sei. Desejo que tenha encontrado o que de bom estava reservado e que desta vez ela aceite.

Wilma said...

Voltando Lucia, mesmo que este senhor não tivesse no seu caminho, você iria morar aí, apenas, puderia ser mais sofrido ou demorado mais tempo...na verdade você teria tanto que ir, que acabou por contar a alguém pra ajudar a você a se decidir, ninguém naquele momento diria o contrário a você. Não é mesmo? hahaha Adoro esse assunto de destino, rsrsrs

Andreia said...

Linda história! Eu tb as vezes acredito que nem tudo na vida acontece por uma mera coincidencia...tomara que vc consiga reencontrar esse senhor :)

Mi said...

interessante...

ps - a palavra é cética

Alcyone Coelho said...

Buáaaaaaaaaaa q história mais linda!! Procure ele sim! Certamente vc vai fazer ele feliz!
beijos
(ando com o cabeção meio pirado ultimamente, p isso nao tenho deixado recadinhos, mas sempre passo p aqui!)

Ellie said...

Eu nao acredito na versao de anjos com asas e flutuando por ai.

Mas eu acredito que Deus nos ajuda atraves das pessoas que ele coloca em nosso caminho. Nao acredito em coincidencias nao.

Adorei a estoria! Beijinhos.

Beth/Lilás said...

Voltei. Só para dizer que acredito como a Ellie aí em cima. Perfeita a descrição dela.
bjs

Anonymous said...

Querida Xará, isso já aconteceu comigo e me peguei falando coisas que não diria a um conhecido, eu costumo dizer que foi "uma terapia em dose única".Não deixe de ligar e se por um acaso não conseguir falar com ele fale com alguém da familia é muito importante esse reconhecimento.
Beijos para vc e Al,Lucia.

Liza Souza said...

Lu,
amei a história e acho que voce deve procurá-lo sim. Talvez nesse momento ele esteja precisando ouvir algo especial, e relembrar uma história tao linda pode fazer tao bem a ele hoje quanto fez pra voce no passado.
To tentando de mandar um email, mas to na correria aqui.
Um grande beijo,
Liza

Simone Polessi said...

Oi Lucia, tudo bem??
Olha eu acredito sim que a Vida inspira algumas pessoas a agirem como anjos em nossas vidas ...é aquela pessoa na hora certa que te fala o que você precisa ouvir!!! Há uma frase que diz mais ou menos assim que "...quando Deus quer ficar no anonimato, damos o nome de coincidência" Você já deve ter assistido " Touched by an angel". Aqui no Brasil passava na Warner, mas parou e mostrava algumas histórias parecidas com a sua!
Um grande beijo

Mila Viegas said...

Luzinha,
To na correria, mas li seu post. Desculpa não comentá-lo do jeito que eu gostaria. O que eu posso dizer por experiência própria é que coincidências não existem e tudo tem uma razão de ser. Enfim... poderia escrever muito a este respeito, mas no momento não conseguirei me expressar apropriadamente.

Super beijos
Saudades!

Anônima said...

ja tive experiencias assim... um dia conto la no blog... ou melhor... vou escrever agora... eheheheh

Fernanda said...

Lu, sua historia eh incrivel! Eu hoje acredito que as coisas nao acontecem por acaso, mas demorou muito pra eu pensar assim.
Beijinhos!

Eduardo said...

Oi Lucinha, a faculdade que voce ia fica em Campinas. A vida ensina muita coisa aos que desejam aprender. Todos os dias voce pode aprender muito se refletir nos acontecimentos e avaliar os sucessos, os enganos e as coincidencias. A cada instante temos de decidir entre muitas opcoes e o futuro fica definido em funcao direta das opcoes que sao feitas ao longo da vida. Veja aquele filme: "closing doors". Nao se trata de destino mas de consequencias. Ocorre que nunca saberemos o que aconteceria se tivessemos tomado uma decisao diferente daquela que tomamos, pois tal coisa nao aconteceu. Volto a recomendar que voce viva intensamente a cada momento. Tendo sucesso, invista nisso; tendo um revez, nao erre de novo. Nunca desista, mas seja flexivel e esteja sempre aberta para revisar suas conviccoes.
Um beijo
Dad

Lúcia Soares said...

Por isso a gente não deve ser cético. Temos que acreditar. Se não é coincidência, é providência.
Eu acredito em anjos. De asa e cabelinhos encaracolados, uai!, porquê não? Rsrsrsrs
Mas acredito, principalmene, que temos a capacidade de ver e ouvir os sinais. Basta estarmos atentos.

Dani dutch said...

OI, Lú tudo bem ?
Lú as vezes fico pensando que Deus coloca anjos nas nossas vidas para nos ajudar em determinados momentos..
Eu mesma estava disposta a ir para Irlanda com uma amiga a qualquer custo.. mas conheci o Chris e resolvi vim para a Holanda, e foi minha sorte porque minha amiga foi para a Irlanda, ficou 6 meses não arranjou trabalho e precisou voltar, enquanto isso vim para a Holanda e estou bem .. e tudo graças a DEus caminhando...
Mas ouvi meu coração também, e isso ajudou muito ...
Bjusss

Wilma said...

Bem, aqui no meu dicionário a palavra "cética" é um adjetivo, portanto, se masculino seria cético. Nem me lembro, mas acho que vc se acha cética...