Thursday, September 24, 2009

Milk

O que sera que faz uma pessoa ter preconceito? Sera medo? Medo de saber que existem outras pessoas que sao diferentes, que tem outras crencas, estilos de vida, preferencia sexual? E por que sera que a maioria dessas, sao aquelas que se dizem religiosas, cristas e de Deus? Nao eh pura hipocrisia pessoas assim terem odio no coracao por outras, so por essas serem diferentes? Nao eh hipocrisia agirem de uma maneira nociva fazendo de tudo pra prejudicar o proximo?

Acabei de assistir um filme maravilhoso sobre uma pessoa chamada Harvey Milk com o ator Sean Penn. Nao conhecia sua historia, nao conhecia como venceu o preconceito de ser gay nos anos 70 e conseguiu passar varias leis que temos hoje nesse pais - a mais importante: Nao haver discriminacao no trabalho devido a sua orientacao sexual.

O filme eh chamado MILK e recomendo muito, pois aprendi sobre coisas que realmente aconteceram 3 decadas atras e tb sobre essa tremenda pessoa que ele foi. A unica coisa que ele queria era ser feliz, era ter os mesmos direitos que todo cidadao desse pais tem. Ele realmente fez uma diferenca na vida de muitas pessoas e ficou pra historia. Como o trailer do filme diz: "His life changed history. His courage changed lives".

Eu juro que nao consigo entender a cabeca dessas pessoas que usam religiao como uma desculpa pra odiar o proximo e se acharam superiores. Isso me da tanto nojo que nao sei nem comecar a explicar. Eu tenho alguns amigos muito proximos que sao homosexuais e sao uma das pessoas mais decentes, amorosas e com um coracao de ouro que conheco. Me da vergonha de saber que ate hoje, em pleno seculo XXI, eles ainda nao tem o direito de casar, de ter uma familia sem receber olhares tortos dos puritanos...

Os negros e nos mulheres conquistamos muito desde os anos 60 e 70. Hoje em dia temos muitos direitos com os quais nem sonhavamos que poderiamos ter ha somente umas decadas atras. Alias, deviamos ter sonhado pra lutar e conseguir chegar onde estamos hoje. Por que nao entao os homosexuais? Por que sera que ainda vivemos num mundo dominado por um fervor religioso fazendo com que as pessoas sejem completamente ignorantes, envez de seguirmos em frente e RESPEITAR um ao outro acima de tudo?

Qual eh o problema da pessoa ser diferente de voce? Cade o respeito pelo ser humano? Isso me deixa com tanta raiva! Ja pararam pra pensar que desde o comeco dos tempos, a maioria das guerras, torturas, assassinatos e opressoes, surgiram e aconteceram devido a algum tipo de religiao querendo dominar e controlar os outros? Sera que um dia esse tipo de gente vai conseguir evoluir?

15 comments:

Dani dutch said...

OI Lúcia, tudo bem?
Realmente as pessoas mais e mais preconceituosas são essas que não saem da igreja, tenho casos nas família, é terrivel de lidar ...
Não sei o que passa na cabeça do ser humano, só pensam em competir, pra ver quem é o mais inteligente, quem tem mais dinheiro, e esquecem que na verdade somos todos iguais e vamos todos morrer um dia, e pra que, querer ser melhor do que o outro, perdeu-se respeito ao ser humano, pra que isso tudo ... bjusss

Lucilene said...

O mundo realmente está virado de cabeça para baixo. Tanta gente passando fome e coisa pior e ainda há pessoas com preconceito. Não sei se algum dia essas pessoas irão acordar tomara que sim né. Seria tão melhor todos se respeitar, não importando religião, opção sexual, cor. Seria maravilhosso mais um dia quem sabe evoluirão??

Bia Mendonça said...

Isso é um misterio pra mim. Tb não entra na minha cabeça pq as pessoas são e agem dessa forma, pq a discriminação tem indices altissimos até hj. Eu sou a favor de vc não se dar algumas pessoas desse mundo, mas não gostar dos outros somente pq tem cor, preferencia sexual diferente de vc? Ridiculo demais!

Sonho Meu said...

Fui criada na igreja catolica e ia a missa todos os dias levada por minha avo. Com 15 anos decidi abandonar, uma vez que cheguei a conclusao que quem era um padre finalmente e por que ele me mandava rezar 10 padres nossos e 10 ave marias, so porque eu achava o meu coleguinha de escola bonitinho? Qual era o meu pecado ?
Nao tenho e nao temos preconceitos contra gay ou lesbica, eu acho que eles devem ter um tipo de contrato formal e civil que lhes garantam viver juntos e ter todas os direitos que um casal normal tenha. So nao acho que deva ser um casamento de veu e grinalda. Essa é minha opiniao... e voce, o que acha?
bjs

Lucia Cintra said...

Elena, eu acho que eles tem direito de casar como qq um casal heterosexual, de qq maneira e em qq lugar. Pq nao? Qual eh a diferenca? Seria a mesma coisa entao discriminarcasamentos de pessoas de cor ou racas diferentes, pra mim nao faz sentido proibir isso!

Bjos

Mile said...

Esse é um tema que jamais terá um fim, a discriminaçao sempre existirá, infelizmente.

Fernando Valente said...

Vou tentar baixar esse filme.

Infelizmente religião traz mais merda do que coisa decente. At'e hoje a igreja cat'olica não aceita os gays, eu acho isso um absurdo. Os Mormons idem. Nunca v'i pessoas tão preconceituosas como os evangelicos aqui do Brasil. As igrejas evangelicas s'o querem lucrar e os crentes al'em de preconceituosos, s'o falam merda.

Sou ateu, acho que existe muita palhaçada em certas igrejas(isso pra não dizer a maioria). Eles dizem que deus 'e amor e bla bla bla, mas nunca v'i tanto 'odio quanto em pessoas religiosas. :(

Felina said...

tb não entendo isso, as maiores atrocidades são sempre feitas em nome de Deus, coitado dele levar td essa carga discriminatória nas costas, ter erligião não é atestado de bom caráter e indole pra ngm, eu que não acredito em religião alguma faço muito mais pela sociedade do que pessoas q sei q rezam o rosário inteiro todo dia, mas cada um escolhe seu modo de viver, pena que não respeitem a escolha do outro.

Marlia said...

Lucia,

Bem interessante o comentário de algumas pessoas que te visitaram e comentaram sobre o seu post. E elas acham que não são preconceituosas mesmo falando de religião.
Olha o que eu achei na web....
Segundo o Dicionário Aurélio Século XXI, PRECONCEITO vem de “pre- + conceito” e significa “Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos, idéia preconcebida; Julgamento ou opinião formada sem se levar em conta o fato que os conteste; Suspeita, intolerância, ódio irracional ou aversão a outras raças, credos, religiões, etc.”

Sem falar que estão generalizando, nem todo cristão tem odio no coração.

Marlia

Lucia Cintra said...

Marlia, obrigado pelo comentario e concordo contigo, nem todos os cristaos sao assim.

Nao devemos generalizar, mas comento aqui sobre aqueles que fazem isso, que discriminam, que se dizem as pessoas mais puras do mundo, mas por traz de portas fechadas ou ate mesmo na frente dos outros, cometem atrocidades e hipocrisias que nao condiz com o que sua religiao ou Deus ensina, entende?

Sao dessas que comento aqui e acho isso muito triste, pois todo ser humano merece respeito, nao importa se sao diferentes de vc.

Bjos

Beth/Lilás said...

Lucinha querida!
Eu vi MILK também há 1 mês e gostei muito, não conhecia a história do cara e vi que ele lutou até o fim, até ser morto, coitado!
Acho que não cabe mais, nos dias de hoje, ainda este preconceito, haja vista o quanto de gente maravilhosa é gay e dão melhores exemplos do que muitas pessoas hetero.
Não vou falar sobre religião porque podemos, realmente, igualarmo-nos no pré-conceito. Mas, tenho a minha opinião formada sobre elas e você sabe.
beijos cariocas

Lúcia Soares said...

Oi, Lucia.
Realmente preconceito não está com nada. As pessoas são o que são e devemos aceitá-las. Esse é um princípio cristão. Cristão é quem crê em Cristo. Não é religião.
Cristo foi quem mais nos ensinou a não julgar as pessoas.
"Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei". Ele só pedia que o amor se espalhasse pelo mundo. Mas parece que as pessoas acharam que ele, tão perfeito, pedia a perfeição e não é assim. Em nome de Deus se cometem atrocidades. Haja vista essas "guerras santas", que a todo momento explodem entre cristãos, muçulmanos,evangélicos,judeus...
O ser humano é preconceituoso em tudo, não só contra raça, credo e sexualidade.É preciso ficarmos de olhos bem abertos. Bj

Vivi said...

Lu, esse filme tá passando na minha tv a cabo e obntem quase que assisti, mas o sono estava maior, mas com certeza dessa semana não passa.Concordo plenamente com vc sobre o preconceito, é trsite demais...
Bjokas

Luciana Håland said...

Lucia, muito bom post, também não entendo tudo isso, principalmente o lance de usarem a religião, acho totalmente contrário ao que os religiosos deveriam pregar e como agir, mas...
Vou ver se encontro esse filme que você indicou.
Beijo

Anônima said...

Lu, valeu pela indicacao. Eu nem ando vendo filmes esses dias, mas agora terei mais tempo... eheheheh

Pois e menina, resolvi dar um basta mesmo e pedi demissao. Se eu nao valorizar a minha pessoa, quem ira? Nao e verdade?
bjs