Thursday, September 3, 2009

Miss you, mom!

Hoje estava vindo pro trabalho e no caminho pensei na minha mae. E pensei que mal da pra acreditar que em Janeiro, ja vai fazer 4 anos que nao a temos mais conosco. Nem da pra acreditar que conseguimos ficar todo esse tempo sem ela do nosso lado. Eh muito tempo sem ver aquela pessoa que amamos, eh muito tempo pra nao poder falar com ela, ouvir sua voz e sua risada, sentir seu abraco, passar tempo juntas. Como sera que aguentamos isso, a perda de alguem?

E fiquei pensando que talvez ajudasse o fato de eu ja ser adulta. De ter meu marido, ter minha vida meio caoica que de uma certa maneira, me distrai a cabeca e nao me deixa pensando ou sentindo o vazio que sua falta tras. Mas eu o sinto nos momentos de quietude, quando ate meus sonhos a trazem pra mim, todo dia, desde quando contei aquele sonho meio doido aqui uns posts atras.

Alem de sonhar com ela, sonho sempre com agua - o que de acordo com tudo que ja li a respeito, tem haver com o nosso inconsciente e nossas emocoes, mas os simbolos sao sempre diferentes, ou seja, as estorias sao diferentes. Tenho sonhado com chuva, inundacao, oceano pacfico, mais agua de oceano, e agua que nao acaba mais! O que sera que meu inconsciente esta querendo me dizer que me faz sonhar com isso e com ela dia apos dia? Se eu conseguir parar pra respirar, um dia desses vou tentar sentar pra analisar isso tudo.

Mas voltando ao assunto: Me peguei pensando tb em talvez ser bem mais dificil perder alguem quando somos criancas, pois eh quando nossa vida revolve ao redor dos nossos pais e sem eles... o que fazer? Nem consigo imaginar, pois pelo menos pude aproveitar minha mae ate os meus 30 anos. E como tinha coisa pra compartilhar com ela, como tinha perguntas a fazer agora nessa nova fase de minha vida, agora que estou sentindo o tempo literalmente voar e com eles, os anos...

Saudades da minha mae!

16 comments:

Beth/Lilás said...

Lucinha querida!
Infelizmente não sei nada sobre sonhos também! Mas sei é que vc passou alguns meses sem chorar tanto quanto há 6 meses atrás. Lembra como vc todo mês tinha uma recaída?
Lembra o quanto você sofreu por meses seguidos esta perda?
Você sentiu demais a perda de sua amada mãe e é muito natural, justamente numa época em que estava precisando trocar idéias com uma outra mulher sobre sua vida adulta e de mulher casada.
Mas, você também analisou muito bem agora com relação a este parâmetro que fez se fosse criança e tivesse perdido sua mãe, pois perder a mãe na idade infantil acho que é muito mais grave, é a idade da formação, é a idade em que só temos ela como figura principal de tudo em nossas vidas, é a idade em que não temos outro adulto em nossas vidas que seja tão e absolutamente importante para nós.
No seu caso, você já tinha o Al e ele foi seu grande pilar neste momento, além do paizão e as irmãs.
Também é muito natural ter estes momentos de tristeza, de medo por estar esquecendo esta figura tão amada, mas sei que vc nunca a esquecerá, pois ela vive em você para sempre. Aos poucos a lembrança dela não será mais dolorida, você vai ver.
A lembrança daqueles que se vão em nossas vidas, depois de um tempo passa a ser doce, a gente acaba só lembrando das coisas boas que fizemos juntos e a nossa dor acaba ficando menor.
Você é um amor de filha e se existe mesmo 'o outro lado', ela deve ficar super orgulhosa de você.
Fica na paz!
um beijinho carioca da sua web-mom

Lúcia Soares said...

Oi, Lucia. Embora tenha minha mãe, fiquei emocionada com seu texto e sei o quanto deve ser difícil pra você. Como mãe, eu sempre tive medo de morrer e meus filhos ficarem sozinhos, quando pequenos. Hoje já são adultos, mas bem sei que sentiriam a minha falta como vc sente de sua mãe.A gente sabe que mãe não é santa, que há filhos que têm péssima relação com as mães, que tem mãe que não serve nem como madrasta, mas a boa mãe é inesquecível, claro.
Toda vez que vc fala de sua mãe eu me entristeço junto com você.
Um beijo de uma mulher que não é sua mãe, nunca poderá fazer as vezes dela, mas que a admira como a filha que foi e será sempre! Bj

Mila Viegas said...

Lu, eu acho que criança é muito mais safo que nós adultos em muitas situações, sabe?
Eu sei o que você está sentindo e é algo muito estranho mesmo. Nem gosto muito de falar a respeito desses assuntos, pois na maioria das vezes não sei o que dizer.
beijos

Fernando Valente said...

I'm sorry for that. I know you really miss her. :(

Fernanda said...

Eu nem sei o que dizer, mas que sinto muito! Sinta-se abracada!

Liza Souza said...

Lu, tbm nao sei o que dizer. Imagino o quanto dói, quanta falta ela faz. Tbm sei que infelizmente a maioria de nós, ao longo da vida, vai enfrentar perdas como essa e vamos ter que aprender a conviver com elas. Vou deixar uma frase aqui que me toca muito e que mostra que com o passar do tempo, as coisas se tornam mais fáceis, mesmo que ainda doam muito. "O tempo não cura tudo. Aliás, o tempo não cura nada, o tempo apenas tira o incurável do centro das atenções." (Martha Medeiros)
Um grande abraco, minha amiga!

Sonho Meu said...

A dor de uma perda nunca sara. O importante é lembrar que estamos aqui pra uma missao e um dia todos nós temos que ir né mesmo? Tenta lembrar o anjo que ela foi e os momentos maravilhosos que voces passaram juntas.
um beijo,
me

Wilma said...

Lucia, ainda é recente a separaçao de sua mãe, eu perdi a minha há 9 anos e ainda penso quase todos os dias, porém diferente dos primeiros anos, parece que a ausência virou presença, me entende? Penso que criança esquece mais rápido e só vai sentir quando adulto a falta que faz, eu tinha um MEDO terrível, (ja fiz um post sobre)de perder minha mãe quando criança, mas isso não é muito comum, sempre fui ciente da morte. Fique bem e lembre que a vida é frágil e nós temos que ser forte e seguir até a nossa hora.

Uma Mae das Arabias!!! said...

Web-Mana,

Tdo bem com vc????

Vi que esta tristinha hj, sinta o nosso abraco bem forteeeeeeeeeeeeee...

Estou tentando voltar a vida de blogueira, visitando e COMENTANDO nos blogs amigos......saudades de ti e do seu cantinho.

Beijos nossos e fiquem com Deus

Barbrinha e Bebejinho

Bia Mendonça said...

Oi Lu! não vim por aqui ontem, mas mesmo assim gostaria de comentar esse post!

As vezes eu penso exatamente como vc falou nesse ultimo paragrafo do post. Como deve ser mil vezes mais dificil perder uma pessoa querida quando ainda somos pequenos, e temos um mundo de coisas pra compartilhar com a pessoa, conselhos a pedir, medos pra dividir e muito mais. Eu me sinto assim as vezes em relação aos meus avós, como a morte de cada um foi diferente pra mim, e como quando era mais nova senti muito mais a morte de meu avô, do que a de minha vó quase 7 anos depois. Eh diferente, com nossos pais, claro, não consigo nem me imaginar sem eles, pois em relação a eles ainda sinto que preciso muito deles.

Dani dutch said...

OI Lúcia, tudo bem?
Nossa, perder uma mãe é uma barra mesmo, sem dúvida...porque mãe é nossa amiga, companheira, mas com certeza ela está cuidando de vc..
Muita força, e que Deus te conforte.
Bjusss

Mile said...

A saudade dói e temos que conviver com ela diariamente. Espero que vc esteja bem Lu.

Sobre as foto, eu deixo minhas roupas mas minha câmera vai comigo numa viagem! Mas tem gente que nao liga pra fotos mesmo, a prima do meu marido por exemplo já viajou o mundo e nao tem nenhuma foto das viagens que fez, nem foto de celular! Nao entendo isso.

Bjoks

Eduardo said...

Lucinha, a perda da sua mae, principalmente nas condicoes em que se passou eh um trauma que nunca sera esquecido, porem a vida continua e voce deve seguir em frente e ser feliz. Vamos todos passar por situacoes semelhantes ao longo da vida e eh preciso desde cedo saber lidar com isso. As criancas sofrem menos porque tem menos historia com a pessoa que se foi, alem de estarem conhecendo a vida e por isso tem muita coisa que as distrai e as ajuda a seguir em frente. Os adultos, por terem vivido mais tem uma historia longa, muitas lembrancas que vem cosntantemente a mente, alem disso muitos nao conseguem superar o trauma e revivem a morte constantemente. A unica opcao sudavel eh a que voce faz, lembre-se de sua mae com tranquilidade, embora com tristesa, e pense nos momentos bons que compartilharam para que essas lembrancas contrabalancem a tristesa e faca voce sorrir. A lembranca dela estara sempre presente em sua vida mas que seja uma lembranca agradavel dos bons momentos que voces compartilharam.
I love you
Dad

Debora Rocha Muscutt. said...

Lu, gostei muito do que seu pai escreveu acima, e tomei as palavras dele para mim tb, pela dor da perda do meu pai em 2007. Eu compartilho com vc os sentimentos pela perda de sua mãe, vc sabe. Que Deus nos dê forças e serenidade sempre! Um beijo!

Delma said...

Oi Lu

Acompanho o seu blog há um bom tempo. Assim que comecei a ler o seu blog, percebi que temos muito em comum: a fotografia e a perda da mãe pelo câncer. Coincidentemente, faz 4 anos que a minha mãe se foi. No início foi muito duro, e olha que eu já era adulta (tinha 25 anos. Para mim, ainda é difícil pois acabei de perder o meu pai com câncer novamente. Pensei que a perda do meu pai seria menos doída do que a da minha mãe: ledo engano, amor não se mede, se sente.
Mas te digo que apesar do vazio que SEMPRE vai estar em nós, acredito que elas estão sempre olhando por nós e nos protegendo.
Um beijão!!!

Delma

Vivi said...

Amiga realmente água tá ligado a sentimento e emoção, qdo puder par para analisar os pontos em comum desses sonhos. Eu adoro analisar meus sonhos e aredite ou não, mas eles falam muito pra gente, basta prestarmos mais atenção.

Eu tbm tenho saudades da minha vó Maria:)