Saturday, September 19, 2009

Relembrando e revivendo

Nao sei por que uns dias atras, pensei nessa bala da foto do lado. Eu a chamava de bala Fita, pois era uma tirinha longa dessas balinhas e a adorava quando crianca. Me lembro dos desenhos das embalagens de cada fita serem diferentes e ficava um tempao escolhendo a "fita" perfeita com a combinacao do sabor das balinhas ali dentro.


E ja que pensei nela, resolvi procurar uma foto pela internet afora e cheguei num site espetacular com tudo sobre os anos 80 e 90. Podem visita-lo aqui, vale demais a pena e fiquei um tempao viajando no tempo por ali e relembrei de brinquedos e coisas que tinha quando era pequena que estavam armazenados e guardados bem no fundo do bau da minha memoria. E ao ver todos eles, tudo isso veio a tona e como foi gostoso relembrar!

Deixo aqui algumas coisas que achei pelo site e internet afora e que tenho certeza de que voces que cresceram na mesma epoca que eu, vao apreciar.

LIVROS:
Foram varios que me marcaram, mas os que conseguir resgatar na memoria estao ai abaixo:



1. A Margarida Friorenta foi um dos meus primeiros livros. Acho que tinha uns 5 anos e o ganhei de presente na formatura de alfabetizacao e me lembro bem dele e da estoria.





2. Ahhh, esse livrinho era um dos meus favoritos. Nao lembro exatamente da estoria, mas lembro muito bem dessa capa. Me lembro tb que o carregava pra cima e pra baixo junto comigo, pois o adorava. So de ver agora essa capa, ja me coloca um sorriso no rosto, pois acho que me identifiquei um pouco com essa fadinha na epoca. Achei um resuminho na web sobre ele:
A Fada Que Tinha Idéias
Autora:Fernanda Lopes de Almeida

Clara Luz é uma fada que se nega a aprender mágicas pelo método antigo. Ela quer é fazer o mundo andar por suas próprias idéias. Para ela, quando ninguém inventa nada, o mundo fica parado.


3. Flicts

Me lembro de ficar morrendo de pena dessa cor quando li o livro e me lembro de separar cores parecidas no meio das minhas canetinhas, lapis de cor e lapis de cera, pra faze-la se sentir especial, rs.

Autor: Ziraldo

Era uma vez uma cor muito rara e muito triste que se chamava Flicts. Ela sofria por não se encaixar em lugar algum. Não está no mar, no arco-íris, nas bandeiras. Até que ela descobre a que veio e mostra que todos têm seu lugar especial no mundo

Esses dois abaixo sao classicos: Eu TENHO que achar esses 5 livros em Portugues pra comprar! Vou fazer disso minha missao agora.












JOGOS:
Lembram do Rouba Queijo? Eu adorava jogos e gosto ate hoje, mas nao tenho muitas pessoas pra brincar comigo hoje em dia... Tenho um monte de jogos aqui em casa guardados, uma pena.









Eu vi esses dois abaixo na loja Target recentemente e fiquei doida pra compra-los. Acho que vou fazer isso e adiciona-los a minha colecao de jogos/brinquedos. Amava esse do hipopotamo, acho que se chamava Papa-papao ou algo parecido.











Me lembro bem de ter ganhado esse Espirograf de Natal e brinquei de desenhar com ele ate nao aguentar mais! Tb tivemos esses outros abaixo.








sd








Quando vi essas fotos nem acreditei! Tinha me esquecido desse brinquedinho com o qual era facinada. Nossa, devia ser muito pequena, mas me lembrei de ter brincado com ele quando vi essas fotos.









E quem nunca brincou com Legos? Meu pai viajava muito a trabalho pra diversos paises diferentes quando eramos pequenas e sempre trazia uns legos da Alemanha. Esses eram bem diferentes, pois os personagens tinham carinha de animais e nao de pessoas. Eu amava inventar moda e construir minha propria casa misturando as pecinhas juntas. Eu, minhas irmas e meus primos nos divertiamos montando vizinhancas e cidades inteiras com direito a aeroporto e tudo.

Quando nos mudamos de pais, sei que essa caixa enorme de Legos veio junto, mas nao sei o que aconteceu com ela anos mais tarde. Meus pais devem ter dado pra alguem, pois simplesmente sumiu! Fiquei triste demais, pois era algo que gostaria de ter guardado pro resto da vida. Nunca mais achei pecas iguais aquelas pra vender e mesmo depois de ja grande, ainda gostava muito de brincar com eles.

Me lembrei tb dessa ambulancia, e dos outros abaixo.













lk












Lembram da Vareta? Amava isso! E eu ainda tenho esse jogo do Detetive.












ALBUNS DE FIGURINHAS
Tive muuuuitos, mas achei esses na internet. Adorava ir na banca comprar os pacotinhos de figurinhas pra completar os albuns.













Essas figurinhas abaixo vinham em chiquetes. Era daquelas que voce transferia pro papel ao rabiscar atras. Fiz isso na minha agenda da epoca e coloquei uma foto aqui pra voces verem. Sim, tenho agendas desde os meus 12/13 anos de idade. Acho que essa abaixo foi a minha primeirissima.











Algumas outras coisinhas que tb ja tive: Esse negocinho ai com as bolinhas coloridas (nao sei o nome) devo ter tido na alfabetizacao quando aprendi a contar. A ultima eh foto de um estojinho muito legal que tb me lembro de ter tido.













SHOWS/FILMES
Quem nao lembra do Balao Magico, da Xuxa com as Paquitas e principalmente Os Trapalhoes? Eu amava os Trapalhoes, acho que o Didi era meu favorito!












Tenho umas historias com esses abaixo:

O Sitio do pica pau amarelo... Quando ainda tinha uns 5 ou 6 anos, tive a oportunidade de ir visita-lo numa excursao de colegio. Me lembro exatamente desse dia no qual acordei doente e nao pude ir. Fiquei tao chateada! Me lembro de estar deitada na minha cama (parte de cima da beliche), com febre e minha mae cuidando de mim. E na mesma epoca, assistia esse tal de Spectroman (foto da direita). Me lembro que o adorava e era apaixonada por ele. Me lembro de tb querer escrever uma carta pra ele, mas nao sabia pra onde mandar, rsrs.












Quem nao se lembra dos Goonies? Foi um dos primeiros filmes que vi, acho. E perdi a conta de quantas vezes o assisti. O desenho dos Thundercats era um dos meus favoritos e brincava que era essa ai da foto (com cabelo de onca), quando brincava com meus primos e irmas fingindo que eramos eles.












GULOZEIMAS:
Balas Soft - ouvia estorias na epoca de criancas morrendo sufocadas devido a essas balas se entalarem na garganta... Quando era pequena, me lembro delas terem mudado de formato, tinham um buraco no meio e me lembro de alguem me dizendo que era pro ar passar por ali, caso entalassem na garganta de alguem, rs. Se eh verdade ou nao, nao tenho a minima ideia. Esses mini-clicles sao minha perdicao ate hoje. Se compro um saquinho, normalmente como tudo de uma vez so!












Pastilhas de hortela da Garoto. Eu era literalmente viciada nelas. As comia todo santo dia e me lembro de uma vez ter usado o dinheiro da minha merenda durante uns dias pra comprar umas 10 ou 20 e as escondi todas atras do sofa da sala. Minha mae acabou achando meu "stash" e me deu a maior bronca... rs. Tb adorava esses pirulitos e os pozinhos com sabores diferentes.












Drops Dulcora, Mentex, balinhas coloridas de fruta e chicletes Ping Pong.









df












Sorvete Fura-Bolo e Skinny. Me lembro tb que antes de viciar nos Fandangos, so comia Skinny... bom demais!












Mineirinho: Detestava esse refrigerante, pois fazia minha garganta cocar e eu ficava tossindo que nem uma condenada! Nunca gostei dele. Agora guarana... eh o meu favorito ate hoje, se bem que eu raramente tomo refrigerante hoje em dia.












BONECOS E BRINQUEDOS:
Ja postei algumas fotos minhas pelo blog afora dos meus ursinhos carinhosos que comprei nesses ultimos cinco anos. Esses meus Snif-Snifs e Querido Poney amarelinho sao originais da epoca de crianca (abaixo). Esses Dilings (ultima foto) tb sao originais da epoca, os quais tenho ate hoje e acho que meu pai os trouxe daqui pro Brasil (quando viajava pra ca a negocio). Essas fotos foram tiradas ha uns anos atras.








Eu e minhas irmas tinhamos uns desses ursinhos carinhosos de miniatura e o carrinho deles. Me lembro de brincarmos com as primas com eles.












Lembram da flor dancante? E da Coca-cola dancante?












Quando vi essa estrelinha e esse coelhinho na internet, lembrei que tb os tinha e os adorava. Tinha sumido completamente da minha memoria antes de ver as fotos. A estrelinha tinha dois "contatos" atras dela que ao sentar na sua mao, ela iluminava e tocava uma musiquinha.












O Batatinha... minha irma cacula esta usando os oculos dele nessa foto abaixo:












Lembram desses?




Acho que essa galinha Maggi botava ovos e eu tinha uma colecao enorme de Fofoletes. Elas vinham numa caixinha de fosforo, lembram? Gostaria de te-las guardado, mas nem sei qual acabou sendo o destino delas.










Me lembro que minha tia me deu a Moranguinho, Uvinha, Limaozinho e Laranjinha de presente de aniversario. Adorava brincar com eles e tinham um cheirinho delicioso!









Uns meses atras, estava andando por ai com o Al e achamos uma loja so com coisas dos anos 80! Fiquei la um tempao com ele apontando pra tudo que via e falando: "Lembra disso, lembra daquilo"? Eles tinham la uma casinha da Moranguinho igual a que eu tinha na epoca, quase a comprei (foto da esquerda abaixo). Essa foto da direita eh da confeitaria da Moranguinho.












Outros:
Kichutes. Detestava esses sapatos, pois nao os achava graciosos (pois eh, era vaidosa mesmo quando crianca, rs). Lembram desses relogios que dava pra trocar a pulseira? E das coca-colas miniaturas? Eu tinha uma porcao delas. Sempre tinha alguem falando que o tal liquido ali dentro era veneno, que nao era pra tentar bebe-lo, rs. Se bem que eu nunca tive vontade de experimentar.












Eu cheguei a colecionar esses ios-ios. Acho que o ganhavamos trocando tantas tampas de refrigerante ou garrafas, nao lembro. E o bate-bate, lembram? De vez em quando o danado batia no meu dedo e doia!! rs











CANETINHAS
Essas primeiras tinham um cheirinho de frutas e vinha com uma branca que apagava as outras cores igual a uma borracha. E tb so me lembrei dessas canetinhas de boliche quando vi a foto, pois as tive tb.












BARBIES
Nao sei onde minhas Barbies foram parar, gostaria muito de ter guardado pelo menos as bonecas, mas nessa mudanca de um pais pro outro, muita coisa desapareceu, uma pena. Me lembro da banheira da Barbie, que enchiamos de sabao pra fazer espuma; do quarto, do salao de beleza (o secador ligava de verdade e era como um ventiladorzinho); da casa da Barbie e essa cabeca enorme dela com a qual podiamos brincar de fazer o cabelo e maquiagem.












E por ultimo, deixo aqui uns videozinhos da epoca pra matar a saudade:







Umas das novelas que mais gostei.



Lembram desse pirulito?




Podem falar o que quiser: eu dancei e amava dancar lambada e gosto ate hoje!



Lembro bem desse comercial. Adorava as melissinhas.


24 comments:

Fernando Valente said...

Lembrei de algumas da 'epoca coisas por causa do seu post. No Youtube tem videos sobre infancia nos anos 80, 90, 2000 e por ai vai. Como eu adorava esse chiclete Ping-Pong. Skiny ainda compro at'e hoje. Garoto de hortelã(ou ortelan como diz o Lula) não gosto muito.


S'o uma coisa: cuidado com o refrigeirante mineirinho. A fabrica 'e uma sujeita s'o! Nem agua tratada eles usam. Conheço gente que j'a visitou.

Fernando Valente said...

Me lembro da primeira vez que v'i uma fofolete. Foi esse ano(acredite se quiser). Uma amiga postou uma foto de um monte de caixas de fofolete no Twitter. Eu v'i e fui perguntar pra ela pelo iChat porque ela guardava caixas de fosforo debaixo do arm'ario. Ai ela me explicou o que era, tirou uma foto de um e me mandou. Ai que v'i que a tal fofolete era uma bonequinha medonha. Numa caixa dessas s'o pode ser uma fosf'orete. :D

Bia Mendonça said...

Viagem no túnel do tempo total agora!! hahaha! Eu sou um pouquinho mais nova que vc, mas ainda peguei (e me lembro de ) muita coisa que vc colocou no post! Principalmente os brinquedos!!! A maioria dos jogos e brinquedos, eu e os meus irmão também tivemos! E claro que peguei a fase de xuxa, paquitas e os trapalhões.

E eu li "Raul da ferrugem azul"! Adorava esse livro, e acho que era 2a série quando li pela primeira vez!

Ah, as pastilhas de hortelã da garoto existem até hoje!

bjs

Liza Souza said...

Nossa Lu, que delicia de post!!! É mesmo uma delicia relembrar a nossa infancia e tantas coisas legais que fizeram parte disso. Essa semana tava cantando uma música das Paquitas e meu marido morrendo de rir. Agora de todas essas coisas a que me lembro com mais intensidade é do cheiro do guarana brama. As vezes levava para a escola e me lembro do cheiro que ele deixava da merendeira. Gostaria de ter mais momentos da minha infancia registrados, e que bom que existem sites assim que nos levam de volta no tempo.
Beijos

Luciana Håland said...

Lucia, amei seu post recordacão. Faz um tempinho que tento encontrar as fotos para fazer um post sobre os anos 80, mas só tinha umas poucas, amo demais essa época e só em postar a gente relembra e é gostoso demais. Vou pegar umas coisas do seu e vou visitar esse site que você indicou.
Beijo

Renata said...

Lu,
nos iamos nos dar muuuuito bem!!!
nao tem nada que vc postou aqui que eu nao morro de saudades...
mas sabe que vc esqueceu de uma coisa???? kkkkkkkkk
do Fofao!! lembra dele???
minha irma tinha um enorme!!!
kkkkkk
adorei!!! sou louca com os anos 80,90... epoca de barrados no baile e melrose place... hahahaha nao sei se vc curte, mas eu nao saia de casa por nada desse mundo antes de assistir...
beijos!

Virgínia said...

Eu simplesmente amei esse site quanto encotrei tempos atrás!! QUE SAUDADES da vida feliz, sem preocupações... bom ser criança! Bj

Mile said...

Pura nostalgia Lu, quanta coisa que nem me lembrava mais!!! Oh minha infância, quantas saudades!
Gostei muito do post.
Bjoksss

Sonho Meu said...

Uma boa ideia e vou ver se acho parecido pra poder futucar o meu baú.
Sobre as balinhas soft, quase perdi um sobrinho meu (hoje ele já é papai 3 vezes). Realmente as balinhas soft quase o matou. Ele tava com uma na boca,se engasgou e já estava revirando os olhos e ficando azul...a minha irma sem saber o que fazer so gritava e um vizinho salvou a sua vida, dando um soco nas costa dele e o colocando de cabeça pra baixo. Acho que ele tinha uns 3 anos. Até hj ela fala desse incidente e do soco mais bem dado da historia hehehehehehehe.Que horror !
bjs,
me

Anonymous said...

sessão nostalgia... ehehe
bjssss....judy k

Delma said...

Oi Lu

Fiquei arrepiada ao ver todas estas coisas que marcaram a minha infância. Vc acredita que até hoje, tenho o ursinho Peposo? Os ursinhos carinhosos e as Moranguinhos, comprei depois de "velha"
E as balas Mentex, coincidentemente encontrei para vender aqui em Sampa. E as balas Soft? Tinha uma lenda que um montão de crianças morreram engasgadas...hehehe
Era um tempo tão bom, que sempre vai ficar na memória...
Lembra do Lango-Lango?
As promoções da Coca-cola, eu não perdia UMA.
Muito legal seu post, parabéns!!!
Beijão e uma ótima semana

Celia said...

Que post mais interessante Lucia. Foi muito bom poder rever todos esses brinquedos/objetos/videos. Bateu uma saudade...Adorei. Bj

Dani dutch said...

OI Lu tudo bem?
Adorei seu post... eu amo os tandercats, a xuxa... quando a Xuxa terminou com o show dela foi aquela choradeira lá em casa, eu tinha esses peixinhos que tinha que pescar,.. nós brincavamos de gato mia ... rsrs
bjusss

Anonymous said...

Ei, Xará.
Quase chorei qdo vi a estrelinha.
Mais velho que muitos o refrigerante Crush era muiot bom tb.
Que bom ver tudo isso.
Bjs,Lucia.

Beth/Lilás said...

Lucinha querida!
Ontem de madrugada deixei um comentário, daí a conexão do laptop do marido caiu e eu fiquei uma arara e fui dormir.
Mas, queria lhe dizer que teu post ficou maravilhoso, pude viajar no tempo em que meu filho foi criança e rever alguns brinquedos que dei a ele também.
Tem até alguns que foram do meu tempo também, como jogo de palhetas, bloquinhos de montar casas, etc.
Eu tenho algumas figurinhas até hoje daquele álbum Amar é, vou procurar até onde estão.
Meu filho conseguiu salvar seu Peposo e está guardado lá no sotão em Petrópolis, mas a maioria de seus brinquedos demos para crianças carentes, inclusive os Legos que ele adorava e ficou muito magoado.
Lindas as suas recordações.
beijinhos cariocas

ML said...

Menina, você me lembrou daquela balinha especial (fita!(.
Foquei com água na boca (acho até que vou sonhar com ela).
Pior é que sumiu do mercado, né?
Ai, Lúcia, eu quero!

bjnhs, obrigada por esta viagem no "tunel do tempo"

Depois dos 25, mas antes do 40! said...

Que fantástico!!!!! Adorei o post! Voc~e fez uma retrospetiva completa!!!

Beijos

Elianne Goff said...

Lucia,

Incrivel este post , voce garimpou tanta coisa , faz a gente voltar no tempo com certeza . Parabens !!!

pela pesquisa e o tempo gasto em coletar tudo isso .

bjs,

Lúcia Soares said...

Tão atrasadinha, eu, mas vou comentar assim mesmo: deliciosas suas lembranças, feliz ideia do post e saiu muito bom! Um posto pra imprimir!
Tantas coisa que meus filhos tiveram, a ambulância, os discos, os legos, o cabeça-de-batata,as melissinhas,nossa,! não digo que tudo mas uma grande parte eles tiveram. Pena que não se pode guardar e nem se pensa nisso. A bonequinha de boquinha "chupada", coleção Bem-me-quer, se não me engano, era MINHA paixão...Guardei-as por muito tempo, mas amarelaram, ficaram com cheiro de velhas e acabei me desfazendo. Tinha uma coleção, também de pano, chamada "Sorvetinho" e não apareceram aí. Eram lindas também, as bonecas. Ah..viajei no tempo junto com você. Adorei!

Cristiane A. Fetter said...

Ai ai ai

Renata Nogueira said...

Caramba! Vi coisas da minha geração, da minha irmã (q deve regular com a sua) e da de meu filho...tem brinquedos que não saem de moda nunca, né?
Muito legal!
Beijão

Mila Viegas said...

Criatura, agora você foi bem lá no fundo do baú.. Ouso dizer que esse seu baú aí tem até um fundo falso.. kkkkk...
Muito legal! Ainda tenho um Snif Snif que dei pro Natan quando ele chegou, mas a maioria desses meus brinquedos aí se perderam nas inúmeras mudanças de residência que fizemos.
Boas lembranças!

Anônima said...

Lu, viajei agora... aquelas balinhas que vc mostrou logo no comeco... cara... viajei no tempo, epoca de colegio... aiaiaiai

E o chiclete mini??? deu ate vontade.

Valeu por esse post

Marlia said...

Lucia,
Excelente post! Não tenho palavras... Obrigada por me fazer voltar no tempo.
Marlia