Friday, June 12, 2009

Where I belong

Estava aqui pensando com meus botoes... faz tanto tempo que ja moro fora do Brasil, que nao tenho mais muita ligacao ao pais. Tirando os amigos e parentes, so sei o que anda acontecendo por la quando escuto as noticias de um amigo ou entao leio nos blogs que frequento. Neles, ja fiquei sabendo sobre essa modelo que mutilou o rosto com cirurgia plastica, sobre a tal da danca do creu, sobre o drama daquele menino Sean americano que foi raptado pelo padrasto brasileiro, sobre as tais mulheres frutas (essa foi otima, kkk) e tb sobre a tal novela da India, entre outras noticias. Confesso que nao entro em nenhum site brasileiro de noticias e deveria fazer isso sim, pois se nao fosse pelo blog, ja estaria perdendo mais ainda meu Portugues.

Me fez pensar em como voce se acostuma com o lugar atual onde mora, o qual acaba sendo seu cantinho no mundo e onde se sente completamente em casa. Foi legal visitar o Brasil, voltar nos lugares que frequentava e principalmente rever meus amigos do coracao. Acho que se nao fosse por eles, nem teria muita vontade de voltar pra cidade onde cresci, pois muita coisa mudou e nao eh a mesma (acho q eh pq minha familia nao esta mais la e minha vidinha nunca seria a mesma). Foram os elos que fiz la quando crianca e adolescente que ainda me prendem e me fazem sentir falta do pais.

Alguns dos meus amigos me perguntaram se eu nao tinha vontade de voltar. Posso dizer que nao tenho pro que voltar. Acho que se fizesse isso, me sentiria um peixe fora d'agua pelas seguintes razoes: minha familia (meu pai e minhas irmas) moram aqui tb, somente uns 20 minutos de mim. Eu sai de la com 17 anos. E vou fazer 34 esse ano. Eu sai adolescente, tinha acabado de terminar o segundo grau e praticamente vivi minha vida adulta toda ate agora aqui. Nao conheco as leis, nao sei como as coisas funcionam (sei como "nao" funcionam devido a historias de meus amigos), nao sei dirigir la, nunca trabalhei no Brasil, nem tive um CPF (e so fiquei sabendo o que era isso a uns anos atras). Iria precisar de ajuda e seria dependente igual a uma crianca no comeco, ate aprender tudo isso. Fora o fato de que se eu voltasse, iria querer voltar pra cidade onde cresci, mas fora os amigos, nao tenho nenhum parente la. So de pensar a respeito, ja me sinto "uncomfortable", como se nao pertencesse mais a esse lugar.

Eh uma sensacao meio estranha. Sou brasileira, mas quando la, nao me sinto totalmente "em casa". Minha mae era quem sempre dizia que o ser humano tem uma capacidade de adaptacao muito grande. Sempre me falava isso quando eu desabava chorando querendo voltar pro Brasil (nos primeiros anos que viemos morar aqui). E nao eh que ela estava certa? Naquela epoca, quem diria que um dia eu ia me sentir dessa maneira? Quem diria que me sentiria mais em casa num outro pais do que o meu de origem? Muito interessante isso.

Mas e voces? Ja se sentiram assim em relacao a algum lugar do mundo afora? Onde esta seu coracao e onde acham que pertencem ou se sentem em casa?

19 comments:

Luciana Håland said...

Só estou aqui na Noruega há apenas 3 anos, vejo novela brasileira, mantenho contato com algumas amigas e minha família no Brasil, mas apenas 3 anos já é tempo suficiente para eu me sentir estranha lá. Acho que por as coisas mudarem rápido, por a gente se adaptar a uma nova vida rápido também. E sinceramente, me sinto mais à vontade aqui, meu lar é na Noruega.
Menor saudade do Brasil, e só volto lá por causa da minha família. Mas sei que se tivesse que voltar a morar lá me adaptaria rápido também, até ao excesso de estresse.
Beijo

Nani said...

Lu, interessante isso. Eu estou aqui ha um pouco mais de 5 anos e comigo acontece uma "contradicao". Eu me sinto muito melhor aqui mas ainda nao me sinto "em casa" entende. E no Brasil a mesma coisa, minha familia toda ta la, e eu vim jah tinha quase 22... mas mesmo assim quando vou p lah nao me sinto em casa tambem. Eh muito estranho, eh uma sensacao de que I don't belong anywhere e ao mesmo tempo I belong here and there.

Mas o seu caso eh de entender, natural, voce jah esta aqui ah muito mais tempo, veio com sua familia, voces criaram raizes aqui, e hoje nao tem mais nada p que voltar lah (a nao ser os amigos), entao essa sensacao sua eh normal.

No meu caso... quando eu conseguir chegar ao ponto de "me sentir em casa" aqui nos EUA, vou estar mudando p outro pais (sonho do Bryan), entao to achando que virarei uma cidada do mundo, hehe, nem daqui, nem de lah, mas de todo lugar haha.
Beijosss

Lúcia Soares said...

A verdade é que sua mãe estava certa, a gente se adapta mesmo a todo lugar. Pode nem gostar, mas aceita. Voltar pro Brasil, pra você, teria o facilitador de já falar a língua, o que é o grande medo de quem sai de sua pátria pra outra.
Eu tenho um tio que mora há 40 anos na Itália. Ele chegou há 2 dias no Brasil. Apesar de totalmente adaptado lá, ele se sente como uma criança que ganhou o melhor presente do mundo, quando chega aqui. Nesses 40 anos é a terceira vez que vem.
Ele ama a Itália,é casado com uma italiana, mas nunca teve a cidadania. Um sobrinho perguntou a ele porque não e ele disse: "Porque io sou brasileiro, non italiano!" (Ele tem um sotaque delicioso e fala o português misturado com o italiano.)

Lucia Cintra said...

Lucia, sei que alguns paises nao te deixam ter cidadania dupla, a Italia eh assim tb? Eu tenho as duas (brasileira e americana) e nao tive que renunciar uma pra ter a outra. Acho que Portugal, de acordo com minha amiga, tb te faz renunciar a brasileira se quiser a portuguesa. Engracado como os paises sao diferentes. Bjos

Mile said...

Já estou tao acostumada e adaptada aqui que me sinto em casa. Mas claro, a adaptaçao foi um processo lento que me rendeu muitas lágrimas no início, mas aqui estou, firme e forte. Às vezes bate vontade de voltar, mas passa logo. Eu gosto mesmo é daqui, do país, da cidade onde eu moro, da minha casinha...e que ninguém me tire daqui! rs

Reflexos said...

Olá,

Mudar de país é realmente complicado.
No nosso país somos estranhos, ou antes ele é-nos estranho e no país que nos acolhe somos sempres os estrangeiros.

nãio posso escrever mais, tenho aqu dois focinhos, um de cada lado a quererem-me lamber a cara e a por as patas em cima do teclado... tenho de me levantar...

Beijos

Lucia Cintra said...

Oi Reflexos, eu nao me sinto como estrangeira aqui, me sinto totalmente em casa, eh onde eu pertenco, sabe? Por isso digo que nao tenho vontade de voltar pro Brasil.

Ai,ai, eu nao vejo a hora de tb ter umas patinhas pulando em mim e querendo atencao! Sou doida pra ter um cachorrinho! Bjos

Anonymous said...

Eu fico sabendo de tudo do Brasil, porque tenho a Globo. Sou muito noveleira, pra ficar sem a Globo, rs.
Quanto a não se sentir mais da terrinha, estou totalmente de acordo contigo, e nem é porque a família esteja ou não morando no mesmo país. É mais por fazer se ao lugar onde se vive. Eu vou pra minha terra e me sinto totalmente dislocada e de saco cheio, eu fico é doida pra voltar, apesar de ter meus pais e meu irmão morando lá. Eu sou imensamente feliz aqui, e morreria se tivesse que voltar pra lá!!! Agora a minha vida esta aqui e espero que seja assim até o resto dos meus dias.
Isso sim, tem coisas que me dão uma saudade enorme do Brasil...

Besitos

Dani*

Alcyone Coelho said...

Lu, eu escolhi viver aqui, adoro e me sinto em casa. No Brasil vivia nervosa com um monte de coisas, tipo ir no churrasquinho da praça e ter que ouvir a música no carro do cidadão da mesa ao lado na maior altura, etc... Amo viver aqui, me sinto em casa e não acho q exista uma discriminação pesada, etc. No Brasil vc é discriminado por ser pobre, preto, favelado, gordo, etc. Portanto... eu fiz daqui a minha casa! E não são nem cinco anos ainda...

Prof. Israel Lima said...

Parabéns!!!

É sempre bom estar em espaços como este! O blog é muito legal. Voltarei mais vezes.

Venha me visitar também

Tenha um excelente final de semana!

Sucesso!

Reflexos said...

Ainda bem. Eu tenho muitoa amigos que não são portuguese e vivem em Portugal e elese sentem-se como tu, mas outros há que se sentem totalmente desintegrados.
Depende muito do primeiro impacto e das pessoas com quem lidamos...
Afinal tu está a meio: metade de cada lado...

Eu penso que em Portugal não se pode ter dupla nacionalidade... mas por curiosidade vou perguntar e depois digo-te.

( Lambidelas do Bono e da Tigra. Estão a dormir depois de um banho e uma boa escovadela... ah, e depois de me terem roubado pão de cima da mesa a cozinha ;-))))

E brijinhos meus

Wilma said...

Bem, Lucia, pouco posso falar sobre isso, mas tenho ainda uma enorme vontade de morar fora do Brasil por uns 6meses que sejam, para ver justamente se vou sentir tanta falta assim de casa. Penso que apesar dos problemas que há em qualquer país, especialmente aí nos states, é um país com muito menos complicação na rotina do dia-a-dia, tudo mais prático, as leis mais claras e definidas, sei lá, tenho a ilusão que é mais fácil viver; a única coisa que sei que sentiria muita falta do Brasil é a variedade das frutas que temos aqui por um precinho baixo, agora está na época do caqui e me empanturro deles, de resto creio que me encantaria com as estradas, as casas lindas sem muro (e sem ninguém a vista,rsrsrs), os jardins bem cuidados, a privacidade, a segurança e poder receber minhas compras da internet sem me estressar...rsrsrs Será que estou iludida?!!! Se eu fosse você nunquinha trocaria, aqui se morarmos numa cidade afastada do grande centro, temos muitas limitações, como vc deve ter sentido no pouco tempo que aqui passou.

Cristiane A. Fetter said...

Lucia, voce disse tudo. Sua família está perto de voce. Eu tenho certeza que se fosse como eu voce morreir ade saudades do seu pais e estaria bem mais informada sobre ele.
Eu falo com a minha mae toda semana pelo telefone e pelo msn.
É este vinculo que faz toda a diferença.
Não me sinto em casa aqui, acho tudo estranho, por mais civilizado que seja, rs.
Se eu pudesse voltaria amanha.
bjks

Dani dutch said...

OI Lúcia, tudo bem ?
Moro na Holanda faz 10 meses, mas a forma como eu me adaptei aqui nem eu mesma acredito.
Nos primeiros meses meu pai dizia para todo mundo "ela não vai conseguir ficar lá nem 3 meses, ela vai voltar".
Embora meus amigos, minha familia toda mora lá, eu me sinto tão bem aqui.
Uns também me dizem vc não tem vontade de voltar? Dani e as dificuldades..? E sempre respondo, dificuldades tem em todo lugar, seja aqui, seja no Brasil, e em qualquer lugar vamos precisar lutar por nossos sonhos..
E também fico por fora do que está acontecendo lá. Mas meu coração está aqui..
Bjusss

Sonho Meu said...

Aqui cheguei no ano 2000. Eu adoro os States e me sinto em casa, porque aqui estao meu marido e meus dois filhos. É meu lar, minha familia. Mas o Brasil tá em meu coracao, pois foi la que aprendi a falar, a amar e a viver...é minha patria mãe. Meu coracao com certeza é metade Brasil e metade USA.Ainda quero ver o Brasil uma grande potencia e sei que pra se chegar lá teriam que se mudar muitas coisas erradas que já calejaram e faz parte do brazilian way of life.
bjs

Renata said...

eu me sinto em casa aqui tambem... depois de dez anos fora, nao sei como seria "voltar" pra casa...
ia me sentir um peixe fora d'agua...
beijinhos

Beth/Lilás said...

Ueba! Assunto legal e rendoso!

Lucinha, além de estar aí desde seus 17 anos, ter estudado nestas escolas, dominado bem a língua, ter o pai e irmãs juntos, ainda por cima casou-se com um americano. Perfeito! Tá tudo em cima prá você e para quem tem um marido americano principalmente. Mas, vejo que não é bem fácil assim para brasileiros que estão sozinhos ou são casados e lutam por um lugar ao sol por aí ou em qualquer outra parte desse planeta hoje em dia, pois além da absurda concorrência geral, ainda têm que se encaixar em certos aspectos que são muito ainda arraigados à cultura anglo-saxônica, uma coisa chamada WASP, não sei se vc já ouviu falar disso por aí.
Bem, tenho alguns conhecidos que moram aí há anos, já lutaram, conseguiram seu lugar ao sol neste país magnífico, mas não são completamente WASP e aí que, acabam sempre com o sonho de retornar à terrinha brasillis.
Quanto a você minha querida, está muito bem e faço votos que continue assim, pois como já dizia Chico Buarque há tempos atrás, "a coisa aqui tá preta"!
No entanto, o mundo dá voltas incríveis e estamos presenciando coisas no momento que são históricas, uma delas a ascenção do negro Obama, da quebra dos grandes monopólios como a indústria automobilística Chrysler, orgulho nacional americano com seus carrões bebedores de gasolina e que já não cabiam ao atual mundo carente de reduções neste sentido e que desdenhou a Fiat com seus carros pequeninos e agora está aí, nas portas do grande Tio Sam e vai impor os pequeninos a este mercado em transformação.

Acho que para aqueles que já estão bem colocados e enraizados como você e sua família, não tem e nem precisa ter volta, quando sentir saudades é só entrar num vôo e passar alguns dias por aqui, pois o resto, comida, tv brasileira, notícias, tudo isso pode ser encontrado por aí agora.

Desejo a você, sua família e a todas as outras amigas blogueiras que estão bem adaptadas que sejam muito felizes onde estivrem!
beijos cariocas de volta e com a corda toda! hahaha

Anônima said...

Todos me perguntam se voltarei a Sao Paulo um dia... se la e minha casa... na verdade meu coracao ta la e esta aonde moro atualmente... tenho familia em Sao Paulo, mas hoje considero aonde moro minha casa tb...

Vivi said...

É Lu realmente o começo não é fácil, mas como sua mamy mesmo falava o ser humanao é o ser mais adaptável do mundo amiga:)

Eu nunca morei fora, mas tenho um grande desejo de fazer isso um dia e acho que no começo virá a empolgação, depois a saudades e aadptação com certeza, sou assim.
Bjokas